CARTA RECEBIDA

Caro Ivan

Segundo informações históricas, outrora o edifício Liberdade sofreu um recalque diferencial devido as obras do metro, que produziu uma inclinação no edifício, poucos sabem do incidente pois na ocasião foi devidamente abafada, hoje indubitavelmente dirão se tratar de factóide. Esta inclinação foi dissimulada por um enchimento no vão formado entre prédios. Entretanto não há hoje como responsabilizar o Metro pois a desorganização na remoção dos escombros perpetrada pela Prefeitura, irá impedir uma perícia isenta. A culpa recairá ao operário que deu um prego na parede, pois o gestor público não entende que todo o acidente estrutural tem origem multi-causas, obras vão sendo realizadas, incremento de vibrações, falta de manutenção preventiva e corretiva, utilizando o coeficiente de segurança inseridas na memória de cálculo na época, até o dia que a gota transborda o copo.

Passe se houver interesse no Bairro Peixoto e verá ainda hoje diversos imóveis acometidos (trincas e fissuras) pela alteração do regime do lençol freático provocado pela interposição da obra no talvegue que é a Siqueira Campos e Figueiredo de Magalhães. Lembra que as ruas são contornadas por morros laterais com inclinação ao mar?.

Se puder divulgar esta conversa, tudo bem, principalmente para a Grace que suscitou as dúvidas em email de origem.

Quanto a "metodologia" do metro em marcar reuniões para "esclarecer" e "tirar" dúvidas dos moradores que serão afetados, é pura falácia, pois tudo o que foi prometido nada foi cumprido, estarei disposto a dar meu depoimento ao vocês moradores do entorno da N S da Paz, pois vivi os problemas, obras noturnas, interrupção de tráfego, acúmulo de poeira, aumento no número de roedores e baratas, enchentes, e até de falta d´água na rua, episodio resolvido após chamada de canais de rádio.



Na reunião que aconteceu no Santo Inácio o consenso é que o governo alterou o projeto original do metro sem uma audiência pública e aprovação junto ao órgãos ambientais, o projeto era de se fazer o metro ligando PUC-Gávea, Jardim Botânico, Humaitá a linha 1. Mesmo nosso integrates com ligações ao Metro, relatam que o projeto viria depois das obras (foi motivo de risos na reunião, sem comentários). Existe a imposição de ação do MP quanto a questão, com apoio formal de todas as associações (leblon, Ipanema, Jardim Botânico, Gávea, Botafogo etc) entretanto não tenho informações atualizadas. Quanto as estações Cantagalo e Gal Osório ficarão fechadas por anos, pois está fora do alinhamento recomendado, pois era para ser estação terminal pelo que sei.

Abçs



Fernando Azevedo Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho
eng.fera@terra.com.br
engsegfera@gmail.com

Um comentário:

  1. Gente e o que eu venho comentando há vários dias por aqui: os edifícios desabaram por conta do Metro! Com a internet,se nos unirmos,eles NAO vão poder continuar com esse comportamento criminoso e autoritário ! Somos muitos a NAO querer o Metro aqui pois aqui o terreno e puro areal ! Nossas vidas NAO valem nada para o prefeito.Cade o governador? Abaixo o Metro, abaixo o Tatuzao enquanto e tempo!!! precisamos no MOBILIZAR urgentemente para evitar maiores tragédias,afinal essa matéria e VERDADEIRA! Ainda bem que muita gente lembra dessa estória,NAO vamos permitir que mudem o trajeto original do Metro por interesses obscuros! S O S

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