LUA CHEIA !

Hoje é o melhor dia para ver uma das luas mais lindas do ano

Renato Grandelle

RIO - A chuva que nas últimas semanas atrapalhou a vida do carioca acabou deixando um presente. A Lua poucas vezes esteve tão bonita. E a noite desta quarta-feira é uma oportunidade para observar uma das luas mais lindas do ano. Tudo porque a chuva limpou a atmosfera, e varreu literalmente a poeira em suspensão que tanto atrapalha a observação do céu nas cidades.

Segundo o físico do Observatório Nacional Marcomede Rangel, o grau de visibilidade aumentou e a atmosfera está mais transparente, pois a poluição funciona como uma espécie de obstáculo.

E como a Lua ainda está cheia, o brilho é mais intenso. Para melhorar, a Lua está mais próxima da linha do horizonte.

Hoje ainda é possível ter essa visão, mas a partir desta quinta-feira a atmosfera deve começar a voltar a ficar mais suja. É um fenômeno mais meteorológico do que astronômico. A Lua cheia está lá, mas o que proporcionou sua visibilidade foram os dias de chuva.

O brilho intenso da Lua chegou literalmente a tirar o sono da advogada Ana Carolina Vieira. Moradora de Ipanema, ela acordou por volta das 4h da manhã devido ao intenso luar que entrava pela janela do quarto.

- Como o fenômeno é lindo, não dá para reclamar - diz Ana Carolina.

O mesmo aconteceu com o professor de arquiteto Pedro Linhares. Morador do Humaitá, ele também acordou de madrugada com o intenso luar.

- Nunca vi Lua tão bonita - contou Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário