SIDNEY REZENDE

Mar de desordem urbana no Rio

Antônio Augusto Valente

Rio+ 05/01/2009 10:52

SIDNEY REZENDE COMENTA:

"O estilo Eduardo Paes de acordar cedo e visitar pessoalmente os lugares onde são exigidas a presença do prefeito e, ao mesmo tempo, desencadear uma operação limpeza, pode ajudar a restaurar a autoridade municipal. Vamos ver por quanto tempo."

A Secretaria Especial de Ordem Pública realiza nesta segunda-feira, em toda a cidade, a esperada operação de choque de ordem, que pretende reorganizar os espaços públicos da cidade e ser o Dia D no combate a um dos problemas que mais afligem os cariocas.

Ao todo, dois mil servidores vão trabalhar nas operações.Na Gávea, a ação coordenada pelo tenente Paulo Rogério Machado Bagestão já apreendeu nesta manhã um homem que realizava transporte ilegal de turistas em uma van. Rebocado às 10h10, o veículo foi o primeiro a ser apreendido na blitz que está na altura do número 188 da rua Marquês de São Vicente.O motorista será autuado e, para recuperar o carro, terá que pegar a estadia no depósito, além das multas administrativas.

Ao SRZD, o tenente Bagestão afirmou que a ação combate "desde o menor, até o maior delito" e também "não deixará passar motoristas que estejam com o IPVA atrasado ou não tenham outros documentos em dia".Segundo ele, a equipe de policiais militares, civis, guardas municipais e fiscais de controle urbano, que também conta com o apoio da Comlurb, das Secretarias Municipais de Obras e de Assistência Social e da Procuradoria Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), vai trabalhar até às 22h, em pontos itinerantes.- Dependendo da demanda, nos dirigimos a outro ponto da cidade ou continuamos aqui, mas vamos trabalhar até às 22h", disse Bagestão.
Os agentes estavam com o uniforme do programa IpaBacana, realizado pelo governo do estado em Ipanema, que agora passa a ser estendido à Gávea pela prefeitura. Em Ipanema, 2 toneladas de material usado por ambulantes (cadeiras, barracas de praia), foram apreendidas entre as ruas Teixeira de Melo e Barão da Torre.

No Recreio dos Bandeirantes, um imóvel irregular foi demolido por volta das 9h, na Estrada do Pontal, em frente à colônia de pescadores.

A Secretaria de Ordem Pública começou a operar, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Píer Mauá, na última sexta-feira. Um dos principais alvos são os moradores de rua, que cresce a cada ano e é uma das maiores reclamações dos turistas. Na Tijuca, o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, prioriza a busca por moradores de rua que tenham mandados de prisão expedidos. Na Lagoa, as ações mobnilizam 50 guardas municipais e seguem até amanhã, quando a àrvore de Natal será retirada.As operaçoes Bacana começaram quando Betlhem ainda era secretário estadual de Governo, e também estão sendo realizadas no Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca. Nesta terça-feira, as intervenções chegam ao Flamengo, Botafogo, Catete e Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário