CARNAVAL 2010

Blocos em xeque

Moradores de Ipanema reivindicam mudanças no carnaval de rua no bairro

Selma Schmidt

RIO - Dirigentes de entidades que representam moradores de Ipanema defendem mudanças na programação do carnaval de 2010 para o bairro. A coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, Maria Ignez Barretto, vai procurar o Ministério Público para ver o que é possível ser feito, para evitar que o número de desfiles de blocos regularizados passe de 14 para 23, como informou nesta terça-feira a coluna Gente Boa, do GLOBO. Embora não faça restrições à quantidade de blocos, a presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Fernandes Loureiro, pleiteará à prefeitura que os desfiles se concentrem na orla, de modo a garantir a infraestrutura, especialmente banheiros químicos.

O secretário especial de Turismo do município e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, argumenta que, em 2010, não haverá mais blocos em Ipanema: o que aconteceu, segundo ele, é que aqueles que saíam as ruas sem autorização foram regularizados.

-Todos os blocos são de moradores de Ipanema. Colocamos nosso bloco oficial na rua, ou seja, nossos guardas, operadores da CET-Rio etc - afirma.

Já a coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema reage diz que o bairro virou refém do carnaval:

- São montanhas de lixo.

Quanto à proposta de concentrar os desfiles na orla, o secretário considera inviável:

- O carnaval de rua do Rio não é o de Salvador. Ele nasce em cada lugar. Criar corredores para eles não daria certo. Mapeamos os locais por onde passam, para que a prefeitura possa dotá-los de infraestrutura.

Segundo Figueira de Mello, o número de banheiros químicos para os desfiles de blocos, em fevereiro, ainda não foi fechado. Ele quer que seja maior do que os 900 instalados este ano e busca parcerias. Na sexta-feira, a secretaria publicou a lista dos 461 blocos que sairão no próximo ano. Como alguns desfilam mais de uma vez, serão 499 desfiles. Na carnaval passado, 269 desfiles foram autorizados; outros aconteceram informalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário