ATA


Reunião PSI – Colégio Notre Dame – Ipanema 28/07/2014


Preparação da Ação de Denúncia sobre o desenvolvimento da Obra do Metrô de extensão para a Barra, via Ipanema/ Leblon – Linha 4:

Está sendo desenvolvida  pela Advogada Regina Carquejo, a Ação que será encaminhada ao TCU, em Brasília, na qual os moradores de Ipanema que estão preocupados com o desenrolar da situação ocorrida há três meses atrás, em que crateras se abriram nas calçadas da Rua Barão da Torre, assim como rachaduras de grandes proporções facilmente visíveis, aconteceram em muitos prédios no trecho entre as Ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo. Até agora, nenhuma explicação convincente foi apresentada como justificativa para o ocorrido, tanto pelo Governo e muito menos pelos responsáveis pela obra em si.
A Ação objetiva a reformulação do projeto que deverá estar voltado totalmente para a segurança de todos os moradores e visitantes do bairro.
Está previsto o início do processo para dia _________ . Enquanto isso, sabe-se que o tatuzão está parado, e provavelmente retomará “seu” caminho nas próximas semanas de Agosto.

Praça Nossa Senhora da Paz:

Foi aceita pelo TCU, a Ação também encaminhada pelos moradores do bairro, de preservação da Praça em seu aspecto original, com suas árvores centenárias que foram cortadas radicalmente em sua maioria, minimizando drasticamente a sombra e consequentemente a situação climática de quase todo o bairro, caracterizando um grande crime ambiental. Como na atual situação da praça, nada mais do que foi destruído em termos de ecologia, poderá ser recuperado, a Ação continua com o objetivo de que pelo menos a verba designada para recuperação ambiental seja de fato aplicada no bairro e não “esquecida” como é de costume em outros projetos conhecidos.


Ação Carnaval/ Venda de bebidas:

Está sendo encaminhada mais uma Ação de Petição para que se proíba a venda de bebidas alcoólicas por ambulantes, em grandes eventos dentro do Município. Solicita-se que o processo seja elaborado com organização e regras, para que durante o decorrer das atrações, não ocorra situações de risco para os participantes, assim como para os moradores dos locais próximos às comemorações.
Quando estes procedimentos de organização e regras são pré estabelecidos e cumpridos, está provado que o decorrer das festividades  se torna satisfatório. Como exemplo, podemos citar o grande evento ocorrido no ano passado, da Jornada Internacional da Juventude, onde não foi comercializado nenhum tipo de bebida alcoólica por parte de ambulantes pelas ruas da cidade. Podemos concluir que a bebida livre, vendida facilmente também a menores de idade, é a grande causadora dos problemas destes grandes eventos.
Para esta Ação, está sendo pesquisado dentre vários estatutos, o da criança e do adolescente, esta norma já existente e não cumprida pelos “profissionais” que atuam nesta área.   


QUEM ME MANDOU FOI ATROPELADO POR UM ÔNIBUS AO SAIR DE CASA DE BICICLETA


Rio de Janeiro, 4 de agosto de 2014


A título de ilustrar e reforçar o nosso trabalho por maior segurança no bairro através do Projeto de Segurança de Ipanema, transcrevo a seguir alguns dados estatísticos lamentáveis:

“ O Brasil está em 122º lugar no escalonamento  de segurança no mundo e exibe taxa alarmante de mortes: 60 mil pessoas assassinadas em 2013 e o mesmo número de vítimas fatais no trânsito. Quando se analisa o desenvolvimento do ponto de vista puramente econômico podemos concluir que a violência contribui com o crescimento do PIB: aumentam-se os gastos com segurança patrimonial privada, blindagem, cercas elétricas serviços d vigilância , entre outros...”
 ( Adulis, Alberto, Revista Rumos do Desenvolvimento, ano38,nº375, maio/junho de  2014).


JGuia