GAROTA DE IPANEMA

por Ruy Castro
Já foi dito, mas as pessoas não se conformam: Tom e Vinícius não fizeram “Garota de Ipanema” no bar que se chamava Veloso e que depois se chamou Garota de Ipanema, na rua que era Montenegro e depois se tornou Vinícius de Moraes, esquina com Prudente de Moraes (nenhum parentesco). Nunca foi do estilo da dupla escrever música em mesas de bares, embora eles tenham investido nelas as melhores horas de suas vidas. Tom compôs meticulosamente a melodia em sua nova casa, ao piano, na rua Barão da Torre, e seu destino seria uma comédia musical intitulada Blimp, que Vinícius já tinha toda na cabeça, mas que nunca levou ao papel.

Vinícius, por sua vez, escreveu a letra em Petrópolis, como havia feito com “Chega de saudade”, seis anos antes, e ela lhe deu tanto trabalho quanto. Para começar, não nasceu se chamando “Garota de Ipanema”, e sim “Menina que passa” — e toda a sua primeira parte era diferente. Era assim: “Vinha cansado de tudo/ De tantos caminhos/ Tão sem poesia/ Tão sem passarinhos/ Com medo da vida/ Com medo do amor/ Quando na tarde vazia/ Tão linda no espaço/ Eu vi a menina/ Que vinha num passo/ Cheia de balanço/ Caminho do mar”.

Quanto à famosa garota, é verdade que foi no Veloso, no inverno de 1962, que Tom e Vinícius a viram passar. Não uma, mas inúmeras vezes, e nem sempre a caminho do mar, mas a caminho também no colégio, da costureira e até do dentista. Principalmente porque Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida como Helô, dezenove anos, 1,69m, olhos verdes e cabelos pretos longos e escorridos, morava na Montenegro e já era muito admirada pelo próprio Veloso, onde entrava com uma certa frequência a fim de comprar cigarros para sua mãe — e saía sob uma sinfonia de fiu-fius.

A canção foi feita e lançada no show do Bon Gourmet em agosto. Os primeiros a gravá-la no Brasil foram Pery Ribeiro, na Odeon, e o Tamba Trio, na Philips, ambos em janeiro de 1963, para que nenhuma das gravadoras se sentisse infeliz. (Claudette Soares, toda lampeira, também conseguiu gravá-la rapidinho, na Mocambo, mas estava tão pouco familiarizada com a letra que trocou o “balançado que parece um poema” por um “balanceado” que mal cabia na métrica.) E, em maio do ano seguinte, 1963, o próprio Tom lançou a canção nos Estados Unidos, no seu primeiro disco feito lá, The Composer of “Desafinado”. A partir daí, apenas os primeiros dois anos (mas que foram os dois primeiros anos da beatlemania), “Garota de Ipanema” teve mais de quarenta gravações no Brasil e nos Estados Unidos, algumas das quais por Nat “King” Cole, Peggy Lee e Sarah Vaughan.

A garota Helô assoviava diariamente a canção a caminho do mar, sem saber que tinha sido sua musa. É verdade que já devia estar desconfiando porque, desde 1962, dois bem informados rapazes de Fatos & Fotos — o repórter Ronaldo Bôscoli e o fotógrafo Hélio Santos — viviam atazanando-a para fotografá-la na praia, num daqueles duas peças que na época pareciam ousados e que hoje dariam para confeccionar vários pára-quedas. Acabaram conseguindo, mas só depois que o pai da garota, um general da linha-dura, certificou-se dos seus bons propósitos. Somente três anos depois, em 1965, quando Helô já tinha 22 anos e estava de casamento marcado, é que Tom e Vinícius lhe revelaram — e à súcia da imprensa — quem ela era.

Houve então um corre-corre, que criou um misto de orgulho e desconforto no general e no noivo: todos queriam conhecer a coisa mais linda e mais cheia de graça. O Rio comemorava naquele ano o seu quarto centenário e ninguém mais perfeita do que Helô para ser o símbolo oficial da cidade, com a roupinha de normalista. O general e o noivo não deixaram. Dois anos depois, em 1967, o Cinema Novo resolveu filmar Garota de Ipanema — e quem seria mais adequada para interpretar o papel-título, dourando-se de biquini ao sol da Montenegro? Mais uma vez o general e o agora marido se interpuseram entre Helô e os olhos do mundo.

A canção continuou despertando fantasias universais a respeito da mítica garota, mas os anos se passaram e o mundo, cansado de lutar, resolveu tratar da vida e dedicar-se a seus outros interesses. Já tinha até se esquecido do assunto quando, 25 anos depois daquela tarde no Veloso, o mundo pôde finalmente apreciar, desta vez au grand complet, os méritos da “Garota de Ipanema” original: na edição de maio de 1987 da Playboy brasileira. Bem, 25 anos não são 25 dias.

Ruy Castro, Chega de Saudade — A história e as histórias da Bossa Nova

VARIEDADES

Cachaça Leblon e Caesar Park Ipanema se unem para criar carta de drinks coloridos

A ultra-premium Cachaça Leblon anuncia no Rio de Janeiro sua mais nova parceria com o Caesar Park Ipanema, hotel que entra para o hall dos mais de 380 pontos-de-venda da cachaça espalhados por 11 estados do Brasil. O projeto Live Love Leblon prevê a elaboração de uma nova carta de drinks destinada aos hóspedes e passantes do Caesar Park Ipanema, provando a versatilidade e sofisticação de Leblon, que vai muito além da mistura das tradicionais caipirinhas e harmoniza perfeitamente com diversos e exóticos ingredientes. O resultado promete coquetéis coloridos e totalmente inovadores, se comparados às bebidas que o carioca está habituado a encontrar nos principais hotéis da cidade. Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, Leblon é produzida em Patos de Minas (MG) e está mostrando ao Brasil e ao mundo que o mercado de cachaças pode sim contar com produtos de luxo.

Cachaça Leblon - O segredo da Leblon está em sua produção. Destilada em alambiques de cobre, em lotes especiais, leva a supervisão do renomado Master Distiller francês Gilles Merlet. A bebida descansa em barricas de carvalho francês por seis meses, período em que adquire seu aroma leve e frutado, além da complexidade e suavidade.

Produzida na Maison Leblon, numa sofisticada destilaria que obedece a normas e padrões internacionais, situada em Patos de Minas, Minas Gerais, Leblon inspira as criações de reconhecidos barchefs (designers de coquetéis) no mundo todo. Para o austríaco Albert Trummer, “Leblon é ideal para fazer uma “special” caipirinha, onde os sabores não só combinam como trabalham juntos”.

O mexicano Junior Merino diz que o sabor de Leblon “começa com uma sensação sedosa na boca e vai ficando complexo, diversas ervas e frutas: manjericão, orégano, cascas de frutas cítricas, melancia e frutas vermelhas. O final é longo e traz um mentolado de anis”. www.cachacaleblon.com.br

ATENÇÃO !!! CUIDADO !!!!!!!!

Email mandado por um voluntário do projeto



Escrevo para informar que no dia 10/06 as 18:45h estacionei meu carro na rua Redentor com av. Henrique Dumont, em Ipanema, esperei pelo guardador que vestia a camisa da empresa Embrapark. Paguei os 2,00 do estacionamento e em seguido o funcionário me pediu uma gorjeta de colaboração! Isso é inadmissível, acredito que a Embrapark foi contratada pela prefeitura para organizar as áreas de estacionamento e impedir que os cidadãos fossem achacados. Agora já vejo que além dos 2,00 reais que se cobra pelo estacionamento seremos obrigados a pagar um a mais para a “caixinha” do guardador. Antes tivéssemos ficado com os antigos guardadores que pelo menos só cobravam os 2,00 reais.

ATA DA 42ª REUNIÃO

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.



ATA DA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO.



LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO

DO TRIBUNAL DO JÚRI.

R. Joana Angélica – Ipanema

Dia: 09/06/2009

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: Ignez Barreto

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 17



REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO AUSENTES:



TÓPICOS ABORDADOS :



1- TITULARIDADE DO CANTAGALO:

Todas as informações sobre as habitações já foram repassadas aos órgãos de Governos que informaram que a questão fundiária será regularizada.



3- COMÉRCIO NA AREIA;

Foi realizada audiência pública na Câmara dos Vereadores em que as associações deste setor estiveram presentes e reivindicaram maior número de permissões, entre outros. Lamentavelmente só a Coordenação do PSI esteve presente.

4- FAIXAS DE CONSCIENTIZAÇÃO;

Arrecadou-se a quantia de R$ 410,00 sendo que eram necessários R$ 420,00. Tal verba para a colocação das faixas em locais de visibilidade e estratégicos para conscientização de quão perigoso é a compra em ambulantes e dar esmolas. Neste caso, o pedinte acostuma-se com tal prática e jamais irá esforçar-se para encontrar ocupação digna. As mercadorias dos camelôs são ilegais e de procedência duvidosa.

O PSI agradece a todos que colaboraram e informa que as doações para esta mobilização estão encerradas.



5- RÉVEILLON E CARNAVAL

Foi pedida reunião com o Sr. Secretário de Turismo ( SR. FIGUEIRA DE MELLO) para proibição definitiva do Reveillon em Ipanema e quanto ao Carnaval solicitou-se a delimitação dos blocos àqueles que já existiam no bairro tradicionalmente, em número de 5 (cinco). Fechamento da Av. Vieira Souto apenas na passagem dos mesmos ou apenas uma faixa de rolamento. Proibição de eventos na R. Farme de Amoedo, tendo em vista o alto som provocado justamente ao lado de hospital e, ainda, cenas de atentado ao pudor. Para este fatos solicita-se que o poder Público seja veemente na coibição, como por exemplo, multando as pessoas que praticam tais atos.



6-- APA

Têm sido realizadas periódicas reuniões para prolongar suas extensões pois além de proteger o ambiente também serve como área de segurança.



7-- CURSO DE PORTEIROS.

A Coordenação deste curso foi assumida pelo Sr. George André e já existe 32 inscritos para a 5ª turma que deverá acontecer nos próximos dias. Este curso está aberto a todos os bairros. Ressalta-se que já foram realizadas 4 turmas e os Condomínios só deverão admitir novos empregados àqueles que possuírem o Diploma fornecido pelo 23º BPM.



8- FEIRA HIPPIE;

Há grande dificuldade na manutenção dos feirantes, que são realmente artesãos, pois existem representantes públicos (vereadores) interessados na exploração de outras atividades diversas das primeiras. Tais pessoas influenciam as legalizações que em última instância provocam o caos na área aos domingos. Todavia, já se percebeu a presença de FISCAIS DA RECEITA FEDERAL E OUTROS ÓRGÃOS QUE CUIDAM DESTAS ATIVIDADES na mencionada Feira e ADVERTÊNCIAS JÁ FORAM EMITIDAS. QUEM NÃO SE ENQUADRAR SERÁ PUNIDO DE ACORDO COM OS TRÂMITES DE LEI.

Após a regularização a próxima etapa serão cursos de capacitação profissional por Desenvolvimento Regional Sustentável.



9- CANTEIROS E JARDINS;

Foi realizada reunião com Parques e Jardins e a Empresa ADIDAS para que reformulassem o projeto, haja vista que o primeiro foi ineficaz, não atendendo a solicitação de reflorestamento como forma de coibir que a população utilize o bem público com ações depredatórias.



10- COLÓQUIO COM A VEREADORA ASPÁSIA CAMARGO;

A Profa. ministrou colóquio na Universidade Cândido Mendes sobre o Plano Diretor, mencionando que há 17 anos não existe tal atividade na cidade, ou se existe, não é colocado em prática. A partir de agosto portanto, será elaborado com base na metodologia de Planejamento Estratégico em que pontos fortes e fracos são definidos, para realização de possíveis cenários e sua conseqüente implantação. Salientou que há necessidade de resgate de atividades econômicas para o Município, tais como serviços e principalmente o turismo.

A partir deste ponto fez menção clamorosa sobre o Desenvolvimento Sustentável, localizando a atenção para a questão ambiental em que a má educação das pessoas, a pobreza, o consumo desenfreado e irresponsável são os grandes inimigos do prosseguimento das formas de vida no planeta.



PRÓXIMA REUNIÃO: 23/6/2009.



Elaboração da ata: JGuia – Rio de Janeiro, 11/6/2009.

ARPOADOR


Enviado por Lauro Neto


Provocação botafoguense no Arpoador


O técnico de remo do Botafogo, Xoxô, e o ex-craque de basquete alvinegro Israel participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira do Glorioso ontem no Quiosque Mangabeira, no Arpoador, onde já havia outra rubronegra. É que o presidente do Flamengo, Marcio Braga, mora ali em frente. A ideia da provocação bem humorada foi do botafoguense Conde Gerard, que doou a bandeira do Fogão a Napoleão, que não é Bonaparte, mas hasteou a bandeira no seu quiosque. Agora as duas bandeiras tremulam lado a lado.

- A finalidade é difundir o uso de bandeiras de clubes do Rio na orla como atracao turistica. A ideia poderia ser aproveitada, e bandeiras brasileiras poderiam ser colocadas em prédios públicos, como a Biblioeca Nacional, Theatro Municipal, MAM etc. - sugeriu Conde Gerard, acompanhado de seu filho, o advogado botafoguense Gerard Philipe Filizzola.

Acho que vou aderir à ideia e doar uma bandeira do Vasco ao quiosque. Em tempo: estive em Rio Branco, no Acre, na semana passada e lá há praticamente uma bandeira acreana em cada espaço público importante. Foi uma forma que o governo de lá achou para elevar a autoestima do povo. Os cariocas, com todas as belezas e mazelas da Cidade Carioca, bem que estão precisando de uma injeção de ânimo no ego. Fica a dica.

EXEMPLO


Ator de "Tropa de Elite" terá de depor por fazer xixi na rua


André Ramiro foi fotografado quando fazia xixi em um coqueiro em frente à praia de Ipanema e vai parar na delegacia


André Ramiro terá de explicar sobre xixi na ruaO ator André Ramiro, que interpretou o aspirante Matias no filme "Tropa de Elite", será chamado para prestar depoimento no 14º DP, no Leblon, Rio, depois de ser flagrado fazendo xixi em um dos coqueiros da avenida Vieira Souto, em frente à praia de Ipanema, informou o jornal "Extra".

A atitude de Ramiro foi fotografada e o delegado Ronaldo Oliveira decidiu apurar o suposto crime de ato obsceno. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e o ator terá de depor. Caso seja condenado, pode pegar de três meses a um ano de prisão.

Em entrevista ao jornal "Extra", Ramiro disse estar muito arrependido. "Assumo meu erro. Peço desculpas. Não queria fazer o que fiz. Achei que a árvore fosse o local ideal. Estou muito arrependido. Não queria fazer xixi na praia e na areia. Acabei escolhendo a árvore."

VERÃO 2010


Biquínis comportados fazem o verão de 2010 no Fashion Rio


Laterais mais largas ganham espaço e sugerem novos cortes


Lenny apostou na tecnologia a laser para desenhar suas formas.

Alícia Uchôa e Carla Meneghini


O verão de 2010 vai ser de biquínis de laterais largas num visual mais
comportado. É o que mostraram grifes como Lenny, Salinas e Luiza Bonandiman nesta temporada do Fashion Rio.


Mas a mudança ainda não é radical. Aos poucos, lacinhos e laterais fininhas vão dando lugar a modelos retos, franzidos ou assimétricos dos lados, mas largos, num ajuste ao corpo feminino diferente dos antecessores sunguetes e sunquínis.

A estilista Lenny Niemeyer lançou mão da tecnologia para garantir um bom caimento dessas peças. "Os biquínis mais larguinhos já são uma tendência.
Continuei trabalhando formas geométricas, mas com a inovação dos cortes a
laser", explicou ela.

Também adepta da tendência, Luiza Bonadiman dá dicas. "Como desenhei uma calcinha mais baixa, quis harmonizar com um modelo maior, mais comportado", diz a estilista, que já vê seguidoras dos modelos nas areias de Ipanema.

BELO EXEMPLO !!!!!

Enviado por Mauro Ventura -

9.6.2009 11h53m.

Faroeste urbano

Manhã em Ipanema, 11h de hoje. Na esquina nobre da Rua Prudente de Moraes com a Henrique Dummont, um policial e um suposto taxista saem trocando tiros, para desespero dos passantes.

A mulher de um amigo meu teve que se esconder no restaurante Margutta.

Os dois saíram duelando em direção ao Leblon. Provavelmente o PM interceptou o táxi, os dois começaram a discutir e o tiroteio começou. Salve-se quem puder.

ALÔ ,EMBRAPARK !!!

Enviado por Mauro Ventura -

Alô, Embrapark !

Manhã de domingo, sento-me numa mesa do Talho Capixaba para o café da manhã. OK, não era bem de manhã, já passava do meio-dia.

Para quem não conhece a região, na frente da padaria do Leblon há várias vagas para estacionar. Todas pelo sistema Vaga Certa. O guardador estava lá, como era de se esperar.

Aí vem o dado inusitado da história. As vagas em frente à padaria ficaram vazias durante praticamente toda a uma hora que passei no lugar. Em compensação, todos os carros paravam em fila dupla, atrapalhando o trânsito e causando confusão. Explicando melhor: as vagas oficiais, coladas à padaria, ficavam vazias, enquanto paralela a elas se formava uma fila irregular, ocupando a rua.

O guardador orientava as pessoas a pararem em fila dupla. Durante uma hora, não entregou nenhum talão. Os motoristas ganhavam em agilidade, porque não precisavam manobrar para estacionar - era só deixar o carro de qualquer jeito na rua. O guardador ganhava em dinheiro - exibia a mão cheia de notas e os bolsos carregados de moedas.

Mas perdiam todos os outros. Os que tentavam trafegar pela Rua Ataulfo de Paiva e os que caminhavam ao som das buzinas

ALÔ ,EMBRAPARK !!!

Enviado por Mauro Ventura -

Alô, Embrapark !

Estaciono à noite em Copacabana e o guardador pergunta:

- Vai dormir na rua?

Poderia ter dito que não, explicado que eu ia dormir em casa, mas nem eu nem ele estávamos para gracinhas. Falei que daqui a pouco ia tirar o carro dali. Ele diz:

- Então não precisa de talão. Basta os dois reais.

- Não é questão de precisar ou não - respondi. - É questão de ter que.

A contragosto, ele me deu o tíquete.

Uma das principais queixas com relação ao sistema anterior era que volta e meia os guardadores alegavam que o talão tinha acabado. O motivo era simples. Dos R$ 2 de cada tíquete, eles recebiam R$ 1,20 - o restante ficava com a prefeitura. Quando não davam tíquete, eles embolsavam tudo.

Os atuais guardadores, da Embrapark, ganham salário fixo. Quando não dão tíquete, eles embolsam tudo.

Deu para entender? Trocaram seis por meia dúzia.

CONTINUA A MESMA COISA........


Enviado por leitor Fernando Luiz Nogueira Pedrosa


EU-REPÓRTER


Nana neném e a mesma imagem sempre

A imagem é sempre a mesma. Triste, melancólica e, algumas vezes, repulsiva pelos aspectos de higiene e respeito aos passantes. Invariavelmente, os moradores das ruas Sá Ferreira e Bulhões de Carvalho, em Copacabana, precisam desviar de uma turma de moradores de rua que usam a marquise de uma loja abandonada para passarem a noite.

O choque de ordem da prefeitura não passa por aqui. Estamos falando de Copacabana e de um trecho onde, a menos de 10 metros, funciona a obra de um dos acessos da futura estação do Metrô de Ipanema. Exatamente por conta da obra, com intensa movimentação de caminhões e veículos de serviço, há a presença constante de controladores de tráfego com o uniforme da CET-Rio. Portanto, não há como a autoridade alegar desconhecer o fato. Há representantes legais da prefeitura vendo e convivendo com esse "fenômeno". Sinceramente não sei como classificar essa situação. Seria típica de um país com baixo grau de desenvolvimento? Seria reflexo de uma população tolerante que, penalizada, imagina que a pobreza dessa gente não permite outra alternativa? Ou seria a velha prática do poder público de deixar como está para ver como é que fica?

OBRAS DO PAC


Estreia

Primeiro prédio do PAC fica pronto em julho. Unidades do Cantagalo terão 2 quartos e vista para o mar


Rogério Daflon


RIO - Embora com recursos mais modestos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) em relação a outras favelas, como a Rocinha e as dos complexos de Manguinhos e do Alemão, as obras dos morros do Cantagalo (Ipanema) e Pavão-Pavãozinho (Copacabana), que têm orçamento de R$ 35 milhões, estão mais adiantadas. Na primeira quinzena de julho será inaugurado, na Estrada do Cantagalo, um prédio com dois blocos e 56 unidades, com dois quartos e vista para o mar. Além disso, as cerca de 5.300 casas das duas favelas já estão ligadas à rede de esgoto formal da cidade.


Dentro do orçamento de R$ 35 milhões, a previsão é que sejam construídos quatro prédios. Além do que será inaugurado, haverá outro com dois blocos com 64 apartamentos ao todo, e mais dois - um com 28 e outro com 40 apartamentos.

Quanto aos becos e vielas, todos foram pavimentados, e alguns deles receberam novas escadas, dentro dos padrões técnicos. Os problemas de drenagem, segundo o engenheiro-chefe da obra, Rodrigo Ventura, foram totalmente sanados. O engenheiro ressaltou a abertura do Beco do Amor Perfeito, que apesar de ser próximo à esquina da Rua Saint Roman com Sá Ferreira, tinha o acesso fechado há mais de 40 anos, o que obrigava os moradores dali a subirem uma escadaria de 500 metros para só então chegarem ao asfalto.

FAIXAS



Rio,10/06/2009



Caros companheiros,



O Projeto de Segurança de Ipanema seguindo a sua linha de que a conscientização da sociedade é passo fundamental para conseguirmos qualquer avanço social, obteve do administrador regional da VI RA a autorização para a colocação de faixas estimulando a população a não dar esmola nem comprar em camelôs. Serão 16 faixas espalhadas pelo bairro que vão ser colocadas em diversas esquinas desde a praça Gen. Osório até o Jardim de Alá. A colocação está confirmada para começar dia 15/06, segunda feira às 9,00 hs. na praça Gen. Osório esquina com Teixeira de Melo.

Gostaria de convidar e convocar todos para que participem da colocação das faixas. Temos de entender que é o nosso interesse que está em jogo. Um bairro mais organizado, sem camelôs nem população de rua é um local mais limpo, sem desordem urbana e portanto mais seguro. Todos estes elementos não só influenciam a nossa vida do dia a dia, mas também colaboram para a valorização de nossos imóveis, negócios ou qualquer outro investimento que tenhamos em Ipanema.

Conto com a presença de todos.

Ignez

CADÊ A POLÍCIA ???


Enviado por leitora Claudia Pilher Musumeci


EU-REPÓRTER
Polícia passa e não reprime jogo do bicho em Ipanema


A operação BACANA que a prefeitura faz esquece, pelas ruas de Ipanema, as cadeiras e mesas onde o jogo do bicho se instala. Perceba na foto que as meninas sentadas não saem e a polícia que passa nada faz!
Uma loucura essas divergências!

CHOQUE DE ORDEM

Carlos Eduardo,

Bom dia!
Parabéns pelo trabalho que foi feito essa madrugada no bairro de Ipanema no que se refere ao recolhimento de moradores de rua, etc.

Voluntário do PSI

TIROTEIO EM IPANEMA

Tiroteio assusta moradores de Ipanema

Segundo a polícia, suspeitos armados são procurados na região.
Eles teriam roubado ou furtado um táxi em Copacabana
.

Do G1, no Rio

Um tiroteio na manhã desta terça-feira (9) assustou moradores de Ipanema, na Zona Sul do Rio.

De acordo com informações iniciais do coronel Lima Castro, comandante do 23º BPM (Leblon), suspeitos armados teriam roubado (ou furtado) um táxi modelo Meriva em Copacabana, também Zona Sul, e fugido em direção a Ipanema.

Segundo o comandante, policiais militares do 19º BPM (Copacabana) avisaram uma patrulha do 23º BPM, que passava pela região, e houve perseguição. Os supeitos atiraram contra o carro da PM, saltaram do táxi e fugiram a pé.

A polícia faz buscas pelo bairro à procura dos suspeitos.


Dentro do táxi, que foi abandonado na altura da Rua Henrique Dumont, foi encontrada uma bolsa.

ABANDONO











Enviado por Renato Grandelle -








Saint Roman continua abandonada





Quase dois meses atrás, o GLOBO-Zona Sul publicou reportagem sobre a Rua Saint Roman, em Ipanema. A via, que leva aos morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, ainda não viu sinais do PAC, o programa de desenvolvimento que está sendo implantado nas comunidades. No asfalto, sobram carros sobre as calçadas, Kombis usadas como depósitos por barraqueiros e oficinas mecânicas ao ar livre.

Embora, na ocasião, a Secretaria de Ordem Pública tenha se declarado "atenta" às irregularidades, a ladeira continua no mesmo abandono. Veja abaixo as fotos que o leitor Marco Bransford tirou esta semana.

QUIOSQUES NA PRAIA

Alegria dos pequenos

Orla carioca pode ganhar 40 quiosques iguais ao Baixo Bebê do Leblon

O Globo

RIO - O Rio poderá ganhar 40 quiosques iguais ao Baixo Bebê do Leblon. Segundo João Barreto Pereira da Costa, presidente da concessionária Orla Rio, que detém 309 pontos de venda nas praias da cidade, a ideia foi apresentada à prefeitura no início do ano.

O projeto será submetido à avaliação do Comitê Gestor da Orla. Se for aprovado, a pretensão da Orla Rio é implantar pelo menos 20 desses novos Baixos Bebês até 28 de outubro, quando se comemora o aniversário de 15 anos do quiosque original, criado no trecho em frente à Rua General Venâncio Flores. Os serviços seriam gratuitos, como no quiosque original.

PALESTRA

SOCIEDADE AMIGOS DE COPACABANA REALIZA PALESTRA SOBRE O PROBLEMA DE TRANSPORTES NO RJ E EM COPACABANA!


Caros moradores,



A Sociedade Amigos de Copacabana, preocupada com a situação do sistema de transportes da nossa cidade e de Copacabana, vai realizar uma palestra sobre o Problema dos Transportes da Cidade do RJ, e em particular no bairro de Copacabana.

Copacabana é o bairro da cidade mais bem servido de estações de metrô. Temos 03 estações (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo!), e ainda teremos até dezembro de 2009, um acesso à estação General Osório no final da Rua Sá Ferreira.

No entanto, nem por isso o trânsito em Copacabana ficou melhor! Muito pelo contrário! Temos visto que em boa parte do dia a fluidez do tráfego esta cada vez pior!

De um tempo pra cá o bairro de Copacabana se tornou um “bairro de passagem”, onde diversos motoristas são “obrigados” a passar por Copacabana ao irem para seus destinos.

Só para se ter uma idéia, segundo a Gerência de Informações de Tráfego da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO), o volume diário médio de tráfego na Av. N. S. de Copacabana, na altura da Rua Figueiredo de Magalhães é de 39.968 veículos!!!!

Isso se deve a diversos fatores: falta de investimento no transportes de massa (metrô e trens, por exemplo!); falta um sistema de transportes organizado e planejado; ha um excesso de linhas de ônibus em alguns bairros e enquanto que em outros há falta de linhas; falta de integração entre os modais de transporte (rodoviário, aquaviário, metroviário, ferroviário e até cicloviário!); etc.

Para debater esses problemas e apresentar possíveis soluções teremos como palestrante o engenheiro Fernando McDowell, Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE (UFRJ).

A data da palestra será no dia 25 de junho de 2009, 5º feira, das 19:30 às 21:30h, no auditório do Hospital São Lucas, situado na Rua Pompeu Loureiro nº 56 (na entrada do estacionamento rotativo defronte ao SENAC!).


Entrada franca! Participe!

Atenciosamente,

Horácio Magalhães Gomes
Presidente da Sociedade Amigos de Copacabana
http://amigosdecopa.vilabol.uol.com.br
22876036 / 91192880

MUDAS EM IPANEMA




Meio ambiente

Mudas de árvores da Mata Atlântica em Ipanema




O Globo



Cerca de mil mudas de árvores da Mata Atlântica como ipês roxo e amarelo, pau-brasil e cedro foram distribuídas no Posto Nove, em Ipanema. O evento, promovido domingo pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), teve ainda palestras para crianças sobre educação ambiental, além de oficinas de artes.


- Essas árvores nobres servem para simbolizar a recuperação da nossa Mata Atlântica, que já perdeu 78% de sua vegetação. Muitas pessoas disseram que vão plantar as mudas em praças, parques, sítios, jardins de prédios ou casas. Isso já é um grande passo para futuro e ajuda muito a minimizar o efeito estufa - afirmou o deputado André do PV, presidente da comissão, lembrando que a Alerj votará ainda este mês um projeto de lei que poderá resultar no primeiro código ambiental do estado.

O texto estabelece procedimentos claros para a execução de normas relacionadas a licenciamento e auditoria ambiental, gestão de unidades de conservação, energia, poluição, destinação final de resíduos industriais e domésticos.


Na segunda quinzena de junho, a comissão oferecerá palestras em escolas sobre educação ambiental, esclarecendo direitos e deveres de adultos e crianças e maneiras de como preservar o verde.

- Com as crianças, vamos conseguir passar noções de preservação aos pais. Quem sabe se, daqui a dez anos, ensinando essa nova geração, não vamos ter motivos para comemorar - disse André do PV, acrescentando que palestras poderão ser agendadas pelo telefone 2588-1328.

CHOQUE DE ORDEM

Operação apreende material de ambulantes em Ipanema

Rio - Agentes da subprefeitura da Zona Sul, da 6ª Região Administrativa e do projeto Zona Sul Bacana realizaram, na madrugada deste sábado, uma operação de ordenamento urbano em Ipanema. Os fiscais tinham como objetivo apreender carros de transportes, conhecidos como burros-sem-rabo, que ficavam amontoados na esquina das ruas Teixeira de Melo e Barão da Torre.

A operação teve início às 4h e ocorreu sem indidentes. Os agentes apreenderam 26 burros-sem-rabos, 241 cadeiras e barracas de praia e 11 isopores e dois triciclos. Duas kombis que serviam de depósito para os ambulantes, e que estavam estacionadas em local proibido, também foram apreendidas, multadas e rebocadas. O material foi encaminhado para o depósito municipal.

A ação, a segunda realizada em menos de uma semana, contou com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do Coordenadoria de Controle Urbano e do Grupamento Especial de Trânsito.

DIA DO MEIO AMBIENTE

Dia do Meio Ambiente será celebrado por Comissão da Alerj neste domingo (07/06) em Ipanema

RIO DE JANEIRO (ABN NEWS) - O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira (05/06), será celebrado pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio neste domingo (07/06).

O evento, que contará com a distribuição de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, acontecerá a partir das 10h, no calçadão da praia de Ipanema, zona Sul do Rio, na altura do Posto 9. De acordo com o presidente da comissão, deputado André do PV, a preservação do meio ambiente precisa, cada vez mais, de novos aliados. "Devemos tentar recuperar parte da nossa área verde. Já perdemos 78% da Mata Atlântica e isso é muito grave", registra o parlamentar.

Durante a comemoração, também haverá palestras sobre os direitos e deveres de adultos e crianças com a natureza e oficinas de artes para crianças. "As crianças já estão até estudando a matéria meio ambiente nas escolas. Através delas, iremos conseguir passar noções de preservação aos pais", acredita André.