A seguinte mensagem foi enviada ao Comandante do 23o. BPM, ao Delegado Titular da 14a. DP, ao Comando da Guarda Municipal na área, ao Ministério Público do Estado e à Coordenação da Operação IpaBacana.
Mais uma vez, estarrecida, a população de Ipanema assiste a um assalto perpetrado pela gangue das bicicletas, em pleno dia, na calçada da praia, que culminou na morte de um turista italiano.
A ação destes marginais, bem como outros delitos, vêm sendo denunciados siatematicamente em TODOS os nossos relatórios, amplamente distribuídos às autoridades de segurança. Basta sair dos quartéis e delegacias e vigiar, andar pelo bairro, mas não simplesmente olhando e, sim, tomando providências. Como cidadãos, ficamos pensando: nós, como simples moradores, andando pelo Arpoador, calçadão, principais ruas, praças e avenidas, presenciamos a passagem de inúmeros "ciclistas" que poderiam ser, sem muita sensibilidade policial, encarados como potenciais assaltantes. Vêm em velocidade, geralmente com uma mochila, observando tudo e todos e, sem preconceitos, não têm aparência de estudantes em férias. Se nós, cidadãos, desconfiamos dos mesmos, a pergunta á: por que não pará-los para inspeção, assim que fossem vistos por viaturas, GM ou PM nas calçadas? Se este bandido tivesse sido parado como suspeito e revistado, certamente o italiano não teria falecido.
Senhores, ou vencemos esta guerra ou vencemos esta guerra. Por favor, usem todos os meios legais para por um fim a esta situação. Quais a melhores ações preventivas, como é feito em outros países? Quantos turistas, pais de familia, moradores, trabalhadores, ainda terão que ser assassinados?
Sinceramente, por um futuro melhor,
Projeto De Segurança de Ipanema