METRÔ

Obras da Linha 4 do metrô vão interditar praças e ruas

Trajeto definitivo da Barra até Ipanema vai passar por Leblon, Gávea e São Conrado


POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - Já não é mais mistério o caminho da Linha 4 do metrô, que vai ligar a Estação General Osório, em Ipanema, à Barra da Tijuca. O trecho terá seis estações passando por Leblon, Gávea e São Conrado, deixando para trás a ideia de uma estação no Jardim Botânico. No início do ano que vem começam as interdições de praças e ruas.


O cronograma será divulgado em 15 dias. As praças Antero de Quental, no Leblon; Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; e o Jardim de Alah, na fronteira entre os dois bairros serão fechadas para o público para a construção das escavações. A PUC-Rio também ficará sem o seu estacionamento durante as obras de escavação da Estação da Gávea, que começam no início do ano que vem.

“Optamos pelo trajeto por diversas razões. Uma delas é que carregaremos muito mais passageiros levando o metrô para Barra via orla da Zona Sul do que pelo Jardim Botânico”, explicou ontem o secretário de estado da Casa Civil, Régis Fichtner. O traçado escolhido atenderá a 300 mil pessoas por dia, contra 140 mil da outra opção.


A Linha 4, deve ser concluída em dezembro de 2015, mas só estará funcionando plenamente no início do ano seguinte. As estações serão: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Praça Antero de Quental, Jardim de Alah e Praça Nossa Senhora da Paz, que fará conexão com a Linha 1 na Praça General Osório.

Baldeação

A atual estação de Ipanema está sendo ampliada e terá dois níveis de plataformas de embarque e desembarque. Ela vai virar uma estação de transferência: quem sair da Pavuna em direção à Barra só terá que fazer a baldeação lá. Hoje a Pavuna tem ligação direta até Botafogo.

Equipamento escava quatro vezes mais rápido e sem barulho

Equipamento importado da Alemanha, mais conhecido como ‘tatuzão’, será usado pela primeira vez em uma obra no estado. Com cerca de 2 mil toneladas e 80 metros de comprimento por 11,46 metros de altura — o equivalente a um prédio de 3 andares —, o ‘tatuzão’ escavará os túneis subterrâneos na Zona Sul, ao invés de abrir valas ao longo das principais ruas daquela região.

.
Obra deve ficar pronta no fim de 2015, diz governo Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O aparelho permitirá que os túneis da Zona Sul sejam abertos a cerca de 12 metros abaixo do solo sem causar qualquer impacto, trepidação ou barulho, garante o governo do estado. A técnica também permitirá número menor de interdições de trânsito.

O ‘tatuzão’, que vai operar praticamente 24 horas por dia, dará mais agilidade ao trabalho: escava de 15 a 18 metros de túnel por dia, velocidade mais de quatro vezes maior que a do método tradicional, feito com detonações.

Enquanto a máquina abre espaço, ela própria instala placas de concreto que formam anéis para impedir que o túnel ceda ao peso do solo. Trinta e cinco pessoas, incluindo operadores e engenheiros, trabalham dentro da máquina.

Integração com uma só passagem

Trezentas mil pessoas serão transportadas por dia na Linha 4, que vai tirar das ruas cerca de 2 mil carros por hora no período do rush, segundo o estado. “Teremos sistema de metrô totalmente integrado. O passageiro vai poder ir do Jardim Oceânico ao Centro sem baldeação. O passageiro da Barra poderá ir à Pavuna, Tijuca, Centro, pagando uma passagem, que hoje custa R$ 3,10”, explicou o secretário Régis Fichtner.

Segundo ele, a Linha 4 não aumentará a superlotação, pois 17 composições serão compradas para o novo trajeto. O intervalo entre as viagens será de 2 a 3 minutos. Hoje, é de até 6. “A superlotação só será resolvida a partir de janeiro de 2013 quando terá chegado a maior parte dos trens”, disse.

HOMENAGEM




Dia 19, sábado, às 17:00h, Pça N.S. da Paz vamos homenagear as irmãs Canetti, Cecília, Marina e Manuela, todas nascidas em nosso bairro, pela conquista da medalha de bronze, no watter polo, no pan-americano de Guadalajara.Estaremos com toda a família Canetti na Praça para mostrar nosso orgulho e admiração!



COPACABANA

Neste domingo Copacabana será palco de ato contra corrupção e impunidade

Jornal do Brasil


Para reiterar a agenda anticorrupção no país e mobilizar a sociedade do Rio de Janeiro pela aprovação definitiva da Ficha Limpa estadual antes do recesso parlamentar, será realizada neste domingo, 20 de novembro, uma manifestação em Copacabana. O ato acontecerá às 15h, no Posto 4, Avenida Atlântica, em frente à Rua Constante Ramos.

A organização fica a cargo do Movimento 31 de Julho e tem o apoio das entidades Rio de Paz, Meu Rio, Contas Abertas e Projeto Segurança de Ipanema. Ele contará também com a participação de moradores do Complexo de Manguinhos, onde foi realizada a marcha na terça-feira passada, dia 15.

A Proposta de Emenda Constitucional número 5 (PEC-5), uma iniciativa suprapartidária que cria a Ficha Limpa no Rio, foi aprovada nesta quarta-feira, dia 16, pela Alerj, mas precisa ir a segunda votação antes do recesso, que começa em 15 de dezembro. Também é preciso aprovar o Projeto de Lei 902, que normatizará a Ficha Limpa no estado.

A agenda do movimento nacional anticorrupção inclui a aplicação imediata e integral da Lei da Ficha Limpa federal, cujo julgamento está em curso no STF, o voto aberto no Congresso Nacional, o limite à imunidade parlamentar e o aumento das penas e agilização dos processos de corrupção na justiça, bem como a redução da nomeação política de cargos em comissão na administração pública.

Além da participação de representantes de movimentos anticorrupção e pela valorização da cidadania, o ato deste domingo terá apresentações de hip hop e de um movimento coreográfico, criados especialmente para a manifestação. Esta será a sexta manifestação anticorrupção que tem participação e apoio do Movimento 31 de Julho. As anteriores foram as caminhadas no Leblon e Ipanema (em 31/7 e 28/8), o ato na Cinelândia (20/9), a passeata em Copacabana (12/10) e a marcha na Comunidade Mandela 1 – Complexo de Manguinhos (15/11).O Brasil é um país rico, a sétima economia do mundo, mas é o 84º. país em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

ELEVADOR DESLIGADO

Elevador desligado em Ipanema

Moradores querem que o equipamento, que liga o asfalto ao Ciep João Goulart, no Morro do Cantagalo, volte a funcionar
Simone Avellar



Há tempos abandonado, o elevador da Rua Alberto de Campos, em Ipanema, que liga o asfalto ao Ciep João Goulart, no Morro do Cantagalo, na Zona Sul da cidade, foi reformado recentemente. Mas moradores reclamam para que o equipamento volte a funcionar.

- Eles dizem que só falta a RioLuz vir aqui religar o elevador, mas essa promessa dura meses e nada acontece. Enquanto isso, é preciso subir as escadas ou usar o outro elevador panorâmico longe do Ciep - disse o morador Jeferson Jorge Damasceno.


.

DESENROLANDO A SERPENTINA