VAGA PARA A BAGUNÇA



Flanelinhas voltam a extorquir nos estacionamentos da Embrapark


O Globo

RIO - A escolha de uma empresa para operar as vagas do Rio Rotativo no trecho mais nobre da Zona Sul não foi suficiente para acabar com a farra dos flanelinhas. Durante três dias (no último fim de semana e terça-feira), O GLOBO flagrou guardadores clandestinos em 14 pontos que deveriam estar sendo controlados por operadores da Embrapark, responsável pelo serviço. Na Rua Joana Angélica, em Ipanema, no sábado de manhã, dia de sol forte e praia lotada, um flanelinha chegava a exigir R$ 30 de motoristas, entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes. O tíquete oficial custa R$ 2.

Desde maio, a Embrapark administra 9.049 vagas, do Leme a São Conrado, incluindo Gávea e Lagoa - a chamada Área Azul. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, diz que pedirá apoio à polícia e à Secretaria especial da Ordem Pública (Seop) para que intensifiquem a vigilância nos pontos onde estão sendo identificados problemas.

O secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, conta que, desde o início do ano, o órgão deteve mais de 200 flanelinhas durante operações. Ele alega que a solução para a Área Azul passa pela ocupação dos pontos por operadores da Embrapark. Por determinação de Bethlem, a Guarda Municipal vai fazer um levantamento dos locais que estão sem operador, para que a Secretaria de Transportes possa fazer cumprir o contrato com a empresa:

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, como a Embrapark está com dificuldades para contratar pessoal, foram tomadas medidas emergenciais. Uma delas foi firmar convênio com as Forças Armadas para empregar como operadores ex-recrutas que acabam de prestar o serviço militar. Outra foi autorizar estabelecimentos comerciais a vender tíquetes do Rio Rotativo - até agora, estão credenciados 22 bancas de jornal, o restaurante Le Terrazze Di Roma e a loja de ferragens Paula Freitas, ambos em Copacabana.

Um comentário:

  1. EU ESTIVE NA REUNIÃO DO PROJETO SEGURANÇA IPANEMA, COM O MAJOR ROBERTO, NA TERÇA FEIRA 18/09/2009 NA FACULDADE CANDIODO MENDES.

    AS RECLAMAÇÕES DOS MORADORES ALI PRESENTES, SOBRE A CAMELOTAGEM, MENDIGOS, NA VISCONDE DE PIRAJÁ E VINICIUS DE MORAES , ASSIM COMO EM OUTRAS RUAS DO BAIRRO, , CALÇADÃO DA PRAIA, DOMINARAM O ASSUNTO O TEMPO TODO.

    NOS FOI COLOCADO , QUE EXISTEM APENAS 14 POLICIAIS PRA FAZER A SEGURANÇA (CHOQUE DE ORDEM) DE IPANEMA E LEBLON( AO MEU VER SÓ IPANEMA PRECISARIA PELO MENOS UNS 40 )

    AO FIM DA REUNIÃO , EU PROPUS PESSOALMENTE AO MAJOR, QUE LEVASSE AOS SEUS SUPERIORES, UMA IDEIA DE MONITORAMENTO POR CAMERAS, NAS RUAS DE IPANEMA, ENTRE A BARÃO DA TORRE E A VIEIRA SOUTO , PRINCIPALMENTE NAS ESQUINAS DE MAIOR MOVIMENTO, ONDE SE INSTALAM CAMELOS , E TUDO MAIS INDESEJAVEL.

    APONTEI ESSA REGIÃO , POR ELA SE CONSTITUIR EM QUADRILATEROS FREQUENTADOS POR TURISTAS, E CONCENTRAR 99% DOS SERVIÇOS DE UM BAIRRO ÍCONE NUM PAÍS, E REFERENCIA DE UMA CIDADE.

    UMA CAMERA, FARIA O TRABALHO DE MUITOS POLICIAIS, E PROMOVERIA A MANUTENÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA ORDEM DE FORMA ASSÍDUA , COM UM CUSTO BEM BAIXO , PARA PREFEIRTURA HOTEIS, LOJAS, BARES RESTAURANTES ETC...

    UM SENHOR QUE ESTAVA LÁ(NA REUNIÃO), ADIANTOU QUE UM SISTEMA COM 16 CAMERAS DE MONITORAMENTO CUSTARIA CERCA DE 8 000 REAIS , COM 32 CAMERAS 16000, COM 64 CAMERAS 32 000 , COM 128 CAMERAS 64000 O QUE PENSO , SER O SUFICIENTE.

    COM AS ATUAIS CABINES DE POLICIAMENTO MAIS AMPLAS, (ESTRUTURADAS COM MONITORES) INSTALADAS NAS PRAÇAS(ONDE JA EXISTEM), O MONITORAMENTO PARTIRIA DELAS, FACILITANDO ASSIM, A SOLUÇÃO DESSES PROBLEMAS CRONICOS EM IPANEMA.

    O BAIRRO COM CERTEZA FICARIA MAIS SEGURO!

    SE DEPENDERMOS DE 14 POLICIAIS CORRENDO DE IPANEMA PRO LEBLON E VICE VERSA, NUNCA NADA SERÁ RESOLVIDO.
    APENAS MAIS UM EPISÓDIO DE TOM E JERRY!


    MARCIO

    mmxrio@terra.com.br

    ResponderExcluir