
NOVA ORDEM NA ORLA À PARTIR DE TERÇA FEIRA
RIO - Com o objetivo de ter uma praia modelo no Rio de Janeiro, o secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e o secretário municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, detalharam, na manhã desta terça-feira, como será o Choque de Ordem Praia Verão 2010, que terá início no próximo dia 8. O trecho entre o Arpoador e o Leblon, que concentra 197 barraqueiros, foi o escolhido pela prefeitura como a área piloto, para início dos trabalhos. A ação mobilizará 143 homens da Guarda Municipal e do Controle Urbano diariamente, das 6h às 20h. Esportes praticados na beira da água e fora do horário permitido (das 8h às 17h), como altinho e frescobol, animais na areia e venda de alimentos em palitos ou manuseados na praia serão alguns dos principais alvos da fiscalização.
Rodrigo Bethlem informou ainda que foi feito um convênio com a Associação de Barraqueiros da Cidade do Rio de Janeiro (ProRio) que, de acordo com ele, se comprometeu a assumir compromissos, como a regulamentação da carga e descarga do material de trabalho. Caminhões serão alugados para fazer o transporte do material até um ponto de apoio, onde será feita a distribuição dos equipamentos, até as 7h.
Segundo o presidente da associação, João Marcelo Barreto, a entidade está conversando com cerca de seis empresas, que vão custear as despesas com compra de mobiliário e logística para atuação dos barraqueiros na praia, em troca de prioridade para a venda de produtos. Segundo ele, somente com o mobiliário (tenda, caixa térmica, uniforme, cesta de lixo, por exemplo), será gasto cerca de R$ 8 mil, por barraca. Os vendedores, no entanto, não vão arcar com estas despesas.
Para garantir a eficácia da fiscalização. a prefeitura vai instalar um Centro de Operação Regional, que será baseado no Jardim de Alah. Duas tendas gerenciais, uma no Arpoador e outra no Leblon, também servirão de base para o controle. Haverá, ainda, seis tendas operacionais instaladas na areia, a uma distância média de 300 metros.
As praias do Leme e de Copacabana serão as próximas a receber esta estrutura de fiscalização, segundo Bethlem:
- Vamos começar pelo trecho do Arpoador ao Leblon, que tem a maior concentração por metro quadrado, e a faixa de areia é mais estreita. Até janeiro, estaremos nas outras áreas. Mas isto não significa que as regras não comecem a valer em todas as praias, já no dia 8 - disse o secretário
.
Os barraqueiros que descumprirem as regras da prefeitura estarão sujeitos ao pagamento de multa, suspensão e até cassação da licença. Os banhistas que insistirem em contrariar as determinações também poderão ser repreendidos e, quem insistir em praticar esporte em local proibido, por exemplo, poderá ter o equipamento apreendido até o momento de sair da praia.