PREMIAÇÃO

Revista Gula premia melhores restaurantes e chefs do Rio

Carolina Bellei, Jornal do Brasil

RIO - Os destaques da enogastronomia serão homenageados neste domingo no 9º Prêmio Gula Dinners, em festa organizada pela Editora Peixes na boate Sky Lounge, na Lagoa. Ao todo serão distribuídos prêmios em 33 categorias que vão eleger os melhores restaurantes e profissionais da cidade. Este ano, o prêmio carioca ganhou duas novas categorias: delicatessen e loja de chocolate.
– A idéia é prestigiar e promover profissionais e casas de qualidade. O Rio de Janeiro tem uma importância gastronômica grande e cada vez mais tem se qualificado – afirmou J.A. Dias Lopes, chefe de redação da revista Gula.
No ano passado, o restaurante Terzetto, em Ipanema, que conseguiu fazer uma perfeita fusão das cozinhas italiana e francesa com um toque brasileiro, ficou com a primeira colocação em duas categorias: melhor sommelier e carta de vinhos. Segundo João Evandro Padilha, um dos sócios da casa, a premiação foi importante porque serviu como termômetro do trabalho que é desenvolvido.
– A repercussão foi muito boa e todos do restaurante nos sentimos muito honrados pela indicação e escolha – conta João. – Para este ano também estamos confiantes. Se não ganharmos em primeiro, esperamos ficar nas primeiras colocações. Temos trabalhado para não perder o título.
A escolha dos premiados é feito por um corpo de jurados composto por renomados gourmets, críticos, jornalistas e leitores da publicação que votaram através do site da revista. Os vencedores e até os jurados são guardados em segredo até a hora da premiação.

Prêmio especial

Porém, os prêmios Gula deste ano – destinados a personalidades que fazem diferença na gastronomia da cidade – já foram anunciados. Os escolhidos foram a chef Flávia Quaresma, que também concorre na categoria restaurante francês, e o tradicional restaurante espanhol Shirley, no Leme.
No ano passado, os vencedores foram Carlos Perico, pelos 30 anos do Antiquarius; a Confeitaria Colombo, no Centro, pela contribuição à gastronomia e ao glamour carioca; e o Rio Minho, no Centro, pela criação e consagração da sopa Leão Velloso, tradicional receita da cozinha carioca.
Dias Lopes, diretor de redação da revista Gula, explica que a premiação acontece nas cidades que são referência em gastronomia do país. O evento anual também acontece em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Brasília, mas as categorias são diferentes para cada região.
– As casas de suco, por exemplo, são uma característica do Rio. Não é comum ver tantas em outras cidades – explica Dias Lopes. – Por isso a categoria é restrita ao prêmio do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário