QUINTO RELATÓRIO DE APURAÇÃO DAS DENÚNCIAS/RECLAMAÇÕES RECEBIDAS

Apresentamos nosso quinto relatório, que envolve o período de 25/10/2007 a 14/12/2007. O mesmo já foi entregua a todas as autoridades competentes.

1- APRESENTAÇÃO.

Entre as urnas, e-mails e blog, foram recebidas 80 reclamações/denúncias . Estatìsticamente, podemos assim dividir:

· Moradores de rua: 40 %
· Segurança: 25 %
· Camelôs: 15%
· Diversos (limpeza, buracos, barulho, calçadão/praia, iluminação etc): 20 %

2-RESUMO DAS OCORRÊNCIAS.

· Moradores de rua:

Basta uma caminhada pela Visconde de Pirajá e adjacências para comprovar a indústria estabelecida.
No domingo, 02 de dezembro, por exemplo, às 20:40h, na esquina da Visconde com Vinicius, haviam 12 moradores, com crianças e todos os apetrechos, incomodando e pedindo.
Em frente ao número 259 da Visconde de Pirajá, “mora” um “mendigo” com a perna enfaixada que fica numa cadeira. Os objetos que usa são guardados pelo porteiro do referido prédio.
Em frente ao Bradesco da Visconde, diariamente fica dormindo um rapaz, bem em frente da entrada.
Um homem com a perna tingida de vermelho fica em frente ao Itaú, próximo da Joana Angélica, diariamente.
Mulher com criança de colo, diariamente em frente à Igreja N.Sra. da Paz. Esta “mendiga” teria dito que arrecada cerca de oitocentos reais por mês.
Homem numa prancha de madeira com rodas na Praça N.Sra. da paz, incomodando e pedindo diariamente. Ele é agressivo e é comum vê-lo drogado.
Menor de cerca de dez anos dormindo embaixo de uma árvore na esquina da Barão da Torre com Teixeira.
Poderíamos ficar citando inúmeros outros exemplos, tornar-se-ia repetitivo. Basta andar pelo bairro.

· Segurança:

Aos domingos e feriados, principalmente à noite, o trecho entre a Teixeira de Melo e Vinicius torna-se perigoso. Os moradores de rua, pivetes e gangues de bicicletas atuam livremente no local.
Domingo, dia 9 dezembro, às 16:00h, uma senhora teve seu celular roubado no calçadão por um menor de bicicleta.
Com um olhar mais atento, não é difícil identificar os ladrões da gangue de bicicletas percorrendo a Visconde e o calçadão.
Pivetes ficam ameaçando com pedras quem não der dinheiro, em frente ao HSBC da Visconde nos dias de domingo à noite.
Ocorrência de assaltos na Vinicius de Moraes e na Prudente de Moraes, principalmente aos domingos e feriados à noite.

· Camelôs:

Deve ser registrado que a presença da Guarda Municipal tem inibido a ação dos camelôs. No entanto, no período de 12:30 às 14:30h e após as 18:00h, os mesmos aparecem, principalmente em frente à Confeitaria Martinica, ao longo da Visconde em frente aos números 300, 357, 379, entre a Joana Angélica e Vinicius, em frente à TIM.

· Outras ocorrências:

- Decorrido um mês do início da Ipabacana, a limpeza feita na esquina da Teixeira com a Barão da Torre parece que nunca existiu. Voltaram todos os papeleiros, com seus apetrechos, tomando o espaço dos pedestres e sujando tudo. Igualmente na entrada da favela, onde o lixo é enorme.
- Após a visita do Presidente anunciando a titularidade dos terrenos, moradores dos andares mais altos denunciam que podem ser vistos novos barracos sendo construídos.
- De uma maneira geral as calçadas estão esburacadas, o asfalto é muito mal recolocado, árvores necessitam urgentemente de poda, lâmpadas precisam ser trocadas. É só andar pelo bairro.
- Os hippies bolivianos continuam no calçadão e na Visconde. Várias denúncias de que comercializam drogas. Qual autoridade é responsável, como podem ficar irregulares?
- Há um descontrole total em relação às luzes. Por exemplo, na N.Sra. da Paz, dia 27 de novembro, às 20:00h todas as luzes estavam apagadas e no dia 28 de novembro às 08:00h todas as luzes da Prudente estavam acesas.
- Sinais são retirados e não recolocados em inúmeras esquinas, causando apreensão nos pedestres.
- Flanelinhas continuam achacando os motoristas nas principais ruas, normalmente aos domingos.
- É preciso colocar ordem na Feira Hippie. Caminhões começam sábado após as 1400h a estacionar irregularmente e tudo vira um caos.
- O calçadão aos domingos fica repleto de camelôs atrapalhando os pedestres, sob as vistas dos GM e PM, que não tomam nenhuma providência.
- Cães perambulam soltos na areia da praia sem coleira. A GM e a PM não agem.
- Vários ciclistas não utilizam a ciclovia, trafegam pelo calçadão e não são incomodados pela GM ou PM.
- Vários pontos de jogo do bicho abertamente na Praça N.Sra. da Paz e outros. É mesmo proibido?
- Varias reclamações quanto à iluminação e limpeza da Praça N.Sra. da Paz.
- No Parque Garota de Ipanema, alvo já de denúncias, continuam os focos de mosquitos. O local serve de esconderijo de assaltantes de turistas e de moradia de mendigos.
- Ambulantes estão depositando mercadorias e cadeiras de praia no antigo Colégio Pernalonga, no Arpoador, local imundo e que serve de refugio de assaltantes.

3- CONCLUSÕES/ANÁLISE.

Mais uma vez somos obrigados a afirmar que os problemas de ordem urbana do bairro são muito fáceis de serem comprovados. Basta que haja um fiscal para inspeção rotineira simplesmente percorrendo o bairro. Tudo o que foi acima colocado será devidamente confirmado.
Em termos de segurança, alguns pontos nos deixam intrigados. Por que a inação da GM e PM diante de situações que uma simples intervenção da autoridade poderia coibir, tais como bicicletas suspeitas, cães na praia, bicicletas na calçada, camelôs no calçadão aos domingos, som em alto volume, etc. Muitas vezes procuramos um agente e a resposta é “mas isto não é comigo”.

Falta uma postura adequada dos agentes. Não é raro serem vistos sem boné, conversando e rindo em altos brados com comerciantes, e, às vezes, bebendo fardados. Sugerimos com empenho que seja iniciada uma conscientização, a partir das Escolas de Formação, enfatizando estes aspectos. Por que não parar os ciclistas suspeitos para identificação se até nós, simples cidadãos, podemos perceber os assaltantes. Se esta simples providência tivesse sido tomada o turista italiano não teria falecido.
Sugerimos também que sejam seguidos os exemplos e procedimentos de outras polícias no exterior que conseguiram diminuir expressivamente as taxas de criminalidade. Parece-nos que há que investir na prevenção.
Parabenizamos, com ênfase, aos responsáveis pelas operações tipo Ipabacana, que vêm cobrir uma importante lacuna.
Os Governos passam, uns melhores outros nem tanto, mas para nós do Projeto de Segurança de Ipanema, a estratégia de atuação é bem clara: perseverar, insistir, colaborar com as autoridades, denunciar.

CIDADÃO IPANEMENSE: JUNTE-SE A NÓS, PARTICIPE DAS REUNIÕES, COLABORE, DENUNCIE, ATRAVÉS DAS URNAS, E-MAIL (projetodeipanema@terra.com.br) OU BLOG http://psipanema.blogspot.com

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA
COORDENAÇÃO DA OUVIDORIA

Ipabacana em ação




Estas cenas são de uma batida da Operação IPABACANA no sábado 15/12. Um carro recolheu a quinquilharia amontoada das calçadas (caixas, bicicletas de transporte, cadeiras, mesas etc.). Na outra foto, mesmo com a placa de proibido estacionar, toda a extensão da Visconde de Pirajá próximo à Praça General Osório, que é uma via principal, estava tomada pelos carros. Todos multados e rebocados. Esperamos que os motoristas tenham aprendido a lição e somente estacionem em locais permitidos agora.

De Olho na rua - Escritórios na calçada


Esta cena é de sexta-feira 14-12. Esse posto avançado dos vagabundos dos pedintes, em frente ao Santander, na Visconde de Pirajá, próximo à Vinicius. Eram 6 deles equipados com cadeiras, papelões e demais acessórios. Ficaram lá das 10:00h até o meio da tarde.

O Caribe é aqui









Quem teve a sorte de poder ir à praia hoje viu como Ipanema poderia ser. Como o Caribe. Como Aruba. Vejam nas fotos tiradas hoje. Uma manhã de água clara e azul, de areias completamente limpas e vazias. No final da tarde, um pôr-do-sol de lavar a alma.








Clique nas fotos para aumentá-las. Vale a pena.







Fotos: Roberto Motta