CHOQUE DE ORDEM





Prefeitura notifica empresas por outdoors irregulares e apreende menores no segundo dia do Choque de Ordem0
6/01 às 19h09
Célia Costa - O Globo e Bom Dia Rio

RIO - Trinta outdoors receberam adesivos de "Publicidade Irregular", 12 veículos foram multados, 6 rebocados e 16 moradores de rua (entre menores de idade e adultos) foram acolhidos, nesta terça-feira, no segundo dia da Operação Choque de Ordem, segundo balanço parcial divulgado na tarde desta terça pela prefeitura. Trinta e um veículos foram lacrados.

Além disso, foram apreendidos isopores, óculos, alimentos e bebidas. As ações aconteceram nos bairros de Ipanema, Barra, Tijuca, Botafogo, Centro, Leopoldina e Copacabana.
Em Copacabana, foram aplicadas 49 infrações de trânsito, por estacionamento em local proibido e dois carros foram rebocados. Na fiscalização nas avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica, cinco menores de rua foram recolhidos e outros cinco adultos foram levados para a Fundação Leão XIII. Entre os maiores de idade, estava uma mulher com bebê de 3 meses que viva na calçada da Rua Bolívar.

Nesta quarta-feira, a operação será realizada nos bairros de Botafogo, Flamengo, Catete, Largo do Machado e Glória. Empresas devem retirar outdoors em 48h

Trinta outdoors foram notificados (com a colocação de um adesivo da Prefeitura) por desrespeitar normas da licença de uso do espaço. As empresas que exploram o equipamento tem 48 horas para retirá-los. Caso contrário, a secretaria irá realizar a retirada e acionará em juízo as empresas para arcar com as despesas de remoção. Mais 120 outdoors em situação irregular já foram mapeados e serão alvo de fiscalização.

Nesta terça-feira, o prefeito Eduardo Paes fez uma blitz surpresa na Central do Brasil. Acompanhado do subprefeito do Centro, Marcus Vinícius Lima, Paes percorreu por 20 minutos, e embaixo de chuva, as imediações da estação de trem, apontando os problemas que pretende ver resolvidos em seu governo, como calçadas ocupadas por camelôs, bueiros entupidos e buracos no asfalto. (Veja fotogaleria da blitz surpresa de Paes na Central)

Nesta terça-feira, houve também a primeira reunião para planejar as ações do programa Lapa Legal . Mais do que um choque de ordem, a Lapa vai receber ação integrada dos órgãos municipais com objetivo de desenvolver o potencial turístico, gastronômico e cultural da região. O programa Lapa Legal deve ser implementado até fevereiro.

Com os últimos números das ações realizadas na noite de segunda-feira, a operação Choque de Ordem fechou o primeiro dia com cerca de 55 toneladas de mercadorias apreendidas , 167 veículos multados, 72 moradores de rua acolhidos e até um depósito clandestino estourado em Ipanema, com duas toneladas de mercadorias recolhidas. Duas pessoas foram presas na segunda, uma delas por desacato, e a outra por furto de água e luz.

O bairro do Recreio dos Bandeirantes representou também um desafio às milícias e à indústria da construção irregular nas favelas. Trinta e quatro imóveis - entre casas, lojas, uma igreja evangélica e até uma cobertura com piscina, sauna e hidromassagem - que ocupavam irregularmente um terreno público à beira-mar foram demolidos na entrada do Terreirão. A operação também rebocou 64 carros e notificou 119 estabelecimentos comerciais. ( confira fotogaleria e vídeo da demolição no Recreio ).

O prefeito Eduardo Paes disse que não vai tolerar o desrespeito a lei.
- Uma ação simbólica e forte, mostrando a ilegalidade do asfalto, do prédio enorme de quatro, cinco andares de ricos e não de pessoas pobres e necessitadas que precisassem, mas de picaretas que ocupavam áreas pública e tal e lá a ação da prefeitura e do estado em conjunto e assim vai ser ao longo de todo governo - afirmou Paes.

O secretário de Ordem Urbana, Rodrigo Bethlem, admitiu que o combate às irregularidades será um trabalho árduo e pediu a colaboração da população.

- É muito importante que as pessoas mudem a sua postura. Dar dinheiro a crianças na rua, jogar papel no chão ou parar o carro em cima da calçada são hábitos que precisam ser combatidos. A partir da semana que vem, também vamos disponibilizar telefones e endereços eletrônicos para denúncias - disse o secretário.

Um comentário:

  1. Escreví uma carta à SUIPA, sobre a separação do garoto de rua e sua cachorra.. Repasso-lhes a resposta...
    Prezado André,
    Agradecemos por ter nos escrito e também lamentamos o ocorrido com o menino de 13 anos e sua cadelinha Pretinha. Infelizmente as autoridades querem "mostrar serviço" sem antes ver o TODO. Não somos mais "cabeça, tronco e membro", certo? Então por quê os governantes continuam "varrendo" a cidade das situações "feias", que "incomodam" aos cidadãos que não sabem que a situação está dessa maneira por culpa de CADA UM DE NÓS???

    Eu posso falar porque conheço os locais para onde eles literalmente "escondem" e "jogam" moradores de rua, como a Fundação Leão XIII na Av. dos Democráticos em Benfica, subúrbio do Rio. É um LIXO!!! Senhoras sem qualquer documento, esquecidas pela sociedade de consumo, são retiradas com violência das marquizes durante a madrugada e jogadas nos ônibus que "desovam" o pessoal de rua nesses fétidos locais, onde elas acabam sendo abusadas sexualmente (fato ocorrido há alguns anos atrás e radialistas divulgaram). Baratas, ratos, falta de higiene e de alimentação decente é o que as autoridades oferecem para cidadãos esquecidos que, certamente não gostam NADA do tipo de vida que levam.... mas essa é a nossa realidade.....E você acha que eles vão dar importância para o animalzinho de estimação do morador de rua????

    O menino de 13 anos, que possivelmente não sabe nem o nome dos pais ou dos avós, já deve estar em algum "asilo infantil", sem estrutura, com mais dezenas de menores sem esperança de um futuro melhor para aprender a não prejudicar mais a sociedade.... Não existe controle de natalidade das adolescentes porque a igreja diz que é "pecado"; não se pode vasectomizar os adolescentes porque os medicos têm medo de represália e, assim, a aids continua crescendo e os menores vão nascendo, sem controle, como a "Pretinha", que certamente não deve ser esterilizada e que, dentro de dois meses no máximo, deverá estar caminhando pela Tijuca com meia dúzia de "filhotes-pivetes" a seguindo.....

    A SUIPA diariamente recebe uma INFINIDADE de animais abandonados devido à alienação e irresponsabilidade tanto dos cidadãos quanto dos governantes que não oficializam um controle SÉRIO com microchips dos animais com donos para que possamos saber quem REALMENTE abandona e não esteriliza seus animais.

    Essa "faxina municipal" irá durar apenas alguns meses, porque não existe infra-estrutura governamental para colocar MILHARES DE MORADORES DE RUA E DE MENORES ABANDONADOS NAS CALÇADAS EM LOCAIS REALMENTE EFICAZES, para que esses seres humanos possam ter uma outra visão da vida. Essa "faxina" irá separar muitos mendigos, muitos menores, de animais que são os únicos fiéis companheiros dessas pessoas que merecem uma chance de viver melhor, dentro das regras que a sociedade impõe, mas que não consegue dar a mão para tudo se modificar para melhor....

    Um abraço,

    Izabel Cristina
    Presidente da SUIPA

    ResponderExcluir