POLÊMICA



Militar afirma que uniformes usados em propaganda de loja italiana feita no Rio são falsos

Publicada em 02/02/2009 às 12h09m

Luisa Valle

RIO - A Polícia Militar divulgou uma nota afirmando que as fardas da polícia que aparecem numa campanha publicitária de uma loja de roupas italiana feita no Rio são falsos. De acordo com a nota, publicada no domingo, no site da corporação, a campanha da grife italiana Relish, que mostra modelos sendo revistadas de forma abusiva por supostos PMs em Ipanema, na Zona Sul do Rio , é desrespeitosa. A PM afirma ainda que os homens que aparecem nas fotos são modelos, e não policiais. ( Leia a íntegra da nota )
"A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro considera de mau gosto a utilização de trajes que simulam seu fardamento por modelos que, em campanha publicitária de uma marca italiana de roupas, realizam um arremedo de revista pessoal, de forma totalmente alheia às normas e regras internas.O que se vê é, no mínimo, desrespeito a uma Instituição que em breve fará 200 anos", afirma a nota .

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou no sábado que vai trabalhar para melhorar a imagem da cidade no exterior . Ele disse que apoiará o secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, caso peça à Embaixada Italiana no Brasil a retirada dos outdoors em diversas cidades daquele país.
A campanha da Relish gerou polêmica também na Itália, em Nápoles, onde está sendo veiculada em outdoors. Organizações feministas e até a prefeitura da cidade se manifestaram contra as fotos. De acordo com Lena Avolio, criadora da comunidade 'Eliminare la publicità relish da Napoli' (algo como 'Eliminar a publicidade da Relish de Nápoles'), com mais de 500 membros, a campanha deve ser retirada ainda nesta segunda-feira da cidade.
- Não é possível que esse tipo de publicidade seja feita. Nós entendemos que é preciso uma regulamentação sobre esse tipo de propaganda - afirmou a italiana, que lembrou que não chegaram a ser realizadas manifestações contra a propaganda na cidade durante o fim de semana.
No fim de semana, jornais e sites aumentaram a polêmica sobre a campanha. Segundo a mídia italiana, o escândalo faz parte da crise diplomática entre a Itália e o Brasil provocada pela concessão do status de refugiado político ao ex-militante de esquerda Cesare Battisti, foragido há 27 anos do país europeu e condenado à prisão perpétua. O site "Il Secolo XIX", da Itália, diz que a propaganda serviu para manter a alta tensão diplomática
A direção da Relish ainda não reagiu às críticas. O site da grife continua exibindo o vídeo com o making of da campanha, e funcionários da sede da loja, em Milão, afirmam que é o escritório de Nápoles que fala sobre o assunto. Até o momento, no entanto, ainda não foi divulgada qualquer resposta da empresa. A Relish é uma rede de roupas femininas de linha jovem, com lojas em Nápoles, Bolonha e Milão.

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