REFORÇO DA PM

Reforço da PM não coíbe uso de maconha em Ipanema

Redação SRZD


Depois que policiais foram agredidos ao prenderem um jovem que fumava maconha na areia da praia de Ipanema, na altura do Posto 9, o policiamento foi reforçado no local. Nesta quarta-feira, pedestres chegaram a ser revistados no calçadão, mas jovens aproveitavam o intervalo na ronda para consumir a droga.
Para protestar, alguns vendedores e banhistas levaram apitos para orla, com a intenção de alertar usuários da chegada da polícia, algo comum na década de 90. Na quarta-feira, o tumulto durou cerca de dez minutos e acabou com três pessoas detidas. Uma delas, o vendedor ambulante Giovani de Souza Moraes, foi à delegacia e voltou à praia para trabalhar pouco tempo depois. Ele afirma que não é usuário da droga e conta que só foi preso porque reclamou da revista feita a um grupo de rapazes.
Para evitar que usuários sejam expostos a contrangimento, corrupção e extorsão por parte de autoridades, os ministros Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, e Carlos Minc, do Meio Ambiente, articulam com o governo uma proposta para ampliar o alcance da nova lei de entorpecentes.A lei atual já não prevê pena para usuários de drogas, mas, segundo os ministros, é importante determinar regras ainda mais claras para diferenciar consumidores de traficantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário