VAGA INCERTA

Guarda vai vigiar novo controle de vagas

No segundo dia de atuação da Embrapark em estacionamentos nas ruas da Zona Sul, houve agressões e até ameaça de morte a sócio

Amanda Pinheiro

Rio - Após o segundo dia de agressões a guardadores terceirizados nos estacionamentos de rua da Zona Sul, a Guarda Municipal resolveu agir. A partir de hoje, agentes estarão próximos às vagas da Área Azul fora dos horários de rush. Ontem, um dos operadores da Embrapark, que ganhou a licitação para administrar 9.049 vagas em oito bairros, teve o uniforme rasgado e seu talão, roubado. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon). Na Barra, o filho do dono da empresa foi ameaçado dentro do ônibus. “Vou matar seu pai”, disse o bandido, mostrando a arma.
A Prefeitura do Rio orienta os moradores a comprar o bilhete azul da Embrapark no lugar do laranja. Mas o Sindicato dos Guardadores Autônomos do Estado do Rio de Janeiro (Singaerj) também avisou os autônomos a permanecerem em seus postos de trabalho e a venderem os bilhetes laranja. No meio da confusão, os motoristas acabam dando preferência aos guardadores autônomos, já que muitos trabalham no mesmo ponto há anos. “Estou confuso, mas enquanto não tiver placas que indiquem a área azul, vou continuar pagando aos antigos”, opinou o comerciante Júlio Cesar Costa, de 35 anos, em um estacionamento de Copacabana.

COAÇÃO


A Embrapark informou que está adesivando diariamente as placas de sinalização com a nova indicação de obrigatoriedade de uso do bilhete azul, mas eles são arrancados. Ontem das 9.049 vagas da Área Azul (Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa, São Conrado e Jardim Botânico) os funcionários da Embarpark venderam pouco mais de 100 talões. Coagidos, muitos dos operadores novos foram aos seus postos mas não trabalharam. Eles também são impedidos de entregar panfletos informativos sobre as mudanças aos motoristas.
Na Lagoa, cinco deles cumpriram as sete horas de trabalho sentados no banco da Praça Santos Dumont. “Eles chegam na frente e têm a preferência dos motoristas, por isso não brigamos. Não estamos conseguindo nem entregar o panfleto da prefeito, informando aos motoristas sobre a mudança”, denunciou um guardador da Embrapark.
O sindicato dos guardadores autônomos defendem que a licitação vencida pela Embrapark é fraudulenta. O Tribunal de Contas do Município (TCM) informou que, diante das denúncias do sindicato, solicitou à prefeitura informações detalhadas sobre o processo licitatório. Os conselheiros já haviam recomendado que a concorrência fosse adaptada.

CARRO BLINDADO E SEGURANÇAS


Carro blindado e segurança 24 horas passaram a fazer parte da rotina de Sérgio Leite, gerente-geral da Embrapark, desde segunda-feira. Ontem, seu filho foi vítima de ameaça e o caso, registrado na 16ª DP (Barra da Tijuca). Segundo o delegado titular, Carlos Augusto Nogueira, membros do Sindicato dos Guardadores poderão ser chamados a qualquer momento para prestar esclarecimento.
Por volta das 5h30, o rapaz saía da Barra da Tijuca, onde mora, em direção a Campo Grande quando foi percebeu que estava sendo seguido. Os dois homens entraram no mesmo ônibus que ele. Na altura de um shopping na Avenida das Américas, na Barra, um deles se aproximou do jovem e o ameaçou: “Vou matar seu pai. Avise a ele”. Assustado, ele desceu logo depois e ligou para o pai.

“Isso mudou minha vida totalmente. Não sabia que minha vida viraria um inferno. Mas não vou desistir do que conquistei”, contou Sérgio Leite. Toda a sua família mudou a rotina e passou a tomar cuidados extras com a segurança. Segunda-feira, PMs do 19º BPM (Leblon) tiveram que ficar na porta de sua empresa por conta da intimidação a seus funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário