ZORRA TOTAL !







BANDA DE IPANEMA
Não havia banheiros ! Lixeiras de tamanho ridículo !Não havia 1 policial militar ! Ambulantes em abundância !
Acampamento na rua Vinícius de Morais !
A banda chegando e um ônibus do metrô parado no ponto.
Bem que a GM tentou tirar o ônibus e na marra fez com que ele depois de abarrotado de gente ,tinha gente espremida na porta,mudasse o caminho e entrasse na Vinícius.Um ABSURDO A IRRESPONSABILIDADE DO MOTORISTA DEIXAR ENTRAR TANTA GENTE.
A estimativa da polícia foi completamente errada em relação ao número de foliões,10 mil,ridículo !
Na frente da banda vinha um carro da GM abrindo caminho para a banda passar,atrás um caminhão da COMLURB,que não deu conta de tanta sujeira.
Não presenciei brigas,Graças a Deus,seria uma carnificina.Muita animação.Era tanta gente que não se ouvia a banda tocar,só o som dos tambores.

BANDA DE IPANEMA

Foliões curtem bloco Banda de Ipanema

Fabino Rampazzo

Direto do Rio de JaneiroPor volta das 17h, a Banda de Ipanema, que em 2009 completa 45 anos, saiu às ruas do bairro da zona sul do Rio de Janeiro. A Polícia Militar estimava em 10 mil o número de foliões que estavam na partida do bloco na Avenida Vieira Solto.
"Eu sempre viajava no Carnaval. Até que no ano passado, resolvi ficar e vir para Banda de Ipanema. Agora, não viajo mais. Isso aqui é muito bom", disse a carioca Raquel Pereira, de 20 anos, fantasiada de coelhinha para o desfile.
Luis Felipe Machado, 65 anos, vira o palhaço Teleteco para o desfile há mais de 40 anos. "Vou morrer saindo nesta banda", disse.
Além das milhares de pessoas que seguem, muitas outras ficam paradas nas calçadas curtindo a passagem do bloco. "Isso aqui é muito diferente da minha cidade. O povo aqui leva o Carnaval muito à sério. Estou impressionada", disse a brasiliense Caroline Nascimento, de 23 anos, publicitária, que passa pela primeira vez o Carnaval no Rio.

POLICIAMENTO PREVENTIVO !

Eventos gays terão policiamento preventivo no Carnaval carioca

JB Online

RIO - Delegados e representantes da 5ª DP (Mem de Sá), 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema), 14ª DP (Leblon), Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT) e oficiais do 13º BPM (Ipanema), 19º BPM (Tijuca) e 23º BPM (Méier), se reuniram com a subsecretária de Ensino, Valorização e Projetos Sociais; Jéssica Oliveira de Almeida; e com o coordenador da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (Superdir), Cláudio Nascimento. No evento, que aconteceu quinta-feira, foi definida uma ação conjunta entre os órgãos para garantir o policiamento preventivo e diferenciado nos eventos e locais de frequência de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Carnaval carioca, de sexta a terça-feira.

A iniciativa do encontro surgiu de um pedido feito pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (Superdir) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) a subsecretaria de Ensino, Valorização e Projetos Sociais da Secretaria de Estado de Segurança. O resultado final das discussões definiu que a Superdir terá um plantão de recebimento de denúncias e orientação aos LGBT vítimas de homofobia. As reclamações podem ser feitas pelos telefones (21) 9144-9977, 8801-8181, 8828-4792, 8733-3603 e 8853-5657. Policiais militares e civis estarão orientados para oferecer atendimento adequado e os locais que sediarão eventos de frequência gay terão o policiamento reforçado em seus arredores. A orientação é para que as vítimas, além de ligar para o serviço de plantão, façam registro de ocorrência nas delegacias relatando a discriminação e/ou violência sofrida.


CABINE NOVA - CALÇAMENTO ESBURACADO !





Enviado por leitor Ivan Ribeiro dos Santos - foto da cabine

EU-REPÓRTER

Mudança de cabine da PM, calçamento danificado no Arpoador

No centro da Praça do Arpoador existia uma cabine pequena da PM caindo aos pedaços. Foi substituída por outra, colocada um pouco mais atrás. Mas a Prefeitura até hoje, e já faz um bom tempo, não restaurou o calçamento de pedras portuguesas sobre o qual estava a antiga cabine. A nova cabine é um monstrengo em termos de design, atravancando a paisagem. Por que não colocá-la no canto da praça?
Não adianta recuperar o calçamento ,se continuar o abuso que virou ! Ficamos sem espaço ! Estacionamento de carros e ônibus para filmagens. Quinta feira dia 20 eram mais de 6 veículos estacionados no calçadão.
Sem falar dos ônibus de turismo que entram !
Ninguém respeita nada , ninguém vê nada !!!!!!

BOM CARNAVAL !!!!!!!!!!!!

Rio, 20/02/2009


Caros companheiros,

Em primeiro lugar desejo um bom carnaval a todos. Gostaria de pedir a colaboração de cada um de vocês no sentido de fiscalização do carnaval. Os que forem ficar no Rio, por favor, participem. Tirem fotos de tudo que estiver errado, anotem ocorrências com local e horário de tudo que estiver fora de ordem. Como todos sabem estas informações serão totalmente anônimas. O problema é que necessitamos delas para fazer um diagnóstico correto dos problemas e buscar soluções para 2010. A sub prefeitura já se comprometeu a começar organizar o próximo carnaval a partir do mês de março.

O projeto é o seguinte:

1) ter em Novembro todo o carnaval organizado.

2) os blocos que vão desfilar já definidos, os horários estebelecidos, os roteiros traçados de forma que haja sempre uma via livre para que os moradores que não são carnavalescos possam se locomover e as emergências terem também como chegar aos locais.

3) – cadastramento dos ambulantes, com foto, local e mercadorias definidas a priori. Quando estimulamos o trabalho dos ambulantes estamos ao mesmo tempo favorecendo os assaltos a caminhões de carga e depósitos de bebida cujas mercadorias vão parar todas nas mãos deste comércio paralelo. O ambulante terá de ter notas fiscais de suas mercadorias.

4) proibir os ambulantes com botijões de gaz.

5) estudar com a Cet – Rio os trajetos com escalonamento de horários.

6) limitar o número de blocos que vai desfilar no bairro.

7) responsabilizar os organizadores dos blocos por eventuais problemas que surjam em decorrência dos desfiles.

8) fazer com que os organizadores junto com a COMLURB sejam responsáveis pela limpeza imediata após a passagem do bloco.

9) - Banheiros químicos – quantidade e localização.

10) – divulgação – proibir a divulgação dos horários de desfile e concentração dos blocos de modo a diminuir o afluxo de público.

11) – segurança pública.

O trabalho vai ser árduo, mas penso que se todos colaborarem poderemos ter um carnaval de 2010 limpo, organizado e seguro. Volto a enfatizar o anonimato das informações e a importância delas. Sem saber extamente o que se passa fica impossível de planejar qualquer coisa.

Bom carnaval para todos,
PSI

CARNAVAL !!!



MUITA PAZ NESSE CARNAVAL !

NÃO ABUSE DA BEBIDA !!

ÓTIMO CARNAVAL !!!



Blocos, Escolas de Samba e bailes tomam conta da cidade

Beatriz Mota e Júlio Biar

Rio - “Todo mês de fevereiro, morena, Carnaval te espera”, avisa o antigo samba de Sidney Miller resgatado por Roberta Sá. A folia carioca é assim: o antigo e o novo se misturam dando fôlego à festa mais aguardada do ano.

Bambas cheios de samba no pé convivem com os moderninhos que, na falta de ginga, balançam os dedinhos sem perder a animação — ou se refugiam em festas onde o ‘baticum’ passa longe das carrapetas dos DJs.As tradicionais escolas de samba que reinavam absolutas na Marquês de Sapucaí dividem agora a atenção dos foliões com um mar de blocos que avança a cada ano, inundando a Cidade com bom humor e alegria. Ninguém precisa ficar de fora, tem bloco para todos os gostos. Dos antigos Cordão da Bola Preta, Banda de Ipanema e Simpatia é Quase Amor — que arrastam milhares de pessoas em seus desfiles — aos estreantes como o alegre Filhos de Bambi, que se concentra na Rua Bambina.

Quem também bota o bloco na rua pela primeira vez é a Banda Sassaricando, musical que sai dos palcos para entoar as marchinhas que animaram e continuam animando o Carnaval, amanhã, na Glória.Vista a fantasia, escolha a sua turma a partir do roteiro das próximas páginas e vá à luta sem medo de ser feliz.

BLOCOS

Sexta-feira (20/02)

AZEITONA SEM CAROÇOConcentração: Bar Azeitona. Rua Dias Ferreira, esquina com Rua Bartolomeu Mitre, Leblon. Às 21h.

ROLA PREGUIÇOSAConcentração: Avenida Epitácio Pessoa, esquina com Rua Maria Quitéria, Ipanema. Às 18h.

VEM NI MIM QUE EU SOU FACINHAConcentração: Rua Prudente de Moraes 10, Praça General Osório, Ipanema. Às 17h.

Sábado (21/02)

BANDA DE IPANEMAConcentração: Rua Gomes Carneiro, Praça General Osório, Ipanema. Às 17h30.

BLOCO AQUECIMENTO GLOBALConcentração: Rua Bartolomeu Mitre, esquina com Rua Dias Ferreira, Leblon. Às 14h.

EMPURRA QUE PEGAConcentração: Praça Cazuza, Leblon. Às 17h.

Domingo (22/02)

AFROREGGAEConcentração: Posto 8, Ipanema. Às 15h.

BANGALAFUMENGAConcentração: Rua Pacheco Leão, em frente ao Horto. Às 15h.

QUE MERDA É ESSA?Concentração: Bar Paz e Amor. Rua Garcia D’Ávila com Rua Nascimento Silva, Ipanema. Às 14h.

SIMPATIA É QUASE AMORConcentração: Praça General Osório, Ipanema.Às 16h.

Segunda-feira (23/02)

BLOCO VIRTUALConcentração: Posto 9. Entre as ruas Joana Angélica e Vinicius de Moraes, Ipanema. Às 15h.

CORRE ATRÁSConcentração: Bar Azeitona. Rua Dias Ferreira, Leblon. Às 11h30.

PEDE PASSAGEMConcentração: Praça Santos Dumont, em frente ao Jóquei, Gávea. Às 13h.

Terça-feira (24/02)

A ROCHAConcentração: Praça Santos Dumont, Gávea. Às 16h.

BANDA DE IPANEMAConcentração: Rua Gomes Carneiro, Ipanema. Às 17h30.

EMPURRA QUE PEGAConcentração: Praça Cazuza, Leblon. Às 17h.

TÔ QUE TÔ SEM FIMConcentração: Rua Gilberto Cardoso (Cobal), Leblon. Às 14h.

VEM NI MIM QUE EU SOU FACINHAConcentração: Rua Prudente de Moraes 10, Ipanema. Às 17h.

Quarta-feira (25/02)

ME BEIJA QUE SOU CINEASTAConcentração: Praça Santos Dumont, Gávea. Às 11h.

RESPOSTA - RODRIGO BETHLEM


Assunto: Res: barão c/ teixeira

Obrigado, Inez. Continuaremos ate restabelecermos, um minimo de ordem nesta cidadeAbs
Enviado pelo meu BlackBerry

APOIO DO PSI

Caros Rodrigo Bethlem, Bruno Ramos e Bernardo Carvalho,

Parabéns pela ação na Rua Barão da Torre esquina com Rua Teixeira de Mello.
O bairro, e nós do Projeto de Segurança de Ipanema agradecemos. Como é do conhecimento de vocês, estamos profundamente envolvidos com a solução daquela bagunça que degrada o bairro e que tem de ser resolvida através de incansáveis ações de repressão. De nada vai adiantar o altíssimo investimento do Estado na contrução da estação do Metrô com o elevador e tudo que está sendo feito pela secretaria de transportes no sentido de resolver o problema daquelas pessoas que, por omissão do Estado e da sociedade, se instalaram naquele local privatizando o espaço público. Na verdade, muito já foi feito: o ferro velho recebeu um terreno no Estácio, trailers foram colocados para guardar as mercadorias como ; isopores , cadeiras de praia etc. enquanto não se faz o galpão onde todo este material vai ser acomodado futuramente. Como era de se esperar , as pessoas continuam a achar que podem se apossar de um espaço que não lhes pertence, e a fazer como se nada tivesse mudado. Infelizmente, a compreensão de que o lugar tem de ser revitalizado e, que não serão admitidas tal desordem, vai ser lenta e dependente da continuidade da repressão.
O Projeto de Segurança de Ipanema dá total apoio a toda e qualquer ação que signifique mais ordem e respeito e recuperação do espaço público, no nosso bairro, para que a sociedade como um todo possa usufruir dele.
PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

IPANEMA PLAZA RENOVA APARTAMENTOS




Ipanema Plaza renova apartamentos

Thais Hernandes, de Milão

Mônica Paixão, do Ipanema Plaza, e Liane Galina, do EBT da Itália

Depois de trocar os amenitis dos apartamentos em 2008, o Ipanema Plaza está renovando agora as roupas de cama. De Teka passa a Trussardi, material egípcio de 180 fios. O próximo passo, segundo Mônica Paixão, gerente geral do hotel, é a susbtituição dos atuais televisores por LCD nos 140 quartos.
"O hotel é novo, tem apenas nove anos, mas estamos sempre tentando modernizá-lo para melhor atender nossos hóspedes", conta. A mudança nos apartamentos acontece depois de reforma no restaurante e no business center.
A taxa de ocupação para o Carnaval no Ipanema Plaza está em 100%, no entanto, Mônica conta que já sente mudança no perfil dos clientes. "Antes ficávamos lotados seis meses antes dos grandes eventos, agora é só mesmo na semana anterior", afirma. Ela disse ainda que está recebendo mais turistas nacionais que estrangeiros.

CARNAVAL !!!


Confira as interdições no trânsito dos bairros da Zona Sul para o carnaval de rua

O Globo


RIO - Confira as alterações no trânsito nos bairros da Zona Sul durante as festividades do carnaval de rua. Ipanema
Bloco "Vem ni mim que sou Facinha"

Dia: 20, com tráfego interrompido das 17h às 22h na Praça General Osório, esquina com a Rua Prudente de Moraes - Ipanema
Concentração: Rua Prudente de Morais nº 10, - Ipanema.
Operação: Interdição da Rua Prudente de Morais, no trecho compreendido entre as Ruas Jangadeiros e Gomes Carneiro (pista interna), em frente ao local supracitado.

Desfile do Bloco "Simpatia É Quase Amor"

Dia: 22, com início do desfile previsto para as 16h
Horário: 14h (concentração)
Local: Ipanema, com saída na Praça General Osório (Rua Teixeira de Melo);
Percurso: Praça General Osório (Rua Teixeira de Melo), Rua Teixeira de Melo, Av. Vieira Souto até a altura da Rua Henrique Dumont, onde haverá a dispersão.
16h - Início do desfile
Inversão de mão de direção na Rua Gomes Carneiro, no trecho compreendido entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais onde os motoristas terão duas opções para acessar Ipanema:
- Rua Gomes Carneiro, Rua Antônio Parreiras e Rua Barão da Torre;
- Rua Gomes Carneiro, Rua Francisco Sá, Av. Nossa Senhora de Copacabana, Rua Bolívar, Corte do Cantagalo e Av. Epitácio Pessoa (sentido Ipanema);
Interdição das Avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto, pista junto a praia, no dia 14/02 (sábado) às 16h.
Pontos de bloqueio:
- Av. Delfim Moreira X Av. Niemeyer, com o desvio do tráfego para a Av. Visconde de Albuquerque, Av. Ataulfo de Paiva;
- Av. Delfim Moreira X Rua Gal Venâncio Flôres, acesso a pista da praia - Canteiro Central;
- Av. Delfim Moreira X Av. Afrânio de Melo Franco, acesso a pista da praia - Canteiro Central;
- Av. Vieira Souto, retorno na altura da Rua Aníbal de Mendonça;
- Av. Vieira Souto X Rua Gracia D'Ávila, acesso a pista da praia - Canteiro Central;
- Av. Vieira Souto X Rua Maria Quitéria, acesso a pista da praia - Canteiro Central;
No dia 22/02 manter a área de lazer até a passagem do bloco e limpeza da pista.
Interdição da Av. Vieira Souto, pista junto às edificações, onde o trânsito deverá ser desviado para Rua Gomes Carneiro invertida, conforme descrito acima e Rua Prudente de Morais, aguardando a liberação do cruzamento com a Rua Teixeira de Melo pelo bloco.
Pontos de Bloqueio:
· Rua Rainha Elizabeth X Rua Tereza Aragão (bloqueio do tráfego), impedindo que os veículos acessem a Av. Vieira Souto;
· Av. Vieira Souto X R. Gomes Carneiro (bloqueio e inversão do tráfego), impedindo que os veículos acessem a Av. Vieira Souto, desviando-os para a Rua Prudente de Morais;
· R. Gomes Carneiro X R. Prudente de Morais (controlar a inversão do tráfego);
À medida que o bloco evoluir na Av. Vieira Souto, deverá ser feito bloqueio de tráfego nos seguintes cruzamentos, a fim de que os veículos não encontrem com o bloco na praia:
- Rua Prudente de Morais X Rua Farme de Amoedo;
- Rua Prudente de Morais X Rua Maria Quitéria;
- Rua Prudente de Morais X Rua Garcia D`Ávila;
- Rua Prudente de Morais X Av. Henrique Dumont;
Quando o bloco chegar na Av. Vieira Souto, altura da Av. Henrique Dumont esta última deverá ser interditada entre a Av. Vieira Souto e Rua Prudente de Morais, para a dispersão.

Bloco "Chica Chica Boom Chic"

Dia: 21
Horário: a partir das 16h
Local: Praça General Osório - Ipanema

Bloco "Aquecimento Global"

Dias: 21
Horário: 14h às 18h
Local: Avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador - Ipanema
Concentração: Calçadão da Avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador. Não haverá desfile; O caminhão deverá estacionar na Avenida Vieira Souto, ao longo do canteiro divisor junto à ciclovia, a partir das 14h, devendo permanecer no local até, no máximo, às 18h, quando haverá a abertura da pista;

"Banda de Ipanema"

Dias: 21 e 24, com interdição ao tráfego de veículos, das seguintes vias:
Rua Jangadeiros, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Rua Prudente de Morais a partir das 15h até o término do evento;
Rua Gomes Carneiro, entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais, a partir das 17h30min até término do evento;
Avenida Vieira Souto, pista junto as edificações, a partir das 17h30min até término do evento;
Avenida Delfim Moreira, pista junto a orla, a partir da Rua Afrânio de Melo Franco, a partir das 17h30min
Avenida Vieira Souto, pista junto à orla, Rua Farme de Amoedo, entre a Rua Prudente de Morais e a Avenida Vieira Souto, durante a passagem do bloco;
Rua Joana Angélica, entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá, durante a passagem do bloco;
Rua Visconde de Pirajá, entre a Rua Joana Angélica e a Rua Teixeira de Melo, durante a passagem do bloco;
Rua Vinicius de Morais, entre a Rua Prudente de Morais e a Rua Visconde de Pirajá, durante a passagem do bloco;
Rua Farme de Amoedo, entre a Rua Barão da Torre e a Rua Visconde de Pirajá, durante a passagem do bloco;
Rua Teixeira de Melo, entre a Rua Prudente de Morais e a Rua Visconde de Pirajá, durante a passagem do bloco.
Proibido o estacionamento de veículos, a partir das 7h00 até o término do evento, em ambos os lados das seguintes vias:
Rua Jangadeiros, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Rua Pudente de Moraes;
Rua Gomes Carneiro, entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais.
Rua Joana Angélica, entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá;
Utilização da pista de rolamento, das seguintes vias, conforme o itinerário, a partir das 15H durante a passagem do bloco: Rua Gomes Carneiro, Avenida Vieira Souto (pista sentido Leblon), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá e Praça General Osório.
Copacabana

Desfile da Escola de Samba Beija-Flor

Utilização de via, na Avenida Atlântica, pista junto à orla, no trecho entre o Posto 4 e o Hotel Copacabana Palace, a partir das 17h até a passagem da escola.
Será autorizado o estacionamento dos ônibus destinados ao evento, das 16h às 20h, nas seguintes vias:
Passagem de 14 ônibus na Avenida Pasteur, pista sentido Botafogo, lado esquerdo da via, ao longo, junto ao canteiro divisor de pistas;
Passagem de 26 ônibus, na Avenida Prefeito Mendes de Morais, na baia junto ao Gávea Golf Club.
Será prorrogado o horário do término da área de lazer, na Avenida Atlântica até a passagem da escola e limpeza da pista pela Comlurb.
Permanecerá a reversível, na Avenida Atlântica, pista junto as edificações, durante a implantação da área de lazer.
Botafogo

Desfile da "Banda Boka de Espuma"

Dia: 01 de março, com tráfego interrompido das 13h às 22h em diversas ruas do bairro. Confira:
Concentração: Às 13h, na Rua Marquês de Olinda, entre as Ruas Bambina e Muniz Barreto;
Percurso: Rua Marquês de Olinda, Rua Muniz Barreto, Rua São Clemente, Rua Real Grandeza, Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo (pista interna), Rua São Clemente, Rua Bambina e Rua Marquês de Olinda, onde haverá a dispersão.
Operação:
Interdição da Rua Marques de Olinda entre as Ruas Bambina e Muniz Barreto, das 13h00 às 19h00, exceto para moradores;
Interdição de meia pista, na Rua Muniz Barreto, Rua São Clemente, Rua Real Grandeza e Rua Voluntários da Pátria;
Interdição da Rua Bambina durante a passagem do bloco.
Obs: O evento deverá ser encerrado até as 22h.
Laranjeiras

"Bloco Laranjada Samba Clube"

Dia: 22
Horário: 17h às 22h
Concentração: Praça Jardim Laranjeiras;
Percurso: Praça Jardim Laranjeiras, Rua General Glicério, Rua General Cristóvão Barcelos, terminando no ponto de concentração;
Operação:
Interdição da Rua General Glicério à direita do tráfego junto à Praça Jardim Laranjeiras, mantendo a pista da esquerda em regime de mão dupla de forma intermitente, durante a concentração até o momento da saída do bloco;
Interdição de meia pista da Rua Gal. Glicério, durante a passagem do bloco;
Interdição de meia pista da Rua General Cristóvão Barcelos, durante a passagem do bloco;
O evento deverá ser encerrado até ás 22h

CHOQUE DE ORDEM



'Choque' reprime irregularidades em Ipanema

Rio - A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Seop) estourou um depósito clandestino na Rua Teixeira de Melo, quase na esquina da Rua Barão da Torre, em Ipanema, às 7h desta quarta-feira. O local, próximo ao morro do Cantagalo, funcionava como entreposto de uma cooperativa de catadores de lixo.
Vinte garis da Comlurb retiraram cerca de 15 toneladas de entulho e sucata, que encheram três caminhões, além de um carrinho de transporte (burro-sem-rabo) e um triciclo. Uma kombi com mercadorias de ambulantes (cadeiras de praia, refrigerantes e cervejas), que estava em frente ao depósito, foi rebocada por estacionamento irregular.
Foram mobilizados também 30 policiais militares, que ocuparam o morro do Cantagalo durante a operação, além de 20 guardas municipais, 18 agentes da Seop e três policiais civis.

CARNAVAL VIRTUAL

Carnaval Virtual cria promoção de fantasias infantis

O GLOBO

RIO - O site Carnaval Virtual (www.carnavalvirtual.com.br) que informa foliões de todo o planeta sobre as qualidades do carnaval brasileiro criou a promoção "Fantasias infantis de outros carnavais".
O dono da foto mais original vai ganhar uma câmera fotográfica. Os pais que quiserem exibir a foto de seus filhos em também podem participar.
O Bloco Virtual, braço real do site, sai pela orla de Ipanema do Posto 9 ao Arpoador, no final da tarde da segunda-feira de carnaval.

ARISTÓTELES DRUMMOND

ORDEM É BOM E O POVO GOSTA !

Aristóteles Drummond

JORNALISTA

Caso típico de que o direito do cidadão vai ate onde começa o do pró­ximo é a questão envolven­do os esforços da prefeitura do Rio para remover a po­pulação de rua. Situação, aliás, constantemente apon­tada como ponto negativo da cidade nas pesquisas feitas junto aos turistas que nos visitam.

Hipocrisia seria negar que estes milhares de ex­cluídos - merecedores de uma vigorosa ação social por parte do estado e solidarie­dade da população - cons­trangem o morador da ci­dade, chocam e amedron­tam o turista. Não bastasse , o contribuinte que se sente lesado ,ao ver sua calçada transfor­mada em ponto de barulho, mau cheiro e praticas ilegais que vão do simples cheirar cola ao uso de tóxicos mais fortes. Seria tapar o sol com a peneira,ignorar que em meio a esta população de rua, estão menores(e maio­res) infratores, cometendo todo tipo de delito para tor­nar insuportável a vida de alguns bairros ,como Copacabana e Centro.

o elogiável esforço do atual governo municipal, com ampla cobertura do go­verno do estado, acaba se tornando inócuo pela falta de locais e acolhimento e seleção para encaminha­ mento a centros de recu­ peração ( além da droga,o índice de alcoolismo é grande escolas para menores e ate mesmo celas de policia, no caso de condenados – o que não é raridade por incrível que pareça , existem os que defendem o direito desta população ao fazer o que bem entendem nas ruas da cidade,como se estivéssemos no quinto mundo. Em nome de uma suposta ação social, quando este quadro prejudica o comércio,o turismo e consequentemente , gera o desemprego.
. As praças públicas na pertencem às crianças , invadidas que foram pela população de rus Esta, inclusive transformou os locais onde a garotada brincava em focos de doenças de pele e outras mais graves, como hepatite.

O prefeito Eduardo Paes ,sabe que está jogando seu futuro político no sucesso desse desafio. A desordem urbana agride a auto estima carioca com a questão dos ambulantes espalhados por toda a cidade , da ocupação irregular de terrenos e das calçadas,da fumaça do churrasquinho de qualidade duvidosa que infestam o centro, depois das 18 horas. A situação chegou a um ponto de extrema gravidade. Agir com energia , determinação e autoridade é fundamental , assim como contar com o apoio das forças mais responsáveis da sociedade.

O comércio de rua faz escoar o produto do roubo de cargas em nossas estradas e portos , quando não o contrabando. Portanto , não há como desvincular a atuação municipal da ação policial. Está evidente que o crime organizado protege e alimenta ambulantes , além de transporte ilegale perigoso , justificando uma presença da União , por meio da Polícia Federal e da Guarda Nacional.
O exemplo do prefeito do Rio , pode animar outras cidades a promover esta verdadeira cruzada contra a degradação que ocorre a nível nacional e que só pode nos conduzir a um quadro parecido com o de alguns países da América Central e da África. Decididamente , não é esse o Brasil que queremos.

Certamente o positivo entrosamento de prefeitura , estado e União encontrará meios para que a ação saneadora venha a melhorar as condições das pessoas envolvidas , que têm odo o direito de aspirarem a uma vida mais digna. Desde o menor de rua atá o vendedor de churrasquinhos , passando pelos perueiros . O Rio depende do sucesso desse trabalho para voltar a ser a Cidade maravilhosa que os brasileiros tanto amam e da qual já nos orgulhamos.

CHOQUE DE ORDEM

Secretaria faz choque de ordem em Ipanema


Simone Candida

RIO - Uma operação da Secretaria Especial de Ordem Pública realizada na manhã desta quarta-feria, num dos acessos da favela do Pavão-Pavãozinho, na Rua Teixeira de Melo, terminou com a apreensão de uma tonelada de sucata, um triciclo e quatro burros-sem-rabo. Uma kombi que era usada como depósito de mercadoria também foi apreendida. Não houve reação dos moradores e a ação, iniciada às 9h, terminou às 10h30m.

MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura -


Choque

"Estimulado pelo propalado Choque de Ordem, resolvei mandar um e-mail para a ouvidoria da Prefeitura, solicitando a remoção de alguns carros abandonados há meses aqui no Leblon.
Para minha surpresa, apenas três dias depois os veículos foram rebocados. Além disso, recebi e-mail em resposta à minha denúncia, agradecendo por tê-la feito."
O endereço da ouvidoria - http://www21.rio.rj.gov.br/siso/internet/ouvidoria.htm - e diz que basta selecionar "Reclamação" e a opção "Choque de Ordem".

CARNAVAL !!!





Ruas do Rio ficam lotadas de confetes, alegria e fantasias durante o Carnaval

Blocos de rua são opção para quem quer voltar no tempo e pular no ritmo das marchinhas

Christian Brandão

Assim como a cidade é uma grande miscelânea cultural, o Carnaval do Rio também é. Ok, o desfile das escolas de samba tem o jeitão da folia carioca, mas a diversão de rua não perde em nada.

São mais de 400 blocos. Todos saracoteando pelas ruas da capital fluminense. Alguns saem antes mesmo do início oficial do Carnaval e outros se estendem dias depois da quarta-feira de cinzas. A alegria e as fantasias reinam nas ruas do Rio .

É impossível pular em todos, por maior que seja sua empolgação. Além do extenso número, a maioria dos blocos sai de lugares não anunciados e em horários divulgados apenas para poucas pessoas. É comum encontrar nas ruas foliões perdidos, procurando por blocos que já desfilaram dias antes. A banda passa principalmente por Copacabana, Ipanema, Laranjeiras, o Centro e o histórico bairro de Santa Teresa - além claro, de diversas outras regiões do Rio. Para você se organizar: existem dois tipos de blocos, os famosos e lotados e os mais tranqüilos, mas não menos tradicionais.

O Cordão da Bola Preta, fundado em 1918 e que desfila no centro, arrasta multidões. A Banda de Ipanema, que anima a praia do bairro, desfila pela avenida Vieira Souto e é um dos mais muvucados. O Cordão do Boitatá, no centro, o Volta, Alice, em Laranjeiras e o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, são boas alternativas para quem quer pular sem se espremer muito. Bloco Simpatia é Quase Amor, que desfile em Ipanema e arrasta multidões Foto: Christian Brandão Grupo ViagemOs pequenos também caem na folia na capital fluminense Foto: Christian Brandão

Não esqueça de preparar a fantasia. Ela não precisa ter o glamour das escolas de samba, mas participar da brincadeira é essencial. A diversão é sempre garantida. Pular atrás da banda, em locais históricos e cercados de gente fantasiada e alegre, traz uma sensação que mistura prazer e nostalgia. É experimentar e não parar mais.

FECHAMENTO DO PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Fechamento Parque Garota de Ipanema/Arpoador

Venho informá-los que à partir da próxima quinta, 19 de fevereiro, o parque Garota de Ipanema será fechado ao público para a finalização das obras de recuperação de sua parte baixa. Iniciadas em outubro de 2008 e com previsão de término para janeiro de 2009, as obras sofreram um atraso devido às fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro nos últimos meses.

Desde outubro as obras vêm sendo realizadas com o parque aberto à população e seu fechamento nesta etapa final é necessário para a execução do projeto paisagístico e para a recuperação na pavimentação do acesso principal, pela rua Francisco Otaviano. O parque será reaberto ao público no dia 14 de março.
Aproveito para informar que o atendimento do posto da Rio Ônibus realizado na sede do parque será transferido durante este período para a 6ª R.A., na R. Bartolomeu Mitre 1.297, Leblon.

Peço a gentileza de retransmitir esta mensagem aos membros de suas associações.

Fico à disposição para dúvidas e contando com a compreensão da comunidade.

Desde já obrigada.

Abraços.

Martha Gonçalves
Gerente Projeto Recuperação PGIom.art / Instituto e(21)2512.2599(21)7862.2579

CURIOSIDADES

Nome de alguns blocos carnavalescos ;


Ih, é Carnaval!
Volta, Alice Cordão do Bola Preta
Se me der, eu como!
Simpatia é quase amor
Cutucano Atrás
Céu na Terra
Turbilhão Carioca
Que Merda É Essa?
Vem ni mim que sou facinha
Monocelho
Bloco Carnavalesco Beijamim no Escuro
Meu Amor Eu Vou Ali
Bloco do Aquecimento Global
Pierrot da Madrugada
Imaginô? Agora Amassa!
Bloco dos Cachaças
Larga a Onça, Alfredo
Me Esquece
Quem não guenta bebe água
Alegria Sem Ressaca
Desfile do Gigantes da Lira
Embaixadores da Folia
Suvaco de Cristo
Escravos da Mauá
Escangalha
Vai Tomar no Grajaú
Empolga às 9
Se não quiser me dar me empresta
Bloco Urubuzada
Maracangalha
Espreme que sai
Tá pirando, Pirado, Pirou!
Ensaio do Sapucapeto
Perereca Imperial
Devotos da Madá
Bloco da solidariedade
Miscelânea Odeon
Regula mas libera
Bloco Filma Eu Aí
Baile do Trapiche Gamboa Mamelúdicos Eufóricos e Outros Inerteofóbicos Frenéticos Baile do Boitatá com Quizomba no Circo Bonde do samba
Baile de Máscaras do Spanta Neném
Azeitona sem caroço
Bloco das Carmelitas
Concentra mas não sai
Badalo de Santa Teresa
Rival sem Rival
Rola Preguiçosa
Tambor Carioca
Bloco Brejeiro
Embaixadores da Folia
A Pedrinha
Bloco do Carioca da Gema
Cordão da Prata Preta
Dois pra lá dois pra cá
Embaixadores da Folia
Laranjada Samba Clube
Turma do Gato Zumbi de Pilares
A Rocha
Fogo na Cueca
Cacique de Ramos Bafo da Onça
Escangalha Empurra que Pega Leblon Ulalá Balancê
Pega pra Sambar
Baile à fantasia com Pedro Miranda no Trapiche
Não Mexe Que Fede
Amigos da Joaquim Méier
Bangalafumenga
Bohêmios de Irajá Cordão do Boitatá Cordão do Boi Tolo
Bloco Cru
Bloco Corre Atrás
Rancho Flor do Sereno Cordão Umbilica
Pede Passagem
Songoro Cosongo Mão na lata
Mulheres de Chico
Bagunça meu Coreto
Bloco da Ansiedade
Clube do Samba ]
Embaixadores da Folia
Meu Bem, Volto Já
Quizomba
Se me Der, Eu Como!
Vagalume
Zoobloco
Tô que Tô Sem Fim
Bloco dos Cachaças
Baile do Trapiche da Gamboa
Orquestra Voadora Baile à fantasia no Trapiche com a turma do Sassaricando Bloco Carnavalesco Muvuca do São Carlos
Bloco Cardosão de Laranjeiras
Largo do Machado mas não Largo do Copo
Me beija que eu sou cineasta
Voltar pra Quê?
Bafafá

QUE PECADO !!!



Enviado por leitor Todd Alan Cooper -

EU-REPÓRTER

Árvores cortadas para a construção de um campo de futebol no Arpoador

Os moradores da Rua Francisco Otaviano, no Arpoador, têm assistido o corte de árvores e arbustos numa área em frente à Praia do Diabo para a construção de um campo de futebol.
Esta foto foi feita por um leitor.

ESTATÍSTICAS- BLOG - 01 / 02 a 15 / 02

3.035 Pessoas visitaram esse site

3.558 Visitas

3.035 Número absoluto de visitantes únicos

5.128 Exibições de página

1,44 Média de exibições de página

00:00:54 Tempo no site

83,36% Novas visitas

E MAIL DE UM COLABORADOR


No dia 12/2, fiquei feliz ao ver que o caminhão abaixo mencionado não estava mais estacionado na rua Nascimento Silva. Minha felicidade durou pouco, pois, no dia 13/2, vi o mesmo estacionado na rua novamente, próximo à esquina da rua Joana Angélica, onde permanece até hoje.

J.L.
Há muito tempo, um caminhão da Sucos del Valle (placa LJL 2247, do Rio) está estacionado na rua Nascimento Silva, entre as ruas Vinícius de Morais e Joana Angélica, perto dos fundos do colégio Notre Dame. Hoje, um pouco antes do meio-dia, vi uns rapazes descarregando cadeiras de praia, que estavam dentro do caminhão, colocando-as em cima de um burro-sem-rabo.

ATA DA 34ª REUNIÃO

Atividade que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA TRIGÉSIMA QUARTA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 10/02/2009
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30

TÓPICOS ABORDADOS


1- Ressalta-se a presença da Alta-Administração da Prefeitura do Rio de Janeiro nas pessoas do Sub-Prefeito da Zona Sul, Sr. Bruno Ramos, o Administrador regional da IVa.. Região Administrativa que compreende os bairros de São Conrado até a Glória, Sr. Bernardo Carvalho. A Tenente Renata do 23º BPM (renatamattos@ig.com.br) que veio substituindo o Comandante daquele Batalhão, Cel. Lima Castro, foi designada responsável pelo bairro de Ipanema.
Informaram que as atividades estão sendo reunidas na R. Bartolomeu Mitre para melhor fluxo de informações.

2- O Sub-Prefeito mencionou que será procedida reestruturação na Prefeitura no sentido de proporcionar ao cidadão carioca os serviços condizentes;

3- A Tenente Renata informou que o policiamento nas praias está sendo reforçado pelo qual foi reconhecido pelos participantes da reunião e mencionou que estará em curso programas de capacitação à Corporação para mudança educacional dos policiais;

4- O grupo que trata do Carnaval adiantou que está em fase bastante adiantada a feitura da normatização dos blocos, bandas e afins no que diz respeito a horários, limpeza locais de aglomeração assim como foi feita com a Banda de Ipanema , notando-se grande melhoria na sua organização;

5- O Sr. Bruno Pereira responsável pelo grupo que cuida do Jardim de Alah relatou que estão projetando também reestruturação da área no que concerne; a jardins, esculturas, treliças. Sugeriu ainda que as grades que margeiam o canal e outros locais, sejam substituídas por madeira a exemplo daquelas do Parque Garota de Ipanema, que depois de anos, não se deterioraram. Serão incluídos no projeto eventos de baixo impacto com músicas populares, clássica, artes plásticas e outros. Estão em pesquisa junto à iniciativa privada para obter adoção da área, que tem seu ponto mais degradado em frente ao Clube Monte Líbano.

6- Moradores de rua, camelôs e outros, continuam a serem recolhidos para os quais sugeriu-se que a Prefeitura realize suas alocações em vagas existentes em seus órgãos, após reciclagem profissional no sentido de dignidade de cidadania e de forma que na voltem às ruas. Foi sugerido também que a Prefeitura adote a sistema de TOLERÂNCIA ZERO a fim de coibir radicalmente a desordem urbana;

7- O grupo do Plano diretor terá sua reunião dia 16/2 juntamente com a vereadora Aspásia Camargo. Neste ponto sugere-se que, se caso haja eventos nas praias, parte de seus faturamentos sejam carreados para o Ipabacana e Copabacana ;

8- O grupo encarregado das faixas de conscientização, informa que as frases estão prontas, os pontos de localização delimitados e que nas próximas reuniões trarão o projeto definitivo. Vale ressaltar outras idéias que surgiram e foram enviadas eletronicamente, como contribuição.

9- Alguns ambulantes estiveram presentes à reunião e concordaram que legislação sobre o assunto deve ser melhor elaborada para que todos cumpram-na, (praiasa@praiasa.com.br);

10- O grupo da Praça Gen. Osório está realizando projeto para sua revitalização e especificamente com relação à fiscalização pela Receita Federal dos comerciantes da Feira Hippie que estão usando-a com a outros fins que não os artesanais. O Sr. Bruno Pereira sugeriu que os comerciantes ajudem na manutenção da Praça já que fazem uso de espaço público e, são eles também, responsáveis em parte, por sua degradação.

PRÓXIMA REUNIÃO: 3/03/2009
Elaboração da Ata: JGuia

ATA DA REUNIÃO - ROSA FERNANDES

DIA 12 / 02

ATA REUNIÃO ROSA FERANDES

Pessoal,

Me desculpem pela demora no envio da ata. Conforme combinado, segue abaixo para atualização de todos:

· Participaram da reunião todos os integrantes da Comissão de Administração da Feira Hippie de Ipanema, o George Andre, representando o PSI, e eu, representando o Pólo Gastronômico, além da Vereadora Rosa Fernandes e sua assessora.
· Uma falha que tivemos foi não termos levado uma cópia da Ata de nossa primeira reunião com a relação de prioridades / problemas a serem solucionados. No entanto, passamos para ela verbalmente estas prioridades que descrevo abaixo:
o Irregularidades com expositores da Feira / Edital e prova para ocupar vagas em aberto – Este tema foi o foco de nossa reunião, onde foram apontados que atualmente existem 4 tipos de expositores: Artesãos e artistas plásticos com licença; Revendedores de produtos manufaturados com licença; Artesãos e artistas plásticos sem licença; Vendedores de produtos manufaturados sem licença. Os integrantes da comissão da feira demonstraram sua indignação em relação a falta de fiscalização e também pela tolerância por parte da prefeitura em relação as irregularidades acima descritas e, principalmente, no que se refere a venda de produtos manufaturados, o que descaracteriza o objetivo da feira, além de ser um tipo de concorrência desleal que prejudica a sobrevivência dos verdadeiros artesãos e artistas expositores da feira. A Vereadora inicialmente se mostrou contra a retirada dos expositores irregulares sem que estes tenham uma alternativa para poderem trabalhar, ela chegou a cogitar a possibilidade de se criar uma feira em outro local para expositores de produtos que não estivessem dentro das características da feira hippie, etc... Após um longo debate, acredito que alcançamos nosso principal objetivo que era sensibilizá-la da necessidade de encararmos o problema de frente e não permitirmos que continuemos com as diversas irregularidades debatidas. Ela ficou de inclusive propor um projeto de lei para viabilizar esta reorganização e volta as origens artesanais e artística da feira.
o Além do tema acima, mencionamos diversos problemas da feira e da Praça General Osório como um todo, os quais ela solicitou que sua assessora anotasse para cobrarmos medidas junto a prefeitura em conjunto. A seguir, relaciono os principais temas abordados: Fiscalização permanente da prefeitura aos domingos através de estrutura/barraca fixa dos diversos agentes do poder público; Estacionamento rotativo x flanelinhas; Pontos de taxis e vans irregulares; Falta de iluminação da praça; Inexistência de banheiros; Padronização das barraquinhas.

A reunião terminou em um clima amistoso, a Vereadora ficou de agendar uma nova reunião com o Bruno Ramos, Sub-prefeito da Zona Sul, para cobrarmos ações da prefeitura buscando a revitalização da Feira Hippie e da região da Praça Gen. Osório.

Acredito termos alcançado nosso objetivo de aproximação com a Vereadora e que agora temos a possibilidade de obtermos inclusive o apoio dela para alcançarmos nossos objetivos acima. Espero ter registrado os principais temas abordados, peço para se alguém lembrar de algo que eu tiver esquecido informar a todos por email.

Abraços,

Demetrius

RESPOSTA - TENENTE RENATA MORAES

O PSI,agradece a pronta resposta da Ten.Renata,à denúncia feita hoje dia 15/02.

Bom Dia!

Já na manhã de segunda-feira estarei pessoalmente falando com os proprietários dos quiosques para estabelecermos uma agenda comunitária em que os policiais em ronda terão que passar no local e assiná-la para, assim, termos um maior controle do policiamento.
Agradeço a ajuda para fazermos um trabalho de excelência em Ipanema.
Um abraço,

Ten Renata.

PONTO NEGATIVO !


Insistem em não desviar o trânsito nos dias de Carnaval !
Perigo para quem vai se divertir.
Impossível manter o fluxo de carros e ônibus na Rua Vieira Souto durante o Carnaval.
Eram 3 blocos grandes ao mesmo tempo.Milhares de pessoas brincando.

POSTO 9 - CARNAVAL ! SÓ ALEGRIA !






PRAIA DE IPANEMA - POSTO 9
Hoje três blocos à tarde ! AFROREGAE , SE NÃO QUISER ME DÁ,ME EMPRESTA E EMPOLGA ÀS 9.
Muita polícia,muita festa ,muitos camelôs ( fora do caminho).

BANHEIROS QUÍMICOS




Banheiros químicos foram colocados em todo o trajeto da Banda Afroregae,que sai às 16hs.
Só que até então estão lacrados e com isso os participantes da Banda de Ipanema não puderam usá-los.Uma pena ! Várias pessoas precisaram e não conseguiram.
O Afroregae sai do Posto 9 em direção ao Arpoador.

BANHO DE MAR À FANTASIA













BANDA DE IPANEMA - A Banda de Ipanema,faz desfile para moradores do bairro.
A concentração foi no Arpoador,fantasias de papel crepon,muita animação e com a presença da polícia,dando a segurança necessária e da Prefeitura,dando a organização.
Nenhum camelô atrapalhando a brincadeira,eram retirados do caminho.
O sub-Prefeito Bruno Ramos,esteve presente o tempo todo,tomando conta da organização.
Ao meio dia a banda saiu em direção ao Posto 9,onde se despediu dos foliões.
NOTA 10 !!!!! TOMARA QUE ACONTAÇA O MESMO DURANTE O CARNAVAL !


DENÚNCIA ! ATENÇÃO !!!!!

Bom dia,

Ipanema está com um problema sério em relação à segurança.Após as 22hs até 1 da manhã,a Praça Nossa Senhora da Paz fica infestada de assaltantes.
Diáriamente pessoas são atacadas por esses elementos que fazem ponto na porta do Banco do Brasil,se fazendo passar por moradores de rua.São ao todo 7 homens entre adultos e menores.
Os quiosques que ficam abertos 24hs,não sabem mais o que fazer.São obrigados a se calarem,com medo de represálias.
O policiamento da GM foi retirado na parte do dia e com o abandono da praça,que virou um lixo,esse pessoal se esconde lá por dentro entrando pelos buracos da grade.
Já fizemos inúmeras reclamações mas até agora não fomos atendidos.
Por favor precisamos de ajuda !
Obrigada .
Atenciosamente
Voluntário do PSI

CARNAVAL !!!



Foliões desfilam sem empurra-empurra de ambulantes

Ana Paula Verly, JB Online

RIO - Em vez de atrapalhar, a chuva aumentou a animação nos blocos que desfilaram neste sábado. O dia amanheceu cinza, mas logo foi colorido pelas fantasias, nas ruas da Zona Sul e de Santa Teresa. A fiscalização dos ambulantes, impedidos pela prefeitura de invadir os desfiles, agradou ao público. A não ser pela dificuldade, em certos trechos, de conseguir uma cerveja.
Parte do percurso da Orquestra Popular Céu na Terra, em Santa Teresa, foi a seco. Só a partir do Bar do Gomes, na Rua Monte Alegre, avistavam-se isopores na calçada. Até lá, a solução foi entrar na fila para comprar bebida com moradores, que vendiam de dentro de casa.

Como de costume, a concentração começou antes das 9h, no Curvelo, para não atrair muita gente. Nem era preciso marcar tão cedo, já que a chuva se encarregou de segurar um monte de foliões em casa. Quem encarou o toró não se arrependeu. Fantasiada, a multidão se esbaldou até a tarde, ao som de sambas-enredo e marchinhas.

– Só tem gente bonita e o clima está excelente. É o bloco mais bacana – avaliou a estudante Clara Nonato, 20 anos.

Em meio à profusão de fantasias originais, chamaram a atenção um Rock Balboa e uma Amy Winehouse. Faltou só banheiro químico. Por falta de quem oferecesse o de casa, o jeito foi fazer xixi na rua. Outro aperto foi quando o bonde, com os músicos, deparou-se com um carro estacionado na rua. Coube aos foliões balançar o veículo para o canto para abrir passagem.
O clima de alegria se repetiu na Zona Sul. O Simpatia é Quase Amor arrastou cerca de 20 mil da Praça General Osório até a Rua Henrique Dumont, em Ipanema, pela Avenida Vieira Souto. No Leblon, o Imaginou fez o pré-carnaval da Rua José Linhares até o Jardim de Alah, pela Delfim Moreira, com direito a carro-pipa para refrescar os foliões, apesar da chuva no início do desfile.
Em ambos os trajetos, guardas municipais mantiveram os ambulantes nas laterais da pista para não atrapalhar a evolução do público.

O Simpatia comemorou os 25 anos com uma alegoria em forma de bolo na frente do bloco, camisetas de Ziraldo e balões dourados, em forma de coração, na cabeça dos ritmistas. As fantasias que mais chamaram a atenção foram as de Bin Laden e Barack Obama.

Neste domingo desfilam o Escravos da Mauá, às 11h, no Centro; o Suvaco do Cristo, de manhã, no Jardim Botânico; e o Gigantes da Lira, às 16h, em Laranjeiras, entre outros.

CHUVEIROS NA ORLA

Chuveiros na orla

Um banho de ilegalidade do Leme ao Leblon


O Globo

RIO - Reportagem de Elenilce Bottari na edição deste domingo no GLOBO mostra que as bombas d'água que alimentam os chuveiros instalados nas areias das praias cariocas ajudam a esfriar a cabeça dos banhistas, mas não param de esquentar a das autoridades. Alavancadas pelo forte calor ou mesmo pela poluição do mar, essas fontes de água se transformaram na febre do verão e já se espalham às dezenas pela orla do Rio. Só entre o Leblon e Ipanema, o GLOBO localizou na última semana 71 instalações. Em Copacabana e Leme, foram encontradas outras 70, mas muitas barracas estavam desmontadas em razão das chuvas. O conforto é defendido por banhistas, atletas da areia e barraqueiros, mas passa longe da legalidade.

Responsável pelas outorgas para poços artesianos, o Instituto de Estadual do Ambiente (Inea) garante que só há 15 perfurações autorizadas em toda a orla do Rio, apesar das licenças municipais dadas aos barraqueiros no último governo. E, em todos os casos, esses poços só podem ser usados para o umedecimento da areia de redes de vôlei. Cada outorga está em nome do titular da rede. E o mais grave, segundo a assessoria técnica do Inea: essa água não serve para uso humano.

Os barraqueiros se defendem. Segundo Aloísio Firmo, as praias do Rio oferecem poucas opções aos banhistas. Ele lembrou ainda que o serviço público oferecido nos postos é cobrado:
- Na praia é assim: enquanto que o chuveiro público é cobrado, o privado é gratuito. Eles dizem que custa apenas R$ 1. Experimenta passar o dia na praia, neste calor, com apenas uma chuveirada? - desafia o barraqueiro que tem quatro duchas que ele chama de "as quatro quedas".