UM PASSEIO PELA PRAIA



Verão chegando e a turma malhando !






Coleta de óleo ,você sabia??


















BELO VISUAL !

UM PASSEIO PELA PRAIA



ALTAS ONDAS NO ARPOADOR.O campeonato continua!






DESTRUIÇÃO DE UM PARQUE !












ANÍBAL DE MENDONÇA







A Rua Aníbal de Mendonça explica um pouco o porquê de Ipanema ser um dos bairros mais cobiçados do Rio


Ruas com jeito de alameda faz do bairro um dos mais procurados por cariocas e turistas


Pegue um mapa do Rio e um lápis. Sinalize, agora, com a ponta dele, o local dos seus sonhos aqui no município, aquele que faz o seu coração bater mais forte, que integra todo tipo de entretenimento adorável. Provavelmente o seu lápis deslizará para a faixinha de terra entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o oceano Atlântico. Gosta de praia? Vai, posiciona esse lápis melhor, até que ele fique mais próximo ao Posto 10. Sugestão? Pule a Garcia D’Ávila e meta-se logo à Rua Aníbal de Mendonça, o core de Ipanema, onde está o melhor do seu burburinho. Sem mais puxa-saquismos, pretendo apenas ratificar o charme e a bossa desse lugar, que é o sonho de consumo de muitos cariocas e turistas, sem dúvida.

De antemão, já temos um símbolo magnífico na Rua Aníbal de Mendonça, que é a sua esquina com a Vieira Souto, a mais invejada das avenidas. O valor estratosférico do metro quadrado é justificado, claro, pela presença do marzão que a margeia. A relação da praia com a nossa rua em questão é que ela se inicia exatamente no melhor trecho da Vieira Souto, ou melhor, na melhor parte da praia de Ipanema. Pelo menos em minha opinião o Posto 10 é imbatível, longe de quaisquer tipos de bagunça. Percepção e preferência minha, há quem possa discordar.


Além disso, para gostar da Rua Aníbal de Mendonça você tem que simpatizar-se, acima de tudo, com as coisas sofisticadas – entre elas, muito comércio no estilo frufru. Delicatessens e lanchonetes, dessas tituladas de comidinhas rápidas, funcionam no modelo “bunda de fora”. Uma maneira inteligente de comportar um empreendimento por um custo mais razoável em um mercado sedento por novidades. Aliás, o nicho comercial da Aníbal é um prato cheio para empresários que apostam no foco em diferenciação. O público é variado e disposto a pagar mais por produtos triviais entre outros de melhor qualidade, como pizzas artesanais e roupas de grife. Assim, o cara pão-duro deve passar longe de lá, pois uma garrafa de água consegue custar o dobro (ou o triplo) do que na Uruguaiana ou até mesmo no vizinho bairro de Copacabana.

Um dos detalhes mais adoráveis da Aníbal de Mendonça são os jardins suspensos. Em todas as quadras, desde a Vieira Souto até a Epitácio Pessoa, o tronco das árvores foram cuidadosamente enfeitados com pequenos vasos de flores, na altura perfeita para livrá-los do vandalismo típico de alguns cidadãos. Aliás, são essas flores que dão o toque todo especial a rua, que não conta com muitos jardins por suas calçadas. Pelo menos não tão bem cuidados quanto os do Leblon, em grande parte mantidos por lojistas da Ataulfo de Paiva. A verdade é que o colorido das flores é um diferencial e por mais que nos deparemos com situações pouco agradáveis pelo caminho (leia-se cocô de cães), a presença das ditas cujas é suficiente para injetar, de forma imaginária, um perfume de jasmim nessas agruras urbanas.

A sofisticação da Rua Aníbal de Mendonça tem mais a ver com o comportamento de quem circula por lá, pelo comércio instalado e pela pouca quantidade de sujeira tão peculiar às ruas do Rio do que pela sua arquitetura. Os prédios de Ipanema não chegam aos pés dos de Copacabana, bairro-símbolo da arquitetura glamurizada, típica dos anos 40 e 50. Ipanema, apesar de sua condição de bairro favorito hoje, verticalizou-se em um momento de mediocridade arquitetônica. Os novatos são moldados no perfil de edifícios da Barra da Tijuca, com varandas espelhadas. É o hit dos lançamentos imobiliários e o carioca valoriza esse modelo. Eu não. Aqueles levantados na década de 70 fazem o estilo insosso, não têm nada muito chamativo; são apenas blocos de concreto com janelas. Por sua vez, algumas joias podem ser encontradas lá pelas ruas Redentor e Nascimento Silva, assim como a presença de poucas e graciosas casas convertidas em butiques.

Voltando ao tópico “comércio”, é preciso reconhecer que as lojas de nível mais alto são um chamariz de pessoas elegantes e, como efeito, muito bonitas. A elegância dos que circulam por Ipanema é diferente, por exemplo, das também elegantes senhoras que circulam pela Oscar Freire, em São Paulo. É um elegante informal, suave, que cai bem com o perfil do bairro, mas que não combina, por exemplo, com o climão do Centro do Rio. Ou seja, como prega a mídia, Ipanema dita moda e uma é inerente a outra.

Bom, conclui-se que não é à toa que todos querem Ipanema. Diante do panorama meio decadente e largado dos outros bairros da cidade, uma imersão pela Rua Aníbal de Mendonça é colírio para os olhos.


O charme dos jardins suspensos e as lanchonetes em estilo “bunda de fora”.

O cruzamento da Aníbal de Mendonça com a Rua Prudente de Moraes e a esquina com a Visconde de Pirajá, onde há uma colorida venda de flores e plantas.

O trecho nas imediações da Rua Redentor é calmo e com ares de cidade do interior.


asruasdorio.contato@gmail.com


Quer ver mais imagens da Rua Aníbal de Mendonça? Curta a página do As Ruas do Rio no Facebook!

METRÔ

Maria Amelia Loureiro: Sim para o metrô na N. Sra. da Paz

Rio - A Estação Nossa Senhora da Paz do metrô não é um projeto novo. Ela foi concebida ainda nos anos 70, como parte da futura expansão da Linha 1 pela Zona Sul. Não temos dúvida de sua importância para a cidade e para Ipanema. Uma estação de metrô não é um bem exclusivo para os moradores do bairro. Ela deve ser entendida como parte de um processo de integração de diferentes regiões da cidade. No caso, vai beneficiar não só os moradores do entorno da praça, mas também os da Lagoa e todos os que diariamente trabalham no comércio, nos hotéis, nos edifícios comerciais e nas residências.

O benefício se estende ao meio ambiente, com a diminuição da quantidade de veículos nas ruas e consequentemente a redução das emissões de gases poluentes. A praça não será destruída. É o que garante o corpo técnico da Secretaria Estadual de Transportes, que, através de estudos, elaborou um projeto que preserva ao máximo as árvores do local. A Estação Jardim de Alah, apesar do nome, será na confluência da avenidas Ataulfo de Paiva e Afrânio de Melo Franco, no Leblon, a 2,3 km da Estação General Osório. Estudos internacionais recomendam que a distância entre estações, em áreas urbanizadas, deva ser de no máximo 800 metros. Concluindo, é para se pensar: se a linha passará bem embaixo da praça, não faz sentido nenhum não termos a estação para beneficiar os que estão na superfície.

A Associação de Moradores de Ipanema (Amipanema) participa do movimento ‘O metrô que o Rio precisa’, que reúne outras 27 entidades representativas. Maus informações sobre a nossa causa podem ser obtidas através do site www.metroqueorioprecisa.com.br.

Maria Amelia Loureiro é presidente da Associação de Moradores de Ipanema, com integrantes da entidade

.O DIA

METRÔ


Ignez Barretto: Contra o metrô na N. Sra. da Paz

Rio - Ipanema não é contra o metrô, inclusive porque já o temos, e ele é muito bem-vindo. O não queremos é a Estação Nossa Senhora da Paz.

A Praça Nossa Senhora da Paz é a única do bairro. É nosso pulmão; suas árvores centenárias abrigam uma fauna que vive desta flora tão exuberante. Ela e seu entorno são tombados definitivamente por decreto municipal, lei vigente há mais de 30 anos.

Entendemos que o bairro já vai ficar servido em suas duas pontas pelo metrô com a Estação Jardim de Alah. Ipanema é pequena e plana, e seu charme consiste exatamente em percorrê-la a pé, incentivando o comércio forte e variado.

A distância entre as duas estações é perfeitamente recorrível. Mesmo o trabalhador que não mora no bairro está a cinco minutos de seu local de trabalho saindo em qualquer das duas estações. Desde a inauguração do Shopping Leblon, o fluxo de pessoas naquela região aumentou em centenas de vezes. O resultado é que, dado o movimento bastante maior, a queda nas ocorrências policiais é vertiginosa. A estação Nossa Senhora da Paz vai esvaziar esta conquista, constituindo um retrocesso na segurança pública.

Os técnicos dirão que a distância entre as estações deve ser tal, etc. Nós entendemos que a técnica existe para servir à população, e não ao contrário.

Segundo as pesquisas feitas pelo Projeto de Segurança de Ipanema, 91,37% dos moradores não querem a Estação Nossa Senhora da Paz.

Cabe ao governo ouvir a população. Muitos problemas e até mesmo tragédias poderão ser evitados.

Ignez Barretto é coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

.O DIA

FALTA DE RESPEITO COM IPANEMA


Cenário longe de ser cheio de graça

Depois de prefeitura dar licença para competição ciclística, Parque Garota de Ipanema perde ajuda da iniciativa privada

Rafaela Santos (rafaela.santos@oglobo.com.br)



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RIO - "Olha que coisa mais linda / mais cheia de graça". Os versos iniciais da canção "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, poderiam servir de inspiração para conservar o parque que leva o nome da música. Há 17 anos, o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, integra a Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador. Ou seja, no local não são permitidas atividades que afetem o ecossistema. No entanto, a Fundação Parques e Jardins e a Secretaria municipal de Meio Ambiente autorizaram a realização da Taça Brasil Open de Bicicross, a ser realizada amanhã e domingo.

Agora, a construção de uma pista de BMX divide o espaço com árvores que deveriam estar protegidas. A permissão dada pela prefeitura vai custar caro. A Grendene e o Instituto-e, que adotaram o local, vão deixar de investir na sua manutenção, conforme informou o jornalista Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO .

A autorização para o evento foi o estopim para que as instituições deixassem de gastar mais de R$ 150 mil por ano no Garota de Ipanema. A adoção aconteceu em 2008, quando foram investidos R$ 700 mil na revitalização do parque. Diretora do Instituto-e, Nina Braga disse que, para a ação ser completa, deveria ser um soma de forças do terceiro setor, do governo e de frequentadores do parque. No entanto, afirma ela, essa parceria não estava acontecendo:

- Faltava colaboração de quem passava pelo local e, muitas das vezes, praticava atos de vandalismo. Isso, somado à falta de apoio do governo, que não ampliava a segurança do lugar, tornou difícil manter a conservação.

Associação de moradores critica licença para evento
"
É um absurdo haver tratores e caminhões circulando numa área de preservação ambiental
"
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.Segundo a assessoria da Fundação Parques e Jardins e da Secretaria de Meio Ambiente, a importância do evento foi o motivo da liberação, e a licença foi concedida em caráter excepcional. Os órgãos alegam ainda que só será permitida a entrada de atletas e equipes de apoio - e não do público. Para ceder o espaço, foram feitas exigências: os organizadores do evento se comprometeram a manter as áreas nas mesmas condições em que as encontraram. Também se comprometeram a executar melhorias e serviços de recuperação das instalações, caso haja algum dano.

A presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Loureiro, criticou a permissão para o evento. Na sua opinião, o parque já estava degradado:


- Sem os investimentos deles (Grendene e Instituto-e), ficará ainda pior. É um absurdo haver tratores e caminhões circulando numa área de preservação ambiental.

Quem frequenta o lugar também está preocupado. A moradora de Copacabana Kátia Miguez costuma levar o filho de 2 anos para brincar no parque, mas diz que está sempre atenta:

- O cercado está solto e qualquer criança pode se machucar. Além disso, os brinquedos estão sem manutenção e enferrujados - disse.

VERGONHA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Prezados,

Por meio desta mensagem, comunicamos que estamos cancelando a adoção do Parque Garota de Ipanema por parte do Instituto-E e Grendene. Como vcs tiveram a oportunidade de acompanhar, desde 2008 não poupamos esforços para melhorar este espaço público. Ao longo destes anos, mais de um milhão de reais foram investidos sem que os resultados fossem duradouros, como desejamos.
Infelizmente, a ausencia de um contigente adequado de policiamento capaz de coibir atos de vandalismo, somada à falta de cidadania de muitos cariocas que teimavam em praticar atos ilícitos de diferentes magnitudes que só danificavam seu próprio patrimônio, ocasionou uma percepção generalizada de que o PGI estava abandonado uma vez que o montante da verba da qual dispunhamos para manter o Parque não estava dimensionada para reconstruir – já que a destruição era uma constância – as inúmeras benfeitorias que havíamos introduzido.
À esta ausência de reconhecimento do valor do nosso trabalho por parte do publico em geral, constatamos que alguns orgãos publicos tampouco primaram por respeitar as normas presentes no termo de adoção firmado entre as partes. O exemplo mais recente – e contundente – foi o fato de que na última sexta feira, dia 21, ao fazermos uma inspeção de rotina no Parque para, pela enésima vez, recompor as cercas dos canteiros, nos deparamos com uma movimentação no PGI jamais vista. Tratores e caminhões se revezavam para despejar e deslocar toneladas de terra para construção de uma pista de bicicross, sem que ninguém tivesse nos consultado e/ou informado a respeito. Por se tratar de um Área de Proteção Ambiental, supervisionada – como qq outro parque municipal - pela Fundação Parques e Jardins, entramos em contato com esta instituição, que tampouco sabia de nada.
E, por tudo isto, entendemos que era chegada a hora de repensar nossa parceria e solidificar nossas atuaçoes em outras áreas. Consequentemente,no início desta semana protocolamos o ofício abrindo mão da adoção
Esperando contar com sua compreensão, colocamo-nos à disposição para somarmos nossos esforços em outras frentes e agradecemos pela sua colaboração ao longo dos últimos anos.


Cordialmente,


Nina Almeida Braga










NOVIDADES NA ORLA



AO ANÔNIMO QUE ESCREVEU !

Esse comentário foi colocado no blog,só que de forma anônima.Por que????Será que quem colocou está com medo de aparecer,que vergonha!

Está aí colocado e junto estão os comentários !Precisa mais algum????


Lá em baixo te deduraram !Lamento



aquele abraço


Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PEGA LADRÃO !!!":

Caríssima I, querida R.

Achei estranho você não ter colocado no blog a nota do Ancelmo Gois de hoje, porque?? Achei muito válido o que ele escreveu... olha só:

Ipanema diz sim

Ao contrário da turma de Higienópolis, que fez beicinho para a chegada do metrô ao bairro paulistano de bacanas, a carioca Ipanema quer é mais.
Pesquisa da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema, com 1.500 habitantes e comerciantes do bairro, mostra que 65% dos entrevistados são a favor da construção de novas estações ali, inclusive na Praça Nossa Senhora da Paz.


Não acredita??? Olha o link ai: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2011/10/26/ipanema-diz-sim-413283.asp

Quero ver você comentar alguma coisa agora! ;)
Aquele abraço.


METRÔ
Ipanema diz sim
Ao contrário da turma de Higienópolis, que fez beicinho para a chegada do metrô ao bairro paulistano de bacanas, a carioca Ipanema quer é mais.
Pesquisa da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema, com 1.500 habitantes e comerciantes do bairro, mostra que 65% dos entrevistados são a favor da construção de novas estações ali, inclusive na Praça Nossa Senhora da Paz.





Nome: Ana Cláudia Marques de Castro - 26/10/2011 - 15:31
Por que não fazer mais uma estação no Jardim de Alah? Não sou moradora de Ipanema (moro na Zona Norte) mas compreendo a preocupação das pessoas com a descaracterização da Praça Nossa Sra. da Paz. Entre os quarteirões da Praça General Osório e a Nossa Sra. da Paz há um trecho de caminho razoavelmente curto, de forma que não seria estritamente necessária uma estação nesta última. No Jardim de Alah a distância é bem maior, acho que seria mais em conta.

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Apelido: juninhoII - 26/10/2011 - 12:59
Em todo lugar do mundo o metrô é bem vindo e útil.

Já por aqui...

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Apelido: Atercal - 26/10/2011 - 12:33
É preciso citar a "TURMA DE HIGIENÓPOLIS", falar em "BEICINHO" e "BAIRRO DE BANACA" em SP?

Ciatr que a "CARIOCA IPANEMA" é a favor da estação do metro?

DANIEL além de bairrista, cria mais rivalidade entre os estados e se mostou um "PANACA" da CARIOCA IPANEMA.

Anselmo, mais uma vez :- "QUEM NASCEU EM FREI PAULO, NUNCA CHEGA A SÃO PAULO"!!!!!!!!!!

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Apelido: PuntoeBasta - 26/10/2011 - 12:02

Inclusive na Praça Nossa Senhora da Paz!!

Uma lastima.
Esta pesquisa e tal qual as das eleiçoes ?? Fabricada !

Ja temos tao poucas praças, a N. Sra da Paz e uma pas poucas praças que esta em bom estado de conservaçao - graças as grades -.

Uma praça que e frequentada por todas as idades!!

Colocar uma saida do Metro sera um caos nao so por pouco tempo - construçao - mas para todo o sempre !!

Ipanema perdera, certamente, o ambiente bucolico que a praça tem preservado.


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Apelido: Taratatá - 26/10/2011 - 11:47
Sou moradora do bairro e a favor de mais uma estação de metrô, mas sou contra descaracterizar a praça Nossa Senhora da Paz, que, inclusive, é tombada. Acho que o Jardim de Alah ou algum ponto mais perto do final de Ipanema seria indicado. O bairro não é tão grande assim e é perfeitamente possível caminhar da Joana Angélica ou Maria Quitéria até a Praça General Osório ou até o Jardim de Alah. Em todas as cidades do mundo, dependendo de onde se está, é natural caminhar cerca de três ou quatro quarteirões para chegar a uma estação, por que no Rio haveria de ser diferente? Por que fazer estações com apenas três ou quatro quarteirões de distância umas das outras? O metrô já está mais do que sobrecarregado com o número de estações existentes, que tal melhorarmos o servico antes de aumentar o crescimento?

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Nome: José Antonio Ferreira de Oliveira - 26/10/2011 - 11:37
Só dondocas podem ser contra a estação do Metro em Ipanema. E estaria perfeita na Praça Nossa Senhora Da Paz. Beneficiaria milhares de pessoas que moram ou trabalham no bairro. Recomendo que as dondocas e os esnobes decadentes do bairro que comprem imóveis em Miami e se mudem.

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PEGA LADRÃO !!!

Guardas municipais prendem homem que furtou bolsa de motorista em Ipanema

Jornal do Brasil


Agentes do Grupamento de Ações Especiais (GAE) da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) detiveram um homem que furtou uma motorista em Ipanema, na Zona Sul, na manhã desta terça, 25 de outubro. Carlos Alberto da Silva Santos, que possui cinco passagens pela Polícia por roubo, quebrou o vidro do veículo da vítima, que estava parado no sinal na esquina da Avenida Vieira Souto e Rua Vinícius de Moraes, e furtou sua bolsa. Alertados por pessoas que presenciaram a cena, guardas municipais perseguiram e prenderam Carlos Alberto, que foi encaminhado para a 14ª DP (Ipanema), onde o caso foi registrado como furto qualificado (artigo 155 do Código Penal).

METRÔ

Moradores protestam contra nova estação do metrô em Ipanema

Nem toda a comunidade é contrária a estação, diz associação de moradores


Do RJ no Ar


= A criação de uma estação do metrô na praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, provocou polêmica no bairro. Um grupo de moradores fez uma manifestação contra a estação, com cartazes e colhendo assinaturas de apoio.
A associação de moradores do bairro disse que a estação tem apoio da comunidade, mas os organizadores da manifestação afirmam que não existe necessidade de sacrificar a praça para construir uma nova saída do metrô. Segundo eles, a praça é a única área de lazer do bairro.
A estação na praça já estava prevista no projeto original de ampliação do metrô. Ela fará parte da linha quatro, que liga a zona sul a Barra da Tijuca, na zona oeste.

http://videos.r7.com/nova-estacao-de-metro-em-ipanema-rj-causa-polemica/idmedia/4ea53c06e4b04498d46b1690.html











COMENTÁRIOS


Rio, 23/10/2011

Prezados voluntários do PSI,

Estamos todos de parabéns pelo sucesso de nossa manifestação de ontem. O resultado foi muito além de todas as expectativas. Tivemos mais de quinhentas presenças, o que significa que mais de 1% dos moradores do bairro atendeu ao nosso apelo e foi expressar publicamente a sua opinião. A mídia compareceu em peso, o que nos dá muita legitimidade. Foi um momento emocionante! As pessoas de maneira pacífica, informal, de acordo com as possibilidades de um movimento totalmente voluntário, exerceram a sua cidadania colocando para o Governo do Estado a sua opinião sobre uma intervenção que será profunda em nosso bairro, desrespeitando o tombamento da praça vigente há mais de trinta anos e que sobre tudo vai contra a opinião da maioria absoluta da população de Ipanema. É claro que não há unanimidade em nada, mas as opiniões favoráveis à estação foram absolutamente irrelevantes. Nós convidamos todo o bairro, colocamos as faixas em lugares públicos, deixamos os convites nas portarias dos prédios etc. de modo que, se só apareceram duas pessoas para se dizerem contrárias à nossa demanda num universo de mais de quinhentas que foram colocar a sua posição contrária à estação de metrô na Praça N. Sra. da Paz, podemos ficar tranqüilos e saber que realmente expressamos o desejo de mais de 90% dos moradores do bairro, o que bate com a nossa enquete feita entre Abril e Maio de 2011.

Foi muito bonito, o esforço conjunto de todos, cada qual fez a sua parte.

AGRADECIMENTOS

Temos de agradecer em especial ao Paulo Amendoeira pela arte dos convites e do manifesto, Ao Paulo Cintura pelo apoio, ao Demétrius pela impressão de 10.000 convites, pelas mudas e xerox do manifesto, à Sonia por ter conseguido o RJ-TV, ao grupo organizador, e a todos que divulgaram e distribuíram os convites

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES

A deputada estadual Aspásia Camargo fez um requerimento de informações através da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa à Secretaria Estadual de Transportes nos seguintes termos:

Considerando que a população não foi ouvida e que há severas críticas por parte das entidades, moradores, empresários atuantes em Ipanema quanto à implantação da estação pede que sejam expedidas as seguintes informações;

1) se existe decisão definitiva quanto a implantação da Estação N. Sra. da Paz.

2) Quais os fundamentos técnicos- encaminhar todos: - planos, cálculos, relatórios e demais documentos que fundamentem tecnicamente a obra.

3) Se já foi realizada licitação para a obra da referida estação. Enviar cópia do contrato administrativo, com todos os anexos ou informar a previsão da realização da licitação.

4) Qual o valor de implantação da referida estação- enviar detalhamento de todos os custos envolvidos. Qual a redução dos custos caso não se concretize a estação N. Sra. da Paz

5) Quais os prazos previstos para início e conclusão da obra, bem como a data prevista para a inauguração da estação.

6) Quais os impactos decorrentes da obra de implantação desta estação, em especial os ruídos, poeira, trânsito fechamento total ou parcial de vias, derrubada de árvores ou retirada de vegetação, interdição total ou parcial da Praça N. Sra. da Paz, obstáculos ao acesso a edificações ou estabelecimentos comerciais ou de serviços ( informar detalhadamente). Quais medidas previstas para mitigação ou compensação desses impactos.

7) Se já foi iniciado o processo de licenciamento ambiental da obra – informar o número do processo e cópia do mesmo.

8) Quais as distâncias entre a estação Gen. Osório e a da Praça N. Sra. da Paz; entre esta e a futura do Jardim de Alá. Quais as distâncias entre as demais estações da Linha 1 e 2.

9) Foram previstos estudos de não implantação da estação N. Sra. da Paz e se afirmativo, encaminhar estes estudos.

Ignez

INCIDENTE





Incidente

Obra da Cedae danifica válvula de tubulação da CEG no Jardim de Alah



Fabíola Gerbase (fabiola.gerbase@oglobo.com.br)



RIO - Uma tubulação da CEG foi atingida por uma retroescavadeira da Cedae que fazia obras dentro do Jardim de Alah, em Ipanema, na manhã deste sábado, por volta das 11h20m. O choque danificou a válvula da tubulação e provocou um vazamento de gás, que assustou pedestres e moradores da área. O incidente causou a interdição da Avenida Epitácio Pessoa, no trecho paralelo ao Jardim de Alah, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Lagoa. Por causa disso, formou-se grande engarrafamento no local, chegando à Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon.

O barulho do vazamento de gás, que durou pouco mais de uma hora, podia ser ouvido a um quarteirão de distância e chamou a atenção de uma patrulha da Polícia Militar. Os bombeiros foram acionados pelos policiais e isolaram a área. Depois deles, chegaram ao local técnicos da CEG e uma ambulância do Samu. Não houve feridos. Um forte cheiro de gás tomou conta do entorno do Jardim de Alah.

A funcionária da Embrapark Helena Ferreira, que trabalhava na rua no momento do problema, acompanhou o tumulto. Ela estava esperando uma motorista estacionar o carro quando foi surpreendida pelo barulho e o cheiro do gás.

- Foi um susto grande. Fez um barulho muito forte e começou a subir uma fumaça preta. Saí logo de perto - contou, acrescentando que houve correria na rua.

O congestionamento formado por causa da interdição da via prejudicou um estudante que perdeu a prova do Enem , realizada neste sábado.

Por volta das 12h40m, o registro de gás da área foi fechado e o barulho parou. A via foi reaberta ao tráfego às 13h30m. O caso foi registrado na 14a DP (Leblon), que enviou um perito ao local. Ele recolheu a válvula danificada depois de sua substituição, feita por técnicos da Cedae no início da tarde. Segundo a assessoria de imprensa da CEG, o acidente não interrompeu o abastecimento de gás na região.