POIS É !

Está feia a coisa 
Os preços exorbitantes de Ipanema e do Leblon fizeram mais um vítima. Fechou as portas na terça-feira a pizzaria Eccelenza, que, com galhardia, conseguiu se manter por um ano na Rua Prudente de Moraes. Pesaram na decisão o aluguel alto e o faturamento menor que o esperado. 

ZONA


Moradores de rua dormem no Arpoador -
Foto: Leitor José Conde / Eu-RepórterMoradores de rua passam a noite nas pedras do ArpoadorGrupo, segundo a prefeitura, é formado por adultos que trabalham como catadores na praia

ATO NA PRAIA


 

Ipanema tem ato contra 'lei antigay' russa

Roberta Pennafort – O Estado de S. Paulo
RIO – A Anistia Internacional no Brasil promoveu, neste domingo, um ato na praia de Ipanema para recolher assinaturas em repúdio ao posicionamento preconceituoso contra homossexuais do governo da Rússia, que quer coibir a chamada “apologia à homossexualidade”.
É parte da campanha internacional “Para a Rússia com amor”, que tem como objetivo fazer pressão para que o país respeite os direitos dos gays. No Brasil, já foram reunidas seis mil assinaturas, que serão entregues à embaixada russa em Brasília essa semana.
Os organismos internacionais de defesa dos direitos humanos querem aproveitar as Olimpíadas de Inverno na cidade russa de Sochi, entre os dias 7 e 23 deste mês, para que o discurso contra a discriminação reverbere. No mês passado, o presidente Vladimir Putin equiparou gays a pedófilos. Disse que os homossexuais são bem-vindos ao país durante os jogos, mas devem “deixar as crianças em paz.”
“Durante os jogos, a opinião internacional vai estar prestando atenção a tudo que está acontecendo na Rússia. É absolutamente inadmissível que um país que quer ter uma posição de liderança no mundo de hoje tenha um discurso homofóbico”, apontou o assessor de direitos humanos da Anistia Maurício Santoro.

POSTO 10

Ipanema se transforma em palco ao ar livre

  • Projeto Verão Rio garantiu a diversão dos banhistas, levando espetáculo infantil e show musical ao Posto 10 da praia
ANNA BEATRIZ THIEME (

Ana Cañas se apresentou na noite deste sábado -
Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
Ana Cañas se apresentou na noite deste sábado - Márcio Alves / Agência O Globo
RIO — Em dias de céu azul, a principal atração do Rio é a praia. E quem escolhe Ipanema pode curtir muito mais do que o mar. Isso porque no trecho localizado em frente ao Country Club foi montada mais uma edição do projeto Verão Rio que, ontem, teve agenda dedicada à arte. No fim da tarde, o musical infantil “O Mundo Encantado Buarque de Hollanda” garantiu a diversão dos banhistas que, logo depois, puderam assistir ao show da cantora paulista Ana Cañas. Estas foram algumas das atrações oferecidas pela iniciativa, que é uma realização do GLOBO em parceria com a Orla Rio, a prefeitura e a Riotur, e com patrocínio de Tresemmé, Pão de Açúcar, Smirnoff e Leite de Rosas. A programação continua hoje, a partir das 9h. Na agenda, show de Tiago Iorc, desfile de moda da Blue Man e oficina de percussão com o bloco Me Esquece.
Canções do cantor e compositor Chico Buarque serviram de roteiro para o espetáculo infantil, liderado pela atriz Anna Markun. Os menores acompanharam com atenção o desenrolar da montagem, que conta as aventuras do menino Chico no mundo encantado de Buarque de Hollanda. Apesar de ser pensado para o universo infantil, a adaptação de clássicos do cantor, como “A Banda” e “João e Maria”, contagiou os adultos.
— Sou grande fã do Chico, e poder assistir ao musical em plena praia foi um grande presente. A forma como o elenco abordou a obra dele foi de extrema delicadeza, perfeito para as crianças —., contou a advogada Ana Cláudia Costa, que levou seu filho Matheus, de 4 anos, ao evento.
— Sempre que posso, coloco as músicas de Chico para o meu filho ouvir. Ele até dançou ao ouvir algumas—, relatou.
Logo após o musical, os banhistas foram brindados com a voz de Ana Cañas. Em total clima pós-praia, Ana Cañas interpretou sucessos, como “Esconderijo”, e agitou o público com a canção “Rock and Roll”, do Led Zeppelin.
As irmãs Mariane Souza e Catarina Souza foram até o espaço em Ipanema especialmente para assistir ao show.
— A musicalidade de Ana é fantástica, e esse cenário de Ipanema ajuda a tornar tudo mais especial. É delicioso passar o fim de dia como esse — disse Mariane.
Além de música e teatro, o projeto ofereceu um diversificado cardápio de aulas e oficinas. Quem passou pela quadra esportiva montada no espaço se deparou com as oficinas de vôlei. Durante todo o dia, instrutores da equipe do Betinho ensinaram técnicas do esporte a adultos e crianças. As aulas de vôlei continuam hoje na quadra esportiva do espaço, com oficinas ministradas das 10h às 16h.
Segundo a professora Alexandra Silva, o vôlei de praia é uma modalidade cuja prática tem crescido, especialmente nos últimos anos.
— É uma atividade muito completa, capaz de movimentar membros superiores e inferiores do corpo no mesmo treino. Na Oficina da praia, nosso objetivo é explicar os principais fundamentos do esporte e deixar que adultos e crianças pratiquem na areia—, contou a professora.
TFT e duathlon terrestre agitam as areias
Mais cedo, o Clube Sou+Rio O GLOBO voltou a presentear os sócios com mais um treino de TFT (Training for Teams). A atividade, que é inspirada em treinamentos militares, é capaz de queimar de 500 a 800 calorias em uma hora. Segundo o instrutor e criador do método, a aula de ontem foi mais uma etapa de preparação para o grande desafio marcado para o dia 8 de fevereiro nas areias da praia, o TFT Superação.
Hoje, o clube levará aos sócios mais uma novidade. Será a vez do duathon terrestre tomar as areias, a partir das 9h. Segundo o professor Bernardo Tillman, a atividade consiste num revezamento entre corrida e ciclismo, sendo capaz de promover a perda de até 1 mil calorias em uma hora. Ele lembra que as vagas são limitadas e é preciso se cadastrar no clube para conseguir a vaga na equipe.
Outra atração que rendeu dose extra de diversão foi o painel do cartunista Bruno Drummond — que assina a seção Gente Fina da “Revista O GLOBO”. Os banhistas puderam interagir com os diálogos retratados pelo cartunista, garantindo fotos de recordação. Seis balões de diálogo trazem situações cotidianas e divertidas, que podem ser escolhidas pelos visitantes. Segundo o cartunista, a ideia foi criada após ele observar as areias tomadas em Ipanema por uma foto.
O casal de amigos Gilberto Mota e Neyla Barreto fizeram questão de garantir fotos com o painel.
— Achei a iniciativa fantástica. O cartum é a cara do verão carioca. Já estou indo compartilhar as fotos que tiramos com nossos amigos no Instagram—, disse Gilberto.
A gaúcha Michele Silveira foi outra que aprovou a ideia.
— Prova que nem mesmo o calor escaldante e a praia lotada são capazes de tirar o bom humor dos cariocas. O Rio é a cidade brasileira com o povo mais feliz —, disse a turista.