FELIZ ANO NOVO


A poucos dias do réveillon, escada rolante do metrô de Ipanema não tem previsão de conserto

  • Leitor reclama de equipamento parado há três semanas
  • Segundo o Metrô Rio, reparo depende de peças de outras empresas
ANA LUCIA VALINHO COM O LEITOR FLAVIO SOUZA (EMAIL

Sem escada rolante à disposição, passageiros são obrigados a subir e descer a pé
Foto: Foto do leitor Flavio Souza/ Eu-Repórter
Sem escada rolante à disposição, passageiros são obrigados a subir e descer a péFoto do leitor Flavio Souza/ Eu-Repórter
RIO - A menos de duas semanas do réveillon, que reúne milhões de cariocas e turistas na orla da Zona Sul do Rio, uma escada rolante da estação de metrô General Osório, em Ipanema — que também tem saída para Copacabana —, está parada e sem previsão de quando voltará a funcionar. No início do mês, o metrô colocou à venda 143 mil cartões especiais de embarque para a noite de 31 de dezembro.
O leitor Flavio Souza se queixa da resposta que obteve quando procurou o Metrô Rio, que informou “ficar na dependência de empresas especializadas e homologadas para efetuar este serviço específico”.
— A escada rolante está parada há três semanas. A dificuldade é grande para os idosos, pois a escada é muito elevada. Mas eles responderam a um e-mail meu se isentando da responsabilidade, pois o serviço é terceirizado — diz Souza.
No entanto, a assessoria de imprensa do Metrô Rio afirmou ao Eu-Repórter que o serviço é realizado por uma equipe própria, mas que depende de peças de empresas terceirizadas. Segundo a concessionária, a escada rolante passa por manutenção por causa de um problema de vedação na parede, que causou acúmulo de água na parte traseira do equipamento. Apesar de afirmar que uma equipe técnica já está realizando o conserto, o Metrô Rio diz não ter prazo para que a escada volte a funcionar.

 

PRAÇA DA PAZ


Praça Nossa Senhora da Paz ‘encolhe’ para os frequentadores

  • Moradores e visitantes começam a conviver com o novo espaço da área de lazer, que ganhou tapumes
ELENILCE BOTTARI(EMAIL·


Cariocas passeiam pela Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que ficou 90% menor com as obras da Linha 4 do metrô
Foto: Marcos Tristão / O Globo
Cariocas passeiam pela Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que ficou 90% menor com as obras da Linha 4 do metrô Marcos Tristão / O Globo
RIO - Após o impacto inicial com a implantação de um canteiro do metrô que ocupou 90% dos 23 mil metros quadrados, a rotina da Praça Nossa Senhora da Paz aos poucos começa a ser retomada por seus frequentadores, que agora têm à disposição cerca de 2.600 metros quadrados de área de lazer ainda abertos ao público, no trecho ao lado da Rua Maria Quitéria. Ontem, dia da tradicional feira livre, a área parecia em festa, tamanha a profusão de barracas, feirantes, idosos, crianças, babás, trabalhadores e turistas, que disputavam com as folhas secas caídas das figueiras cada pedacinho do chão.
A feira, instalada na calçada, cercava quase os quatro lados da praça, enquanto na área de lazer, moradores comentavam sobre as mudanças e já reivindicavam pequenas mudanças, segundo eles, estratégicas.
— A área das crianças está no portão de entrada da praça, seguida da academia dos idosos e, por fim, da área dos cães. Com isso, as crianças ficam perto da rua, o que é perigoso, enquanto os cachorros passam por dentro da praça. No caminho, fazem porcaria — reclamou a babá Natália Vidal, que cuidava de Juan, de 1 ano.
Apesar da crítica, Natália acha que o lugar melhorou para as crianças:
— Antes das obras, o parque estava com lixo, brinquedos quebrados e pedras soltas. Uma vez, Juan tropeçou numa pedra e cortou o supercílio. Agora está muito melhor.
Já o aposentado Ilídio de Carvalho Melo, de 96 anos, frequentador assíduo, reclamou do abuso de algumas cuidadoras de idosos:
— Algumas delas, que vêm com senhoras cadeirantes, ocupam por muito tempo os bancos. Ontem, tive que pedir a uma que se levantasse. Afinal ,com 96 anos, eu tenho mais direitos.
Enquanto empurrava o balanço para o filho Joaquim de 2 anos e cinco meses, Nádia Ramires, também reclamava da falta de espaço:
— É um pecado o que fizeram com a praça.
Já a manutenção da feira no local foi vista com bons olhos pelos frequentadores habituais:
— Estavam dizendo que a feira iria mudar. Ainda bem que não. É a melhor feira da região — comentou a moradora Elza Rodrigues.
Em frente à Rua Visconde de Pirajá, o Comitê de Defesa da Praça, criado por moradores contrários à retirada das árvores, recolhia doações em dinheiro para o pagamento da perícia que será feita na ação que movem contra o estado para impedir a transferência de 113 árvores.







BLITZ


Blitz anima o domingo na Praia de Ipanema com show de 30 anos

Apresentação gratuita do grupo começou pontualmente às 19h.
Show está sendo todo gravado para a edição de um DVD.

Lívia TorresDo G1 Rio

 

Evandro Mesquita comanda o show da Blitz na Praia de Ipanema neste domingo (Foto: Lívia Torres/G1)Evandro Mesquita comanda o show da Blitz na Praia de Ipanema neste domingo (Foto: Lívia Torres/G1)
Para comemorar seus 30 anos de carreira, a Blitz voltou à Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, bairro onde tudo começou, para um show gratuito na noite deste domingo (16). Iniciada pontualmente às 19h, no Posto 10, com queima de fogos e névoa artificial, a apresentação será gravada e transformada em DVD.
Com todos os integrantes, comandados por Evandro Mesquita, usando óculos escuros no fim de tarde na cidade, o grupo iniciou o show com "Vai, vai, love", a mesma música que começaram o primeiro show, três décadas atrás, nos primórdios do Circo Voador, no Arpoador.
O show conta com a participação de Ivo Meireles e da bateria da Mangueira, de Andrezinho, representando a Mocidade Independente de Padre Miguel, e outros convidados especiais como Rodrigo Sha no sax e flauta. O Multishow transmite o show ao vivo.
Blitz comemora 30 anos de carreira e show será gravado para a edição de um DVD (Foto: Lívia Torres/G1)Show é todo gravado para a edição de um DVD (Foto: Lívia Torres/G1)
Milhares de pessoas assistem ao show da Blitz nas areias de Ipanema (Foto: Lívia Torres/G1)Milhares de pessoas assistem ao show nas areias de Ipanema (Foto: Lívia Torres/G1)

PRAIA


Onda vermelha começa a dar lugar a tons pastéis nas areias

  • Vendedores já burlam regra para novos guarda-sóis
Tópicos da matéria:
ALESSANDRO LO-BIANCO (

Mudança. O vermelho das antigas barracas foi trocado por novas cores com tons pastéis, aprovadas nas areias Foto: Marcos Tristão
Mudança. O vermelho das antigas barracas foi trocado por novas cores com tons pastéis, aprovadas nas areias Marcos Tristão
RIO - Os cariocas que aproveitaram o calor do final de semana para ir às praias de Ipanema e Arpoador notaram uma mudança radical: o vermelho dos antigos guarda-sóis foi trocado por oito estampas em tons pastéis, que buscam valorizar mais as belezas naturais com cores que remetem à areia e ao mar. Mas nem por isso o tom avermelhado deixou de ser observado pelos banhistas, que fugiram da água por causa de uma forte maré vermelha que atingiu a costa na manhã de ontem.
Sobre a troca das barracas, Juarez Vargas da Silva, presidente da Pró-Rio, que reúne barraqueiros da Zona Sul, disse que o pedido foi feito pelos próprios trabalhadores em conjunto com a prefeitura:
— Recebíamos muitas reclamações dos moradores, e também dos frequentadores das praias, que se perdiam entre tantas barracas vermelhas.
A OSC Marketing foi a empresa responsável pela criação visual do projeto, que recebeu padronagens inspiradas nos Arcos da Lapa e nos calçadões de Ipanema e Copacabana, além de opções com grafismos especiais.
— A ideia principal foi tornar a paisagem das praias mais plural, evitando que os guarda-sóis predominem sobre os outros elementos da praia. Por isso utilizamos cores mais suaves e que se misturam ao cenário, sem ofuscar a beleza natural — explica Guilherme Borges, sócio da agência.
De acordo com a estilista Aline Dantas dos Santos, moradora da Lagoa, a mudança deixou a praia mais natural, como era observada nos anos 70.
— A praia ficou com um ar mais retrô. Está parecendo com aquele visual que observamos nas imagens e filmes dos anos 70. Parece que retornamos àquela época, quando a natureza era mais aparente — diz.
Para o analista de programação Thiago Verly, que reside em Copacabana, por mais que a praia esteja cheia, a sensação não é mais de aglomeração.
— A praia ficou mais limpa, parece que está mais organizada. Sem aquele vermelho que víamos do Arpoador ao Leblon, não sinto mais aquela angústia de aperto. Parece até que a faixa de areia ficou maior e mais limpa — avalia.
Segundo o advogado Bruno Silveira, que frequenta o Posto 10 ao lado da mulher e da filha de 1 ano e 8 meses, a mudança deixou a permanência sob o sol mais confortável.
— A mudança fez diferença, pois estou com a minha filha que ainda é bem pequena, e parece que esta barraca mais clarinha absorve menos o sol do que as antigas barracas vermelhas — aposta.
Irregularidades nas areias
A cervejaria Itaipava confeccionou o material e realizou a distribuição gratuita na última sexta para os vendedores das praias de Ipanema e do Arpoador, que receberam o número limitado de 40 barracas cada um.
De acordo com a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), as regras sobre a padronização das barracas nas praias já está valendo para o Arpoador e Ipanema. A partir da entrega das novas barracas, nenhuma outra poderá ser utilizada para aluguel pelos barraqueiros. Se algum vendedor for flagrado pela fiscalização utilizando equipamentos que não fazem parte do kit entregue, será multado em R$ 253 por trabalhar em desacordo com o decreto que estabelece a padronização das barracas.
A primeira orientação dada aos vendedores foi não escrever nas lonas os nomes de suas barracas. A parte externa do guarda-sol conta com os dizeres “Rio, Praia Linda”, sendo permitido apenas uma pequena inscrição do número por parte do barraqueiro na aba. No entanto, apesar das orientações e ameaças de multa, alguns vendedores ignoraram a regra. Na altura da Rua Maria Quitéria, ontem, já podiam ser vistas algumas barracas com o nome das tendas.
Procurado pela equipe do GLOBO, o responsável por um dos espaços que não respeitou a padronização justificou:
— No início, quando começamos a alugar as barracas antigas, vermelhas, resolvemos colocar o nome do estabelecimento nas lonas pois tivemos muitas barracas roubadas. Como todos agora receberam a mesma barraca, que é de um material mais leve, de plástico, qualquer um pode fechar e levar, e não teremos como provar que é nossa, já que todas são iguais. Já teve caso de roubo até por parte de outros barraqueiros. Se isso acontecer, vou ficar no prejuízo. Então, prefiro correr o risco.
Mesmo com a presença da Guarda Municipal em toda extensão das duas praias, nenhuma ação de fiscalização tendo como alvo os guarda-sóis foi realizada.



SHOW NA PRAIA


Blitz faz show gratuito na Praia de Ipanema

Banda completa 30 anos de carreira e comemora com show aberto ao público
Em comemoração aos seus 30 anos de carreira, a Blitz, liderada pelo ator e cantor Evandro Mesquita fará show gratuito na Praia de Ipanema neste domingo, 16, às 19h, em frente ao Jardim de Alah, no Posto 10.
O show deve servir para a gravação do novo DVD da banda, que escolheu como belo cenário a Cidade Maravilhosa.
DivulgaçãoDivulgação
Blitz completa 30 anos em faz show gratuito em comemoração