BALANÇO DA OPERAÇÃO

O Portal de Notícias da Globo


05/01/09 - 13h36 - Atualizado em 05/01/09 - 13h36

Secretaria divulga balanço de operação contra a desordem urbana

Em Ipanema, calçada fica livre do depósito dos camelôs.


Material usado por ambulantes é recolhido em Ipanema
A Secretaria de Ordem Pública divulgou no início da tarde desta segunda-feira (5), o balanço parcial das operações de 'choque de ordem' no Rio.

saiba mais
Operação IpaBacana recolhe duas toneladas de material

Nos bairros da Gávea e na orla de Ipanema, na Zona Sul, quatro carros foram rebocados, dois foram notificados por estacionamento irregular, dois advertidos por uso indevido da calçada e 11 veículos – sendo uma van e um táxi – foram multados.

Em Ipanema, no acesso ao Morro do Cantagalo, na Zona Sul, entre as cerca de duas toneladas de material apreendido estão: 300 cadeiras de praia, 70 barracas, seis caixas de isopor, oito bicicletas e 23 carrinhos de transporte em duas rodas. Também foram recolhidos triciclos e carroças, um caminhão e uma Kombi que serviam de depósito de material.

Discussão

Cerca de duas toneladas de material usado por ambulantes nas praias, que estavam ocupando as calçadas das ruas Barão da Torre e Teixeira de Melo, no acesso ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foram recolhidas.No início da ação promovida pela Comlurb, a Coordenadoria de Controle Urbano e a Guarda Municipal, houve discussão entre ambulantes - donos do material - com os funcionários. A operação de liberação das calçadas teve o apoio de policiais militares e civis. "É um absurdo o que estão fazendo com a gente. Estão destruindo e levando o meu material de trabalho. Agora, me diz, como vou sustentar meus filhos?", reclamou uma ambulante, moradora do Cantagalo, que não quis se identificar, ao ver ser colocado no caminhão da Comlurb cadeiras de praia, barracas e o isopor que usava para vender bebidas na praia de Ipanema.

Manutenção garantida

O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, que acompanhou parte da ação no acesso do Cantagalo, disse que os ambulantes que faziam das calçadas depósito de material já tinham sido avisados para liberar a via pública. Segundo ele, o local já tinha sido alvo de operação semelhante realizada pelo governo do estado, na operação IpaBacana. "As reclamações de moradores e comerciantes daqui eram constantes. As calçadas estavam sendo feitas de depósito de material. Eles (os ambulantes) já tinham sido avisados. Este é um local que vai ter um acesso para o metrô e precisa ser revitalizado", disse o secretário acrescentando que o Metrô se comprometeu a construir um depósito para guardar o material dos moradores do Cantagalo. Bethlem garantiu também que as ações que começaram nesta segunda-feira (5) terão caráter permanente. Segundo ele, a Guarda Municipal ficará encarregada de manter a ordem urbana, coibindo qualquer irregularidade nas posturas municipais. "Estamos melhorando a estrutura da Guarda e dos órgãos de fiscalização. Esse trabalho será permanente. Em algumas situações vamos reeducar os cariocas no que se refere ao respeito às posturas municipais. Em lugar nenhum, por exemplo, se vê tantos carros estacionados nas calçadas como no Rio. Isso tem de mudar. Para isso, contamos também com a participação da população, para que não jogue mais lixo nas ruas, não dê esmolas nos sinais e não estacionem sobre as calçadas", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário