
Lixo acumulado em praias da Zona Sul afugenta banhistas
Céu encoberto e cheiro ruim do mar também ajudam a espantar cariocas e turistas
Flávia Milhorance
Lixo espalhado em torno de uma caçamba em Ipanema: a quantidade de detritos na areia atrapalhou quem quis ir à praia no domingo de Natal
Simone Marinho / O Globo
RIO - O céu encoberto por nuvens e o lixo acumulado tornaram as areias das praias de Ipanema e do Leblon pouco atraentes para cariocas e turistas no domingo de Natal. O ambulante Manuel de Souza disse que, ao chegar no domingo às 6h à Praia de Ipanema, na altura do Posto 9, já encontrou a areia cheia de detritos, principalmente cocos abertos e produtos de plástico.
— A população é mal-educada, mas também não vi nenhum funcionário da Comlurb. O lixo de ontem (sábado) está todo aí — reclamou.
Antônio Souza, funcionário de um hotel no Leblon, contou que no dia anterior funcionários da Comlurb haviam pedido uma contribuição para o fim de ano.
— Muito engraçado isso. Ontem (sábado) eles passaram pedindo caixinha de Natal. Hoje (domingo), eles não apareceram para limpar a praia — afirmou.
Taxa de ocupação de hotéis no Rio chega a 95%
Com as festas de fim de ano, a taxa de ocupação dos hotéis está em torno de 95%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro. A turista inglesa Jane Douglas passou o Natal e também estará na cidade no réveillon. Ela se incomodou com o lixo acumulado na Praia do Leblon, na altura do Jardim de Alah:
— O Rio é lindo, mas andar em meio a todo esse lixo realmente é muito desconfortável.
Apenas por volta das 13h repórteres do GLOBO viram funcionários da Comlurb na areia do Leblon. Nesse horário, nas praias de Copacabana, Leme e Vermelha, o lixo já tinha sido recolhido. De acordo com a Comlurb, o planejamento da limpeza durante o Natal foi o mesmo para toda a orla. Os garis terminaram o trabalho às 17h de sábado e retornaram às praias às 9h de domingo. A companhia não soube informar por que havia grande quantidade de lixo nas praias de Ipanema e do Leblon.
Além disso, como nos dias anteriores, no domingo o mar em Ipanema e no Leblon ainda apresentava um aspecto viscoso, tom marrom e mau cheiro. Quase nenhum banhista foi visto. De acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no dia 23, apenas cinco praias estavam próprias para o banho, entre elas Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca e Vermelha.
A operação Choque de Ordem nas praias multou, neste fim de semana, 493 veículos e rebocou 30 por estacionamento irregular no trecho da orla do Leme ao Recreio dos Bandeirantes.