CALÇADA DA FAMA

Daniel Jobim grava suas mãos na Calçada da Fama de Ipanema

Jornal do Brasil


Num ato solene e público programado para 19 horas do domingo 25 de setembro, na porta da Livraria Toca do Vinicius, em Ipanema, o músico Daniel Jobim, neto do “Maestro Soberano” gravará suas mãos numa placa de cimento fresco, a de no. 100, que fará parte da CALÇADA DA FAMA DE IPANEMA, monumento à cultura que vem sendo construído, no Bairro da “famosa Garota” desde 1969.

Na mesma ocasião, o projeto Bossa-Nova-Ipanema-Rio, seu Museuzinho e a Livraria Toca do Vinicius festejam seu 18º aniversário de fundação (27 de setembro de 1993). O conjunto de placas que compõe o Monumento de Mãos Calçada da Fama de Ipanema faz parte do acervo do Museuzinho Bossa-Nova-Ipanema-Rio.

Reunindo mãos impressas de nomes como Pixinguinha, Oscar Niemeyer, Paulo Gracindo, Chico Buarque, Bellini, Elis Regina, Lula, Chacrinha, Vinícius de Moraes, Ruy Castro, Leila Diniz, Grande Otelo, Tônia Carreiro, Helô Pinheiro, Martha Rocha, Roberto Menescal, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Aldir Blanc, Johnny Alf, Braguinha, Maria Bethânia, Toots Thielemans, Henri Salvador, Ferreira Gullar, Toquinho, Marlene e Emilinha, entre tantas outras personalidades saídas do Teatro, Cinema, Esporte, Poder Público e da Música, a Calçada da Fama de Ipanema não por acaso, lembrará, em sua centésima placa do mais célebre nome do Bairro e principal responsável pela dimensão internacional de Ipanema, o músico e compositor, Tom Jobim. E nenhuma carícia a sua memória lhe seria mais cara do que o reconhecimento ao jovem talento de seu neto, o músico Daniel Jobim, que gravará suas mãos na Placa nº 100.

Durante o ato de gravação da centésima placa de cimento da Calçada da Fama de Ipanema, o músico Daniel Jobim será homenageado pela tradição musical de Ipanema. Para tanto, estão sendo convidados a participar a Banda de Ipanema e o Quarteto de Samba Jazz No Olho da Rua. O artista plástico César Villela, designer das famosas e charmosas capas de LPs do Selo Elenco, e considerado o principal projetista visual da bossa nova, vai autografar 100 camisas exclusivas impressas com a marca da Placa 100, numeradas e disponibilizadas para venda durante o evento.

Segundo o professor Carlos Alberto Afonso, responsável pelo Projeto, “o convite à Daniel Jobim para gravar suas mãos na Placa Nº 100 simboliza a felicidade do Bairro de Ipanema, em particular, e da música, em geral, face a materialização da garantia de perpetuação da Grande Música e do Grande Músico Brasileiro, Tom Jobim, que permanece vivo na nova geração.”

Serviço:

Homenagem a Daniel Jobim com a gravação da Placa de nº 100 e aniversário de 18 anos da Toca do Vinícius, do Projeto Bossa-Nova-Ipanema-Rio e de seu Museuzinho.

Dia 25/09, às 19h.

A Banda de Ipanema vai abrir e encerrar o evento tocando “Cidade Maravilhosa”, o hino da cidade do Rio de Janeiro.

Quarteto No Olho da Rua faz intervenção tocando três músicas em homenagem a Daniel Jobim.

Endereço: Calçada da Toca ( Rua Vinicius de Moraes, 129 C ), grátis.

Telefone para outras informações: 2247-5227.

Nenhum comentário:

Postar um comentário