PATRULHAMENTO



Calçadão do Arpoador ganha uma cabine blindada da Polícia Militar

Publicada em 25/10/2008 às 00h18m

O Globo

RIO - O calçadão da Praia do Arpoador ganhou nesta sexta-feira a segunda cabine blindada da Polícia Militar na Zona Sul - a primeira foi a da Avenida Atlântica - dentro do projeto da Secretaria de Segurança que prevê a instalação de outras 19 em vários pontos da cidade, principalmente nas proximidades de áreas perigosas.
Segundo o o comandante do 23º BPM (Leblon), coronel Carlos Milan, a cabine, perto da Pedra do Arpoador, já está integrada ao patrulhamento da orla para o verão e é um fator importante para aumentar a sensação de segurança da população. Com ar-condicionado, geladeira, banheiro químico com pia e interfone, a nova cabine oferece mais conforto aos policiais e também maior segurança. Cada uma delas custou R$ 96 mil. O novo esquema já entra em vigor no patrulhamento do verão.

VIOLÊNCIA !

Violência

Leitora testemunha tentativa de assalto e agressão na Praia de Ipanema

Publicada em 24/10/2008 às 17h51m

Texto de Rafaelle Guedes Delfino

RIO - Vergonha é o que senti hoje! Estive na praia de Ipanema, mas precisamente na altura do Jardim de Alah... Com o sol forte, a praia estava mais cheia do que de costume, visto que era uma sexta-feira. Quando de repente, uns oito meninos vieram correndo e ficaram rondando o espaço onde me encontrava. Vale lembrar que estava com minha prima e sua filha de apenas 4 anos. Minha prima diz que um dos garotos passou gritando "guardem os celulares", enquanto um outro pedia para ele espalhar o "educado pedido".

Com receio, acabamos indo para perto daquelas barracas que alugam cadeiras e guarda-sol. Nossa, acho que foi nosso anjo da guarda que estava a postos, pois em questão minutos, esses garotos (uns oito), atacaram duas mulheres na areia, puxando suas bolsas. Acredito que eram estrangeiras. Uma não reagiu e entregou, enquanto a outra entrou num interminável cabo-de-guerra.

" Incrível também foi não ter qualquer policial nas redondezas, nem mesmo numa viatura que estava em frente à praça do outro lado da calçada. "
Confesso que não tive outra reação, senão pegar minhas coisas, minha prima e minha afilhada e correr para debaixo da barraca, aliás, reação que muitos banhistas tiveram. Mas a senhora que optou por "brigar" por seus pertences, foi diversas vezes chutada, empurrada, batida. Pareciam animais em cima da carniça! Uma verdadeira covardia!

De repente, vários rapazes que estavam jogando futevôlei correram na intenção de ajudá-las, e sabendo que levariam a pior, todos os garotos acabaram fugindo. Não cheguei a ver, mas me disseram que a mulher chegou a levar "uma voadora" nas costas quando já estava caída, e que por conta do ataque saiu inclusive com a perna sangrando.

Minha afilhada, assustada, falou que nunca mais quer ir à praia, e acredito que as mulheres jamais retornem também. Sou formada em turismo, e sei exatamente o quanto isso mancha nossa imagem lá fora, afinal, a melhor (ou pior) propaganda, é a boca a boca.
Por conta disso, fica aqui registrada a minha indignação e vergonha.
Este texto foi escrito por uma leitora do Globo.

REUNIÃO DO PSLI

2ª REUNIÃO DO PSLI

PROJETODE SOLIDARIO DO LIXO DE IPANEMA


DIA 27 / 10 às 19 hs

Maiores informações : tel ; 8771-4006

Falar com Raphael
www.lixodeipanema.blogspot.com

ATA DA 29ª REUNIÃO

ATA DA VIGÉSIMA NONA REUNIÃO DO PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

21 de outubro de 2008- terça-feira

“ Atividade que tem por objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir da participação
voluntária dos seus moradores “


Local : Universidade Candido Mendes- rua Joana Angélica- Sala do Júri
Horário :1800 horas
Coordenadora: Ignez Barreto
Nr. de participantes: 20

Tópicos abordados:

Reunião com vereadores.

Como já foi informado, o PSI selecionou cerca de sete vereadores recém eleitos, buscando aqueles que mais se identificam com os propósitos do nosso
Projeto, para um encontro com os moradores objetivando aproximar os cidadãos ipanemenses com seus representantes , ouvir dos mesmos suas
idéias sobre os problemas que nos afligem e, mais importante, abrir um canal direto de comunicação através do qual possamos ter na Câmara uma caixa de ressonância para denúncias, falta de providências e também elogios quando for o caso.
Estamos ultimando as confirmações de presença mas já temos local e data : HOTEL SOL IPANEMA – DIA 03 DE NOVEMBRO – SEGUNDA FEIRA-ÀS
1800 HORAS.
POR FAVOR REPASSEM ESTA INFORMAÇÃO PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS.
Serão solicitadas aos vereadores suas reflexões e idéias sobre os principais problemas do bairro, tais como, segurança pública, pedintes , moradores de rua,
problemas da orla, seu uso, trânsito , educação.
Está planejado, se houver tempo, que os moradores elaborem também outras perguntas por escrito, as quais deverão ser entregues aos coordenadores.
Ressaltamos que o mais importante é a abertura deste excepcional canal de comunicação entre a comunidade e seus representantes. Nosso Projeto o utilizará
sempre que necessário.

Representação junto ao MP sobre o reveillon.

O MP já chamou a Riotur para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta. Espera-se que até o final desta semana a Riotur se manifeste.
Igualmente foi acionada a AmBev, patrocinadora.

· Parque Garota de Ipanema.

As obras começaram hoje, dia 21 outubro. O Instituto E, que adotou o espaço, captou 700mil reais da empresa Grendene para iniciar uma detalhada reforma e e e recuperação paisagística. O PSI, junto com os moradores, está acompanhando todo o projeto.

· Patrocínio do Ipabacana.

Já foram feitos diversos contatos com os empresários locais e a minuta do convênio está sendo enviada para análise e assinatura. É muito importante que possamos viabilizar as operações do Ipabacana. Foi apresentada uma idéia de conscientizar os síndicos e incluir na cobrança do condomínio uma taxa,
de valor pequeno, por exemplo cinco reais. A idéia ficou de ser mais discutida quanto à operacionalização.

· Curso de porteiros.

Foi cancelado pois não se conseguiu o número mínimo suficiente para viabilizá-lo. Temos que ter vinte inscritos antes de 15 novembro.
Solicitamos a máxima divulgação entre os condomínios.

· Faixas para conscientização.

Foram distribuídas por e-mail as sugestões de dizeres. Foi decidido que os mesmos não deveriam ser repetitivos, agressivos ou longos demais.
Teremos que selecionar seis para colocação nos pontos estratégicos de entrada do bairro.

· Premiação de PMs e GMs.

Foi decidido que a mesma deveria ser simbólica, por exemplo medalha, placa etc e o jantar já conseguido . Foi debatido que não devemos ficar
esperando a luz verde dos comandos, pois trata-se de uma iniciativa da comunidade que deseja ressaltar os policiais que se destacaram em alguma ação no
bairro e escolhido pelos moradores . O George ficou de enviar uma sugestão a respeito, com nome.



PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

PARTICIPE, SEJA UM FISCAL DO BAIRRO, DENUNCIE !!!

psipanema.blogspot.com projetodeipanema@terra.com.br

FAVELAS ; que tem jeito,tem

Favelas: que tem jeito, tem

O Globo 23/10

LUIZ BEZERRA DO NASCIMENTO, IGNEZ BARRETO e PAULO RABELLO DE CASTRO

A maior falha no debate eleitoral para prefeito da nossa cidade, desde o primeiro turno, tem sido a ausência de alternativas práticas e viáveis ao desafio de levar "cidadania efetiva e duradoura" aos moradores de mais de 700 comunidades carentes - as favelas, enfim - do Rio de Janeiro.

Muito já foi tentado por várias administrações, como o Favela-Bairro, o CadaFamília-um-Lote e, agora, as obras do PAC, e tem trazido avanços. Só que a cidadania efetiva atende por outro nome: propriedade. E quando falamos de propriedade, não nos referimos a qualquer outra figura jurídica de segundo escalão como a concessão de direito real de uso, posse regularizada, comodato etc. Propriedade plena é o que, de fato, almeja a população, para dispor do que é seu, como quiser. Salvo nos casos de invasões e ocupações de áreas de risco ou de preservação permanente, a concessão do título da propriedade deveria ser a promessa mais ouvida pêlos eleitores em favelas e bairros em situação irregular. No entanto, pouco se ouve falar, talvez pela dificuldade imaginada de se implementar
um projeto de titulação geral.

A comunidade de N. S. de Fátima, do Morro do Cantagalo, uniu-se ao Projeto de Segurança de Ipanema e à Associação de Moradores do Bairro para enfrentar esse desafio. O Instituto Atlântico apoiou a iniciativa com conhecimentos específicos, além de recursos suficientes para cumprir as etapas da titulação exigidas pelo Estatuto das Cidades. Mediante assembleia geral da comunidade, aprovou-se o projeto de recenseamento da população residente e o mapeamento topográfico detalhado de cada construção. Em apenas quatro meses, a comunidade se mobilizou e aprontou toda a documentação exigida pela lei e agora se prepara para demandar seus direitos. Em silêncio, democraticamente e em perfeita harmonia, os próprios moradores colaboraram em cada fase do projeto, oferecendo dados completos para a Associação. Estamos prontos para ingressar na fase final com, praticamente, 100% de adesão das famílias e negócios aí existentes.

A prefeitura e o prefeito eleito têm tudo a ver com esse esforço. Se a próxima administração endossar a iniciativa do Cantagalo, ela pode servir de padrão para outras 700 comunidades. Basta querer. Mas, para fazer acontecer, é preciso saber como chegar lá e entender o alcance dessa revolução em marcha. Havendo uma corrente de interesses novos, que afaste de vez as mesquinharias da política de favorecimentos, nada impede que o espírito do Cantagalo se implante nas demais comunidades para regularizar todo o Rio de Janeiro, no espaço da próxima administração. É um sonho possível.

O povo do Cantagalo fez. Tudo a um custo assimilável no orçamento da maioria dos próprios moradores. Dá para encarar. Não é milagre nem resolve as questões seguintes, de acesso, de esgotos, de controle de edificações, de serviços essenciais etc. Essas serão as etapas subsequentes a serem percorridas por homens e mulheres, então já de posse da sua dignidade plena de cidadãos, com endereço fixo e regular, mesmo que modesto e com muito, ainda, por fazer. Já demos o primeiro passo. E daremos os seguintes.

LUIZ BEZERRA DO NASCIMENTO é presidente da Associação de Moradores do Cantagalo.
IGNEZ BARRETO é coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema.
PAULO RABELLO DE CASTRO é economista e vice-presidente do Instituto Atlântico.

MULTA !




Acidente

Ipanema: multado dono do sobrado que desabou

Publicada em 22/10/2008 às 23h31m

O Globo e RJTV


RIO - O proprietário do imóvel que desabou na manhã de terça-feira na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Farme de Amoedo, em Ipanema , deixando cinco feridos sem gravidade, foi multado em R$ 18.052 por realizar a intervenção sem licença. Policiais da 14ª DP (Leblon) seguem tentando localizá-lo para prestar depoimentos. A Secretaria municipal de Urbanismo não informou o nome do proprietário. O imóvel estava protegido pela Apac da região. Um dos quatro sócios que alugaram a loja foi identificado como Sebastião Félix Neto. O advogado Dircélio Cruz disse que eles estão à disposição da polícia para prestar esclarecimentos.
À polícia, eles terão de explicar por que a obra - que transformaria o sobrado em uma lanchonete da rede Big Néctar - estava sendo realizada há cerca de um mês sem profissional responsável. O perito criminal Wellington Silva Filho, do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), autor do laudo que será encaminhado à 14ª DP (Leblon), explicou que a fachada do prédio não resistiu ao peso da estrutura interna, que vinha sendo remodelada. Segundo ele, houve uma obra de reforço estrutural no interior do prédio sem supervisão de um engenheiro e, como a fachada não era escorada, não resistiu ao peso.
O segundo andar do imóvel precisou ser removido, para evitar risco aos pedestres.
Por meio de sua assessoria, a Secretaria de Urbanismo negou nesta quarta que a fiscalização de obras irregulares na cidade seja falha.
Defesa Civil libera calçada onde sobrado desabou em Ipanema
A Defesa Civil liberou nesta quarta-feira a calçada da esquina das ruas Visconde de Pirajá com Farme de Amoedo, em Ipanema, onde um sobrado em obras desabou, na terça-feira . Três pedreiros da obra e duas mulheres que passavam na calçada ficaram feridos ( veja fotos do desabamento feitas por leitores ). De manhã, pedestres paravam em frente ao sobrado atraídos pela curiosidade e também para manifestar indignação.
Apenas o que restou do prédio continua interditado. Ainda não se sabe se uma demolição será necessária. O dono da loja ao lado está preocupado com o prejuízo.
O laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli deve ficar pronto em 30 dias. O prédio, que tinha dois andares, estava passando por reformas ( veja mais fotos ). Segundo o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), a obra era irregular. A planta do projeto arquitetônico está colada em uma das paredes com o nome do autor. No entanto, segundo o CREA, não havia um outro documento que a lei exige: Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), relativa à execução da obra.
A Secretaria Municipal de Urbanismo também informou que a obra era irregular. O proprietário tinha licença apenas para reformas na fachada, mas o prazo do documento estava vencido. No último ano, a secretaria aumentou o número de profissionais para fiscalizar obras no Rio. Agora, existem cerca de 150 engenheiros e arquitetos fazendo o trabalho. Mas para o Clube de Engenharia, esse número ainda é insuficiente para o tamanho da cidade.

HISTÓRIAS E CANÇÕES

Histórias e canções ao vivo

Paulo Sergio Valle viaja no tempo em show e livro

Ricardo Schott

Com a experiência de mais de 700 músicas gravadas, boa parte delas dividida com seu irmão, Marcos Valle, o letrista Paulo Sergio Valle diz se sentir mais à vontade quando conduz o trabalho com parceiros, à base de muita conversa. Trabalhar sozinho, só em ocasiões especiais. Como agora, em que lança seu quinto livro, a coletânea de contos Se eu não te amasse tanto assim... e aventura-se, como cantor solo, em dois pockets shows para o lançamento, hoje e amanhã, no Conversa Afinada, em Ipanema.

– Não cantava ao vivo desde os anos 60, mas estou tranqüilo, sei que sou afinado – diverte-se Valle, recentemente surpreendido com a notícia de que o presidente Lula baixara um MP3 de Viola enluarada, parceria com o irmão Marcos, para enviar ao governador do Ceará, Cid Gomes. – Passei a admirar mais o Lula por causa disso. Só espero que ele tenha baixado de um site pago.
Quem comprar o livro ganha um código de acesso (cedido pela editora Litteris e pela EMI Publishing) para baixar músicas de Valle. Entre elas, a inédita Amor de miragem, inspirada por um conto do jornalista Armando Nogueira, e o hit-título do livro, parceria com Herbert Vianna gravada por Ivete Sangalo, cuja história ganhou um conto.
– As novas gerações passaram a conhecer meu nome por causa dessa música. Que aliás ganhou uma interpretação perfeita da Ivete – afiança Valle, que relata no livro histórias reais, nem sempre com personagens revelados. – Meu irmão está no livro, assim como antigos amigos, como o jogador (do Flamengo, nos anos 70) Doval.
Já no show, Valle intercala sucessos (incluindo os populares, como Evidências, feito com José Augusto) com as histórias das canções.
– O show vai interessar muito aos compositores – adianta.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Contra o social

Favela Surfe protesta após ser retirado do Parque Garota de Ipanema

Publicada em 21/10/2008 às 19h43m

Ludmila Curi
RIO - O projeto Favela Surfe Clube, que há dez anos atuava no Parque Garota de Ipanema, fez uma manifestação no início da tarde desta terça-feira contra a sua saída do local. O protesto reuniu cerca de 30 pessoas, entre alunos, moradores e surfistas, que apoiavam a iniciativa. O grupo foi desalojado pela Fundação Parques e Jardins, na última sexta-feira. A sala, antes ocupada por pranchas, roupas de borracha e barracas, será agora utilizada pela Comlurb. Alexandre da Silva Carvalho, um dos fundadores e diretor técnico da escolinha, acredita que o despejo está relacionado à adoção do parque pelo Instituto E, ligado à loja Osklen.
- É muito coincidência a gente ser desalojado e logo na seqüência ter a adoção do parque. Não vou fazer papel de palhaço. O local ali é muito prático, pela proximidade com a praia. Quando assumimos, contornamos problemas da área, como a violência e a população de rua que ficava no lugar. Vamos protestar - disse Alexandre.

O Favela Surfe atende hoje 68 crianças das comunidades do Cantagalo, Pavão, Pavãozinho, além de filhos de porteiros das redondezas. O grupo promete outro manifesto, quando acontecer a coletiva sobre a adoção do parque pelo Instituto E, que vai investir R$ 700 mil na revitalização do local. O Garota de Ipanema completa 30 anos em dezembro.
Em nota divulgada na tarde desta terça, o Instituto E informou que a proposta para recuperação do Parque Garota de Ipanema leva em consideração o bem-estar da comunidade e de todas as associações envolvidas com a região de Ipanema e arredores. Segundo o instituto, o projeto de revitalização do Parque Garota de Ipanema pretende gerar um movimento de valorização do bairro e de inclusão social não somente por meio de melhorias nas instalações do local, mas também promovendo atividades culturais e esportivas. O Instituto E disse ainda que a proposta de recuperação foi apresentada à comunidade e obteve apoio de representantes da AMAPSA (Associação dos Moradores do Posto Seis e Arpoador), da AMIPANEMA (Associação dos Moradores de Ipanema) e do PSI (Projeto de Segurança de Ipanema).

DEMOLIÇÃO



Defesa Civil inicia demolição de lanchonete em Ipanema

O DIA

Rio - A Defesa Civil iniciou nesta terça-feira pela fachada a demolição do prédio de dois andares que desabou parcialmente esta manhã na esquina das ruas Farme de Amoedo e Visconde de Pirajá, em Ipanema. No imóvel funcionava uma lanchonete.
Três operários que trabalhavam em uma obra irrregular feita na cozinha da lanchonete, no térreo, e dois pedestres sofreram ferimentos leves. Levados em ambulâncias do Corpo de Bombeiros, eles foram socorridos no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.
Segundo técnicos da Defesa Civil, o trabalho de demolição pode estender-se pela noite. O trânsito entre as ruas Farme de Amoedo e Visconde de Pirajá está congestionado, devido à interdição do local.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) apontou algumas irregularidades no imóvel, que está incluído na Apac de Ipanema, por constituir um exemplar da arquitetura do início do século passado. Em 2007, foi concedida uma licença para a reforma da fachada. Mas a permissão venceu este ano e não foi renovada, apesar de o responsável pela obra ter sido notificado pela SMU.
O proprietário do imóvel pode ser processado por crime contra o patrimônio público ou responder a ação civil, caso seja constatada imperícia na obra feita sem licença na lanchonete.
Para Anderson Vieira, de 31 anos gerente de um estacionamento próximo, “é lamentável que um ato irresponsável como esse aconteça”.
O administrador de imóveis Marcos Roux, de 54 anos, trabalha em Ipanema e passa diariamente pelo local do desabamento. Ele disse ter percebido que algo estava errado. “A marquise da lanchonete já havia desabado, mas o dono colocou só um reboco. Mas com certeza a queda da marquise prejudicou a estrutura do prédio", disse.
“Não é a primeira vez que vejo os técnicos da Defesa Civil por aqui. Os responsáveis pela lanchonete foram negligentes em vários aspectos”, afirmou Marcos.

VISTORIA

Crea faz vistoria em lanchonete que desabou em Ipanema

Rio - Em fiscalização realizada nesta terça-feira na lanchonete que desabou na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Farme de Amoedo, em Ipanema, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) detectou que existe um profissional responsável pelo estudo e pelo projeto arquitetônico da obra que era feita no local. No entanto, não havia Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa à execução da obra.
A ART, instituída pela lei 6.496, de 07/12/1977, é um documento que identifica o profissional responsável pela execução de qualquer serviço ou obra referente à engenharia, arquitetura, agronomia e às demais profissões abrangidas pelo CREA-RJ, e confere legitimidade documental dessas obras e serviços.
O presidente do Conselho, Reynaldo Barros, determinou que sejam apurados detalhes da obra e que sejam levantadas as responsabilidades pelo ocorrido para eventual encaminhamento do caso à Comissão de Ética e à Câmara de Arquitetura do CREA-RJ. Barros também entrará em contato com o secretário de Urbanismo do Município, Augusto Ivan, para tratar em conjunto do assunto.

ABANDONO DA PRAÇA DA PAZ






O descaso dos órgãos competentes é terrível.
São grades com enormes buracos dando passagem a marginais que à noite se escondem dentro da praça,são portões enferrujados que breve provocarão um acidente,poças ´d'água na entrada principal,fazendo com que as pessoas passem pelo gramado estragando-o,capim crescendo por todo lado,enfeiando uma praça que recebe todos os dias centenas de crianças.
Os dois portões que dão para a rua Maria Quitéria estão fechados ,porque a parte de cima está prestes a cair e machucar ou até matar alguém que por ali passe.O suporte está completamente podre,por falta de manutenção.
A Praça Nossa Senhora da Paz está totalmente abandonada,vergonha para quem mora e passa por Ipanema.
Para onde vai o dinheiro arrecadado com os impostos ?

BAGUNÇA !



Diáriamente esse é o quadro que se repete em frente às Lojas Americanas.
Descaso com o bairro que as acolheu com cinco lojas.
Não têm respeito com seus moradores,que por sinal são seus clientes,nem com as pessoas que por aqui transitam.
A bagunga é total,quase não dando espaço a quem passa pelo local.
Inúmeros pedidos já foram feitos e até agora nada foi fizeram em relação as suas caixas de papelão.
Enquanto as lojas derem lucro,não importa o lixo e a sujeira que elas espalham pelas calçadas.
Alguma providência tem que ser tomada.Não é justo que se pague altos impostos e termos que viver rodeados de lixo das lojas que aqui de instalam.

DESABAMENTO EM IPANEMA






Tragédia
Lanchonete desaba em Ipanema e deixa feridos
Publicada em 21/10/2008 às 12h44mAna Claudia Costa e Emanuel Alencar -
O Globo, GloboNews TV e CBN

Foto do leitor José Conde e de Rose Soares

RIO - Uma lanchonete em obras desabou, por volta das 9h desta terça-feira, na esquina das ruas Visconde de Pirajá com Farme de Amoedo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Cinco pessoas ficaram feridas no desabamento e foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Bombeiros ainda procuram por um funcionário que estaria soterrado.
Os nomes dos cinco feridos são: Jonas Pereira Andrade, 50 anos, Lílian Maria Reis Viana, 51, Luciana Bravo Akiba, 36, Luiz Lopes da Silva, 47 e Agnaldo José Albino, 49. Eles não correm risco de vida, segundo os bombeiros.
A calçada em frente à lanchonete está coberta por escombros. Moradores afirmam que parte da marquise do prédio já tinha desabado há um ano, deixando um ferido. No local, funcionavam uma lanchonete, uma pet shop e um consultório dentário.
Uma cliente do consultório dentário contou à rádio CBN que as paredes do local estavam com infiltrações e em estado precário. A Defesa Civil está no local, e as causas do desabamento não são conhecidas.
Um trecho de 300 metros de duas faixas da Visconde de Pirajá está interditado para permitir o trabalho das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Vinte e cinco guardas municipais - sendo dez de trânsito - isolam o local. Apenas uma faixa da rua está liberada ao trânsito, que está lento. Os motoristas devem utilizar a Avenida Atlântica como via de acesso à Copacabana. Proprietários podem ser processados
O secretário municipal de urbanismo, Augusto Ivan, disse que os proprietários do imóvel podem ser processados por crime contra o patrimônio público, já que o prédio estava numa Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac). Ainda de acordo com o secretário, as licenças para realização da obra estavam vencidas desde o ano passado. E a licença só permitia intervenções na fachada do imóvel e não no interior do prédio, como estava sendo feito.

PAUTA DA REUNIÃO 21 / 10 / 08

Pauta da reunião 21/10/2008



Reuniaõ vereadores

Faixas

Representação Mp – reveillon

Premiação PM e GM

Parque Garota de Ipanema – andamento

Ipabacana – financiamento

Curso de porteiros

PARQUE GAROTA DE IPANEMA


Obras

Parque Garota de Ipanema será reformado

O Globo

RIO - Boa notícia para surfistas, banhistas, pescadores e toda a rica fauna que habita o Arpoador: o Parque Garota de Ipanema, hoje abandonado, será totalmente revitalizado. O Instituto E, que adotou o espaço, captou R$ 700 mil da empresa Grendene para iniciar uma detalhada reforma e recuperação paisagística. As obras, que começam nesta terça, incluem a abertura de um acesso direto à praia, o cercamento do trecho de costão rochoso, o plantio de nova vegetação, a pavimentação e a reforma de brinquedos. Com a verba, será possível ainda operar e manter o parque pelos próximos dois anos.
O parque, que ocupa 25,8 mil metros quadrados, foi inaugurado em 1978 e, em 1994, passou a integrar a APA das Pontas de Copacabana e do Arpoador. Já serviu de palco para shows gratuitos memoráveis, como o do cantor Tim Maia. A parte superior do parque, onde estão a pista de skate, uma trilha e o mirante, será reformada em outra fase do projeto, prevista para o segundo semestre de 2009

REFORMA DO PARQUE

Disputa pode deixar 68 crianças longe do surfe

A dois meses de completar 30 anos, o Parque Municipal Garota de Ipanema – uma área de 2,58 hectares, junto à praia do Arpoador, na Zona Sul – virou alvo de disputa entre uma organização não-governamental e uma parceria que envolve a iniciativa privada e outra instituição sem fins lucrativos, ameaçando deixar ao menos 68 crianças longe do surfe.
Em uma sala desocupada do parque funciona, há 8 anos, a ONG Favela Surf Clube, que promove aulas duas vezes por semana para crianças de comunidades, como Cantagalo e Pavão-Pavãozinho.
Na sexta-feira, o diretor técnico da ONG, Alexandre Carvalho, 36, diz que a administração do parque pediu a retirada do material da escolinha. O local passará por reformas, que serão promovidas pela ONG Instituto E – presidida pelo empresário Oskar Metsavaht, criador da marca Osklen – que adotou o parque em julho, com a Grandene.
– O parque estava abandonado, não era seguro, mendigos moravam aqui dentro – diz Carvalho. – A área foi valorizada, e estão nos retirando sem ao menos sermos consultados.
A ONG fará manifestação no parque hoje, às 10h, quando serão anunciadas as reformas. A assessoria do Instituto E afirma que a remoção da ONG de surfe "não tem a ver com o projeto de revitalização".
A Fundação Parques e Jardins não foi encontrada para comentar o caso.

O RIO DE ROGÉRIO FASANO





Enviado por Aydano André Motta -

Uma delícia de cidade

O Rio de... Rogério Fasano

O paulista Rogério Fasano (foto), 46 anos, ganhou fama nacional em mais de duas décadas de gastronomia da melhor qualidade. O restaurante que leva seu nome, em São Paulo, é um marco na história do bem comer na cidade. Em 2002, o bom gosto atravessou a Ponte Aérea, e se instalou no Gero da Aníbal de Mendonça, em Ipanema, e, cinco anos depois, no Hotel Fasano, em frente ao mar de Ipanema. Na série "O Rio de...", ele elege um carioca que fez piada com sua cidade natal, desfia um rol de amigos e defende - com toda a razão - uma paisagem "particular".

AREIAS DE IPANEMA





Sucesso nas areais

Quadras de vôlei estão em disputa na praia

Publicada em 18/10/2008 às 23h32m

RIO - O sucesso do vôlei de praia no Rio está provocando uma bola dividida entre escolinhas, que disputam espaço nas areias. É o que revela a reportagem de Cláudio Motta, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO. Num dos pontos mais procurados da orla, o Posto 10 de Ipanema, em frente à Rua Henrique Dumont, há oito redes montadas. Em meio à convivência nem sempre harmônica entre instrutores, banhistas se dividem. Uns reclamam da atividade no acesso à praia enquanto outros elogiam a prática esportiva organizada. (O que mais atrapalha o seu caminho para o banho de mar? ).
A própria prefeitura percebeu a necessidade de regulamentar o uso da praia. O Comitê Gestor da Orla, que reúne órgãos municipais e é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMAC), promove operações educativas, de fiscalização e repressão para o bom uso do espaço urbano. Porém, ainda não existe uma regulamentação para as escolinhas esportivas.