Saudações,
Estejam à vontade para usar e divulgar este texto de maneira que
possamos promover a preservação das Praças de Ipanema e Leblon:
GRANDES E QUASE CENTENÁRIAS ÁRVORES DA PRAÇA NOSSA SENHORA DA
PAZ, EM IPANEMA, E PRAÇA ANTERO DE QUENTAL, NO LEBLON, NECESSITAM SER
PRESERVADAS DAS OBRAS DO METRÔ.
Agora que a Linha 1 do Metrô do Rio de Janeiro será extendida até a Barra
da Tijuca, está prevista uma estação na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema,
e outra na Praça Antero de Quental, no Leblon. A Prefeitura planeja
construir também um estacionamento subterrâneo no local. A praça N. Sra. da
Paz é um modelo para os tempos atuais de conscientização ecológica. Sua parte
mais arborizada, em especial, oferece uma boa sombra, fazendo-nos lembrar da
necessidade da existência de arborização farta em cidades situadas em áreas
tropicais, castigadas pelas elevadas temperaturas.
Basta caminhar em
frente à praça, mesmo sem adentrá-la, para se ter agradável sensação de
bem-estar: é um oásis situado dentro da metrópole saturada. Nela vivem diversas
espécies de aves. A praça contribui para libertar o bairro do estigma de
selva de concreto, comum em outros bairros desta e de outras grandes
cidades, e conserva, de maneira mais humana, a vida de seus moradores,
freqüentadores e trabalhadores, tendo se tornado um espaço essencial para a
saúde física e mental deles. Ideal seria que todos os bairros da cidade
tivessem uma praça como esta.
Ainda há tempo para se impedir a construção das estações nas
praças: as obras em Ipanema e Leblon ainda dependem de licença
ambiental. Várias praças e ruas onde foram construídas estações
de metrô ficaram completamente desfiguradas, e feias, em relação ao que eram
anteriormente. Estruturas de concreto puro e o piso com lajotas hexagonais,
também de concreto, prevalecem no chão e nas calçadas em volta de todas as
estações, o que demonstra uma falta de imaginação e descuido com um paisagismo
melhor.
Vale também lembrar que durante a reforma da Praça XV, na década
de 90, operários cortaram raízes de portentosas árvores. Após as obras, as
árvores tombaram facilmente, em um dia de chuva forte e ventos velozes, por
causa da falta de sustentação das raízes. É necessário haver um empenho para
que não se construa as estações na Praça N.S. da Paz e na Antero de Quental. O
atual paisagismo das praças precisa ser mantido, com a preservação de todas as
árvores. Diversos cidadãos cariocas, inclusive de outros bairros, estão
seriamente apreensivos com o risco de se perder estas belas praças, existindo
grande preocupação, pois suas opiniões não têm recebido a atenção
merecida. A AMAI - Associação de Moradores e Amigos de
Ipanema mostra-se a favor da estação na praça, mas esta entidade não está
representando o pensamento da maioria dos moradores do bairro: a AMAI está
privilegiando apenas os interesses dos comerciantes da região.
No ímpeto de se modernizar a infra-estrutura de transportes na cidade,
corre-se o risco de se destruir um maravilhoso bem público, as praças, e
remodelar as mesmas com a velha solução fácil das estruturas feias de concreto
armado. Quando o turista brasileiro viaja para a Europa, fica fascinado pelas
suas belas cidades, com parques e praças preservados, limpos e que são orgulho
de seus moradores. Aqui no Brasil também podemos preservar o que é belo e
contribui para que as cidades sejam mais humanas. Se os brasileiros
prosseguirem destruindo tudo o que torna suas cidades mais habitáveis,
continuarão a desfrutar de belas paisagens urbanas apenas em viagens pelos
países da Europa ou através da televisão.
Uma solução de Primeiro
Mundo, típica dos povos civilizados dos países europeus que se preocupam com a
integração da Natureza no meio urbano, seria manter uma linha de ônibus (que
já existe) ou micro-ônibus do Metrô, (com os pontos de parada também já
existentes), circulando dentro destes bairros, que levaria os passageiros,
em poucos minutos, até a estação General Osório. Esta sugestão não deve
ser vista com estranheza, nem como um absurdo, mas sim uma alternativa onde a
integração do ser humano com a Natureza prevalecem sobre uma solução fácil de
engenharia. Certamente outras pessoas poderão oferecer novas sugestões
alternativas.
A apenas recente falta de conservação na Praça N. Sra. da
Paz (poças de água atraindo mosquitos, vegetação mal-cuidada)
demonstra desatenção da Prefeitura. Parece até que a
Prefeitura quer afugentar os frequentadores, principalmente idosos e crianças,
para então se justificar: "A Praça é pouco frequentada mesmo... não há problema
em demolir a mesma para fazer o Metrô e estacionamento
subterrâneo."
Ficaremos imensamente agradecidos se pudermos contar com
a sua ajuda para evitar que um desastre aconteça nas praças. Influenciar as
autoridades políticas responsáveis a adaptar o projeto certamente será de grande
importância para que consigamos preservar as praças. Além da solução que
sugeri, que prevê ônibus ou micro-ônibus levando as pessoas até a estação,
certamente outras novas sugestões também serão oferecidas por outras pessoas
(será que o metrô poderia passar por baixo das pistas da Lagoa, em direção à
Gávea, ao invés de passar por dentro do bairro?). Nossos agradecimentos serão
infinitos, se tiver condições de nos auxiliar.
O objetivo de edificar
cidades mais humanas deve existir sempre.
Muito
agradecemos,
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