GATO E RATO



Gato e rato

Choque de ordem: Kombis que servem de depósito ainda são flagrados ocupando vagas na orla

Globo e RJTV

RIO - A dois dias de completar um mês, as operações do choque de ordem ainda não conseguiram acabar com a ocupação de vagas na orla por Kombis-depósito. Nesta segunda-feira, em plena segunda-feira, era possível contar pelo menos 17 desses veículos nas avenidas Vieira Souto, Delfim Moreira e Lúcio Costa. Já no Jardim de Alah, onde somente no domingo 96 veículos foram multados e 62 foram rebocados no segundo fim de semana consecutivo de fiscalização, apenas um carro foi flagrado sobre a calçada. A infração, porém, durou poucos minutos. O dono do veículo logo retirou o carro.

Na orla de Ipanema, primeiro local onde as operações da prefeitura atacaram as Kombis-depósito, em 5 janeiro, elas reapareceram com força total: 11 desses veículos podiam ser vistos junto ao canteiro central por volta do meio-dia de segunda. Em frente ao n 408 havia quatro delas, estacionadas lado a lado. Paradas na contramão, elas denunciavam que foram colocadas ali logo cedo, quando o sentido da Vieira Souto é invertido. A nova fase da fiscalização

A partir da próxima semana, a prefeitura descentraliza as operações de choque de ordem, que passarão a acontecer simultaneamente em vários pontos da cidade. As seis subprefeituras (Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Grande Tijuca e Barra e Jacarepaguá) terão equipes próprias para atender a reclamações consideradas simples, como rebocar e multar carros estacionados em calçadas e outros locais proibidos, ou reprimir irregularidades do comércio. O anúncio foi feito nesta segunda pelo secretário da Ordem Pública , Rodrigo Bethlem, ao fazer um balanço do primeiro mês das operações da prefeitura. Segundo ele, as operações que precisam de intervenções de maior porte, que são consideradas de risco e exigem a presença de força policial, continuarão sob a responsabilidade da equipe central.

Segundo o RJTV, para dar continuidade às operações, a prefeitura vai abrir ainda esse mês um novo depósito para carros rebocados em um terreno da Zona Oeste da cidade e será criado um grupo de apoio para os ambulantes que forem retirados das ruas.

- Nós daremos licença para quem realmente precisa, através da lei vigente. As pessoas que não forem licenciadas terão oportunidade de fazer cursos profissionalizantes, de se capacitar profissionalmente e de ingressar no mercado de trabalho de forma a ter uma profissão efetiva - afirmou o secretário de Ordem Pública Rodrigo Bethlem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário