Almoço com o prefeito Marcelo Crivella

O prefeito Marcello Crivella recebeu para um almoço na última terça-feira (02/10) representantes do PSI, onde também estiveram presentes membros da Associação dos Moradores do Leme e da Oasis( Associação do Bairro Peixoto ). Um convite especial foi realizado durante reunião (27/09) organizada na residência oficial da Sra. Ignez Barreto, que foi organizado pela vereadora Tânia Bastos e suas assessoras Lena e Bia - cujo objetivo era uma conversa com a Sra. Sylvia Jane.

(Ignez)
 - A reunião aqui em casa foi excelente, a conversa maravilhosa e a partir daí, o prefeito resolveu convidar nos para saber dos problemas de cada bairro.

Estavam presentes além dos já citados representantes de associações:

Cel. Amendola – Secretario de Ordem pública
Marcelo Alves – Presidente da RioTur
Rodrigo - Responsável pelas autorizações de eventos em locais públicos (praças, ruas, orla, etc...)
Justino Carvalho – secretário de Meio Ambiente
João Mendes de Jesus - Presidente da COMLURB

 Além é claro do nosso Il.mo. Marcelo Crivella!

1 – CARNAVAL – Falamos que embora esta administração esteja, muito mais do que as anteriores, chamando a população para colocar suas demandas em relação ao carnaval de 2019, nós ainda não sabíamos o que realmente vai acontecer. Saiu nos jornais que os grandes blocos irão para o Centro, mas aqui em Ipanema não sabemos se a Banda e o Simpatia sairão, realmente, do bairro e quantos desfiles terão no carnaval.

O Marcelo nos comunicou de uma próxima reunião com os moradores, organizadores, GM , PM e todos os órgãos envolvidos na organização do carnaval. Afirmou também que, embora seja difícil tirar a Banda de Ipanema, o Simpatia vai ser convidado a desfilar no Centro e que a Banda em lugar de sair seis vezes só o fará uma vez – 1 ensaio e 1 desfile.



2 – IPANEMA+ SEGURO

COMUNICAMOS AO PREFEITO E AO Cel. Amêndola que fizemos um abaixo assinado com 1500 assinaturas de moradores e usuários do bairro pedindo a vinda deste projeto para Ipanema. O Cel. Amêndola nos deu notícia de que o projeto para Ipanema já está praticamente pronto faltando apenas alguns ajustes e que a prefeitura ainda não tem o total para o financiamento do mesmo. Foi sugerido que O PSI fizesse o contato com os empresários do bairro para tentarmos viabilizar a implantação do Ipanema + Seguro. Ficou combinado que nos reuniríamos na próxima semana para sabermos a grandeza desta necessidade e que, a partir daí, procuraríamos os empresários. Faríamos uma reunião com esta finalidade específica dos investidores, comerciantes, empresários com o Cel. Amêndola.

Vou precisar da ajuda de todos para conseguir reunir um grupo expressivo de moradores, comerciantes e empresários do bairro com a finalidade de angariar os fundos.



3 – EVENTOS NA PRAÇA N. SRA. DA PAZ

Demos conhecimento ao Rodrigo, responsável pelas autorizações de eventos, da insatisfação dos moradores e comerciantes pelos eventos comerciais que se sucedem na praça. Pedimos que só sejam permitidos eventos de cunho cultural, religiosos ou folclórico. Tais como – apresentação de corais, grupos de música, dança, peças de teatro, leitura, concurso de poesia, eventos religiosos, desfiles de moda etc. A Praça N. Sra. da Paz está cheia de empreendimentos de muita qualidade como restaurantes, academia de ginástica, vai abrir um Talho Capixaba, boas lojas de roupa etc. estes empreendimentos criam, em geral, de 60 a 70 empregos, com carteira assinada gerando imposto, renda e segurança ( porque o local fica ocupado). A sugestão foi muito bem aceita e o prefeito foi mais longe dizendo que criaria uma portaria em que colocaria que, para a aprovação de qualquer evento que não fosse de ordem cultural, religiosa ou folclórica, seria necessária a aprovação da comunidade e, esta, com poder de veto. 



4 – LIXEIRAS

O presidente da Comlurb esclareceu que as lixeiras estão em fase de substituição e que o processo tem de passar por licitações, mas que eles estão conscientes da necessidade urgente de mais lixeiras. Foi falado, então, do fato das papeleiras não darem conta do lixo. Elas ficam abarrotadas com lixo caindo para todo lado. Foi sugerido que tivéssemos lixeiras maiores, chumbadas no chão e aonde coubesse mais lixo. A sugestão foi anotada.



5 – POPULAÇÃO DE RUA

O Secretário de Ação Social – João Mendes de Jesus quis saber a opinião da população a respeito das equipes de recolhimento e atendimento à população de rua. A minha experiência, o que eu vejo no bairro e que as equipes realmente vem rotineiramente e quando são chamadas. A situação é muito difícil porque ninguém é obrigado a ir para os abrigos, e como estas pessoas conseguem faturar entre R$ 150,00 a 200,00 por dia, ninguém quer sair da rua.



Este é o resumo da reunião. Como vemos, temos uma imensa agenda pela frente, mas desta vez com o apoio do prefeito que colocou todas as autoridades relacionadas com os problemas do nosso bairro para conversar. É a partir do diálogo franco e transparente que conseguiremos que Ipanema ressurja das cinzas. Precisamos, todos que amam e querem preservar o local em que vivem ou trabalham, nos dar as mãos e aproveitar esta oportunidade.

Conto com a ajuda de todos. Ignez