MODA NA PRAIA DE IPANEMA




Moda praia 2009

Rio Summer transforma a cidade Maravilhosa em passarela global

Publicada em 03/11/2008 às 11h08m

Heloisa Marra - Especial para O Globo

RIO -Com show de Caetano Veloso no Hotel Fasano, Bebel Gilberto cantando ao vivo na varanda do Copacabana Palace no desfile de Adriana Degreas e a presença de tops como Isabeli Fontana e Izabel Goulart, o Claro Rio Summer vai transformar o Rio de Janeiro em cenário internacional de moda praia e lifestyle de 5 a 8 de novembro. A sede será o Forte de Copacabana mas o evento acontecerá em vários outros cenários, como a Casa das Canoas, projetada por Niemeyer, onde a marca Jo de Mer se apresentará no sábado (dia 8). Ao todo 25 grifes lançarão coleções de alto verão numa temporada, que começa com Carlos Miele estreando aqui suas linhas casual e masculina ao som do AfroReggae e encerra com Lenny e Osklen se apresentando na praia de Ipanema.
Na platéia, além de 29 compradores de lojas como Barneys, Harvey Nichols, Harrods, Colette e Browns, estarão convidados famosos, entre eles, Valentino, Francisco Costa, estilista da Calvin Klein, a modelo russa Natalia Vodianova, que recentemente apareceu em 20 páginas na "Vogue" americana, Gabriela Windsor - prima da Rainha da Elizabeth que colabora para as Vogue russa e inglesa, Amy Sacco, dona do Bungalow, clube concorrido de Nova York, Charlene Shorto, Nina Garcia, do programa Project Runway, Sara Lerfel, dona da Colette, Scott Schuman, do blog The Sartorialist, a ex-modelo Astrid Muñoz, que fará um diário de viagem para a Vogue americana. e Robert Buckley, ator do seriado "Selva de batom". Para completar, Michael Roberts, editor da revista "Vanity Fair", que nesta terça-feira lança seu seu livro de fotos feitas com a modelo Isabeli Fontana.
A contagem regressiva tem sido pontuada por festas e lançamentos reunindo o povo da moda. Nesta terça-feira, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Michael Roberts, editor da revista "Vanity Fair", recebe os convidados na noite de autógrafos do livro "Fashion Victims, The Catty Catalogue of Stylish Casualties, From A to Z". Durante o evento, Michael lançará mais um livro, com fotos de Isabeli Fontana clicada por ele. Com um investimento inicial de R$ 10 milhões e patrocinadores de peso como Claro, Coteminas, Citroen, Vale, Petrobrás, Correios e outros, estão sendo armadas duas tendas de desfile, e três para showrooms, preparadas para receber um público de 2000 pessoas por dia.

" Num mundo de imagem o Rio é a imagem do Brasil, Nizan Guanaes "


Sem medo da crise, o publicitário Nizan Guanaes, realizador do Claro Rio Summer por meio de sua empresa N-Idéias, acha que o momento é de freio no tático e não no estratégico.
- O Rio de Janeiro é estratégico para o Brasil. Num mundo de imagem ele é a imagem do Brasil. É um centro internacional de indústrias criativas como TV, cinema e design. Está se fazendo um esforço para fazer de Dubai um point. O Rio tem isto facilmente. Só está faltando a ele esta ambição. E o Rio Summer tem esta ambição de liderar na crise. Miami já era. Agora é Rio - afirma Nizan que como presidente da Associação de Empreendedorismo da UNESCO, lançará a candidatura do Rio de Janeiro a patrimônio natural da humanidade.
Oscar Niemeyer, Ipanema e a mulher brasileira
-A idéia é focar no Brasil e na música brasileira sem ser óbvio. Ninguém entende de praia como a gente-, diz Carlos Pazetto, que trabalhará com 128 modelos (50 mulheres e 10 homens) e dirigirá pessoalmente os desfiles de Adriana Degreas, Jo de Mer e 284, grife da terceria geração Daslu, comandada por Marcella, Luciana e Bernardino Tranchesi, filhos de Eliana Tranchesi, e Heleninha Bordon, filha de Donata Meirelles.

-Não é para ser um evento inchado. As salas têm 400 lugares. Na cenografia a inspiração foi a calçada de Ipanema, as curvas da mulher e Oscar Niemeyer-, conta Pazetto. -Tudo é construído em degradê numa base branca. Temos uma sala toda azul e outra toda amarela, simbolizando a noite e o dia. A platéia sentará em almofadas numa arquibancada bem à vontade. A boca de cena terá um painel de led de 8 m por 14 mde altura, fácil de ser pilotado-, explica o diretor de criação do Claro Rio Summer, explicando que as grifes receberam a ajuda de uma carta de crédito para cabelo, maquiagem e uma parte dos modelos.
Para discutir os caminhos da moda o Claro Rio Summer promoverá todas as manhãs palestras no auditório do Forte de Copacabana. O seminário será aberto pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge.

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