SOS

Prezados,
membros e/ou integrantes do www.sosjardimbotanico.com.br
já assinamos inúmeras vezes o abaixo assinado para preservação do Parque,
Jardim Botânico, e "salval-lo" da destruição!!!
Como vocês mesmos pregam em midia digital: visitem antes que o parque acabe.

Porem o que pude verificar ao visita-lo hoje, com minha família,
é que não trata-se de parque muito menos público,
e sim um "Clube Private" em que associados,
podem entrar por quaisquer dos portões e terem uma centena de benefícios,
como de ingressar antes do horário de funcionamento (8hs).
O que os moradores desta mesma cidade e/ou frequentadores não ostentam.
Quando precisamos andar 2km, para ter acesso ao parquinho, que possui uma entrada ao lado.

Portanto meus caros, antes de adotarem uma postura de defesa de algo como "patrimônio do povo"
certifiquem se que o ato é legitimo, e não uma manobra,
para aumentar a exclusividade de uso em uma área realmente de grande interesse popular,
porque a transformação de uma área criada na época do império em Clube está visível.

A sociedade está atenta!!!

Att.
Eduardo@Saggese.org


OLHEM ELES AQUI !

Quem foi que aprovou a licença prévia do Metrô

Olá amigos do Rio

Seguem os nomes e emails de todos os membros do colegiado da CECA, que hoje aprovaram uma licença prévia para uma obra que deverá ser custeada por todos nós, sem que os devidos estudos solicitados pela sociedade tenham sido feitos. Fique à vontade para mandar um recado pra eles, e pedir que eles justifiquem essa decisão que literalmente ignorou as demandas da sociedade civil.

INEA - Francisco Almeida - almefrancisco@gmail.com
INEA - Marilene Ramos - mramos.ambiente@gmail.com
INEA - Ana Crisitina Hanney - cristinahenney@inea.rj.gov.br
INEA - Claudia Aparecida Braga - cac_braga@yahoo.com.br
INEA - Daniela Albuquerque - danipalbuquerque@gmail.com
SEPLAG - Rodolfo Muanis de Castro - rmcastro@planejamento.rj.gov.br
SEPLAG - Ronaldo Sadock - rsadock@planejamento.rj.gov.br
SEDEIS - Jorge da Cunha Filho - jcunha@desenvolvimento.rj.gov.br
SEAPEC - Alberico Mendonça - albericomartinsm@bol.com.br
SEDRAP - Ursula Hallais Issa - ursula.hallais@gmail.com
PGE - Adriana de Biase Ninho - adriana.debiase@terra.com.br
PGE - Patricia Ferreira Baptista - patricia.baptista@pge.rj.gov.br
CEDAE - Marco Abreu - marcoabreu@cedae.rj.gov.br
CEDAE - Jose Maria de Mesquita Junior - jose-mesquita@cedae.rj.gov.br
UERJ - Fernando Altino - altino@uerj.br
UERJ - Marco da Costa - macosta@uerj.br
FIRJAN - João Alfredo Viegas - joao.alfredo@concremat.com.br
FIRJAN - Luiz Azevedo - lazevedo@firjan.org.br
CREA - Luiz Freire - luizfreire@gmail.com
CREA - Ilka Fernandes - ilka@compuland.com.br
ANNAMA - Miriam de Freitas - miriam@mesquita.rj.gov.br
ANNAMA - João Eustáquio Xavier - joaoeustaquio@globo.com
IBAMA - Roberto Huet Souza - licenciamento.rj@ibama.gov.br
IBAMA - Victor Paulo da Silva - victorpaulovs@yahoo.com.br

CRIME AMBIENTAL


De: LIGIA RODRIGUES IGLESIAS
Data: 14 de abril de 2012 14:37
Assunto: CRIME ECOLÓGICO
Para: Cartas OGlobo <cartas@oglobo.com.br>


A destruição da praça N.S. da Paz em Ipanema , com a retirada de suas árvores, jardins, monumentos se enquadra dentro dêsse crime . Quem tiver essa atitude deverá ser processado pela população q. terá perda imensa, irrecuperável ecológicamente, quem tomar decisão será responsabilizado , não só por um bairro, mas pelo País inteiro.
Governador S. Cabral, é umCrime Ecológico e tambem um suicídio político .Ainda há tempo de reverter, não destruir uma praça q. alem de ser o pulmão do bairro é tambem uma referência cultural, na moda , artes, é referência nacional para o mundo todo. Turismo se faz com preservação e não, destruição.
ligia rodrigues ipanema rio

DESCASO



Brasil

.0Rio de Janeiro

Governo do Rio obtém licença prévia para obra do metrô
Associações de moradores e políticos da oposição criticam as mudanças no projeto original e afirmam que o subterrâneo se tornará perigoso

Governo do Rio consegue licença prévia ambiental para as obras de expansão do metrô no Trajeto Sul da Linha 4 (Wilson Dias/ABr)
O governo do Rio conseguiu a licença do Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca) para tocar as obras do trecho Ipanema-Gávea da Linha 4 do metrô. Com esse aval, poderão começar as escavações das quatro novas estações na Zona Sul, nos bairros de Ipanema, Leblon e Gávea. Todas serão escavadas ao mesmo tempo por causa do equipamento que será usado. O Shield, conhecido como “Tatuzão”, vai servir para perfurar o subterrâneo da região. As obras da Linha 4 estão no centro de uma discussão que divide associação de moradores e Ministério Público de um lado contra o governo do outro.

A crítica principal do grupo 'O metrô Linha 4 que o Rio Precisa', composto por 23 associações de moradores e pessoas contrárias a forma como o metrô está sendo ampliado na cidade, é a mudança no projeto original. Com as transformações, a Linha 4 torna-se uma extensão da Linha 1. Se no planejamento inicial a ideia era ligar a Barra da Tijuca a Botafogo; agora prolongará o trecho já existente, saindo de Ipanema até a Barra. O Ministério Público Estadual chegou a pedir que a licença não fosse concedida.

Em entrevista ao site de VEJA no mês de março, a vereadora tucana Andrea Gouveia Vieira saiu em defesa do cumprimento do projeto original. “Para ir da Barra ao Centro, o passageiro terá de passar por 12 estações. No planejamento anterior, eram seis. Agora haverá uma linha única e o metrô chegará lotado nos bairros do Leblon e de Ipanema”, disse. Andreia argumentou ainda a insegurança que pode gerar o novo traçado do metrô. “Os trens vão se cruzar na mesma linha. O risco de acidente aumenta de maneira imensa, e os sistemas de funcionamento- de freio e de direcionamento do metrô- são distintos.”

Com o sinal verde da Ceca, que concedeu a licença prévia ambiental, as obras começarão no primeiro semestre deste ano. O objetivo do governo é que, com a ampliação do metrô, mais de 300 pessoas utilizem o transporte por dia e retire das ruas cerca de 2 mil veículos por na hora de pico. As obras da Linha 4 vão interditar temporariamente menos de 500 metros de vias públicas dentro dos 5,7 km de obras na Zona Sul.

CRIME AMBIENTAL

Aprovada a licença ambiental das obras da Linha 4 do metrô no trecho entre Gávea e Ipanema

No primeiro bairro, estação deverá ter dois níveis, para futura ligação com Botafogo

DIEGO BARRETO

Publicado:
Atualizado:
 Máquina perfura uma rocha na Barra da Tijuca, trecho já licenciado da Linha 4 do metrô: obras só devem estar concluídas em 2015 Foto: Ana Branco / O Globo

Máquina perfura uma rocha na Barra da Tijuca, trecho já licenciado da Linha 4 do metrô: obras só devem estar concluídas em 2015ANA BRANCO / O GLOBO

RIO - A Comissão Estadual de Conservação Ambiental (Ceca) concedeu na tarde desta sexta-feira a licença prévia ambiental para as obras de expansão do metrô no Trajeto Sul da Linha 4, no trecho (Gávea - Ipanema). A licença foi concedida com aprovação unânime dos 12 conselheiros da Ceca, que inclui representantes do governo do Estado e entidades da sociedade civil, como a Firjan, Uerj, Associação Nacional de Orgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma/RJ) e Crea/RJ. No parecer do Ceca que concedeu a licença também é solicitado que a estação da Gávea seja construída em dois níveis, permitindo uma futura ligação com a estação de Botafogo em trajeto que passará por Jardim Botânico e Humaitá.

O governo aguardava a licença do trecho Gávea-Ipanema desde janeiro. Mais de um quilômetro de túneis já foi escavado para a construção das estações Jardim Oceânico e Gávea, trehco que, segundo o Estado, já tem licença ambiental. Na Zona Sul, a Secretaria de Transportes já iniciou a escavação de um túnel de serviço entre Copacabana e a Praça General Osório. No momento, o objetivo do governo é conseguir a licença do trecho Ipanema-São Conrado, que não foi aprovada pelo Ministério Público estadual em audiência pública em fevereiro.

No dia 1 de abril, uma manifestação do movimento “O Metrô Linha 4 que o Rio Precisa”, da Associação de Moradores do Leblon (Anima Leblon), reuniu cerca de 100 pessoas na Praia do Leblon. O grupo distribuiu panfletos pedindo mudanças no traçado original da Linha 4 e criticando o fechamento das estações General Osório e Cantagalo por um ano para obras. Os manifestantes também reclamaram da ligação direta do Leblon a São Conrado sem passar pela Gávea. Por meio de nota, o estado afirmou que a estação Gávea será construída e que a paralisação das estações General Osório e Cantagalo por oito meses será necessária para as obras.

As obras para levar o metrô da Zona Sul até a Barra da Tijuca vão interferir no trânsito e interditar, a partir do início do ano que vem e por tempo ainda indeterminado, o acesso do público às praças Antero de Quental (Leblon) e Nossa Senhora da Paz (Ipanema); e ao Jardim de Alah, onde serão construídas as novas estações. O trecho aprovado já foi modificado pelo governo: após estudar a alternativa de uma estação na Praça Santos Dumont, na Gávea, o estado decidiu fazer as obras no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), que também terá o acesso fechado ao público.

As seis novas estações do sistema serão Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. Da Praça Nossa Senhora da Paz, o metrô seguirá até a Praça General Osório, também em Ipanema, atual estação terminal da Linha 1 do Metrô na Zona Sul que, em princípio, não seria interditada.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/aprovada-licenca-ambiental-das-obras-da-linha-4-do-metro-no-trecho-entre-gavea-ipanema-4642698#ixzz1ry1otJLd
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

CIDADÃO ?????? QUEM ?????


Galera, os membros da CECA votaram à favor da licença ambiental para o prolongamento da linha 1.
O representante do IBAMA citou as centenas de emails que recebeu dos membros do Meu Rio e disse que o licenciamento foi muito difícil.
O Presidente da CECA disse ter sido a primeira vez que a sociedade civil realmente se mobilizou, as vereadoras Andrea Gouvea Vieira e Sônia Rabello falaram estar frustradas com a falta de espaços para diálogo com a sociedade no planejamento urbano.
A sessão terminou com uma representante do movimento "o metrô que o Rio precisa" dizendo que não iremos desistir e vamos pensar em soluções para garantir um metrô de qualidade para a nossa cidade.

QUE PREFEITURA !

Garota de Ipanema: um parque que não é mais cheio de graça

Local apresenta problemas de conservação e vira reduto de moradores de rua

SIMONE AVELLAR
MARCO GRILLO


O Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, apresenta novamente sinais de abandono. O espaço de 2,58 hectares, inaugurado em 1978, foi revitalizado e reconquistou frequentadores a partir de uma reforma feita pelo Instituto-E, em 2009. Na época, a entidade privada gastou cerca de R$ 700 mil no desenvolvimento de um projeto paisagístico, que incluiu serviços de drenagem e pavimentação e obras nos canteiros.
No entanto, em outubro do ano passado, o instituto deixou de investir na manutenção do local. A medida foi tomada logo após a prefeitura permitir a construção de uma pista de bicicross, apesar de o parque ser uma Área de Proteção Ambiental. A diretora do Instituto-E, Nina Braga, afirmou, na ocasião, que “os atos de vandalismo, somados à falta de apoio do governo, tornaram difíceis sua conservação”.
Numa visita ao parque, O GLOBO-Zona Sul encontrou 12 moradores de rua. Alguns consumiam drogas, e a equipe de reportagem chegou a ser abordada por um deles. A iluminação precária e a vegetação malcuidada completam o cenário de abandono.
— Com a saída do instituto, o parque voltou a ser o que era. Está sem controle — afirma Maria Amélia Loureiro, presidente da Associação de Moradores de Ipanema.
Frequentador do espaço, Maurício Medeiros diz que os problemas surgiram ainda na época da parceria público-privada. Mas, segundo ele, agora teriam piorado.
Ao ser procurada para comentar o assunto, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou que fará os reparos necessários. A Fundação Parques e Jardins também prometeu vistoriar o parque. Já o Instituto-E preferiu não se manifestar.

ABAIXO ASSINADO NA PRAÇA DA PAZ





Ao PSI,


Hoje, quarta-feira, dia 11/04, Vereador Caiado e eu, montamos a mesa na Praça N.S da Paz e ficamos panfletando e falando sobre o Tombamento da Praça N.Sra. da Paz, e a adesão dos moradores como sempre sempre é de 99%....e inclusive com moradores de outros bairros e turistas....pois nossa Ipanema é o bairro mais charmoso do Rio.
Conseguimos preencher 10 Folhas....150 assinaturas ! e ainda distribuimos muitos abaixo-assinados que as pessoas pediam para levar e depois irão deixar no prédio da Roselene e Ignez !!!
Muito Bom !!!!
Vamos lá Pessoal.....que vamos chegar a 50.000 mil assinaturas !!! só depende de nós !!!


Abs e Bjs


Tony

BAIRROS.COM

Enviado por Bairros.com - 10.4.2012 | 8h01m

No fim de semana tem campanha Solidariedade Animal em Ipanema

Neste fim de semana, dias 14 e 15, das 10h às 16h, será realizada a campanha Solidariedade Animal na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com gatinhos do Campo de Santana e cães de vários locais da cidade. Neste mês de abril, Regina Marteli será a madrinha da campanha.

Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, levar comprovante de residência e identidade. Também serão recebidas doações de jornal, ração seca e úmida, coleiras e guias, produto de limpeza, medicamentos, comedouros, papelão, areia higiênica, cobertores, toalhas usadas e etc.

AFOGAMENTO

Turista morre afogado na Praia do Arpoador, dizem bombeiros

Segundo o 3º G-Mar, ele veio passar lua de mel no Rio de Janeiro.
Caso ocorreu na altura do Posto 8 no início da tarde desta quarta-feira (11).

Do G1 RJ

a

O turista Cláudio Rosa da Luz Júnior, de 26 anos, da Região Sul do país, morreu afogado no início da tarde desta quarta-feira (11), na Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com informações do 3º Grupamento Marítimo (G-Mar), ele veio passar a lua de mel na cidade. Ele e a mulher estavam hospedados na casa de um primo que mora no Rio. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no Santo Cristo, Zona Portuária da cidade.

A vítima, segundo o G-Mar, estava na praia com a mulher e o primo. De acordo com os guarda-vidas, o turista deve ter sofrido um mal súbito, já que o mar na região do Posto 8 está calmo. Eles perceberam que o homem estava com dificuldades de sair do mar e tentaram resgatá-lo. Quando chegaram perto da vítima, perceberam que ele já estava desacordado.

O helicóptero foi acionado às 12h15 e levou o turista para o G-Mar, em Copacabana, na Zona Sul, onde médicos da corporação tentaram vários procedimentos para reanimá-lo por cerca de uma hora e meia, sem sucesso.

EMPÓRIO - MARIA QUITÉRIA


Pessoal,

Seguem fotos tiradas na madrugada de sabado para domingo (por volta das 5 da manha) no Emporio.

Vejam que as pessoas permanecem na rua, bebendo do lado de fora do bar e o estado que a Rua Maria Quiteria fica.

Ressalto que estas cenas se repetem todos os dias da semana, até o amanhecer.

JORNADA DA JUVENTUDE



Mais de 12 mil fiéis de Ipanema se inscrevem para trabalhar na Jornada da Juventude

Redação SRZD Fé


A paróquia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, já tem mais de 12 mil fiéis interessados em trabalhar na Jornada da Juventude, que vai ser realizada no ano que vem na cidade, conforme nota publicada na coluna "Gente Boa", do jornal "O Globo".

Ainda de acordo com a publicação, os fiéis pretendem trabalhar no evento, bem como oferecem casas para hospedar pessoas que vem de fora da cidade, conforme contou padre Jorjão. Ele destacou também que a Jornada da Juventude deve ser o maior evento de jovens do mundo e reuniu mais pessoas do que 20 Rock in Rio.

O papa Bento XVI já confirmou participação. Esta será a primeira vez que ele virá ao Rio de Janeiro.