PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Grades quebradas permitem invasão de parque onde jovem foi baleado
Parque Garota de Ipanema foi palco de crime após Parada do Orgulho Gay.

Militar que atirou está preso e vai responder por tentativa de homicídio.

Do RJTV

O Parque Garota de Ipanema, na Zona Sul do Rio, onde um jovem foi baleado após a Parada de Orgulho Gay no domingo (14), está com as grades quebradas. Segundo a frequentadores, mesmo fechado durante à noite, o local é constantemente invadido.

De acordo com a prefeitura do Rio, os portões do parque receberam correntes e cadeados novos. Os antigos estavam danificados. A partir das 21h o acesso é proibido. O parque só reabre às 7h. O pedido de fechamento foi feito à prefeitura pelo delegado da 14ª DP (Leblon), Fernando Veloso.

No entanto, apesar da decisão, frequentadores da academia ao ar livre, no Arpoador, afirmam que é frequente a entrada de pessoas no local. Segundo eles, as pessoas atravessam uma rocha que dá acesso ao parque. Em alguns trechos, a iluminação é precária.

A Subprefeitura da Zona Sul infomrou que vai pedir o apoio da guarda municipal para vigiar o parque durante a noite. Segundo a subprefeitura, a parte da cerca que foi arrancada deve ser substituída nos próximos dias.

No domingo (14), um estudante de 19 anos foi baleado, segundo ele, por um militar do Exército. O crime ocorreu logo após o término da 15ª Parada do Orgulho LGBT, realizada na orla de Copacabana, também na Zona Sul, e teria sido motivado por homofobia. O suposto autor do disparo continua preso no Forte de Cobacabana.

Militares são ouvidos pela Polícia Civil
Na manhã de sexta-feira (19), Veloso ouviu os três militares envolvidos no crime. Segundo ele, o autor do disparo preferiu não se pronunciar. Anteriormente, porém, o sargento, que tem 20 anos de Exército, havia alegado que não percebeu quando fez o disparo. Ainda segundo o delegado, a vítima declarou que também só reparou que tinha sido ferida quando sentiu a barriga queimar.

Os outros dois militares alegaram, em depoimento dado à Polícia Civil, que foram ao parque para evitar que pessoas praticassem atos libidinosos no local. De acordo com a polícia, o militar que disparou o tiro contra o jovem será indiciado por tentativa de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e sem possibilidade de defesa da vítima, com dolo eventual.

Segundo Veloso, o autor do disparo alega que manuseava a arma apenas para intimidar o jovem. Ele teria se sentido intimidado pela reação do rapaz. Mas, para a polícia, o fato do sargento manipular a arma de fogo configura que ele assumiu o risco de dispará-la. Os outros dois militares devem responder na Justiça Militar.

Ao todo, dez pessoas foram ouvidas pela polícia até o momento. Para concluir o inquérito, Veloso aguarda o resultado de perícias, a outra parte do Inquérito Policial Militar e peças técnicas. A previsão é de conclusão do inquérito da Polícia Civil em menos de 30 dias.

Além da polícia, o Exército faz uma investigação paralela do caso para analisar as armas e os vestígios de pólvora nas mãos dos militares.

'Foi uma conduta irregular', diz coronel do Exército
O comandante do Forte de Copacabana, coronel Afonso Henrique Pedrosa, afirmou que o Inquérito Policial Militar (IPM) está quase finalizado. “Agora, o caso passa para a esfera judiciária. O IPM está nos últimos momentos. Falta um exame pericial da arma, para saber se disparou por engano, ou não”, afirmou o coronel.

Apesar da dúvida sobre a intenção do disparo, o comandante fez questão de enfatizar que os militares não podiam estar no Parque Garota de Ipanema, na noite de domingo. “A rotina do Forte do Copacabana não inclui rondas naquele local. Foi uma conduta irregular. O Exército brasileiro não encara qualquer desvio de conduta. Não temos preconceito e pregamos o respeito à dignidade de qualquer ser humano”, concluiu Pedrosa.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Prefeitura vai fechar Parque Garota de Ipanema à noite: cadeado e corrente serão providenciados

Antônio Werneck

RIO - Por solicitação do delegado Fernando Veloso, titular da 14ª DP (Leblon), a subprefeitura da Zona Sul vai fechar o Parque Garota de Ipanema à noite. O subprefeito Bruno Ramos, encaminhou à Guarda Municipal correntes e cadeados novos. Os velhos haviam sido arrancados por vândalos. Bruno também pediu, atendendo pedido do delegado, que a Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos reponha um trecho de dois metros de grades que cercam o parque.

CADEIA NELES

Suspeito de aplicar o golpe do Boa Noite Cinderela na Zona Sul do Rio é preso

Renata Leite

A polícia prendeu, nesta sexta-feira, Marcos de Carvalho Justo, de 29 anos, acusado de aplicar o golpe do Boa Noite Cinderela em pelo menos cinco pessoas para roubar dinheiro e pertences. De acordo com o delegado da 13ª DP (Ipanema), Daniel Mayr, uma investigação aberta a partir do depoimento de vítimas culminou com a prisão.

Marcos de Carvalho Justo foi preso em Nova Iguaçu, onde mora sua família, e confessou os crimes. De acordo com a polícia, ele atuava na Zona Sul da cidade, principalmente em bares de Botafogo, da Gávea, de Ipanema e de Copacabana. Marcos de Carvalho Justo colocava sedativo no copo de outros homens e os roubava.

Segundo o delegado, esse é um golpe comum no Rio e vem sendo feitas frequentes investigações para prender os criminosos. Daniel Mayr espera que outras vítimas reconheçam Marcos de Carvalho Justo como autor dos crimes.


Links patrocinados.

CADEIA NELES

Vendedores de mate são presos no Rio

O serviço reservado da Polícia Militar prendeu três vendedores de mate que estavam traficando maconha na Praia de Ipanema, no Rio nesta quinta-feira (18). O crime foi flagrado por policiais disfarçados. As investigações começaram há cerca de três meses. Com eles foram encontrados três trouxinhas e um cigarro de maconha. Os presos foram encaminhados para a 14ª DP (Leblon).

UPP

Após UPPs, favelas do Pavãozinho e Cantagalo terão a 1ª eleição livre da influência do tráfico em dez anos

Antonio Werneck

RIO - Cerca de dez mil moradores das favelas do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, em Copacabana e Ipanema, devem comparecer às urnas no próximo dia 28 para eleger o novo presidente da associação de moradores das duas comunidades. É a primeira eleição livre, sem interferência do tráfico, em dez anos. A decisão da comunidade de organizar uma eleição direta é consequência da ocupação das favelas por uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), instalada na área em dezembro de 2009.

- A eleição livre e direta no Pavão-Pavãozinho e no Cantagalo é extremamente importante. É o retorno da vida numa comunidade pacificada. Um marco da democracia e da cidadania - afirmou o coronel Robson Rodrigues da Silva, comandante-geral das UPPs.

UPPs já atendem 213 mil moradores na cidade

O Rio tem 12 UPPs implantadas e uma em fase de implantação, em 40 comunidades, atendendo 213 mil moradores, segundo cálculos da Polícia Militar. O coronel Robson acredita que outras comunidades devem iniciar em breve o processo eleitoral para escolher seus representantes locais.

- Num passado não muito distante, apenas os moradores "amigos" do tráfico podiam participar, muitas vezes em eleição sem concorrentes. Eram raros os casos de morador concorrerem sem apoio de bandidos. Há vários relatos de pessoas que morreram enfrentando o narcotráfico - disse o coronel Robson.

Quatro chapas, uma delas comandada pela atual presidente, disputam os votos dos moradores do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo. Para eleger seu novo representante, moradores criaram até uma comissão eleitoral formada por seis pessoas. O grupo é responsável pelo acompanhamento de todo o processo. No domingo passado, os quatro concorrentes participaram de um debate que as comunidades puderam acompanhar ao vivo, pela rádio comunitária. No próximo domingo, um novo debate será realizado.

As principais promessas de campanha dos concorrentes incluem antigas reivindicações dos moradores. Na lista estão, por exemplo, negociar com os governos federal e estadual para a conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); lutar pela melhoria da coleta de lixo; urbanizar ruas e praças; conseguir a instalação de bancos, como acontece na Favela da Rocinha; e lutar para que a prefeitura conserte e faça a manutenção do plano inclinado, que transporta moradores e compras até a parte mais alta da comunidade.

PRAIA DE IPANEMA -

Vendedor de mate é preso suspeito de vender maconha em praia do Rio

Homem teria afirmado à PM que comprava droga no Jacarezinho.

Outros dois camelôs foram detidos por consumo de maconha na praia.

Tássia Thum

Um vendedor de mate foi preso, nesta quinta-feira (18), suspeito de vender maconha a banhistas na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Outros dois camelôs também foram detidos por consumo da droga. Eles foram levados para a 14ª DP (Leblon).

Um policial militar descaracterizado do 23º BPM (Leblon) percebeu o tráfico de drogas e cercou o vendedor, na altura do Posto 9, da Praia de Ipanema. Segundo o policial, o homem confessou que comprava maconha na Favela do Jacarezinho, no subúrbio, e revendia na praia.

O policial responsável pela prisão disse que foi até ao local após receber denúncias de consumo e tráfico de drogas na praia.

ARPOADOR

Identificados militares que atiraram em jovem no Arpoador

Vera Araújo

..A assessoria de comunicação do Comando Militar do Leste divulgou hoje os nomes dos militares suspeitos de terem baleado um rapaz no Parque Garota de Ipanema, na madrugada da última segunda. Os investigadores, que cuidam do inquérito policial militar (IPM), identificaram os terceiros-sargentos Ivanildo Ulisses Gervásio e o Jonathan Fernandes da Silva, que estavam de serviço no Forte de Copacabana, em 14 de novembro, quando o incidente aconteceu, como autores do crime. O encarregado do IPM opinou pela prisão preventiva dos dois militares.

Em nota, a assessoria informou que o "Exército Brasileiro reafirma o seu firme compromisso de não admitir, em hipótese alguma, que desvios de conduta de quaisquer dos seus integrantes fiquem impunes".

PRAIA DE IPANEMA -





Castelo desfeito

Cartazes de protesto sobre escultura de areia demolida na Praia de Ipanema intriga pedestres

O Globo, com a colaboração do leitor Pedro Henrique de Aboim

RIO - A manifestação de um escultor chamou a atenção de pedestres que caminhavam na Praia de Ipanema, durante o feriado prolongado, na Zona Sul do Rio. Após ter seu castelo de areia desmontado, o autor da obra espalhou cartazes de protesto sobre o que restou da escultura, criticando a ação da prefeitura. O leitor Pedro Henrique de Aboim registrou imagens e disse que várias pessoas ficam indignadas com o ato da prefeitura:

"A foto foi tirada na orla de Ipanema, no último sábado (13), entre os postos 8 e 9. Na foto pode-se observar um grande castelo de areia destruído e as mensagens de protesto do artista" disse o leitor.

Em nota à redação, a Prefeitura do Rio informou que o escultor não tem licença para a utilização do espaço público na Praia de Ipanema e que o escultor estaria infringindo regras de convívio no local.

OS CARAS PINTADAS





volta dos caras pintadas

Estudantes protestam no Rio e em São Paulo contra problemas no Enem 2010

Dandara Tinoco

RIO - Cerca de 50 estudantes protestaram no Rio, na tarde desta segunda-feira, contra problemas no Enem 2010. Aos gritos de "Que palhaçada é essa?" e "O Enem não tem jeito, merecemos respeito", eles caminharam do Posto Oito, em Ipanema, ao Posto Doze, no Leblon, Zona Sul do Rio. A manifestação foi organizada pelo Movimento dos Vestibulandos Ativistas Sem Enem (Mova-se), grupo do Colégio Notre Dame, de Ipanema, formado na semana passada.

- Não defendemos a anulação, mas queremos um Enem de qualidade e sem erros. Não estamos pensando só na gente, mas nos futuros formandos - explicou Thais Guimarães, de 17 anos, uma dos organizadoras.

Os adolescentes usavam roupas pretas e narizes de palhaços. Alguns seguravam cartazes com frases como "Por um Enem de qualidade" e "Estudante não é cobaia". O exame deste ano, realizado na semana passada, apresentou erros no cartão de resposta, que tinha os cabeçalhos trocados. Além disso, parte das provas veio com folhas em branco e questões repetidas. Após o risco de o Enem ser anulado, na sexta-feira, uma liminar que suspendia a prova foi derrubada.

Com o rosto pintado, a estudante Bruna Martins, de 17 anos, também criticou os erros:

- Acho injusto gastarem tanto dinheiro com uma prova com erros. Nos dedicamos durante o ano inteiro e fomos tratados como palhaços, não como estudantes que serão o futuro do país.

Protestos também em São Paulo
Pelo menos 200 estudantes protestam na tarde desta segunda-feira na Avenida Paulista, em São Paulo, por melhorias no ensino público. Segundo a Polícia Militar (PM), eles também levam faixas reclamando das falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a PM, a expectativa é de que até mil pessoas participem do ato, considerado pacífico. Os alunos, que saíram do vão livre do Masp, devem seguir até a Rua da Consolação.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Baleado do Arpoador confirma que foi ferido por militar

Ronaldo Braga


Rio - O estudante Douglas Igor Marques Luiz, 19 anos, que foi baleado no abdômen, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, no início da madrugada de hoje, após participar da 15ª edição da Parada do Orgulho Gay e LGBT, no domingo, na orla de Copacabana, recebeu alta do Hospital Miguel Couto. A Polícia Civil do Rio de Janeiro, enviou um ofício ao Exército, requisitando a presença do oficial de dia da corporação envolvidos no incidente com o estudante, que confirmou em depoimento que estava namorando com outro rapaz, quando militares ameaçaram levá-los presos, juntamente com outras pessoas que também namoravam no local. Segundo o estudante, em determinado momento, um dos militares o atingiu com um tiro no abdômen.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Oficial do Exército é convocado para depor sobre estudante baleado no Rio
Polícia quer lista de militares de plantão para tentar identificar autor do tiro.
Vítima conta ter sido abordada após Parada Gay em Copacabana.

Do G1 RJ

A Polícia Civil convocou o oficial de dia do Exército, de plantão no domingo (14) para prestar depoimento. Ele será ouvido no caso do estudante foi baleado, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, Zona Sul do Rio de Janeiro, pouco depois da Parada do Orgulho Gay, em Copacabana. A vítima acusa militares de o terem abordado de maneira homofóbica e efetuado o disparo. O exército nega.

"Os militares teriam chegado ao grupo fazendo ameaças e, então, houve o disparo. Estamos em contato com o Exército para conseguir chegar aos suspeitos, já que a vítima nos disse que seria capaz de reconhecer o responsável pelo tiro", afirmou o delegado-adjunto Alessandro Thiers, da 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado.

“Chegaram três militares, fazendo pressão psicológica com ele e com os outros. Alguns saíram correndo, o seguraram, botaram uma arma na cabeça dele, perguntaram o telefone e se os pais sabiam que ele era assim”, contou Viviane, mãe da vítima, repetindo a versão contada pelo filho.

“É um sentimento muito ruim, de desconforto, de falta de confiança. São soldados treinados, que deveriam dar uma segurança. É um preconceito muito grande”, completou o pai do jovem. O rapaz está internado no Hospital Miguel Couto e, segundo a família, não corre risco de morrer.

Exército nega envolvimento de soldados
O Comando Militar do Leste (CML) divulgou uma nota oficial, na manhã desta segunda-feira (15), em que nega que um militar tenha atirado contra o estudante. O CML afirma que não há registros de disparos por militares na data do crime e que o local, o Parque Garota de Ipanema, não está sob a administração do Forte de Copacabana.

A polícia pediu, também nesta segunda, ao Comando Militar do Leste a lista de todos os militares que estavam em serviço na noite de domingo no Forte de Copacabana. A ideia é que a vítima reconheça o autor dos disparos por fotografias.

EMAIL RECEBIDO DE UM COLABORADOR

PARADA GAY EM COPA

O CENTRO NÃO SERIA MAIS DEMOCRÁTICO!



NO CENTRO DA CIDADE, (9 ESTAÇÕES DE METRO, TERMINAL DE TRENS, 2 ESTAÇÕES RODOVIÁRIAS) EXISTEM GRANDES AVENIDAS COMO A PERESIDENTE VARGAS(6 estações DE METRÔ), AV RIO BRANCO, MEM DE SÁ,SAMBÓDROMO, AV CHILE, GRAÇA ARANHA, ANTÔNIO CARLOS, ETC...

PQ SEMPRE A AV ATLANTICA, TEM QUE SEDIAR ESSA BADERNA BIZARRA EM QUE SE TRANSFORMOU A PASSEATA GAY DURANTE TODOS ESSES ANOS.

NÓS , MORADORES DOS BAIRROS E RUAS EM TORNO, TEMOS QUE ATURAR EM NOSSAS PORTAS.

SE FOSSE ALGO REALMENTE DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA, EM FAVOR DO MUNDO GLBT, SERIA UM ORGULHO RECEBERMOS TAL EVENTO DEBAIXO DE NOSSAS JANELAS.

NA VERDADE, VEMOS UM CARNAVAL ONDE ASSALTANTES EM BANDOS, SE APROVEITAM DE MORADORES, TURISTAS, E DE UM PEQUENO PÚBLICO QUE LEVA A SÉRIO A MARAVILHOSA PROPOSTA DA DIVERSIDADE SEXUAL

BADERNA, BANDITISMO, MANIFESTAÇÕES HOMOFÓBICAS(EM SUA MAIORIA REIVINDICADA POR BANDIDINHOS), E HETEROFÓBICAS( A NIVEL DE SHOW), EM NOME DE UMA DIVERSIDADE QUE CLAMA POR UMA VIZIBILIDADE E RESPEITOS, QUE SÃO SEUS DIREITOS COM TODA DIGNIDADE.

PQ O PALCO É SEMPRE COPACABANA OU BAIRROS DA ZONA SUL?

HJ, SE ATINGE FACILMENTE O CENTRO DA CIDADE , DE QUALQUER PONTO DO RIO.



ESSE EVENTO EM NEW YORK (LA OCORRE NA QUINTA AVENIDA NO CENTRO DE MANHATAN) É BELÍSSIMO, ORGANIZADO, E AVANÇA A CADA ANO NAS CONQUISTAS PELA LIBERDADE DE COMPORTAMENTOS , QUE SÃO SAUDÁVEIS EM TODAS AS OPÇÕES, DESTINADAS POR DEUS, INDISCRIMINADAMENTE A CADA SER HUMANO.

O CENTRO DO RIO, ALEM DE ESTRUTURADO, SERIA MAIS DEMOCARÁTICO COM TODOS, INCLUSIVE COM MORADORES DE OUTROS BAIRROS MAIS DISTANTES, E PRINCIPALMENTE COM A PAZ DE QUEM MORA, OU SE HOSPEDA , NA FAMOSA AV. ATLANTICA E ARREDORES

QUE AS AUTORIDADES ENGAJADAS RACIOCINEM, E CONSTRUAM UM EVENTO REALMENTE EXEMPLAR, CADA VEZ MAIS PIONEIRO E VANGUARDA, COMO É CARACTERISTICA DE NOSSA CIDADE MARAVILHOSA.

A ÚNICA COISA NOTÁVEL E POSITIVA DESSE EVENTO SEM ORDEM, BELEZA , E INCOMODO PELO LOCAL QUE OCORREU, FOI A EFICIENCIA E ELEGANCIA DOS VARREDORES DA COMLURB , QUE ATRAZ DO ULTIMO CARRO,DERAM UM SHOW DE PROFISSIONALISMO !

SUGESTÃO PARA O PRÓXIMO ANO(2011)

A PARADA COMECE NA AV. RIO BRANCO (CANDELÁRIA) E SIGA PELA PRESIDENTE VARGAS ENTRANDO PELO SAMBÓDROMO E FINALIZANDO, NUM SHOW FESTA NA PRAÇA DA APOTEOSE.

MARCIO

VIOLÊNCIA





Violência

Participante da Parada Gay é baleado por militares no Arpoador

Daniel Brunet

Um estudante de 19 anos, identificado apenas como Douglas, foi baleado na barriga, no início da madrugada desta segunda-feira, nas pedras do Arpoador. De acordo com a mãe do jovem, a universitária Viviane, de 37 anos, o filho e um grupo de amigos, todos homossexuais, estavam conversando e alguns namorando nas pedras, quando foram abordados por militares do Exército, por volta de 0h30m. Um deles, após agredir Douglas, atirou no rapaz. Com medo de ser identificada e sofrer represálias, ela não informou o sobrenome da família.

O grupo de jovens tinha participado da 15ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas Gays Bissexuais e Travestis) , que aconteceu ontem, em Copacabana, e depois seguiu para a Praça Arpoador, na praia do Arpoador.

- É um caso de intolerância, com certeza. Eles agrediram meu filho, jogaram ele no chão e deram um tiro. Fico assustada em saber que isso aconteceu - contou Viviane.

Morador de Campo Grande, Douglas foi levado, por policiais militares, para o Hospital Miguel Couto, na Gavéa. O tiro perfurou a barriga e saiu pelas costas do estudante. Apesar do ferimento, ele não corre risco de vida.

Policiais civis da 14ª DP (Leblon) estiveram no hospital e registraram a ocorrência. Douglas, no entanto, não teve condições de prestar depoimento.