Ipabacana

"As ações do projeto IpaBacana, organizadas pela Secretaria estadual de Governo, começam nessa 3a. feira, com a abordagem de moradores de rua em Ipanema (praças N. Sra. da Paz e Gal. Osório) e Leblon, chegando à Gávea."

"As primeiras operações ainda atacarão a ocupação irregular das calçadas, tanto por camelôs quanto pelo comércio".

A população poderá fazer reclamações pelos telefones 2299-5300 e 2299-5770 e pelo e-mail sscap@segov.rj.gov.br.

( extraido do Jornal O Globo - Revista Zona Sul - dia 01.11.2007 )

Carta Aberta à OAB no Globo Online de hoje

O Blog do Repórter de Crime, Jorge Antonio Barros, do Globo Online, publica hoje a íntegra da nossa Carta Aberta à OAB.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/

Fazemos votos que mais vozes se levantem em protesto.

Não apoiamos política de extermínio, nem a pena de morte, e muito menos um estado que cerceie a liberdade ou que use tortura como instrumento de trabalho.

Tudo o que queremos é um estado pleno de direito, com leis que equilibrem a defesa dos direitos dos criminosos com a defesa dos direitos dos cidadãos de bem.

Convocação aos Cidadãos - Precisamos de Voluntários

Frente de Ação
Xerifes de Rua

Convocamos os cidadãos moradores, comerciantes, trabalhadores e frequentadores de Ipanema a participar da nossa frente de ação Xerifes de Rua.

Nosso objetivo é que cada trecho de rua, quarteirão ou praça de Ipanema seja monitorado por um cidadão, ou por um grupo de cidadãos, que vão identificar os problemas e trazê-los ao nosso Projeto, para que sejam levados às autoridades competentes.

Ajude a fazer de Ipanema um modelo para o Rio de Janeiro. Assuma a responsabilidade pelo destino da sua cidade. Chega de ficar em casa, com mêdo, reclamando sózinho.

Para participar desta frente de ação entre em contato pelo email projetodeipanema@terra.com.br, ou compareça às nossas reuniões.

As ruas de Ipanema são dos cidadãos cariocas, e não dos bandidos, camelôs, flanelinhas e pedintes. É nossa responsabilidade zelar por elas. Nenhuma prefeitura, em nenhuma cidade do mundo, consegue manter uma cidade em ordem se os próprios cidadãos não se interessarem por isso.

Número de Acessos ao Blog


No gráfico acima podemos ver a evolução do número de pessoas que acessaram nosso Blog no mês de Outubro. Tivemos um pico de quase 50 acessos por dia no início do mês.

Esse número ainda é pequeno diante da população de Ipanema. Precisamos da ajuda de todos para divulgar o Blog.

Clique no gráfico para vê-lo em tamanho maior.


Quarto Relatório de Denúncias - Tipos de Denúncias


O gráfico acima mostra, para cada um dos relatórios produzidos até agora, o percentual de cada tipo de denúncia (clique no gráfico para aumentar seu tamanho).

Quarto Relatório de Denúncias - Evolução do Número de Denúncias Enviadas




O Gráfico acima mostra a evolução do número de denúncias em cada um dos relatórios produzidos até agora (clique no gráfico para aumentar o seu tamanho).

Quarto Relatório de Denúncias - Análise

Análise referente à coleta de urnas e emails recebidos de 13 de Setembro a 24 de Outubro de 2007

Desde o lançamento do projeto em 24 abril de 2007 tivemos um total de 759 reclamações, observações e denúncias oferecidas pela população de Ipanema, voluntária e anonimamente, provocada por um grupo sem interesse político ou financeiro, com o único propósito de melhorar as condições do nosso bairro.

Podemos então afirmar que se trata da voz dos cidadãos, espelhada nas urnas da cidadania,e–mails e blog.

E o que ela diz? Ela pede a retirada dos moradores de rua e dos pedintes, a melhoria da segurança, e o combate aos assaltos, seja a motoristas, pedestres, ou os realizados por ciclistas.

Problemas como camelôs, iluminação deficiente, sujeira nas praças e ruas, hippies usando drogas, táxis piratas, jogo do bicho, falta de postura dos agentes da lei, corrupção e inação das autoridades constituem os demais itens. Os locais são sempre os mesmos: ao longo da Visconde de Pirajá, nas ruas interiores, em frente aos bancos e nas praças.

Temos cumprido com nosso papel de denunciar sistematicamente às autoridades todas as irregularidades, apontando dia, hora e local. Podemos observar uma pequena melhora na ação da Guarda Municipal e, pontualmente, diminuição dos moradores de rua, às vezes com mudanças de locais.

Temos avançado em outras frentes de integração, com o banco de empregos e com a montagem de uma estrutura que permita aos cidadãos acompanhar e fiscalizar as obras do PAC no Cantagalo.

Quarto Relatório de Denúncias - Conclusões

Conclusões

Mais uma vez é oportuno afirmar: basta sair dos gabinetes e andar pelas ruas do bairro, observando o que se passa, para constatar-se os abusos de toda ordem:

O abandono das praças
A sujeira e os buracos
As ruas com iluminação deficiente
Pedintes e moradores de rua dormindo e habitando em frente aos bancos
Assaltos
Hippies estrangeiros com drogas
Ciclistas assaltantes, e outros andam nas calçadas
Flanelinhas
Pontos piratas de táxi

As autoridades da área – 23º Batalhão da Polícia Militar, Sub-prefeitura, 14ª Delegacia de Polícia - não comparecem às nossas reuniões, embora recebam os convites e os respectivos relatórios. A única autoridade convidada que aparece é a Guarda Municipal, a quem agradecemos.

Sabem por quê ?

Porque ainda não os estamos incomodando o suficiente.

Com o crescimento do nosso movimento, com o aumento das exigências da sociedade, eles terão que dar respostas.

É assim em todo o mundo civilizado, onde a cidadania se organiza, e aqui não vai ser diferente.

É uma questão de tempo, de persistência da nossa parte, e de aprendermos a votar.

Temos que começar a influenciar as eleições, denunciando os acomodados, os donos da verdade e os que não têm profissionalismo.

Conclamamos a todos para que continuem a denunciar, para que andem pelas ruas, anotem hora, local e os envolvidos na ocorrência, e nos enviem para o e-mail projetodeipanema@terra.com.br ou depositem nas diversas urnas espalhadas pelo bairro.

Projeto de Segurança de Ipanema
Coordenação da Ouvidoria

Precisamos de Voluntários

Não fique apenas lendo esse blog. Precisamos de ajuda. Precisamos que você se mexa, que faça alguma coisa.

É possível fazer muito. Observe, anote, fotografe os erros e absurdos que você vê no seu caminho para casa ou trabalho. Envie as denúncias e fotos que encaminharemos às autoridades, ou ligue para o disque-denúncia.

Deixe que a raiva cívica tome conta de você. Pense nos problemas da sua rua, do seu bairro, da cidade e país. Aborde seus conhecidos que trabalham na Prefeitura, no Estado, na Justiça, diga o quanto você está insatisfeito. Espalhe entre os seus conhecidos a urgência de agir.

Não deixe que nenhum presidente de ONG, sociólogo de plantão, autoridade judiciária ou deputado lhe diga o que você deve fazer. Não espere deles a receita para melhorar o país. Cabe a nós, à sociedade, definir que cidade, que Estado, que leis e que Justiça queremos.

Os poderes executivo, legislativo e judiciário existem para servir ao povo, para criar e fazer cumprir as leis que interessam à sociedade.

Precisamos de sua revolta, de sua energia, de suas idéias. Estamos fazendo uma transformação silenciosa, e precisamos de voluntários.

Precisamos de você, dos seus vizinhos, dos seus amigos.

Entrevista com o Secretário de Segurança

Tem sido comum concordarmos algumas vezes com o que diz o secretário José Mariano Beltrame. Na Veja desta semana ele deu uma entrevista muito interessante, onde defende a Política de Segurança do Estado, explica alguns aspectos e idéias e fala dos diferentes momentos à frente da Secretaria.

Quem não for assinante de "Veja", pode ler a revista aqui, no Blog Repórter de Crime.

De Olho na Rua - Palhaçada

Hoje, entre 10:00 e 11:00, foi dificil para senhores e senhoras de idade atravessarem o quarteirão entre Joana e Maria Quitéria (o pedaço em frente ao Fórum) sem ser incomodados por dois sujeitos com a cara pintada de palhaço.

Um deles seguiu por todo o quarteirão uma senhora de idade que tentava, a todo custo, ignorá-lo e seguir seu caminho em paz.

Nós imaginamos o que o palhaço deveria estar repetindo no ouvido dela (é um projeto social para crianças carentes, precisamos de uma doação, qualquer coisa ajuda...)

Reunião do Projeto de Segurança - 30 de Outubro de 2007

Ata da Reunião

1) Foi feita uma breve apresentação do Projeto para novos participantes, e discutidos alguns assuntos como a antiga Associação dos Moradores e Amigos de Ipanema, o Quadrilátero do Charme e os problemas na Vinícius de Moraes, que continuam a ser um desafio.

2) Ignez relatou a reunião do Conselho de Segurança Comunitário, ocorrida na semana passada. Maiores detalhes estão disponíveis aqui no Blog.

3) Operação Ipabacana: Será marcada uma reunião do projeto com o coordenador do Ipabacana, Rodrigo Bethlem, na próxima semana. É essencial que nosso grupo acompanhe e participe do trabalho

4) Adoção da Praça N. Sra. Da Paz: nosso grupo vai tentar abrir um canal de comunicação com o Citibank para solicitar que o banco prossiga com o processo de adoção da Praça, interrompido pela decisão da prefeitura de realizar uma mal-sucedida licitação.

5) Foi apresentado um breve relato da situação da frente de ação do Banco de Empregos na qual, por motivos de força maior, não houve muito progresso.

6) Estão sendo planejadas atividades de incentivo ao turismo no Cantagalo, apoiando visitas e instalação de Bed and Breaksfasts.

7) No ultimo domingo de cada mês as instalações do canteiro do metrô são abertas à visitação. É necessária inscrição prévia nas centrais de atendimento: Casa de Pedra da Sá Ferreira – 2521-0289, Praça General Osório – 2227-0337

8) A frente da Cooperativa de Reciclagem continua procurando um local adequado para suas instalações

9) O grupo continua tentando conseguir as estatísticas de criminalidade do bairro, que não estão sendo fornecidas pela 14ª DP.

10) Foi lançada e aprovada com entusiasmo a idéia de realizar eventos musicais em pequena escala, simultâneos, com o objetivo de mobilizar a população e recrutar voluntários para o projeto.

11) Foi levantada a necessidade de se dar maior publicidade aos resultados alcançados pelo projeto até agora.

12) Foi lançada e aprovada a idéia de contatar as administradoras de imóveis que atuam em Ipanema para engajá-las na nossa campanha de divulgação

13) Foram lidas as estatísticas das reclamações colocadas nas urnas

14) Foi aclamada por todos como prioridade número 1 o recrutamento de voluntários para o Projeto. Nosso objetivo deve ser conseguir um representante de cada prédio em Ipanema. Cada um dos presentes se comprometeu a trazer um outro morador na próxima reunião, e dar a maior divulgação ao nosso blog.

ATENÇÃO - Nossa Reunião

Nossa reunião será hoje às 18:00, na Faculdade Cândido Mendes, na rua Joana Angélica. Compareça, leve seus amigos e vizinhos. Essa é a hora.

Beira-Mar Visita o Rio - Acinte, Absurdo

Traficante evita falar em juízo e aproveita para rever parentes. Traslado de grupo para prestar depoimento custou R$ 150 mil (reportagem de O Dia)

Essa é a 18ª vez que Beira-Mar vem ao Rio para prestar e acompanhar depoimentos de testemunhas em processos a que responde na Justiça.

E tudo isso apenas para negar pessoalmente as acusações, em uma viagem que custou aos cofres públicos R$ 150 mil.

No mesmo avião da Polícia Federal (PF) que transportou Beira-Mar, também vieram Márcio Nepomuceno dos Santos, o Marcinho VP, Charles Silva Batista, o Charles do Lixão, e o contraventor Fernando Iggnácio.

De 15 agentes, como o de costume, foram mobilizados 60, entre homens do Departamento Penitenciário Nacional, federais do Comando Operacional Tático de Brasília e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes do Rio. Só na escolta de Beira-Mar eram 20.

Enquanto Beira-Mar acompanhava os depoimentos, não foram raras as vezes em que conversou com advogados e gesticulou para parentes. Com olhares debochados e sorrisos entre os dentes, reagia às perguntas que a juíza fazia às testemunhas.

Projeto de lei aprovado pelo Senado que torna obrigatória a realização de interrogatórios e audiências judiciais por meio de videoconferências aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Senhor Presidente da República, está esperando o quê ?
Senhor Presidente da OAB-RJ, qual é a sua opinião sobre isso ?

Exemplos e Referências

Em Santa Teresa, o relacionamento estreito entre o Projeto Piloto de Segurança implantado lá e o poder público tem dado resultados excelentes. Tanto a PM, quanto a Polícia Civil, a GM e a Região Administrativa trabalham em perfeita sintonia, o que se transforma em benefícios em prol da segurança do bairro. Esse esforço conjunto conseguiu aumentar o contingente da PM e no momento são dez duplas no policiamento ostensivo por escala, com duas viaturas rodando 24 horas por dia, além da participação da Polícia Civil e Guarda Municipal.

Houve um fato emblemático após denúncias de assaltos praticados por motociclistas. A Polícia Civil e a PM fizeram blitzes em horários não divulgados, apreenderam todas as motos em situação irregular e a GM entrou com o apoio logístico e providenciou os reboques. O resultado foi que os assaltos perpetrados por motociclistas em Outubro caíram a ZERO!

A 7ª DP está trabalhando a todo vapor: dos 11 homicídios no bairro em 2007, 9 já estão com os inquéritos concluídos e os culpados identificados. Houve ainda dois eventos no princípio de Outubro que alarmaram o bairro. Um foi o assalto na Rua Aprazível, onde os autores (três menores) foram pegos em flagrante com armas e foram presos (um deles com dois mandados de prisão). Foram enviados ao Ministério Público que entendeu que, apesar de serem reincidentes e estarem armados, eles deveriam se beneficiar da liberdade assistida. O outro foi o de uma quadrilha de menores que estava cometendo muitos assaltos no bairro. Foram identificados e encaminhados ao MP.

Isso mostra que a polícia está trabalhando e quando existe a integração do poder público com a sociedade, as coisas funcionam. E essa é uma das nossas lutas mais difíceis em Ipanema, pois o poder público aqui ainda está um pouco resistente a essa integração. Com a mobilização da população, temos a certeza que conseguiremos convencê-los dos benefícios dessa parceria.

Palestra do Instituto de Fiscalização e Controle

Criado para incentivar e fortalecer a ação de fiscalização e controle dos gastos públicos, o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) foi idealizado pela Auditar (Associação Civil de Auditores Federais) e outras entidades de servidores públicos ligados à área de controle, e também pela Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito), uma ONG que se tornou exemplo nacional no combate à corrupção, levando à cassação do prefeito de Ribeirão Bonito-SP.
Um dos objetivos do IFC é ensinar às populações de que maneira podem fiscalizar os investimentos do poder público. Apesar de seu foco principal ser em pequenos municípios (já fizeram 32 caravanas para difundir este tipo de controle pela população), eles estão saindo do modo habitual de trabalho para nos ajudar (serão o braço técnico) a controlar os investimentos do PAC (R$ 36 milhões) no Cantagalo e Pavão-Pavãozinho.

O IFC dará uma palestra amanhã (30/10) a partir das 20:00h, ao final da nossa reunião na Universidade Cândido Mendes de Ipanema, na Joana Angélica. Convocamos todos para participar.

Compromisso do 23o Batalhão da PM

Estivemos presentes na reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública da 23ª AISP (Área Integrada de Segurança Pública) que foi realizada no dia 25/10. O Coronel Millan, comandante do 23º Batalhão da PM, se comprometeu publicamente durante a reunião a continuar o Curso dos Porteiros, a implantar a segurança do Pólo Gastronômico de Ipanema e a promover junto conosco a ação “Policial do Mês”.