Aviso de um Leitor - Problemas na Feira Hippie

Há algum tempo já discutimos no PSI nos problemas que a feira hippie vem enfrentando. Recebemos um comentário aqui no Blog de um de nossos voluntários, que repruduzimos abaixo.

"Caros amigos,
Gostaria de chamar sua atenção para a favelinha em que se transformou a Feira Hippie de Ipanema. Criada originalmente por lei como uma feira de artesanato, se transformou no maior camelódromo a céu aberto do Rio.... Revenda de mercadorias compradas na Rua da Alfândega, aluguel de barracas, expositores sem licença. Ausência completa de fiscalização e agora até mesmo uma pequena milícia, fenômeno típico de favelas, que se instalou na feira sob o suspeito manto do nome "Apoio". Peço também atenção à cabine da PM instalada na praça que aos domingos se transforma em ponto de apoio para camelôs que atuam dentro da feira, com autorização da milícia e da organização da feira, já que é possível ouvir a voz dos membros da organização cobrando a propina dos camelos pelos auto-falantes. Uma foto da cabine enfeitada com mercadorias de camelôs é uma foto que vale a pena. A feira é patrimônio cultural de Ipanema e pode ser tanto um trunfo para o pólo gastronômico, reforçando a identidade cultural do bairro, como também parar de virar a favelinha que já começou a se transformar. Fiquem atentos por favor."

Ficaremos atentos e vamos denunciar! Obrigado pela participação.

Mobilização - Pagamento do IPTU

Muitos moradores da zonal sul estão tomando a decisão de não pagar o IPTU até a data da última parcela, em novembro, para que o dinheiro não entre no caixa da prefeitura antes das eleições. Assim, o nosso irresponsável prefeito estará impossibilitado de usar este dinheiro para as suas tradicionais obras eleitoreiras. Ele está matando nossa cidade com sua política de favelização, onde não combate nenhum avanço ou criação de favelas, apostando em ganhar o voto das comunidades carentes na corrida para o Governo do Estado, em 2010.
É bom explicar que haverá multa para quem não pagar o IPTU nas datas corretas, mas não há risco de cair na dívida ativa, pois o débito será pago ainda este ano. A idéia inicial, avaliada por diversos advogados, de depositar o valor do IPTU em Juízo, bloqueando seu valor para uso pela Prefeitura, pode ser ineficaz e mais cara. Primeiro porque envolveriam altos gastos advocatícios e custas processuais e segundo porque poderia ser inócuo, pois com uma simples Liminar da Justiça o Prefeito conseguiria desbloquear o dinheiro. Assim, a melhor hipótese parace ser mesmo o não pagamento do IPTU até a última parcela.
No próximo domingo, no dia 20, às 09:00h da manhã, no Calçadão da Orla do Leblon em frente à Rua Bartolomeu Mitre, haverá grande manifestação em apoio à campanha, que já conta com 14 entidades e associações de moradores. Não será uma passeata.
Participe e embarque nesta campanha. O PSI convoca a todos para tomarem esta atitude democrática e legítima para mostrarmos que o poder, de fato, emana de nós e que juntos temos condições de ditar como queremos que nossa cidade seja!
Veja mais detalhes no JB On Line e no O Globo On Line.