Mais participação dos moradores - A ordem agradece!

Esta semana foi bastante empolgante para os voluntários do PSI e para este editor em especial. Cidadãos, voluntários e membros do PSI, escreveram à Coordenação do Ipabacana e ao Prefeito Cesar Maia cobrando soluções dos nossos probelmas. Foram cobranças para que se retornem os sinais de pedestres (retirados há mais de um ano para manutenção sem nunca retornarem), falta de guardas de trânsito para se combater o caos no trânsito do bairro que se intensificou sobremaneira (o controle do trânsito foi assumido pela prefeitura este ano, mas não se encontram guardas municipais no trânsito), flanelinhas privatizando espaços de estacionamento proibido. Ainda, houve cobrança ao prefeito sobre a recém-anunciada intenção de mudanças questionáveis na Praça General Osório.

São pequenos avanços, sabemos, mas cada boa semente deve ser contemplada. Quando tivermos 100, 200 pessoas saindo de seus sofás e de seus infrutíferos debates com amigos e fazendo denúncias e cobranças às autoridades, este bairro vai ser melhor.

Após estas cobranças, este editor viu uma cena que não via há meses: um guarda municipal abordando um morador de rua que dormia na na Visconde de Pirajá às 14:00h de um dia de sol. E o fez sair de lá. Acreditem, não é coincidência. Quanto mais cobramos, mais respostas temos.

É isto aí pessoal! É SOMENTE COM A PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES QUE SAIREMOS DESTA LAMA DE DESORDEM. Nosso trabalho é difícil e diariamente há inúmeros motivos para desânimo, mas não podemos nos abater. Trabalhar sempre!

E você, já fez a sua denúncia hoje? Pode fazer por aqui pelo Blog, na caixa de comentários, ou pelo email projetodeipanema@terra.com.br. Pode-se, também, enviar emails diretamente ao Ipabacana pelo endereço sscap@segov.rj.gov.br, ou ainda pelos telefones 2299-5300 e 2299-5770.

Ata da 18a. Reunião

Atividade que tem como objetivo combater a desordem e a insegurança do bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA DÉCIMA OITAVA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÃNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 25/03/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20 MORADORES

TÓPICOS ABORDADOS:

1- (alguns assuntos se repetem a partir de atas anteriores com alguns aprofundamentos). As sugestões e denúncias deverão ter continuidade e serem de fato incorporadas pelos moradores como ação de cidadania pois todas são encaminhadas aos órgãos competentes para providências; Ministério Público, Secretarias dos Governos, Polícias etc. O email e o blog devem ser utilizados constantemente, como também, as fotos, pois é a partir deles que as denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes.
Todas as vezes que houver reincidência dos fatos, os procedimentos acima deverão ser repetidos, não importa quantas vezes, até que os órgãos públicos percebam que os cidadãos não estão alienados e tornem sistemáticos os procedimentos de garantia da ordem urbana.
A representatividade legal está sendo analisada para fins de instauração de procedimentos jurídicos.
Foi sugerida mais uma vez a formação de Rede de Apoio aos Moradores de forma legal, registrado em Cartório de Títulos e Documentos como forma de institucionalizar as atividades e ter maior poder legal.

2- O projeto IPABACANA deverá ser implementado brevemente e contará com o apoio de empresários, lojistas, etc. Tem caráter único de ordem urbana. A ação é contra camelôs, moradores de rua, furtos, gangues. O PSI está em entendimentos com a Secretaria de Estado de Governo para formalizar base fixa em Ipanema. RESSALTE-SE QUE A PREFEITURA NÃO APÓIA O PROJETO.

3- A realização da quarta turma de capacitação de porteiros está com suas inscrições abertas. VER NO FINAL DA ATA DISCRIMINAÇÃO SOBRE O CURSO ENVIADAS POR SR. CESAR B. FONTELLES, COORDENADOR DESTA FRENTE DE AÇÃO.

4- Registra-se a participação do Sr. Ricardo Castilho representante da AUDITAR e auditor da Caixa Econômica, que na oportunidade fez palestra sobre como deverá ser procedido o controle das obras do PAC no que se refere aos gastos e contínuo acompanhamento de acordo com o cronograma de desembolso. O grupo de controle conta com Daniel Plá, César Fontelles, José Vasconcellos.

5- Registra-se ainda a participação de Diretores do Rotary Club que fizeram palestra sobre o projeto – RIO DE JANEIRO DE PAZ - Dentre os temas foi abordada a idéia de formalização de atos contra a desordem, abandono e corrupção que deverão ser encaminhados ao Ministério Público. Esta Diretoria convidou os moradores para participarem de suas reuniões às quintas-feiras, no Club Payssandu, às 20h30min.

6- Devem ser formalizadas as denúncias contra os policiais corruptos indicando nome, hora do evento e local, pois são encaminhadas ao órgão para avaliação de desempenho e posterior exclusão da corporação. Esses encaminhamentos são anônimos, por questão de segurança dos moradores.

7- A questão do recolhimento de papéis e papelões pela população de rua foi encaminhada à Comlurb que recebeu muito bem a Comisão. Note-se que as lojas contribuem com esta espécie de lixo pois colocam-no nas ruas para as pessoas recolherem-no, principalmente as Lojas Americanas.

7- Outros assuntos: (em continuidade de reuniões anteriores)
a. a Secretaria de Ação Social através da funcionária Josely (tel: 97883701), acata e promove prontamente o recolhimento de moradores de rua;
b. Necessita-se de maior número de pessoas que possam trabalhar nos projetos, como também, sente-se falta de maior interesses dos síndicos dos condomínios;
c. Denúncias e sugestões deverão ser encaminhadas para:http://psipanema.blogspot.com ou projetodeipanema@terra.com.br
e. PRÓXIMA REUNIÃO DIA 8/4/08 ( MESMO LOCAL E HORA)


DETALHAMENTO DO CURSO DE PORTEIROS

Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança, visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- atenção à garagem;
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança;
- atenção à garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas;
- atenção aos vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.

Reclamação e resposta

Recebemos esta reclamação com foto de uma voluntária, que também fez a reclamação ao Ipabacana. É sobre um buraco na Prudente de Moraes com Henrique Dumond. A calçada está afundando. Na parede do clube existe um vazamento que está pondo em risco toda a calçada, e corre para esse buraco.
A resposta foi:
Cara Voluntária,

Vou comunicar ao subprefeito e à Secretaria de Obras.

Atenciosamente,

Rodrigo Bethlem

Esperamos o desfecho do caso aqui no Blog. E você, já fez a sua denúncia? Pode fazer por aqui pelo Blog, na caixa de comentários, ou pelo email projetodeipanema@terra.com.br. Pode-se, também, enviar emails diretamente ao Ipabacana pelo endereço sscap@segov.rj.gov.br, ou ainda pelos telefones 2299-5300 e 2299-5770.

Parque Garota de Ipanema

No dia 25 de Março enviamos ao Prefeito Cesar Maia o seguinte email:

Caro Prefeito,

Fazemos parte de um grupo voluntário chamado Projeto de Segurança de Ipanema. Somos um grupo de moradores voluntários, não somos ONG, somos apartidários e temos como único objetivo melhorar a qualidade de vida do bairro e da cidade.

Vimos solicitar sua interferência pessoal para sustar a decadência que toma conta do Parque Garota de Ipanema, um dos cenários mais bonitos da cidade.

O Parque, onde fica um posto da Guarda Municipal, é passagem para os turistas que vão às praias do Arpoador e Diabo.

Ele se encontra tomado por lixo, com mato quase à altura da cintura. Equipamentos estão abandonados, destruídos e corroídos, oferecendo risco constante. A cobertura de cimento é falha, com buracos. A parte frontal à praia é ocupada permanentemente por mendigos e desocupados. Ao longo da ladeira que leva ao topo do morro, o lixo está entremeado na vegetação: são camisinhas, seringas, embalagens, plásticos. Cachorros defecam por toda a parte.

Prezado prefeito, nós, moradores da Francisco Otaviano, que tão satisfeitos ficamos com a notícia da desapropriação do prédio do Bingo Arpoador, vimos agora solicitar que a mesma energia administrativa seja utilizada na recuperação do Parque, cujo abandono nos causa consternação, insegurança e medo.

Contamos com o seu apoio.

Atenciosamente,

Projeto de Segurança de Ipanema


No dia 26 de Março recebemos a seguinte resposta do Prefeito:

De: Cesar Maia [mailto:cesaremaia@globo.com]

Enviada em: quarta-feira, 26 de março de 2008 05:02

Para: Projeto de Segurança de Ipanema

Cc: Paulo Carvalho

Assunto: Re: Parque Garota de Ipanema

PC/MF;
Checar.
CM

No dia 28 de Março, enviamos outro email:

Caríssimo Prefeito,

Grato pelo retorno imediato.

Entretanto, não recebemos ainda nenhum contato do Paulo Carvalho, e nem houve nenhuma providência quanto ao estado do Parque.

Atenciosamente,

Projeto de Segurança de Ipanema



No dia 30 de Março, recebemos o seguinte email:

De: Edson Marcos Rufino [mailto:emrufino@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 28 de março de 2008 16:33
Para: Projeto de Segurança de Ipanema
Assunto: Fwd: Parque Garota de Ipanema

Senhores,
como este Parque está sendo adotado, entre o dia do seu primeiro contato e hoje, foi efetuada vistoria do local para identificação dos serviços e dimensionamento dos recursos necessários.
Amanhã, sábado, será iniciado o serviço de limpeza do Parque.
Agradeço pela sua participação.
Edson Rufino

Respondemos da seguinte forma:

Edson,

Nós é que agradeçemos o seu retorno.

Gostariamos de marcar uma reunião com os responsáveis pela adoção, para apresentar as reivindicações da comunidade de Ipanema.

Atenciosamente,

Projeto de Segurança de Ipanema

Recebemos outro email:

De: Edson Marcos Rufino [mailto:emrufino@gmail.com]
Enviada em: sábado, 29 de março de 2008 11:50
Para: Projeto de Segurança de Ipanema
Cc: sheila.comlurb@pcrj.rj.gov.br
Assunto: Re: Undelivered Mail Returned to Sender

Senhores,
hoje, sábado, estamos efetuando a roçada da área verde da parte de baixo do Parque e prosseguiremos com o serviço na semana próxima.
A equipe da empresa que adotou o Parque está sendo contratada, pois pelo contrato a empresa tem prazo de 15 dias para iniciar o serviço após a assinatura do contrato.
Nossa equipe de apoio providenciará o nome e e-mail do responsável pela empresa para repassar aos senhores.

ER

Respondemos:

Edson,

Estivemos no Parque sábado pela manhã, e acompanhamos o início do trabalho. Nessa oportunidade encontramos o sub-prefeito da Zona Sul, Mario Fillipo, a quem cumprimentamos pela inciativa.

A Prefeitura está de parabéns.

A comunidade do Arpoador e a equipe do Projeto de Segurança de Ipanema desejam acompanhar de perto todo o processo de adoção, trabalhando junto com a Prefeitura. Estamos aguardando ansiosamente o contato da empresa.

Gostaríamos também de receber uma cópia do contrato que será assinado, para que possamos ajudar a Prefeitura na fiscalização do seu cumprimento.

Atenciosamente,

PSI
Na foto lá em cima, a Comlurb começa a desbastar o matagal em que o Parque havia se transformado.