NOITE DE SÁBADO

Claro Rio Summer exibe moda e estilo de vida cariocas

Iesa Rodrigues, Jornal do Brasil

RIO - Começa nesta quarta o Claro Rio Summer, evento de moda e estilo de vida liderado pelo publicitário Nizan Guanaes, atualmente empenhado em valorizar o conceito turístico e de estilo do Rio de Janeiro.
Neste primeiro dia, o destaque ficará por conta de Caetano Veloso, o baiano mais carioca da Tropicália, um nome famoso internacionalmente, que deve cantar à beira da piscina do Hotel Fasano, com vista para o Dois Irmãos.

"O evento pretende confirmar o Brasil como pólo lançador de culturas e modas do verão", é o principal comentário de Nizan, desde o lançamento do projeto.
A base dos desfiles ocupa uma tenda montada no alto do Forte de Copacabana, no Posto 6, mas a agenda dos três dias de Claro Rio Summer se espalha por outros pontos da cidade, como a The Week, na Praça Mauá, a Rua Dias Ferreira, no Leblon, e o encerramento em plena areia da Praia de Ipanema, na noite de sábado. Por estilo de vida entenda-se a divulgação não só de biquínis e sandálias mas também música, festas e points da moda.

Praias alteradas

Ao contrário da feira de moda praia de Miami, que tem perfil comercial, com coleções sem pretensões a lançamentos conceituais, algumas marcas do Rio devem extrapolar a simples roupinha de se desnudar nas areias. Na Osklen, estará o exemplo mais perfeito desta nova tendência, que enquadra o estilo normalmente dedicado a mergulhos e bronzeados, em um uso urbano.
– Temos o jeito exato da Ipanema cool, uma moda para andar no meio da calçada, entre a areia e o asfalto – avisou Oskar Metsavaht, em plena prova de roupas, no ateliê em São Cristóvão.
Destacam-se truques que devem agradar a quem espera ver idéias diferentes, como as mangas feitas com chapéus panamá cortados para vestidos, e os tecidos montados como se fossem listras, feitas de sobras de fitas de coleções antigas para saias. Maiôs e biquínis têm drapeados em malha cinza ou preta, com capuz ou adaptações de lapelas de ternos no corte. Cinza e preto, no alto verão?
– Isso mesmo, pensamos nos dias nublados de Ipanema, no colorido das calçadas de pedras portuguesas, no contraste da areia e do asfalto – justifica Oskar, que encerra o evento dentro de um espaço na praia, juntamente com a coleção de Lenny Niemeyer.

Dentro da agenda de marcas famosas como a Blue Man, Rosa Chá e Totem, há uma estréia já cheia de histórias. A 284, que desfila na The Week, com os puladores do grupo Parkour e as modelos dentro de instalações tubulares, pertence a Bernardino, Luciana e Marcella, três filhos de Eliana Tranchesi e Heleninha Bordón, filha de Donata Guanaes – quer dizer, é a terceira geração da multimarcas Daslu. O nome 284 homenageia o primeiro endereço da loja, que ficava na Rua Domingos Leme, 284. O desfile dirigido por Carlos Pazzeto divide-se em quatro temas: rua, moda, consciência social e eu amo o Brasil.
Neste quarto módulo, virão vestidos estampados e coloridos, sem obrigatoriedade de combinações de verde e amarelo.

Retorno

A abertura do Claro Rio Summer ficará por conta de Carlos Miele, estilista habituê das passarelas nova-iorquinas, que aceitou voltar a mostrar coleções no Brasil.
– O Rio é a imagem do país lá fora, o desfile é todo inspirado na cidade, nesta convivência única de elites e excluídos – adiantou, acrescentando que as roupas devem mostrar o trabalho das artesãs e bordadeiras da Coopa Roca, uma parceira da marca há 10 anos.
A fama dos desfiles diferentes, com cunho artístico, que vão além de um simples passar de modelos em passarela (há sempre um instrumentista, um artista plástico, alguém pegando fogo ou uma índia de cocar no show), será confirmada pela presença do grupo Afro Reggae, ao vivo, providenciando um funk sofisticado.
Mas apenas 200 convidados terão acesso à apresentação ao ar livre, no Forte de Copacabana, que conta com a estréia da moda masculina da grife, que tem vitrines em Nova York e Paris.

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