Ipa Bebê - Campanha Verão Seguro

O Ipa bebê - Associação de Pais e Bebês de Ipanema - é uma iniciativa de um grupo de cidadãos e consiste de um projeto educacional, de formação cívica e de conscientização do meio ambiente, voltado para crianças, um esforço de preservação da Área de Proteção Ambiental da Orla Marítima, realizado pelos próprios cidadãos, e um espaço de convivência na praia de Ipanema, em frente à Joaquim Nabuco, com parquinho e brinquedos para crianças, de acesso público.

Todos os moradores de Ipanema que têm crianças pequenas estão convidados a conhecer o Ipa bebê.

Neste verão o Ipa Bebê estará disponibilizando aos freqüentadores do espaço pulseiras de identificação para crianças.

São pulseiras descartáveis e impermeáveis. Qualquer criança que estiver no espaço, que se estende da calçada até a beira d'água, poderá solicitar sua pulseira, sem custo algum, com um dos nossos funcionários.

Caso uma criança com a pulseira se perca, os salva-vidas, barraqueiros, ambulantes e freqüentadores estarão cientes de que deverão encaminhá-la ao Ipa Bebê.

O lançamento da campanha será no dia 2/12, domingo, a partir das 10h.

É mais uma iniciativa pioneira, num espaço público freqüentado por crianças. Com a colaboração de todos O Ipa Bebê está fazendo da praia um espaço limpo e seguro, promovendo diversão com segurança, cuidado com o meio ambiente e cidadania.


Reunião com o IPABACANA

Representantes do PSI se reuniram com o Subsecretário de Estado de Governo nesta última quarta-feira. Tratamos de dizer que a população de Ipanema apóia o IPABACANA, bem como apoiará qualquer iniciativa de qualquer braço da administração pública que tome atitudes em benefício dos cidadãos de Ipanema, especialmente com relação às questões de Segurança Pública e Ordem Urbana.

Ouvimos do Secretário que ele espera que a população interaja fortemente com o pessoal do IPABACANA. Que denuncie sempre e que também faça a sua parte, não comprando em camelôs e não dando esmolas ou suprimentos para os moradores de rua. Ele sugeriu ainda que quem quiser ajudar os moradores, que dêem roupas e alimentos, por exemplo, na Fundação Leão XIII, que tem abrigado estes moradores. Ele nos disse ainda que alguns abrigos públicos estão sendo reformados e que as condições nestes abrigos são dignas, pois os moradores têm cama, roupa e alimentação 4 vezes ao dia, além de acompanhamento médico e psicológico. Existe um projeto de reinserção destas pessoas na sociedade em andamento, inclusive com parcerias em redes de varejo e fast foods para contratação delas. O Subsecretário ainda reforçou os canais de comunicação que temos com o IPABACANA e se colocou à disposição da sociedade.

Mais uma vez, pedimos aos cidadãos que façam as denúncias, dizendo dias, horários, locais e, se possível, com as fotos das irregularidades. Os telefones do IPABACANA são 2299-5300 e 2299-5770. O e-mail para denúncias é sscap@segov.rj.gov.br. Quem quiser fazer as denúncias pelo PSI, basta denunciar nas urnas da cidadania espalhadas pelo bairro (veja o mapa ), ou pelo e-mail do PSI (projetodeipanema@terra.com.br). Encaminharemos as denúncias anonimamente, ou melhor, em nome de todos nós.

Mensagem de apoio

Recebemos esta mensagem no e-mail do Projeto:

Prezados Senhores,

Embora não sejamos moradores desses bairros (Ipanema e Leblon), curtimos muito os mesmos, principalmente aos Domingos/feriados. Eu e minha mulher gostamos de caminhar aproveitando a brisa do mar. Ao longo do tempo temos notado a falta de educação do povo ao não cumprir algumas regrinhas básicas: pista de bicicletas é para bicicleta; local de pedestre é para pedestre. Simples, vocês não acham? Mas um grande número de pessoas não cumpre essa orientação. Outra medida que traria maior organização e facilidade para as caminhadas das pessoas seria a orientação para andarem pelo lado direito da pista nos dois sentidos. Parecem sugestões de pessoas ranhetas, mas não são uma vez que o trânsito das pessoas se daria com riscos menores de acidentes.

Agradecemos a oportunidade que nos foi proporcionada através da distribuição de folhetos sobre esse belo trabalho a que vocês se propuseram colocamo-nos à disposição

Mario e Célia

Olha que Coisa Mais Linda


As fotos acima mostram Ipanema como deve ser: limpa, bonita e bem cuidada.

Elas são da Praça General Osório, hoje de manhã.

Reparem no que não está na foto: camelôs, mendigos, burros-sem-rabo, pedintes, sujeira.

Ontem a equipe do Ipabacana estava neste local fazendo o seu belíssimo trabalho. Taí o resultado.

Parabéns Ipabacana !

Bicicletas - A Polêmica


Completando o post abaixo: esta foto foi tirada hoje por volta das 9:30 da manhã, na Visconde de Pirajá, entre a Aníbal e a Henrique Dumont.

O cidadão da bicicleta, que na foto está olhando para trás enquanto pedala, ziguezagueava em alta velocidade no meio da calçada.

Essa é uma cena frequente. Muitas vezes acontece com bicicletas de entrega carregadas de garrafões de água, material de construção e gelo.

Essas bicicletas, em geral, não possuem freio.

Clclistas - Esclarecimentos

Gostaríamos de esclarecer que nossas queixas sobre os ciclistas nas calçadas de Ipanema se restringem àqueles que pedalam como se estivessem em um velódromo. Esses ciclistas, a trabalho ou a passeio, precisam entender que as calçadas foram feitas para caminhar e que os pedestres não têm que ficar preocupados em não ser atropelados enquanto estão nela.

Da mesma forma que o pedestre não deve trafegar pela ciclovia, o ciclista não deve correr pela calçada.

Ressaltamos que não temos nenhum problema com os ciclistas que andam pelas calçadas, a caminho das ciclovias ou a trabalho, de forma compatível com o tráfego.

ATENÇÃO - Nossa Reunião

Nossa reunião será hoje às 18:00, na Faculdade Cândido Mendes, na rua Joana Angélica. Compareça, leve seus amigos e vizinhos.

A ata será a seguinte:

1- Frente de ação Cooperativa de Catadores/Coleta Seletiva.
2- Frente de Ação Banco de Empregos.
3- Frente de Ação Curso de Porteiros.
4- Frente de Ação Pólo Gastronômico.
5- Vasos nas Calçadas da Visconde de Pirajá.
6- Iniciativa do Policial do Mês.
7- Resultado da ação de divulgação do PSI na Vieira Souto em 25/11.
8- Banners produzidos para divulgação do PSI.
9- Resultado da reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado.
10- Frente de Ação Carta às Administradoras de Condomínios e Edifícios.
11- Produção de faixas de apoio ao Ipabacana.
12- Denúncias ao Ipabacana. Urnas, Blog e Email.
13- População de rua e ambulantes: houve melhora?
14- Inscrição para novos temas e perguntas.

O Assaltante Arrependido



Rodrigo Carvalho Cruz, 20 anos, conhecido como Tico, se entregou à polícia, na sede da Polinter, no Centro do Rio, às 10h30 desta segunda-feira.

Ele é acusado de assaltar a família do turista italiano Giorgio Morassi, 28 anos, na orla de Ipanema, Zona Sul do Rio, na segunda-feira passada. O estrangeiro morreu atropelado por um ônibus, na Avenida Vieira Souto, depois de brigar com o criminoso de bicicleta que havia roubado o cordão de ouro do pai dele.

O jovem, que pode ser indiciado por latrocínio, roubo seguido de morte, chegou acompanhado por um pastor evangélico e disse estar arrependido. Ele contou que buscou abrigo em uma igreja evangélica no Subúrbio antes de se entregar.

Já os moradores de Ipanema não têm onde buscar abrigo. Vários deles foram assaltados por "Tico" nos últimos meses. Vários "Ticos" continuam andando pelas ruas de Ipanema, assaltando e agredindo impunemente. Esse pastor bem que poderia passar mais tempo por aqui.

Projeto de Segurança de Ipanema


Ação na Praia - 25/11/2007


Nossa ação de divulgação e recrutamento de voluntários ontem na Vieira Souto atraiu muitas pessoas realmente interessadas em fazer o mesmo que nós: melhorar a segurança e a ordem no nosso bairro. Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas tão esgotadas quanto nós dessa situação caótica que enfrentamos.

Se você quer fazer algo pelo nosso bairro, junte-se a nós! Somos todos voluntários, nosso trabalho é anônimo, apartidário e não remunerado. Nossos únicos objetivos são a melhoria do lugar onde vivemos. Vamos exercer nossa cidadania e tomar o controle dessa situação.