PRISÃO

Agente de direitos humanos é presa por ajudar tráfico


Uma mulher que se apresentava como militante dos direitos humanos foi presa hoje acusada de atuar como informante dos traficantes dos morros Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana.

Uma mulher que se apresentava como militante dos direitos humanos foi presa hoje acusada de atuar como informante dos traficantes dos morros Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Civil, Jonya Lúcia Trotte Couto, de 44 anos, informava aos traficantes refugiados no Morro da Chatuba, no Complexo da Penha (zona norte), sobre a movimentação da polícia após a ocupação dos morros pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Além dela, quatro pessoas foram presas por associação para o tráfico na operação para cumprir 29 mandados de prisão.
"Ela era os olhos dos traficantes refugiados e informava a eles tudo o que ocorria nas favelas. No caso de qualquer ocorrência que envolvesse busca de armas e drogas, ou irregularidades com moto taxistas, ela se apresentava como representante dos direitos humanos e vinha até a delegacia ou ao comandante da UPP", disse a delegada titular da 13ª Delegacia de Polícia de Ipanema, Monique Vidal. De acordo com as investigações, ela era tratada pelos traficantes como "irmão loura". Na hora da prisão, ela não foi encontrada no endereço que fornecia aos policiais. A delegada a chamou por telefone para acompanhar os presos. Ao chegar à 13ª DP, a mulher recebeu voz de prisão.
Após ser detida, ela disse que integrava a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-RJ) e que a prisão "foi um erro". A presidente da comissão, Margarida Pressburguer, negou que Jonya seja integrante, mas admitiu que ela era "conhecida". "Eu gelei ao receber a notícia. Estou chocada. Ela me ligou um pouco antes para avisar que as pessoas estavam sendo presas no Pavão-Pavãozinho. Não esperava isto dela", lamentou Margarida. A advogada revelou que, há um mês, a acusada esteve na OAB-RJ com a presidente da Associação de Moradores do Pavão-Pavãozinho. "Ela era conhecida aqui, pois é muito expansiva e alegre. Jonya me chamava de chefinha", disse.
No morro, a atuação dela era questionada. "Ela não era daqui e não sei de onde surgiu. Eu sei apenas que o temperamento desta pessoa é difícil", comentou o presidente da Associação de Moradores do Cantagalo, Luiz Bezerra do Nascimento. Questionado sobre a prisão, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que o fato "mostra que maçã podre tem em todos os lugares".
Além dela, também foi presa a auxiliar administrativa Bárbara de Olivera Resende, irmã de Leandro de Oliveira Resende, o Azul, apontado com o chefe do tráfico e que estaria no Morro da Chatuba. Ela foi acusada de esconder armas e drogas, mas negou e afirmou que era perseguida pelo parentesco com Azul. Os demais presos, acusados de continuar traficando drogas mesmo após a ocupação da UPP, também negaram as acusações.

COMEMORAÇÃO CULTURAL


Enviado por Renata Leal -

Comemoração cultural

O Oi Futuro do Flamengo completa cinco anos este mês. E, para comemorar, o espaço oferece, até sábado, uma agenda com muitas atrações, todas gratuitas. Peças de teatro, filmes, oficinas e atividades infantis fazem parte do evento, que promete agradar a crianças e adultos. Mas a agitada programação não é exclusiva do espaço do Flamengo. O Oi Futuro de Ipanema, inaugurado em setembro do ano passado, também apresenta uma série de eventos.

METRÔ


COMBATE AO TRÁFICO

Polícia Civil faz operação para combater tráfico em favela pacificada

Quadrilha ainda atuaria no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo.UPP foi implantada no final do ano nas favelas de Copacabana e Ipanema.

Do G1 RJ

Policiais civis, coordenados pela 13ª DP (Ipanema), participam de uma operação na manhã desta quinta-feira (13) nas favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do Rio. O objetivo é desarticular uma quadrilha de traficantes que ainda atua na região mesmo depois da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no alto das comunidades.
De acordo com as primeiras informações, não houve troca de tiros quando os agentes entraram na comunidade. Eles pretendem cumprir 22 de 30 mandados de prisão no local, já que oito pessoas já estão presas.
Ainda não informações sobre prisões ou apreensões realizadas na operação.
A UPP do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo foi implantada em dezembro de 2009. O processo de pacificação não foi fácil. Houve tiroteios e um ônibus foi queimado, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, perto da Rua Sá Ferreira, onde há uma entrada para a comunidade do Pavão-Pavãozinho.

GARIS COMUNITÁRIOS

Comlurb começa a substituir garis comunitários

Para conseguir vaga, é preciso ser aprovado em concurso.Desde 2005, atividade é questionada pelo Ministério Público do Trabalho.

Do RJTV

A Comlurb vai começar a substituir os garis comunitários nas favelas do Rio. Agora, para conseguir uma vaga, é preciso ser aprovado em concurso público.
Desde 2005, a atividade é questionada na Justiça pelo Ministério Público do Trabalho.
Os procuradores alegam que os garis devem ser afastados porque não foram admitidos por concurso público e sim contratados pelas associações de moradores de 300 favelas do Rio.
A prefeitura recorreu duas vezes, mas, em fevereiro, saiu a decisão do Tribunal Superior do Trabalho determinando que a lei fosse cumprida. Agora, o Ministério Público do Trabalho e a Comlurb firmaram um acordo. Ficou acertado que a companhia vai substituir os 816 garis comunitários e realizar concurso público em três meses, se necessário, para preencher as vagas.
Serão substituídos de 150 a 200 garis por mês
A troca não será feita de uma vez só. Serão substituídos de 150 a 200 garis por mês, começando pelas comunidades que têm Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), como o Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.
“Os que serão substituídos passarão por um processo. A eles serão oferecidos cursos de formação profissional para que sejam reintegrados ao mercado de trabalho”, disse o procurador Marcelo José.
A Comlurb informou que os garis demitidos serão indenizados e também encaminhados à empresas cadastradas na Secretaria municipal do Trabalho.

SAÚDE


Saúde

Idosos criticam demora na fila da vacinação contra gripe comum


Rogério Daflon e Selma Schmidt


RIO - A prefeitura pretende vacinar contra a gripe comum 728 mil idosos até o dia 21. A missão vem sendo executada com atropelos, e as pessoas da terceira idade têm sofrido em imensas filas nos postos de saúde do município. Só no último sábado, na abertura da campanha planejada pelo Ministério da Saúde, 87 mil pessoas com mais 60 de anos foram aos locais de vacinação. Em Copacabana, bairro com mais idosos no Rio, 5.200 procuraram o posto.
Com 87 anos, o dentista aposentado Walter de Souza foi ontem à unidade de Copacabana, na Rua Siqueira Campos.
- Em primeiro lugar, deveria haver uma maneira de o idoso ficar mais sentado do que em pé. E se chovesse agora? - perguntou ele. - Deveria ainda haver uma fila só para idosos.
Walter se referia ao fato de que a campanha não se resume à vacina contra a gripe comum na terceira idade. Ela inclui também a vacinação contra a H1N1 (gripe suína) em idosos com doenças crônicas, adultos entre 30 e 39 anos e gestantes. Em alguns postos da cidade, devido ao grande fluxo, a fila passou a ser única. Copacabana, Madureira, Penha e Bangu têm mais filas
Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria municipal de Saúde, Rosanna Iozzi disse que a superlotação de postos nos primeiros dias de vacinação contra a gripe comum decorre da grande quantidade de idosos existente na cidade e da ansiedade de muitos deles:
- É muito bom que os idosos estejam indo se vacinar. Isso significa que confiam na vacina. Mas quero tranquilizá-los: há doses para todos. Eles podem procurar os postos, com tranquilidade, até o dia 21.
Rosanna informou que os postos com mais filas são os de Copacabana, Madureira, Penha e Bangu. Também com filas, mas menores, há o posto do Catete, na Rua Silveira Martins, e o PAM Oswaldo Cruz, no Centro.
Sem dar números, Rosanna disse que houve reforço nas equipes de vacinação, que contam com voluntários. Ao todo, 140 postos estão vacinando idosos contra a gripe comum. No sábado, foram 175, incluindo postos avançados.
Colunista do GLOBO, Zuenir Ventura, de 78 anos, enfrentou fila num posto avançado instalado junto à Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Em sua coluna, Zuenir descreveu a situação por que passou: "Eu estava entre os milhares de velhinhos que se vacinaram contra a gripe no sábado passado. Pena que no meu posto, em Ipanema, tenha reinado a maior bagunça. Na fila de duas horas na calçada, um sol de 50°. Lá dentro um ar mais fresco, mas não havia senhas, tinham acabado. Vocês não podem imaginar a confusão. Um dos voluntários, nervoso, tentava impor a ordem, alegando que estava ali sem café da manhã, sem almoço e - faltou dizer - sem paciência. No desespero, passou a gritar: 'A senha acabou, agora a senha sou eu!'"
Já na segunda-feira, quando a fila do posto de Copacabana chegou à Rua Tonelero, a chefe da unidade, a médica Vanja Mattos, afirmou que pelo menos 2.700 pessoas foram tomar vacina ali:
- No sábado, vieram mais de cinco mil pessoas. Mas havia bem mais gente para atendê-las e orientar a fila. Hoje (segunda-feira), quem atendeu as pessoas foram somente os funcionários do posto. Dona de casa desistiu duas vezes por causa de filas
Uma das pessoas que procuraram o posto de Copacabana ontem, a dona de casa Maria Lúcia Bernardes, de 75 anos, fez o seu diagnóstico:
- Há um problema claro de falta de pessoal.
A fila, mesmo sendo menor do que nos últimos dias, irritava os idosos:
- Vai ver como é a campanha de vacinação dos idosos em Florianópolis. Duvido que eu esperaria mais de uma hora na fila - afirmou o catarinense Antônio Sidnei Couto, aeroviário aposentado, de 73 anos.
No posto do Catete, a dona de casa Maria da Glória Ribeiro, de 71 anos, estava tentando se vacinar pela terceira vez.
- No sábado e na segunda-feira, a fila chegou à Rua do Catete. Desisti. Hoje, acho que consigo. Só vi duas pessoas atendendo. No caso da terceira idade, precisamos de mais gente vacinando.
A aposentada Leni Ribeiro, de 67 anos, também reclamou:
- Esta é a segunda vez que venho. Na segunda-feira, havia só duas pessoas vacinando e saí daqui bem chateada.
No posto da Tijuca, na Rua Desembargador Isidro, funcionários contaram que a vacinação no sábado e na ssegunda foi em regime de mutirão:
- Médicos de diferentes especialidades ajudaram a orientar a fila e a identificar os idosos mais debilitados. Alguns deles, que não conseguiam sair de seus carros, foram vacinados no próprio veículo - disse um funcionário, sem citar o nome.
No posto da Avenida Padre Leonel Franca, na Gávea, chegou a haver confusão no sábado, embora não tivesse relação com filas, segundo a presidente da Associação de Moradores do Leblon, Evelyn Rosenzweig:
- A acompanhante que levou minha mãe contou que os atendentes, possivelmente para agilizar o serviço, não abriam os pacotes das seringas na frente dos pacientes. A acompanhante viu que as seringas eram descartáveis. Mas alguns acharam que poderiam estar reaproveitando seringas.

ATA DA 62ª REUNIÃO

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA
( MOVIMENTO APOLÍTICO EFETUADO POR MORADORES VOLUNTARIOS
PARA AUMENTAR O BEM ESTAR SOCIAL DO BAIRRO)
ATA DA 62ª REUNIÃO—EM 10 MAIO DE 2010

LOCAL: COLEGIO NOTRE DAME- RUA BARÃO DA TORRE 308
HORARIO: 1800 HORAS
PRESENTES: 14 MORADORES
NENHUMA AUTORIDADE PRESENTE.
COORDENADA POR: IGNEZ BARRETO

ASSUNTOS TRATADOS:

Foi considerada altamente positiva a palestra do Chefe da Policia Civil, tendo sido inclusive tomadas imediatas providências quanto às denuncias comentadas;
A palestra do Secretario de Segurança Pública Dr. Beltrame será no dia 8 de junho às 1900 horas no Colégio Notre Dame. Seráo distribuídos 10 mil convites. A logística será a mesma de sempre. voluntários distribuindo em locais selecionados. Faremos reuniões a respeito para acerto dos detalhes. As perguntas deverão ser por escrito. Aqueles que já desejarem se inscrever para perguntas podem encaminha´-las para o e-mail do Projeto : projetodeipanema@terra.com.br
Serão colocadas seis faixas em locais estratégicos chamando a população a comparecer. Igualmente serão colocadas cinco faixas nas comunidades do Cantagalo, Pavão-Pavaõzinho,Dona Marta,Chapéu-Babilonia e Tabajara. O custo das onze faixas mais colocação será de 420.00 reais. Conclamamos os moradores a contribuírem com uma cota de 20 reais, que poderão ser deixados na portaria do Ed. Itaipu, Barão da Torre 32 A, ATT Rogério apto 107 ou na conta 43087-0 agência 0525-8 do Rogério, Ban Brasil.
Carnaval, reveillon 2010 estamos agurdando agendamento das reuniões.
Não houve até agora resposta do pessoal da praia (associação e barraqueiros). Estamos cobrando.
Metrô NSra da Paz, estamos aguardando o momento oportuno. Segundo informações obtidas nem projeto há ainda.
Quanto à instalação do POUSO no Cantagalo, estão em andamento as tratativas com o empresariado para gestão do assunto. Como sabemos o POUSO é uma estrutura administrativa a ser instalada no Cantagalo para gestão dos problemas da comunidade.
Já está assinado o convênio de adoção da restauração da restinga da orla. Falta a Prefeitura providenciar a areia.
Quanto a ação HSBC- OSKLEN, Ignez deve enviar carta á diretoria do banco questionando as ações a serem tomadas para melhoria do local.
Terá inicio a coleta seletiva de lixo na praia.
Gabriel da Osklen falou da dificuldade de manter a limpeza no local (Prudente com Maria Quitéria).
Que o bar Empório é um dos responsáveis pela sujeira e baderna no local e que não consegue que a sub prefeitura adote medidas. Tem sido observado que alguns estabelecimentos sofrem uma ação contínua dos fiscais, como a Forneria, por exemplo, e outros como Empório e Tô Nem Aí não são molestados. Isto tem que ser questionado diretamente com a Administração Regional e Sub-Prefeitura.

PRÓXIMA REUNIÃO DIA 24 MAIO DE 2010 ÁS 1800HORAS ,MESMO LOCAL.
COMPAREÇA, PARTCIPE!
NOSSO BLOG: psipanema.blogspot.com
NOSSO E-MAIL : projetodeipanema@terra.com.br

ATA REDIGIDA POR: ROGERIO ESTEVES

ATO EM IPANEMA

Grupo Arco-Íris fará ato em Ipanema pelo Dia Mundial de Combate à Homofobia

O Globo

RIO - O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT fará uma marcha neste domingo, às 14h, pelo Dia Mundial de Combate à Homofobia (comemorado oficialmente no dia 17), com concentração na Avenida Vieira Souto com Vinicius de Moraes, em Ipanema. O evento lembrará os 20 milhões de brasileiras e brasileiros assumidamente lésbicas, gays, bissexuais, travestis ou transexuais - LGBT - que têm direitos humanos, civis, econômicos, sociais e políticos violados.
"Segundo pesquisa recente do Grupo Gay da Bahia (GGB), a cada dois dias um LGBT é morto no Brasil. Este ato será uma grande prévia da Marcha Nacional LGBT de Brasília, que terá presença de diferentes atores do movimento LGBT de todo país para reivindicar, entre outras coisas, a aprovação do PL 122, lei que criminaliza a homofobia, e a lei de união civil" , disse, em nota, a presidente do grupo, Gilza Rodrigues.

COMPETIÇÃO

Surf de Peito -
Circuito Estadual começa em Ipanema

Teremos nos dias 29 e 30 de maio a 1ª etapa do Circuito Estadual de Surf de Peito que será realizada em Ipanema, em frente ao Posto 8, a partir das 9 horas. Esse é um esporte em que o competidor desliza na onda somente com o corpo, como se fosse uma prancha, em contato direto com a água, sem acessório algum, realizando manobras que só podemos acreditar indo ao evento. Alguns o chamam de Jacaré (os mais antigos). Outros o chamam Bodysurf (nome globalizado). Não importa: o nome que prevalece é o Surf de Peito.
Dado ao esporte nos anos 80, marcados pela realização de diversos eventos, levando, inclusive, ao envio de uma delegação brasileira, incluindo os melhores competidores, para disputar o Mundial de Bodysurf na Califórnia.
Apesar da inconstância de eventos durante pelo menos 10 anos, o Surf de Peito nunca perdeu seu espaço nas praias cariocas. Podemos afirmar que ele faz parte da cultura cult carioca.
A ACSPAssociação Carioca de Surf de Peito - vem dando novo animo ao esporte desde 2004, realizando eventos organizados com juízes muito bem preparados. Os competidores não deixam por menos - realizam manobras incríveis, tais como o “360”, manobra muito utilizada por bodyborders e surfistas, onde o competidor faz um giro de 360º no seu próprio eixo.
Há também a “entrada por submerso”, onde o competidor faz sua entrada na onda atrás do espelho d’água, e também, o “parafuso”, onde o competidor faz a troca de braço em contato com a onda, e assim, faz o giro no corpo, entre outras.
Para realizar sua inscrição é só acessar o site www.bodysurfbrasil.com.br e seguir as instruções. As inscrições estão abertas a todos que desejam se divertir com liberdade, natureza e saúde. Já temos participação confirmada de competidores de Florianópolis, São Paulo, Espírito Santo, Saquarema, Niterói e Macaé.

Anotem as datas e locais das etapas do Circuito.
1ª Etapa Ipanema (Posto 8) Dias 29 e 30 de maio de 2010.
2ª Etapa Leme (Posto 1) Dias 26 e 27 de junho de 2010
3ª Etapa Copacabana (Posto 5)Dias 24 e 25 de julho de 2010
4ª Etapa Leblon (Posto 11)Dias 28 e 29 de agosto de 2010
5ª Etapa Barra da Tijuca (Posto 10) Dias 23 e 24 de outubro de 2010
Por Marcos Vitório Rabello

SUBPREFEITURA DA ZONA SUL

Subprefeitura da Zona Sul apreende 330 kg de alimentos em Ipanema
Rio - O Dia
A Subprefeitura da Zona Sul apreendeu 330 kg de alimentos, além de diversos objetos e 20 guarda-chuvas, durante uma operação de ordenamento urbano no Jardim Botânico, Ipanema e Leblon, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 10.
A ação percorreu as principais ruas do Jardim Botânico, Leblon e a feira da Praça General Osório, em Ipanema. Os alimentos foram doados para a Casa Maternal Mello Mattos.
Participaram da ação a 6ª Região Administrativa, em parceria com a Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal.

LAGOA

Prefeitura estuda como reverter afundamento da Lagoa e outras áreas

Flávio Dilascio , Jornal do Brasil

RIO - O simples ato de caminhar ou trafegar de bicicleta, carro ou moto pode ser uma árdua e perigosa tarefa se isto for feito em determinados locais do Rio. Desgastadas, deformadas e rachadas, algumas áreas sofrem por conta do processo de aterramento que passou a cidade no século passado, o que contribuiu para o desenvolvimento de um subsolo argiloso. Pensando nisso, o Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio) recorreu, no início deste ano, às equipes de consultores geotécnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) para realizarem um estudo nas áreas mais críticas, o que permitirá à prefeitura dar início às devidas obras de adensamento do solo.
Dentre as áreas mais afetadas, um caso emblemático é o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na parte próxima ao Corte do Cantagalo, há quadras poliesportivas rachadas, irregulares e totalmente destruídas, além do acúmulo permanente de água em alguns locais, por conta do rebaixamento excessivo do solo. Alguns trechos da ciclovia também estão deformados e os quiosques já sentem no bolso o prejuízo pela falta de adensamento. A Geo-Rio, inclusive, já abriu uma licitação – avaliada em R$ 291 mil – para a avaliação do Parque do Cantagalo.
– Isto é uma formação natural do solo porque antes o mar vinha até esta área – explica a coordenadora do departamento de Engenharia Civil da PUC, Michéle Casagrande.
Drama na Borges de Medeiros
Além do Corte do Cantagalo, outro ponto deficiente do entorno da Lagoa é na altura da Sociedade Hípica Brasileira, na Avenida Borges de Medeiros. Na confluência com a Avenida Lineu de Paula Machado, o rebaixamento de uma das pistas torna as enchentes no local constantes, além de produzir ondulações no asfalto.
– O conceito que estamos desenvolvendo é que se resolva estes problemas definitivamente. Esta solução provavelmente será muito cara. Só para a área do Corte do Cantagalo, uma avaliação primária diz que o custo ficaria em R$ 50 milhões – revela o consultor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe-UFRJ), Márcio Almeida.
Segundo os consultores, o adensamento do solo pode ser feito de várias formas. Uma delas é instalar uma grande lage com pilares de apoio que ultrapassam a camada de argila. Outra é utilizar os chamados produtos geossintéticos, compostos principalmente de plástico. Esta última técnica, no entanto, é muito mais cara.
– As prefeituras anteriores procuravam utilizar soluções temporárias para corrigir o problema, o que não é o correto. Esperamos que agora seja diferente, para não haver mais transtornos à população – afirma Márcio Almeida.
De acordo com o ambientalista Mário Moscatelli, os problemas na Lagoa começaram desde a administração do prefeito Marcos Tamoio, entre 1975 e 1979, que promoveu os últimos aterros do Rio.
– A Lagoa perdeu cerca de 60% de sua área original – diz.

ELEVADOR




Elevador e mirante prometem mudar 'esquina da desordem' em Ipanema

Prédios vão servir ao metrô, como acesso para estação de Ipanema.Local era conhecido como depósito ilegal de mercadorias.

Patrícia Kappen Do G1 RJ

Espigão de 64 metros está sendo construído emesquina de Ipanema (Foto: Patrícia Kappen/G1)
Quem passa pela esquina das ruas Barão da Torre e Teixeira de Melo, em Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio, vê um monte de tapumes no chão. Mas olhando para o alto, pode observar a construção do que será um dos mais altos prédios do bairro.

Ali é erguido um complexo que vai servir ao metrô do Rio. De lá, os dez mil moradores do Morro do Cantagalo poderão embarcar diretamente na estação da Praça General Osório e andar pelo subterrâneo até a plataforma do trem. A promessa da Secretaria de Transportes é de que a obra fique pronta no fim de junho.
Para ser possível toda a movimentação necessária para uma obra desse porte, o trânsito na Rua Barão da Torre foi interditado. Até a liberação da rua, não será possível atravessar a Rua Teixeira de Melo de carro. Motoristas que desejam ir em direção ao Leblon devem passar pelas avenidas Prudente de Moraes ou Delfim Moreira.
Dois espigões com vista para o marO prédio maior tem 64 metros. O mais baixo tem 28 metros, mas fica quase da mesma altura do primeiro, já que ele foi construído a partir de um nível mais alto, em cima do morro. Segundo a secretaria, serão quatro elevadores que podem atender ao mesmo tempo cem passageiros do metrô.
Quem precisa passar ali diariamente tem a esperança de que, com a instalação dos edifícios, aquela esquina, antes marcada pela desordem, seja revitalizada. O local funcionava como um grande depósito de mercadorias.
Moradores passaram por estágios de aprovação e de desaprovação desde que a obra começou. Segundo alguns funcionários desses edifícios, no começo da construção, o barulho era “enlouquecedor”. E, segundo eles, a obra chegou, em alguns períodos, a durar até as 21h, até que foi feita uma reclamação, e os trabalhos passaram a ser encerrados às 18h, de acordo com eles.
Projeção (à esquerda) mostra como ficarão os dois prédios instalados no bairro, um acesso à estação General Osório. Inauguração deve ser em junho. (Foto: Patrícia Kappen/G1)

FICHA LIMPA

Caros amigos,

A Ficha Limpa está por um fio! Deputados contra o projeto de lei, estão organizando uma última tentativa acabar com a Ficha Limpa: eles estão propondo destaques (emendas) para desfigurar completamente o texto. Alguns estão tentando esvaziar o Congresso para que não haja votação! Precisamos bloquear as linhas telefônicas dos líderes dos partidos que estão propondo os destaques. Precisamos deixar clara a nossa mensagem:
“Sem boicotes nem alterações – vote na Ficha Limpa!”.
Clique abaixo para ver o telefone dos líderes:
http://www.avaaz.org/po/mobilize_ficha_limpa/?vl O movimento pela Ficha Limpa já percorreu um longo caminho – a nossa petição com mais de 2 milhões de nomes foi entregue no Congresso Nacional em um ato espetacular que gerou grande atenção da mídia e parlamentares. Ninguém falou que acabar com a corrupção seria fácil, mas com uma pressão final momentos antes da votação, nós podemos ganhar! Tudo que você precisa falar é “Sem boicotes, nem alterações – vote na Ficha Limpa hoje!”
Com esperança, Graziela, Ricken, Alice, Luis, Pascal, Iain, Benjamin, Paul e toda equipe Avaaz Veja a repercussão do ato no Congresso Nacional:
Jornal Nacional:
Manifestantes lavam rampa do Congresso e pedem faxina na política:

MALHAÇÃO








Miniacademias de ginástica viram moda entre cariocas

Além de 'personal trainer', eles buscam um ‘personal espaço’.Professores afirmam que rendimento dos alunos aumenta.

Carolina Lauriano Do G1 RJ

Bruno Mendanha inaugurou o espaço há 5 meses,em busca de melhor rendimento dos alunos.(Foto: Carolina Lauriano / G1)

Malhar com um professor só para você, com os aparelhos só para você e com a música que você gosta é a nova tendência entre os cariocas que não curtem ambiente cheio e filas para usar os equipamentos de ginástica. As miniacademias, chamadas de estúdios, invadiram a Zona Sul do Rio.
Muitos alunos têm deixado para trás as academias tradicionais, em busca de atendimento personalizado e privacidade. Mais do que um personal trainer, a busca agora é também por um "personal espaço".
Bruno Mendanha, personal trainer e sócio do Studio Espaço Corpo, em Ipanema, garante que o rendimento do aluno aumenta significativamente, pois ele deixa de faltar e se interessa mais pelos exercícios. Ele presta o serviço há cinco meses, depois de trabalhar como personal trainer em diversas academias de ginástica do Rio.
“Numa academia maior, eu tenho que disputar meu tempo com outros clientes, o que encurta meu trabalho. Num estúdio, a evolução do exercício é maior porque é mais focado no aluno, você tem um contato mais direto, então em uma hora eu consigo um bom rendimento de musculação aliada ao exercício aeróbico”.
O empresário e fisioterapeuta Fábio Marcelino de Oliveira descobriu a miniacademia através de um amigo e afirmou que não volta mais atrás. “A evolução física é mais rápida, a respiração melhora e tem a cobrança do professor. Eu não tenho que dividir aparelho com outras pessoas e nem correr atrás de profissional pra me passar a série de musculação”, comenta.
PrivacidadeNos estúdios, são 60 minutos de exercício em uma sala que só entram, no máximo, três alunos. A maioria desses espaços alia musculação e exercícios aeróbicos à técnica do pilates, que trabalha a consciência corporal e a postura.
Fábio Marcelino não quer mais academia grande.(Foto: Carolina Lauriano / G1)
“No estúdio, é muito mais motivador, a atenção é muito maior. Quando tem muita gente, acaba que você não vai e, se vai, acaba não fazendo tudo, porque você opta pelo o que mais gosta”, conta a advogada Alessandra Wajnberg, de 29 anos, aluna de Bruno desde fevereiro.
Alessandra conta que na academia tradicional ela se sentia mais uma. “Meu rendimento não se compara, faz toda a diferença. Acaba que, nas academias grandes, eles te obrigam a ter um personal. Quem não tem, tem que disputar dois professores com uma multidão”.
Bruno conta com a sócia, Renata Bezerra, e mais uma equipe com nutricionista, fisioterapeuta e esteticista. “Ontem uma aluna ligou para dizer que tinha engordado e agora está com vergonha de ir para a academia. Ela vai começar aqui com a gente. Pessoas públicas também preferem por uma questão de privacidade”, explica.
Perfil do aluno de studioAinda em Ipanema, o Studio Ipanema Fitness e o Studio Montenegro seguem a tendência da academia individual. No Leblon, o Studio Fernando Rozenbaum, um dos pioneiros do ramo, há seis anos no mercado, conta com três salas.
Studio Rozenbaum é um dos pioneiros e tem 6 anos.(Foto: Divulgação)
“A pessoa ouve a música que quiser, escolhe o DVD, se quer ventilador ou não, e o trabalho é específico pra ela. Nas academias, às vezes, a música é desagradável, o clima é meio frio. Aqui é um ambiente bem familiar, bem intimista”, diz o personal trainer e dono do espaço, Fernando Rozenbaum, de 33 anos.
Ele contou que essa história começou em um quartinho na casa da mãe dele, onde montou um espaço para dar aulas individualizadas. “Quando a minha mãe se mudou e foi para um apartamento menor, eu tive a idéia de fazer um estúdio profissional. Senão eu ia perder uns 10 alunos”, lembra o professor.
“É o que as pessoas precisam, não tem receita de bolo, não é tudo igual pra todo mundo. Tem gente que não tem saco de academia, que fala que é um desfile de moda, no estúdio é um público diferente. É um aluno com mais consciência corporal, a pessoa muda totalmente”.
Custo-benefícioOs valores para fazer parte desse grupo são mais altos do que a mensalidade de uma academia tradicional. Porém, para os que já treinam com personal trainer, o preço de uma mensalidade em um estúdio chega a ser até 60% mais baixo. “Em termos de custo-benefício, vale muito a pena ir para o estúdio”, revela a advogada.
O valor médio de uma academia de ginástica na Zona Sul do Rio varia de R$ 200 a R$ 300. O preço mínimo de uma hora de aula de um personal trainer é de R$ 60, ainda assim os professores afirmam que, nessa região, o preço não sai por menos de R$ 80. O resultado mínimo dessa equação, se uma pessoa pretende malhar duas vezes na semana, é de R$ 730.
No Studio Espaço Corpo, a mensalidade é de R$ 360, se forem duas vezes na semana, e R$ 480, se o aluno for três vezes na semana. Nos planos trimestrais, semestrais ou anuais, esses preços caem gradativamente. Assim também acontece do Studio Rozenbaum, onde o preço de duas vezes na semana é de R$ 415.
“Malhar quatro vezes na semana no estúdio sai muito mais barato do que duas vezes com personal na academia. As pessoas precisam de atenção pra ela, e é isso que a gente oferece”, conclui Rozenbaum.