A MULHER DE BRANCO

Mulher de Branco ganha documentário que tenta desvendar os mistérios da andarilha


POR KAMILLE VIOLA

Rio - Mesmo antes que Anamaria de Carvalho, conhecida como A Mulher de Branco de Ipanema, se sente à mesa do bar, o produtor de cinema Álvaro Saad Peixoto pede uma sobremesa para ela: brownie de chocolate com “sorvete e bastante calda”. O diretor Chico Canindé chega em seguida com ela e se apressa em pedir o prato, até saber que ele já estava a caminho. Ele e Álvaro já conhecem os hábitos e gostos de Ana — que incluem fumar vários cigarros por dia e tomar Fanta uva — graças à convivência por dois anos e meio com ela, tempo que levou para a dupla realizar o documentário ‘Anamaria — A Mulher de Branco de Ipanema’.

De tanto ser vista andando pelo bairro, Anamaria se tornou um símbolo dele. “Eu a conheço de vista há muito tempo. Em 1994, estava no calçadão quando ela apareceu, toda de branco, olhou para mim e me deu uma flor. Fiquei abalado”, lembra Chico. “Em 2009, resolvi fazer o filme. Sabia que ela ficava em frente ao Rex (bar na rua Vinicius de Moraes), liguei para lá e pedi para falar com ela, me apresentei como jornalista e ela começou falando inglês”, conta.

Filha do radialista Luiz de Carvalho, Anamaria foi casada com o cantor Marcos Valle de 1965 a 1969, época em que viveu fora do País, foi cantora (‘Samba de Verão’, grande sucesso de Marcos, tem vocais dela, que também cantou com Sérgio Mendes) e trabalhou como modelo.

Depois, Anamaria voltou para o Rio e tornou-se uma andarilha, chamando a atenção pelo visual exótico. Os motivos que a levaram a viver em um mundo paralelo seguem sendo um mistério. “Há quem diga que ela ficou assim pelo uso de drogas, ou por dor de amor. Não quis entrar nesse mérito porque perderia o encanto”, diz Chico. Aos 64 anos, ela vive em um apartamento no bairro, onde tem uma acompanhante, e tinge os fios no Werner.

Atualmente se vestindo de azul, ela brinca com sua atração pela cor branca. “Tenho uma amiga que diz: ‘O único dia em que você está comum é no Réveillon, porque todo mundo está de branco’”, diz Anamaria, justificando por que não anda frequentando a praia. “São ordens celestiais. Eu só obedeço. Tenho postura suíça: não sou contra nem a favor”, diz, emendando com uma gargalhada.

‘Ela adotou uma maneira de viver poética’, diz Lobão

Produzido de forma independente, o documentário ‘Anamaria — A Mulher de Branco de Ipanema’ vem sendo apresentado em sessões especiais. No filme, o diretor entrevista pessoas que convivem ou conviveram com Anamaria, como o cantor Lobão e a atriz Guilhermina Guinle.

O filme traz na trilha três faixas gravadas por Anamaria em Buenos Aires, em 1974: ‘Rebuliço’, ‘Suco de Tomate Frio’ e ‘Movimento do Ar’, além da música-tema ‘Mulher de Branco’, de Pedro Lenz, gravada por Nana Carneiro.

No filme, Lobão tenta definir a trajetória de Anamaria: “Ela é uma pessoa que adotou uma maneira de viver poética”. A preferência pela cor branca também é justificada pela protagonista do documentário. “É por ser uma cor com uma energia boa e que fotografa bem”, comenta Anamaria, que aparece dançando, livre, leve e solta, na Praia de Ipanema.

ATA 21/ 11/ 11

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

MOVIMENTO APOLÍTICO, FORMADO POR VOLUNTARIOS MORADORES DO BAIRRO,
COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DA SATISFAÇÃO SOCIAL.

ATA DA REUNIÃO REALIZADA EM 21 NOV 2011

LOCAL: COLEGIO NOTRE DAME- RUA BARÃO DA TORRE—1800 HORAS
PRESENTES: DEZ VOLUNTARIOS, NENHUM REPRESENTANTE DO PODER PÚBLICO.
COORDENADOR: ROGERIO ESTEVES
ASSUNTOS TRATADOS:

• U.O.P EM IPANEMA: será implantada em nosso bairro a partir de 7 de dezembro.
É muito importante a participação de todos para que a ação não caia naquele marasmo que já conhecemos, as irregularidades se sucedendo e nenhuma ação
repressiva. Para que tenhamos uma fiscalização efetiva as voluntarias Roselene e Grace irão percorrer o bairro, anotar e fotografar as irregularidades observadas.
È importante que todos cooperem.
• Ação no M.P. –praça Nsra da Paz- é muito importante que continuemos as ações contra a estação na Praça NSRA da Paz e contra a construçaõ do trajeto linear Barra, Leblon,Gávea, Ipanema, Centro. A par de outras manifestações, julgamos que o mais efetivo seja a ação do MP. Assim, estamos agendando com o Promotor Saturnino uma reunião onde questionaremos o inicio da obra, como divulagado pelo metrô, sem a licença ambiental.
• Ação no M.P. sôbre o carnaval: sem resposta da Promotora. Agendaremos nova reunião.
• Comunidade Cantagalo: hoje assume o novo Comandante da UPP Cantagalo.O PSI será representado quando agendaremos reunião para tratar dos temas barulho dos bailes, lixo, pedras nos edifícios.

ACESSE NOSSO BLOG: WWW.PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM
NOSSO E MAIL: projetodeipanema@gmail.com
FACE BOOK: PSI IPANEMA
DEDIC- 14ª DP 23222886 / 23322880
DISQUE DENÚNCIA; 22531177
PRÓXIMA REUNIÃO: DIA 5 DE DEZEMBRO DE 2011 ÀS 1800 HORAS
COLEGIO NOTRE DAME-PARTICIPE...
ATA REDIGIDA POR: ROGERIO ESTEVES

DECRETO Nº23.161 DE 21 DE JULHO DE 2003 - TOMBAMENTO DA PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ













CANTAGALO/PAVÃO PAVÃOZINHO



Apesar dos esforços ,os moradores não colaboram com a limpeza,e jogam seu lixo pela encosta !









DINHEIRO JOGADO NO LIXO !



Acabaram de trocar a grade da General Osório e já vão tirá-la,ao passo que a grade da Nossa Senhora da Paz está caindo aos pedaços e não existe a mínima manutenção !

Vai ficar igual ,futuramente vai virar passagem também !

MANIFESTAÇÃO




Manifestantes fazem ato contra a corrupção e impunidade no Rio

Jornal do Brasil




Manifestantes fizeram, na tarde deste domingo, em Copacabana, um ato contra a corrupção e a impunidade. O objetivo foi mobilizar a população para a aprovação definitiva da Ficha Limpa estadual antes do recesso parlamentar.
O ato foi organizado pelo Movimento 31 de Julho e teve o apoio das entidades Rio de Paz, Meu Rio, Contas Abertas e Projeto Segurança de Ipanema.
A Proposta de Emenda Constitucional número 5 (PEC-5), uma iniciativa suprapartidária que cria a Ficha Limpa no Rio, foi aprovada nesta quarta-feira, dia 16, pela Alerj, mas precisa ir a segunda votação antes do recesso, que começa em 15 de dezembro. Também é preciso aprovar o Projeto de Lei 902, que normatizará a Ficha Limpa no estado.Manifestantes fazem ato contra a corrupção em Copacabana
A agenda do movimento nacional anticorrupção inclui a aplicação imediata e integral da Lei da Ficha Limpa federal, cujo julgamento está em curso no STF, o voto aberto no Congresso Nacional, o limite à imunidade parlamentar e o aumento das penas e agilização dos processos de corrupção na justiça, bem como a redução da nomeação política de cargos em comissão na administração pública.

BAIRROS .COM

Enviado por Bairros.com -

Filme e debate nesta segunda-feira no Oi Futuro Ipanema


O filme “Fragmentos de conversações com Jean-Luc Godard” (Morceaux de conversations avec Jean-Luc Godard, 2007) será exibido nesta segunda-feira, dia 21, no Oi Futuro Ipanema, às 17h. Em seguida, haverá um debate com o diretor Alain Fleischer.