DIA DE LIMPEZA



Dia de limpeza nas Ilhas Cagarras

POR Leila Souza Lima


Rio - Cartão postal, importante atração turística e marca registrada do litoral carioca, as Ilhas Cagarras recebem cuidado especial neste fim de semana. O projeto Ilhas do Rio — patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental — promove um mutirão de limpeza no pequeno arquipélago, que fica 5 km ao sul da Praia de Ipanema. A ação reunirá voluntários, especialistas e membros do Conselho Consultivo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, criado em 13 de abril de 2010, por meio da Lei nº 12.229.

Edição 2011 do Desafio da Paz: proposta é juntar esporte com ação social. Neste ano, a vez da Rocinha Foto: DivulgaçãoO conjunto de sete ilhas e rochedos — Laje da Cagarra, Cagarra, Filhote da Cagarra, Matias, Praça Onze, Comprida e Palmas — é essencial para reprodução e manutenção de aves marinhas e ponto para alimentação, descanso e criação de golfinhos. Há diferentes espécies de peixes na região, mas, segundo ambientalistas, é possível perceber alterações no ecossistema, em razão da pesca e de práticas predatórias.

A iniciativa , da ONG Instituto Mar Adentro, tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos. A limpeza abrange as três principais ilhas que compõem a Unidade de Conservação de Proteção Integral — Palmas, Comprida e Cagarra —, para retirar detritos terrestres e submarinos. O material recolhido será transportado ao Posto 6, Copacabana, para um levantamento qualitativo e quantitativo do lixo. A ideia é reconhecer as principais fontes poluidoras. Os resíduos coletados serão doados à Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama), que os usará na reciclagem.

Paralelamente, no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores Z13, no Posto 6, Copacabana, exposição fotográfica sobre biodiversidade e impactos ambientais nas Cagarras fica aberta ao público. Também é possível conferir amostras de espécies encontradas por biólogos do projeto e assistir a palestras. Tudo gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário