MITOS CARIOCAS



Mitos cariocas

Pesquisa comprova que praia é espaço democrático

Publicada em 03/01/2009 às 19h06m

Simone Candida

RIO - Reza a lenda da carioquice que a praia no Rio é um espaço livre, onde num mesmo pedaço de areia é possível ver, lado a lado, convivendo harmoniosamente, o empresário e o office-boy, a socialite e a mulher do porteiro, a jovem funkeira do subúrbio e a garota antenada da Zona Sul. Mas será que a orla da Cidade Maravilhosa tem mesmo ares tão democráticos? Para analisar mais este mito do comportamento carioca, O GLOBO foi a dez praias, da Zona Sul à Zona Oeste. O resultado: os moradores da cidade seguem à risca o refrão de um funk que fez sucesso ano passado: todos podem ir à praia, mas, uma vez lá, permanece "cada um no seu quadrado". Ou melhor: cada um escolhe seu pedaço de areia.

A democracia com jeitinho carioca - em que todos podem ir à praia, mas a maioria procura não ultrapassar os limites da sua "praia" - pôde ser comprovada num teste feito com banhistas. Das 210 pessoas que conversaram com os repórteres do GLOBO, a maioria (65,24%) admitiu que só gostava de ir a uma determinada praia. E 34,76% disseram que iam a várias. Uma clara demonstração de que os cariocas acham as areias um espaço democrático, mas, na hora de escolher onde se bronzear e tomar água de coco, ainda preferem eleger um point e não se arriscar a fincar o guarda-sol em outras faixas de areia.

Com uma prancheta na mão e sol sobre a cabeça, os repórteres do GLOBO tiveram de correr contra o tempo - e torcer por um bom tempo - para conseguir executar em dois meses, apenas nos finais de semana, a tarefa de ouvir cariocas nos mais variados pedaços de areia. A 210 pessoas (73 homens e 137 mulheres), em dez praias (Flamengo, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra, Recreio, Macumba, Grumari e Reserva), foi perguntado se elas só tomavam sol em um local e o motivo da preferência. Os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente.

Outros mitos cariocas

Os caçadores de mitos do GLOBO comprovaram que cariocas não gostam de sinal fechado. Mas não se confirmou a fama de reis da malandragem. Outro mito negado foi o de que bandidos internacionais fogem para cá . Já a falta de pontualidade carioca foi atestada. A lenda de que todo fim de semana chove foi derrubada. Nos próximos domingos, serão publicados testes feitos para confirmar, ou não, mais dois mitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário