Repórter de Praia - Final de Ano

Comemorações que envolvem multidões geram sempre confusão e sujeira, em qualquer lugar do mundo. Seu Repórter de Praia sabe disso, e não espera que a praia de Ipanema, nestes dias que antecedem o Reveillon, seja nenhuma reserva ecológica.

Mas há um limite.

O Repórter chegou com seu filho às 17:00, ao ponto em frente ao Ipabebê, no Posto 8, e abriu caminho até a beira do mar. Ali encontrou alguma sujeira: não muita, ainda não a sujeira pós-Reveillon, mas o suficiente para incomodar.

Como o Repórter não gosta de sentar na areia com sujeira em volta, ele arrumou dois sacos plásticos grandes e, com a ajuda do seu filho, recolheu os cocos, garrafas plásticas, canudos, embalagens de biscoito, guimbas de cigarro e até uma corrente de metal com crucifixo.

Alguns banhistas também juntaram o lixo ao seu redor e colocaram nos sacos. Logo uma área de praia com uns 20 metros de raio ficou limpa. O Repórter então levou seu filho para a água.

Ao voltar para a areia o Repórter se depara, incrédulo, com a seguinte cena: 3 senhoras, com várias sacolas nas mãos, montavam suas oferendas no meio da praia cheia. As oferendas incluíam 2 garrafas de vinho e 2 frascos de perfume. De vidro. Na areia. Em frente ao Ipabebê, local frequentado por crianças.

Comemorações que envolvem multidões geram sempre confusão e sujeira, em qualquer lugar. Seu Repórter de Praia sabia disso, e não esperava que a praia de Ipanema, nestes dias que antecedem o Reveillon, fosse nenhuma reserva ecológica.

Mas tudo tem limite.

Seu Repórter suspirou fundo e foi até o grupo. "Vocês não vão deixar estas garrafas aqui na areia, vão ?", perguntou ele às senhoras, que se espantavam de alguém se incomodar com uma coisa tão normal.

"Depois, se alguém quiser tirar, pode", foi a resposta da senhora de branco.

"Minha senhora, a senhora está vendo aquele parquinho ?" perguntou o Repórter, apontando os brinquedos do Ipabebê perto da calçada. "Essa área é frequentada por crianças, a senhora não pode deixar essas garrafas de vidro na areia".

Seu Repórter não quer mudar o mundo. Ele não quer dar exemplo, nem ensinar lições a ninguém, nem começar um movimento mundial cívico revolucionário.

Ele só quer a areia da praia limpa.

Ele só quer que seu filho possa brincar na areia sem medo de pisar em um caco de vidro.

Por isso ele insistiu, argumentou, passou os olhos pela areia à procura de um Guarda Municipal ou PM (não havia nenhum), até que pegou o seu filho e voltou para a água.

De lá viu as senhoras recolher as garrafas e os frascos, colocá-los nas sacolas e levá-las embora.

Sim, eu sei, foi apenas uma gota no oceano.

Mas foi a minha gota.

História de Natal

Quem foi à praia ontem, dia 24, recebeu seu presente de Natal adiantado.

A água estava morna, como é raro se ver nessa época, tradicionalmente de águas geladas. E transparente: era possível ver o fundo com clareza. O mar estava calmo como uma piscina.

Por algum motivo a praia estava vazia. Consequentemente, a areia estava limpa.

Um pai, surpreso com o que via, arriscou levar o seu filho de 4 anos para um mergulho nas pedras do Arpoador. Novas surpresas: com a maré baixa o mar dava pé até lá no fundo, perto das pedras. Com o menino no colo, ele descobre um minúsculo trecho de areia branca entre as rochas - uma mini praia, parecendo virgem, intocada. Segurando o menino pela mão ele sobre, evitando as algas e as conchas nas pedras, e fica de pé na areia, olhando o mar.

Na sua frente as pedras do Arpoador, a água azul cristalina do mar, e no fundo, lá em frente, o morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.

Uma pequena praia de areia branca. Um mar azul transparente. Uma visão de ilhas tropicais em pleno Rio de Janeiro.

Ele volta devagar, com água pelo peito, o garoto no colo, e cruza com um turista mineiro que traz, pendurado na mão, um enorme siri, capturado na beira da praia. Para devolver ao mar, às águas fundas.

Abençoada seja essa cidade, é a única coisa que ele consegue pensar, abençoado seja esse pedaço de natureza que eu vou preservar para os meus filhos, custe o que custar.

Feliz Natal para todos.

Boas Festas!

Prezados cidadãos,

O Blog do PSI continuará postando mensagens e assuntos urgentes durante os próximos dias, mas num ritmo mais moderado. Afinal de contas, voluntário também é filho de Deus e merece se dedicar à família e relaxar um pouco.

Desejamos a todos os leitores, moradores, colaboradores e voluntários, excelentes Festas de Fim de Ano, quaisquer que sejam suas religiões. Esperamos também que 2008 traga muitas realizações pessoais e, principalmente, traga um bairro e uma cidade melhores, mais bonitos e mais seguros para todos nós. E como sabemos que nada disso acontecerá de graça ou sem esforço, aproveitamos para reafirmar que o PSI continuará trabalhando para que estes objetivos aconteçam, contando, sempre, com a ajuda de todos vocês.

Muito obrigado pela energia de todos vocês que, de uma forma ou de outra, estão conosco em busca dos mesmos objetivos.

Esses são os sinceros votos dos blogueiros do Projeto de Segurança de Ipanema.

Ata da da Décima Terceira Reunião

Nossa última reunião foi realmente especial. Os presentes, em torno de 50, puderam ouvir dos profissionais da Secretaria de Obras do Estado, responsáveis pela execução das obras do PAC nas Favelas do Rio de Janeiro, em especial as do complexo Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, explicarem à população de Ipanema e do Cantagalo, como serão as obras na comunidade. Vejam a ata completa:

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÃNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 18/12/2007
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 45 MORADORES

TÓPICOS ABORDADOS:

1- APRESENTAÇÃO DAS OBRAS DO PAC NO CANTAGALO:

- Por Sr. Demetrius Acestanasaki: Superintendente de Obras do Governo Estadual - a primeira grande observação consistiu em esclarecer que o projeto do PAC é apartidário, que envolve os Governos Federal, Estadual e Municipal, sendo também um dos objetivos não só proporcionar cidadania aqueles moradores, como ainda transformar o Rio de Janeiro em pólo logístico ao exemplo do ABCD em São Paulo;

- Discorreu ainda sobre a estrutura da Secretaria de Obras que tinha sido extinta nos Governos anteriores e hoje fazem parte o DER, CEDAE e EMOP. Este último relacionado às obras de favelas tais como:
Favela-Bairro: obras em favelas médias;
Bairrinho: favelas pequenas
Obras do PAC: favelas grandes como: Alemão, Rocinha, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho.

- Apresentou o objetivo específico: DESENVOLVER UM PROGRAMA PARA AS FAVELAS, DEFININDO AÇÕES INTEGRADAS E SISTÊMICAS QUE PERMITAM AUMENTAR E CONSOLIDAR A PRESENÇA O PODER PÚBLICO E DA INICIATIVA PRIVADA;

- Através de mapa geográfico demonstrou todas as obras que já estão sendo realizadas tais como vias para circulação de todos os veículos, saneamento básico, construção de apartamentos na própria comunidade para os imóveis insalubres e impeditivos da circulação;

- Será construída uma saída do metrô na R. Teixeira de Melo para que através de elevador, também a ser construído, possa transportar os habitantes até o topo do Cantagalo;

- O processo de titularidade dos imóveis já vem sendo realizado juntamente com as obras;

- Todos os projetos são aprovados pelos órgãos competentes tais como Corpo de Bombeiros, Prefeitura do RJ etc;

- DEVERÁ SER FORMALMENTE ORGANIZADO UM COMITÊ DE MORADORES PARA ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO DAS REFERIDAS OBRAS.

Elaboração da ata: Julio Sergio dos Mares Guia – 19/12/2007