EU REPÓRTER

Enviado por leitora Ana Lucia Brasil -

EU-REPÓRTER

Praça General Osório continua abandonada e cheia de problemas

Os buracos na Praça General Osório estão cada vez maiores e representam um perigo. Os canteiros estão completamente sem plantas e abandonados, a iluminação está deficitária, e o chafariz virou foco de proliferação para o mosquito da dengue. Como cidadã, eleitora, frequentadora e pagadora de meus impostos, solicito melhor atenção às questões levantadas.

INCÊNDIO

Mulher morre em incêndio em Ipanema

Rio - Neuzimar Costa Carrascoza, de 43 anos, morreu no Hospital Miguel Couto após sofrer queimaduras em um incêndio que atingiu o apartamento onde morava, na Rua Alberto de Campos, 256, Ipanema, na manhã desta quarta feira.

Bombeiros conseguiram apagar o fogo e evitaram que as chamas se propagassem para outros apartamentos. Somente a perícia criminal poderá determinar as causas e, de início, a polícia acredita que o fogo tenha começado com um curto circuito. O trânsito ficou complicado no local enquanto os veículos do Corpo de Bombeiros estiveram no local.

.

ASSALTO

RioHoje às 11h29 - Atualizada hoje às 11h31

Policiais de UPP flagram arrombamento de caixa eletrônico em Ipanema

Jornal do Brasil

PublicidadeNa madrugada desta quarta-feira, por volta das 3h, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, em policiamento na base das ruas San Roman com Piragibe Frota Aguiar, em Ipanema, foram avisados por um taxista que dois homens estavam em atitude suspeita na agência do Banco Santander, na Rua Visconde Pirajá. Apesar da área não fazer parte da área de atuação da UPP, os policiais avisaram a ocorrência ao batalhão local (23º BPM), se deslocaram para o banco citado pelo taxista e confirmaram o assalto ao caixa eletrônico da agência.

Os criminosos foram surpreendidos em flagrante com um caixa eletrônico já aberto. Um dos assaltantes foi preso. Há suspeita de que esses criminosos façam parte de uma quadrilha de Curitiba, especializada em assaltos a caixas eletrônicos, que começou a agir no Rio de Janeiro. O caso foi encaminhado a 14ª DP.



ATA - 09 DE MAIO

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR MORADORES VOLUNTARIOS DO BAIRRO, SEM
CONOTAÇÃO POLÍTICA, COM O PROPÓSITO DE ELEVAR O BEM ESTAR SOCIAL.

ATA DA 83 ª REUNIÃO- 9 DE MAIO DE 2011- 1800H-COLEGIO NOTRE DAME

COORDENADA POR IGNEZ BARRETTO—14 PARTICIPANTES- NENHUM REPRESENTANTE DO PODER PÚBLICO.

• A SITUAÇÃO DE BARULHO E DESORDEM NA FARME DE AMOEDO MELHOROU NA ÚLTIMA SEMANA. O GRUPO FORMADO PARA ACOMPANHAMENTO CONTINUARÁ A OBSERVAÇÃO.

• A REUNIÃO QUE SERIA REALIZADA COM A UPP, ASSOCIAÇÃO E COMLURB FOI ADIADA E SERÁ REALIZADA A CURTO PRAZO.

• O GOVERNADOR SERGIO CABRAL ENTREGOU OS PRIMEIROS TÍTULOS DE PROPRIEDADE NO CANTAGALO. A CERIMONIA CONSTITUIU-SE EM UM MARCO DECISIVO PARA A INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE. FOI DITO QUE AS OBRAS PREVISTAS SERIAM RECOMEÇADAS. O GOVERNADOR CITOU NOMINALMENTE O PSI EM SUA FALA, COMO UM PARCEIRO IMPORTANTE E LEMBROU QUE OS DIREITOS PRESSUPÕEM DEVERES E QUE OS GABARITOS SERÃO CUMPRIDOS. TAMBÉM JÁ ESTÁ FUNCIONANDO O POUSO, SIMILAR A UMA REGIÃO ADMINISTRATIVA, O QUE AGILIZARÁ A COORDENAÇAO DOS ASSUNTOS.

• A SOLUÇÃO PARA O ACÚMULO DE PONTOS DE ÔNIBUS NA GEN OSORIO CONTINUA NA MESMA, CONTINUAREMOS AS GESTÕES.

• SERÁ REALIZADA UMA REUNIÃO EXTRA NA PRÓXIMA SEGUNDA DIA 16 MAIO NO MESMO HORARIO E LOCAL PARA ABERTURA E CONFERÊNCIA DA ENQUETE SOBRE AS RESPOSTAS DOS MORADORES QUANTO À CONSTRUÇÃO DO METRÔ NA N.SRA. DA PAZ. QUEM AINDA TIVER FORMULARIOS PODERÁ ENTREGÁ-LOS NA PRÓXIMA REUNIÃO.

• NO PRÓXIMO DIA 2 DE JUNHO ÁS 1830H NO HOTEL IPANEMA PLAZA O SECRETARIO DE ORDEM PÚBLICA ALEX COSTA FARÁ UMA EXPOSIÇÃO PARA OS MORADORES. EXPEDIREMOS OS CONVITES.

PRÓXIMA REUNIÃO DIA 16 DE MAIO ÀS 1800 HORAS NO COLEGIO NOTRE DAME NA RUA BARÃO DA TORRE. COMPAREÇA! !!

projetodeipanema@terra.com.br /psipanema.blogspot.com

NINGUÉM FAZ NADA !!!!!

Enviado por leitora Carmen Lucia Evangelho Lopes

Música alta até altas horas incomoda moradores em Ipanema

Moro na Praça General Osório, em Ipanema, e diariamente sou torturada pelo bar Shenanigan's, que fica na Rua Visconde de Pirajá 112 e não respeita a legislação. O pessoal fica até de madrugada tocando música alta que pode ser escutada da praia. Não adianta ligar pra polícia, nem pro Disque-Barulho. Neste domingo, me deram um prazo de 45 dias para irem verificar. Até lá quem paga imposto que ature a barulheira. É facil resolver, fechem a sacada e se ensurdeçam entre os que desejam e não obriguem os cidadãos que trabalham a suportar o barulho infernal até de madrugada.

METRÔ



Nova linha do metrô no Rio está sendo construída em projetos e elevantamento de custos
Ainda não se sabe como será a ligação entre nova estação em Ipanema e a General Osório

Mariana Costa, do R7 09/05/2011 às 19h07
..Paulo Alvadia / Agência O Dia.
Linha 4 deve ir inicialmente até o Jardim Oceânico, no começo da Barra da Tijuca.
.

Publicidade
...A nova linha do metrô que vai ligar Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste, está sendo construída sem que o governo do Estado do Rio de Janeiro tenha feito um estudo de demanda de passageiros e sem que os projetos para quatro das seis estações previstas estejam prontos, conforme admitiu na tarde desta segunda-feira (9) o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, durante audiência pública na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

O atual traçado da linha 4 começará na estação General Osório, em Ipanema, e será composto por outras cinco estações: Nossa Senhora da Paz; Jardim de Alah e praça Antero de Quental, no Leblon; Gávea; São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra.

Segundo o secretário Julio Lopes, por enquanto, o governo do Estado está construindo apenas o trecho Jardim Oceânico-São Conrado, o único para o qual já existe um projeto que está licenciado para o início das obras.

- Nós não temos muitos estudos definidos. Não temos levantamento de custos sobre o trecho General Osório-Gávea. Estamos trabalhando onde já tínhamos estudos e onde estávamos licenciados para não perder tempo. Estamos tranquilos em dizer: nós não temos resposta.

De fato, quem esteve na audiência pública, saiu sem respostas para muitas perguntas.

Uma das dúvidas é sobre como será a ligação entre o novo trecho e a General Osório, em Ipanema, que vai precisar ser adaptada.

Inaugurada em dezembro de 2009, a estação foi pensada para ser a última da linha 1 e o seu projeto não previa a existência da linha 4. Por conta disso, ela poderá ficar fechada por seis meses para a conclusão das obras, o que poderá trazer mais transtornos para os usuários. Outra alternativa seria construir uma segunda estação ao lado da existente. Isso porque ela foi construída sem levar em consideração uma possível expansão do metrô, como explicou Lopes.

- A General Osório não foi feita pensando na linha 4, seria uma estação terminal. Nem de longe nós imaginávamos que o Estado tivesse recursos para fazer uma obra como essa.

Participaram da reunião pelo menos cinco representantes de associações de moradores da zona sul e da Barra, além dos deputados que integram a Comissão de Transportes da Alerj, a vereadora do Rio Andréa Gouveia (PSDB) e pesquisadores da área de transportes.

Todos criticaram o que classificaram como falta de transparência do governo do Estado em não divulgar, por exemplo, quanto a linha 4 vai custar para os cofres públicos, porque o novo trecho irá apenas até o começo da Barra - e não até o terminal Alvorada - e qual será a empresa que vai operar a linha.

A vereadora Andrea Gouveia lembrou que na época em que houve o fim da transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, em 2009, os problemas apontados pelos críticos da ligação direta se concretizaram no futuro.

- O que a gente assiste é a uma grande improvisação. São decisões tomadas antes da divulgação dos estudos.

A construção da linha 4 está a cargo do consórcio Rio-Barra, que venceu a licitação, mas a operação do metrô ainda precisará ser licitada. O presidente do consórcio, Mauricio Rizzo, que estava na audiência, ressaltou que cabe à construtora seguir as determinações do Estado.

- Nosso contrato com o governo admite expansão da linha. Inicialmente nos foi apresentado um trajeto que iria do Humaitá até a Gávea. Mas o atual governo deu prioridade ao trecho Ipanema-Jardim Oceânico. Somos a favor, inclusive, que vá até a Alvorada, mas a prioridade quem define é o governo.

A indefinição sobre a estação Gávea, na zona sul, também pontuou as discussões, mas o secretário Julio Lopes voltou a afirmar que ela ficará pronta dentro do prazo previsto pelo governo: dezembro de 2015, embora ainda não exista projeto, nem mesmo definição sobre o local onde será construída.

A expectativa é que a estação Gávea tenha dois andares, de modo a permitir sua ligação com outra linha no futuro: a que ligaria o bairro na zona sul até a estação Carioca, passando pelo Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras, até chegar ao centro.

LEGALIZACÃO DA MACONHA



Legalização

Marcha da Maconha reúne 5 mil pessoas na orla de Ipanema, neste sábado

Monique Vasconcelos

RIO - Três jovens foram presos por volta das 18h30m deste sábado, durante a realização da 8° Marcha pela Legalização da Maconha, que reuniu 5 mil pessoas na orla de Ipanema, Zona Sul do Rio. Eles foram detidos por policiais do 23º BPM (Leblon), por desacato à autoridade, e encaminhados para a 14ª DP (Leblon). Acabaram liberados à noite. Durante a passeata, houve confusão e os policiais usaram spray de pimenta para conter os ânimos. A confusão teria começado quando um dos jovens colou um adesivo favorável à descriminalização da cannabis sativa em uma motocicleta da PM.

A manifestação foi autorizada por uma ordem judicial que permite o movimento, desde que os participantes não utilizem ou incentivem o uso de qualquer substância ilícita. O músico Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, também participa da marcha, assim como o ex-ministro e atual secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc.


- Queremos legalizar a maconha para evitar a bagunça que é hoje. Temos que diminuir o movimento financeiro do tráfico de drogas - disse Santa Cruz.

Um dos organizadores, o advogado André Barros afirmou que os participantes não poderão ser detidos pelo fato de estarem na marcha:



- A Polícia Militar está presente para garantir o direito de reunião e conforme previsto na Constituição Federal. Sempre fui a favor da legalização da maconha.

O secretário Carlos Minc, chegou pouco antes do início da marcha e vestia um colete feito a partir de fibras cânhamo.

- É uma alegria encontrar essa juventude. Estamos vivendo uma fase maravilhosa no Brasil. O Supremo deu ganho de causa aos homoafetivos e Censo do IBGE mostrou que negros e pardos já são maioria no país. Chegou a hora de dar um basta na discriminação desta substância.

A marcha contou com integrantes da Orquestra Vegetal que entoam marchinhas de carnaval adaptadas para o uso da planta.

Marcha é um dos assuntos mais comentados no Twitter

Em sua página na internet, o grupo que organizou o ato afirma que não tem a intenção "de fazer apologia à maconha ou ao seu uso, nem incentivar qualquer tipo de atividade criminosa".

A manifestação está entre os assuntos mais comentados na rede sociais da internet neste sábado. No início da tarde, a hastag #marchadamaconha chegou a ser a mais repercutida no Twitter.

ROUBO O PARQUE

Menor de idade é detido ao furtar uma pessoa no parque Garota de Ipanema

Ação foi durante operação Choque de Ordem; 34 carros foram rebocados

Do R7

...A operação Choque de Ordem nas Praias, realizada neste fim de semana por agentes da Seop (Secretaria Especial da Ordem Pública), com o apoio de guardas municipais, multou 231 veículos e rebocou 34 carros por estacionamento irregular no trecho da orla do Leme, na zona sul do Rio, ao Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da capital fluminense.

Além das multas, os guardas municipais apreenderam neste domingo (8), um menor de idade que furtou um cordão de uma pessoa no parque Garota de Ipanema, no Arpoador, zona sul do Rio. Ele foi encaminhado para a DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente).

Na praia do Flamengo, após denúncia de uma banhista, um homem foi preso por guardas municipais por praticar atos obscenos.
A fiscalização realizou também um trabalho de orientação aos banhistas próximo ao espelho d'água para evitar a prática de 167 jogos entre altinhos e frescobol, além de banir a presença de 30 cães na areia no trecho entre as praia do Flamengo e Leblon.