PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ





Moradores de Ipanema protestam contra metrô no bairro

Eles alegam que estação seria desnecessária e provocaria impacto ambiental



Segunda estação de metrô de Ipanema ligará as linhas 1 à linha que leva à Barra da Tijuca, bairro das Olimpíadas
São Paulo – Moradores do bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio, fizeram, neste sábado, uma manifestação contra a construção de uma estação de metrô no bairro. Eles alegam que a benfeitoria pode causar grande impacto ambiental na Praça Nossa Senhora da Paz, onde deve ser instalada.


O protesto ocorreu na própria praça, que é tombada pelo município do Rio de Janeiro. Os manifestantes defendem que a construção de uma estação de metrô ali seria um desrespeito ao tombamento. Além disso, consideram-na desnecessária, uma vez que o bairro já abriga uma estação de metrô e receberá outra, no Jardim de Alá. A estação Nossa Senhora da Paz serviria para integrar a linha 1 à linha que leva à Barra da Tijuca, bairro onde será realizada a maioria dos jogos olímpicos.

“Foi lembrado, inclusive, que assim que a Estação Jardim de Alá estiver concluída, a estação ora pretendida ficará ociosa, esvaziada, como já ocorre com a estação Cantagalo”, diz a ata da reunião do dia 17 de outubro do Projeto de Segurança Ipanema, entidade organizadora do protesto deste sábado.

A mesma ata diz que, segundo enquete da entidade, a construção da estação contraria a vontade de 91,37% dos moradores de Ipanema. Um abaixo-assinado será entregue ao governador Sérgio Cabral.

O caso lembra a polêmica em torno da construção de uma estação de metrô na Avenida Angélica, no bairro paulistano de Higienópolis, no meio deste ano. Há tempos a associação de moradores do bairro se colocava contra a decisão do governo paulista, até que a empresa que administra o metrô de São Paulo optou por mudar a localização da estação Higienópolis.

A mudança dividiu opiniões, repercutiu na internet e levou a discussões sobre se a medida seria técnica ou motivada por um suposto elitismo de parte dos moradores da região. Como resultado, foi organizado uma manifestação a favor da estação no local original.

MANIFESTAÇÃO




RJ: grupo protesta contra metrô em Ipanema


O movimento foi organizado pelo PSI (Projeto de Segurança de Ipanema)

Entre os cartazes exibidos pelo grupo está um com a frase: "Ouçam a população. Metrô na Praça, Não!"

Foto: Adriano Ishibashi/Futura Press


Da Redação noticias@band.com.br


Um grupo de moradores de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, realizou neste sábado um protesto contra a instalação de uma estação de metrô na Praça Nossa Senhora da Paz.

O protesto foi organizado pelo PSI (Projeto de Segurança de Ipanema), um grupo de moradores que apresentou uma pesquisa, na qual, segundo eles, a maioria dos moradores do bairro é contra a passagem do metrô por ali.

MANIFESTO




Manifestação

Moradores de Ipanema fazem protestos contra a criação de estação de metrô

Fabiola Gerbase (fabiola.gerbase@oglobo.com.br)




RIO - Moradores de Ipanema realizam um ato de protesto desde as 11h deste sábado, na Praça Nossa Senhora da Paz, contra a criação de uma estação de metrô no local. Cerca de 150 pessoas já passaram pela praça e deixaram o nome em um abaixo-assinado promovido pelos organizadores do protesto, membros do movimento Projeto de Segurança Ipanema.

Eles argumentam que duas estações - a já existente na Praça General Osório - e a que está prevista para o Jardim de Alah - são suficientes para o bairro e que a estação na Praça Nossa Senhora da Paz significaria a destruição do local e um grande impacto ambiental na região.

Um levantamento feito pelo Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) apontou que a maioria dos moradores do bairro é contra a passagem do metrô por ali. No total, 1.168 habitantes votaram contra a construção da nova estação. Somente 123 moradores se mostraram a favor da novidade na praça.


VAZAMENTO DE GÁS

RJ: bombeiros controlam vazamento de gás em Ipanema


Notícia

Uma escavadeira da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) do Rio de Janeiro atingiu uma tubulação de gás natural da CEG e causou um forte vazamento na manhã deste sábado no Rio de Janeiro e o Corpo de Bombeiros do Estado foi chamado às 11h28 para conter um escapamento na Rua Epitáfio Pessoa, esquina com Rua Barão da Torre, na região de Ipanema, segundo informações da assessoria de imprensa.

De acordo com os bombeiros, o vazamento não deixou vítimas, uma vez que não houve explosão ou chamas no local. Às 14h, o vazamento já havia sido contido. Quatro viaturas e 12 homens do Corpo de Bombeiros foram levados ao local que chegou a ser isolado, com desvio do trânsito.

Mais notícias de Cidades »

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ





















MANIFESTO

Moradores de Ipanema protestam contra nova estação de metrô

Eles levaram cartazes em defesa da Praça Nossa Senhora da Paz.

Manifestantes fizeram abaixo-assinado para governador do Rio.


Do RJTV

Moradores de Ipanema, na Zona Sul do Rio, fizeram um protesto, neste sábado, contra o projeto de mais uma estação de metrô no bairro. Os manifestantes levaram cartazes e distribuíram panfletos em defesa da preservação da Praça Nossa Senhora da Paz, onde está prevista a obra de expansão da Linha 1, que será integrada à Linha 4.

Para eles, a obra vai causar um grande impacto ambiental no bairro. Os moradores fizeram um abaixo-assinado. Segundo eles, o documento será entregue ao governador Sérgio Cabral, ao secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e também ao Ministério Público.

De acordo com os manifestantes, a estação do metrô na Praça General Osório, já em funcionamento, e uma outra prevista para o Jardim de Alah são suficientes para atender ao bairro.

A secretaria estadual de Transportes informou que em todo lugar do mundo a distância entre estações do metrô deve ser de no máximo 800 metros. De acordo com a secretaria, entre a Praça General Osório e o Jardim de Alah são 1.800 e, por isso, existe a necessidade de uma estação no meio do caminho. A previsão é que a Linha 4 do metrô comece a operar em 201

INTERDIÇÃO

Avenida em Ipanema terá faixa bloqueada para obra em tubulação de esgoto

Jornal do Brasil


Avenida Vieira Souto, em Ipanema, terá uma faixa parcialmente interditada neste domingo, dia 23, das 8h às 22h, para obra de substituição na tubulação de esgoto.

O fechamento será no trecho entre as Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, em frente ao Jardim de Alah, na pista junto à ciclovia.

Em portaria divulgada ontem, dia 20, para conhecimento prévio dos moradores e dos motoristas, a Coordenadoria de Regulamentação concedeu a autorização à empresa respnonsável pela obra.

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ




















Estação de metrô em praça divide opinião de moradores de Ipanema


Estação da Linha 4 está prevista para a Praça Nossa Senhora da Paz.


Moradores são contra porque temem o fim da praça, mas há quem apoie

.
Lilian Quaino
Do G1 RJ


A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com suas árvores de 80 anos (Foto: Lilian Quaino/G1)O projeto de construção de uma estação do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio, como parte da Linha 4, que deve ficar pronta para operar em 2015, vem dividindo a opinião de moradores, que marcaram para a manhã de sábado (22) um protesto em plena praça, mas de forma bem-humorada, com aulas de ginástica e música, segundo a organizadora, Ignez Barreto, antiga moradora do bairro.


Dono brinca com o cachorro na grama


(Foto: Lilian Quaino/G1)Ela diz que o encontro servirá para uma reflexão sobre a real necessidade de uma estação ali, já que existe a da Praça General Osório, há poucas quadras, no mesmo bairro.

Rodrigo Moreira, morador do bairro há 40 anos, desde que nasceu, é totalmente contra o metrô na praça.

"É desnecessário. A estação General Osório é bem perto daqui. Além disso, na praça tem árvores de mais de 80 anos", contou ele, que todos os dias leva seu cãozinho basset daschund para passear no local.


Maurício e a neta Clara; ele é contra o metrô na praça (Foto: Lilian Quaino/G1)Mesma opinião tem outro morador, Maurício Graccho, que brinca com a neta Clara na pracinha.

"Sou contra o metrô porque vai destruir a praça. E também vai aumentar o trânsito de pessoas estranhas ao bairro".

Já a arquiteta Maria Bacelar, outra moradora, é a favor do metrô e explica:

"Serão menos ônibus circulando nas ruas do bairro. E a obra, sendo subterrânea, não significa qus a superfície vá ser destruída. A obra não precisa desfigurar a praça", disse ela, exercitando-se com a filha Carolinna nos aparelhos de ginástica.


A arquiteta Maria e a filha Carolinna são a favor da estação (Foto: Lilian Quaino/G1)Maria Justina Felipe, que vive em Ipanema há 30 anos, concorda, dizendo que vai ser bom para todo mundo.

"E vai diminuir o número de ônibus na rua. As pessoas vão chegar mais rápido com o metrô. Sou a favor".

Já a babá Maria Aparecida Lopes, que cuida das crianças na pracinha, é contra o metrô.

"Onde as crianças vão brincar? Já tem metrô na General Osório. Minha patroa também é contra".

Pulmão do bairro


A organizadora do protesto marcado para sábado é a moradora Ignez Barreto, coordenadora do Projeto Segurança Ipanema (PSI), um movimento voluntário apartidário que foca o trabalho na segurança do bairro "não apenas em termos de repressão, mas do melhor aproveitamento do espaço público, da limpeza, dá regularização fundiária e urbanística da comunidade do Cantagalo", segundo explicou.

Ela disse que, em maio, os 600 voluntários do PSI organizaram uma enquete em que foram ouvidos 1.168 moradores de Ipanema em 60 prédios e apenas 126 moradores apoiaram o metrô na Praça Nossa Senhora da Paz.

"91,37%dos entrevistados foram contra. A praça é única no bairro, é o pulmão de Ipanema com árvores de mais de 80 anos. A praça e seu entorno são tombados pela prefeitura há 30 anos. A obra do metrô causara um enorme impacto ambiental, destruindo fauna e flora",disse ela.

Ignez explicou ainda que o bairro é pequeno e que os moradores estão habituados às caminhadas, um dos motivos de o bairro ter um forte comércio de rua. Ela teme que o metrô na praça possa acabar com esse hábito do ipanemense.

"A estação é desnecessária já que a estação General Osório é muito próxima. De uma a outra, a viagem levaria menos de um minuto", calculou.







PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ



























Saiu hoje no Globo


revista ZONA SUL e coluna GENTE BOA









ATA 17 / 10 / 2011

Ata da Reunião de 17 de outubro de 2011

Local e Horário : Colégio Notre Dame às 18:00 h

Participantes : 8 voluntários,



A Coordenadora Ignez Barreto deu início aos trabalhos ,agradecendo a participação de todos nossos colaboradores na organização do evento da Praça N.Sra.da Paz e em especial ao Tony Teixeira que muito eficientemente providenciou as faixas que foram fixadas no gradil da praça convocando a população, bem como atuando em outros detalhes.

(1)EVENTO NA PRAÇA

O movimento , no próximo dia 22 de outubro, sábado,das 11:00 às 13:00 h objetiva demonstrar para as autoridades o quanto aquele aprazível local é importante para seus freqüentadores – moradores ou não. Lutamos pela natureza ; pelas árvores centenárias, PELO TOMBAMENTO QUE DEVE SER RESPEITADO e contra a construção do Metrô, que acumula muitos aspectos desfavoráveis.O Governo do Estado , ao insistir nessa obra estará contrariando a vontade manifestada pelos moradores de Ipanema- 91.37% segundo nossa enquete; contra a Tradição, a Natureza e o Tombamento, ou seja, Desrespeito Total ! Foi lembrado,inclusive,que assim que a Estação Jardim de Alá estiver concluída,a estação ora pretendida ficará ociosa, esvaziada, como já ocorre com a estação Cantagalo.

1.1.Prestação de Contas : Informado saldo credor, excedente , de R$ 80,00 (oitenta Reais) que será empregado na reposição de plantas e gradil protetor naquela Praça ;

1.2.Atrações : Divulgado que o músico George Israel,convidado por uma de nossas voluntárias fará uma apresentação, a ser confirmada.As demais atrações já anunciadas , continuam mantidas : aula de Aeróbica com Paulo Cintura; estátua viva ; apresentação de músicos locais; distribuição de mudas, etc.A voluntária Pabla Alessandra fará uma performance envolvendo os participantes do evento ;

1.3.Crachás :Grace Fabor sugeriu e os presentes acataram que os voluntários providenciem crachás, de modo que o público possa identificá-los facilmente, para maiores esclarecimentos ;

1.4.Mídia : Deveremos contar com cobertura da imprensa e telejornal local.Ignez tem mantido contato e está otimista quanto a esse tipo de divulgação;

1.5.Ponto de Encontro : Acertado com os voluntários, colaboradores, a chegada uma hora antes , ou seja, às 10:00, para os devidos ajustes finais, em frente ao portão central da Pça.N.Sra.da Paz.

(2) “ DESENROLANDO A SERPENTINA”

Ana Archer explanou sobre a reunião com a Presidente da SEBASTIANA, Liga dos Blocos da Zona Sul, Centro e Santa Tereza.Participaram também os organizadores do Carnaval de Recife e Salvador.Há grande interesse das representações aproximarem-se dos moradores, visando uma aliança cujos acordos atenderiam a todos.Informado que no passado os patrocinadores repassavam parte da verba para os blocos e atualmente, na gestão do Prefeito Paes todo o valor segue integralmente para os cofres da Prefeitura.O representante da Riotur ficou de reunir o grupo mais uma vez, em data a ser definida.

Ignez apresentou Proposta do PSI :

(1) Somente um bloco ou Banda de Ipanema desfilando,por dia;

(2) Conscientização na venda de bebidas, com restrições severas a menores de idade;

(3) Maior fiscalização evitando as irregularidades verificadas no Carná-2011;

(4) Imputar responsabilidade aos Patrocinadores ,em casos de danos materiais, pessoais e ao meio ambiente.A voluntária Raquel lembrou,inclusive, que um dos patrocinadores levanta a bandeira da “Sustentabilidade” porém na prática a teoria é outra.

(3)BAILES NO CANTAGALO

Mais uma vez, em conversa com o Capitão Nogueira da UPP/Cantagalo Ignez deixou claro que os bailes naquela Comunidade são, atualmente, atividade comercial de entretenimento lucrativa , envolvendo grande numero de pessoas tanto na organização quanto reunindo grande publico não somente local mas de outras partes da cidade.Consequentemente, esses organizadores é que devem arcar com os custos do tratamento acústico da quadra.Monica, da Entrelaces , está providenciando orçamentos para serem repassados.



Próxima Reunião : 7 de novembro de 2011, 18:00,Colégio Notre Dame

Ata por GRACE FABOR..








EMAIL RECEBIDO


ALGUEM JA VIU O LETREIRO DA NOVA DROGARIA VENÂNCIO NA RUA VISCONDE DE PIRAJÁ QUASE ESQUINA COM RUA VINÍCIUS DE MORAIS????

É IMPOSSÍVEL ALGUM ORGÃO DA PREFEITURA TER APROVADO AQUELA ABERRAÇÃO ESTÉTICA EM NOSSA MAIS COMERCIAL RUA....

EU JA FUI COMERCIANTE, E MEU LETREIRO NA ÉPOCA , TIVE QUE CONFIAR A ELABORAÇÃO A UM ARTISTA PLÁSTICO, PARA QUE FOSSE APROVADO PELA PREFEITURA DE NITEROI NO BAIRROD E ICARAÍ
.
POR FAVOR, A DROGARIA POP(VISCONDE DE PIRAJÁ ESQUINA COM FARME DE AMOEDO) E A DROGARIA VENÂNCIO , ESTÃO TORNANDO A VISCONDE DE PIRAJÁ UM SAARA GROTESCO.

SERÁ QUE PRECISAREMOS DE UM KASSAB NO RIO DE JANEIRO?

MARCIO

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Vigilância Sanitária encontra 100 kg de alimentos irregulares em padaria

A cozinha do local em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi interditada.


O outro estabelecimento também tinha produtos fora da validade.

Do G1 RJ

9 comentáriosDuas padarias em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foram multadas nesta terça-feira (18), por fiscais da Vigilância Sanitária e da 6ª Região Administrativa. Numa delas, a cozinha foi interditada e 100 kg de alimentos sem data de fabricação ou validade foram inutilizados. As informações são da subprefeitura da Zona Sul.

Ainda segundo a subprefeitura, a cozinha foi interditada porque saía água com aspecto amarelado das torneiras do segundo andar do estabelecimento. A padaria foi multada em mais de R$ 2 mil por falta de asseio e venda de produtos fora do prazo de validade.

O café anexo à padaria foi notificado a retirar o deck de madeira, com mesas e cadeiras, da calçada. O estabelecimento não tinha autorização para utilizar o lugar.

Na outra padaria, fiscais encontraram seis embalagens de iogurte que estavam fora do prazo de validade e foram jogadas fora. A padaria recebeu uma multa de R$ 1.071.

CASOS DE POLÍCIA

Dois braços são achados no mar da praia do Arpoador

Segundo os bombeiros, eles seriam do corpo de uma mulher

iG Rio de Janeiro

Dois braços que seriam do corpo de uma mulher foram achados boiando no mar da praia do Arpoador, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (17), segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Leia também: Jovem é assassinada e corpo é enterrado na praia

Banhistas acharam os braços e chamaram a polícia. De acordo com a PM, em um deles havia uma tatuagem com nome de Leonan.

No parque dos Patins, na Lagoa, na zona sul, foi achado o corpo de um morador de rua. De acordo com a PM, ele morreu por causas naturais que ainda não foram relevadas.

ABANDONO - VERGONHA !



O DIA

Click do Leitor: Lago abandonado em Ipanema

.
Foto: Leitora Neuza Machado


Rio - O estado de abandono de um lago da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, impressionou a leitora Neuza Machado. “Parece mais uma praça largada de subúrbio. Prova de que há descuidos por todo o Rio, mesmo num bairro nobre como Ipanema”, lamenta.