ATA DA 42ª REUNIÃO

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.



ATA DA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO.



LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO

DO TRIBUNAL DO JÚRI.

R. Joana Angélica – Ipanema

Dia: 09/06/2009

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: Ignez Barreto

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 17



REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO AUSENTES:



TÓPICOS ABORDADOS :



1- TITULARIDADE DO CANTAGALO:

Todas as informações sobre as habitações já foram repassadas aos órgãos de Governos que informaram que a questão fundiária será regularizada.



3- COMÉRCIO NA AREIA;

Foi realizada audiência pública na Câmara dos Vereadores em que as associações deste setor estiveram presentes e reivindicaram maior número de permissões, entre outros. Lamentavelmente só a Coordenação do PSI esteve presente.

4- FAIXAS DE CONSCIENTIZAÇÃO;

Arrecadou-se a quantia de R$ 410,00 sendo que eram necessários R$ 420,00. Tal verba para a colocação das faixas em locais de visibilidade e estratégicos para conscientização de quão perigoso é a compra em ambulantes e dar esmolas. Neste caso, o pedinte acostuma-se com tal prática e jamais irá esforçar-se para encontrar ocupação digna. As mercadorias dos camelôs são ilegais e de procedência duvidosa.

O PSI agradece a todos que colaboraram e informa que as doações para esta mobilização estão encerradas.



5- RÉVEILLON E CARNAVAL

Foi pedida reunião com o Sr. Secretário de Turismo ( SR. FIGUEIRA DE MELLO) para proibição definitiva do Reveillon em Ipanema e quanto ao Carnaval solicitou-se a delimitação dos blocos àqueles que já existiam no bairro tradicionalmente, em número de 5 (cinco). Fechamento da Av. Vieira Souto apenas na passagem dos mesmos ou apenas uma faixa de rolamento. Proibição de eventos na R. Farme de Amoedo, tendo em vista o alto som provocado justamente ao lado de hospital e, ainda, cenas de atentado ao pudor. Para este fatos solicita-se que o poder Público seja veemente na coibição, como por exemplo, multando as pessoas que praticam tais atos.



6-- APA

Têm sido realizadas periódicas reuniões para prolongar suas extensões pois além de proteger o ambiente também serve como área de segurança.



7-- CURSO DE PORTEIROS.

A Coordenação deste curso foi assumida pelo Sr. George André e já existe 32 inscritos para a 5ª turma que deverá acontecer nos próximos dias. Este curso está aberto a todos os bairros. Ressalta-se que já foram realizadas 4 turmas e os Condomínios só deverão admitir novos empregados àqueles que possuírem o Diploma fornecido pelo 23º BPM.



8- FEIRA HIPPIE;

Há grande dificuldade na manutenção dos feirantes, que são realmente artesãos, pois existem representantes públicos (vereadores) interessados na exploração de outras atividades diversas das primeiras. Tais pessoas influenciam as legalizações que em última instância provocam o caos na área aos domingos. Todavia, já se percebeu a presença de FISCAIS DA RECEITA FEDERAL E OUTROS ÓRGÃOS QUE CUIDAM DESTAS ATIVIDADES na mencionada Feira e ADVERTÊNCIAS JÁ FORAM EMITIDAS. QUEM NÃO SE ENQUADRAR SERÁ PUNIDO DE ACORDO COM OS TRÂMITES DE LEI.

Após a regularização a próxima etapa serão cursos de capacitação profissional por Desenvolvimento Regional Sustentável.



9- CANTEIROS E JARDINS;

Foi realizada reunião com Parques e Jardins e a Empresa ADIDAS para que reformulassem o projeto, haja vista que o primeiro foi ineficaz, não atendendo a solicitação de reflorestamento como forma de coibir que a população utilize o bem público com ações depredatórias.



10- COLÓQUIO COM A VEREADORA ASPÁSIA CAMARGO;

A Profa. ministrou colóquio na Universidade Cândido Mendes sobre o Plano Diretor, mencionando que há 17 anos não existe tal atividade na cidade, ou se existe, não é colocado em prática. A partir de agosto portanto, será elaborado com base na metodologia de Planejamento Estratégico em que pontos fortes e fracos são definidos, para realização de possíveis cenários e sua conseqüente implantação. Salientou que há necessidade de resgate de atividades econômicas para o Município, tais como serviços e principalmente o turismo.

A partir deste ponto fez menção clamorosa sobre o Desenvolvimento Sustentável, localizando a atenção para a questão ambiental em que a má educação das pessoas, a pobreza, o consumo desenfreado e irresponsável são os grandes inimigos do prosseguimento das formas de vida no planeta.



PRÓXIMA REUNIÃO: 23/6/2009.



Elaboração da ata: JGuia – Rio de Janeiro, 11/6/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário