OPERAÇÃO IPABACANA





O Portal de Notícias da Globo

05/01/09 - 12h02 - Atualizado em 05/01/09 - 12h02
Operação IpaBacana recolhe duas toneladas de material

'Choque de ordem' é feito na Tijuca, Recreio e Ipanema. Secretário garante que manutenção da ação será permanente.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio

Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

Material usado por ambulantes é recolhido em Ipanema (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Além de ações integradas de ordenação urbana na Tijuca, na Zona Norte, da demolição de construções irregulares no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, foram recolhidas até as 10h30 desta segunda-feira (5), cerca de duas toneladas de material usados por ambulantes nas praias, que estavam ocupando as calçadas das ruas Barão da Torre e Teixeira de Melo, no acesso ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.
Em Ipanema, no início da ação promovida pela Comlurb, a Coordenadoria de Controle Urbano e a Guarda Municipal, houve discussão entre ambulantes - donos do material - com os funcionários. A operação de liberação das calçadas teve o apoio de policiais militares e civis.
"É um absurdo o que estão fazendo com a gente. Estão destruindo e levando o meu material de trabalho. Agora, me diz, como vou sustentar meus filhos?", reclamou uma ambulante, moradora do Cantagalo, que não quis se identificar, ao ver ser colocado no caminhão da Comlurb cadeiras de praia, barracas e o isopor que usava para vender bebidas na praia de Ipanema.

saiba mais

Prédio irregular é demolido na operação contra a desordem urbana
Desordem urbana entra na mira da Prefeitura do Rio
Depois de anunciar cortes, Paes promete construção de 100 mil moradias
Paes anuncia obra de saneamento na Zona Oeste

O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, que acompanhou parte da ação no acesso do Cantagalo, disse que os ambulantes que faziam das calçadas depósito de material já tinham sido avisados para liberar a via pública. Segundo ele, o local já tinha sido alvo de operação semelhante realizada pelo governo do estado, na operação IpaBacana.
"As reclamações de moradores e comerciantes daqui eram constantes. As calçadas estavam sendo feitas de depósito de material. Eles (os ambulantes) já tinham sido avisados. Este é um local que vai ter um acesso para o metrô e precisa ser revitalizado", disse o secretário acrescentando que o Metrô se comprometeu a construir um depósito para guardar o material dos moradores do Cantagalo. Bethlem garantiu também que as ações que começaram nesta segunda-feira (5) terão caráter permanente.
Segundo ele, a Guarda Municipal ficará encarregada de manter a ordem urbana, coibindo qualquer irregularidade nas posturas municipais.
"Estamos melhorando a estrutura da Guarda e dos órgãos de fiscalização. Esse trabalho será permanente. Em algumas situações vamos reeducar os cariocas no que se refere ao respeito às posturas municipais. Em lugar nenhum, por exemplo, se vê tantos carros estacionados nas calçadas como no Rio. Isso tem de mudar. Para isso, contamos também com a participação da população, para que não jogue mais lixo nas ruas, não dê esmolas nos sinais e não estacionem sobre as calçadas", disse o secretário.

Prédio no Recreio é demolido pela prefeitura
Na Tijuca, a ação foi concentrada nas praças Saens Peña e Afonso Pena e no Largo da Segunda-Feira. Os funcionários também percorreram as principais ruas do bairro.

Um imóvel irregular na Estrada do Estrada do Pontal, próximo à esquina com a Rua Gilka Machado, em frente à colônia de pescadores, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste, foi demolido nesta manhã.

A operação conta com a participação de 300 servidores de vários órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário