Atividade que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.
ATA DA QÜINQÜAGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ESPECIAL.
FÓRUM DE DEBATES SOBRE CHOQUE DE ORDEM
SR. RODRIGO BETHLEM – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ORDEM PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO.
LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO. R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 14/10/2009
HORÁRIO: 19H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 350 (aproximadamente).
REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO E ACADÊMICOS:
Sr. Rodrigo Betlem – Secretário Municipal de Ordem Pública do Município do Rio de Janeiro.
Sr. Julio Lopes – Secretário Estadual de Transportes e seu assessor Sr. Paulo Gomes.
Sr. Bernardo Carvalho – Administrador da VI Região Administrativa do Município do Rio de Janeiro.
Oficiais do Primeiro Escalão da Guarda Municipal.
Profa. Del Pretti – Coordenadora da UCAM.
OBJETIVO: Expor problemas enfrentados pelos moradores de Ipanema quanto à desordem vivenciada pelo bairro e possíveis soluções.
TÓPICOS ABORDADOS;
A Sra. Ignez Barreto, Coordenadora do Projeto, agradeceu as participações e apresentou os assuntos relacionados abaixo:
1- Titularidade do Cantagalo;
A questão foi levantada no sentido de mobilizar as esferas governamentais sobre os títulos de posse aos moradores, a partir do fato de que estão sendo gastos em torno de trinta e cinco bilhões de reais com sua urbanização.
Dessa forma, poderá haver transformação como parte integrante do bairro de Ipanema com todos os direitos e deveres dos outros moradores. Pagamento de impostos e utilização de serviços públicos devidos.
2- Construção de Galpão ao final da R. Teixeira de Melo para guarda de material tais como carrinhos de mão , cadeiras de praia, barracas, e outros.
3- Foi solicitado que o elevador que dará acesso ao Cantagalo seja nomeado RUBEM BRAGA.
4- Discriminou-se que está evoluindo adequadamente a organização do comércio nas areias, a adoção do Parque Garota de Ipanema.
5- Os graves problemas enfrentados pelo bairro foram mencionados, destacando-se: assaltos, mendicância, moradores de rua e ambulantes, a degradação da Praça Gen. Osório, a exaustão da Feira Hippie, estacionamento e metrô na Praça N. Sra. da Paz.
Após estas apresentações os representantes do Poder Público fizeram as seguintes declarações;
O Sr. Bernardo Carvalho discriminou as ações de ordem que estão sendo levadas a cabo no sentido de recolhimento do pessoal de rua, repressão aos ambulantes. Como prova de tais fatos mostrou ao público presente a quantidade de armas brancas recuperadas, tais como facões, cacos de vidro, estiletes e outros. Esclareceu que a questão do Carnaval e Réveillon está em análise junto ao sub-prefeito, Sr. Bruno Ramos. Porém, frisou que as ações serão no sentido de minimizar os impactos causados por tais eventos, sendo que há expectativa de que o comandante do 23ºBPM, Cel. Sergio Alexandre, intervenha pois não há como manter a segurança, haja vista o volume de pessoas que acorrem.
O Sr. Julio Lopes declarou que as estações de metrô fazem parte de planejamento anterior em que há delimitação de distância entre as mesmas e ainda distribuição do fluxo de pessoas, todavia foi sugerido que se forme Grupo de Estudos para verificar-se a viabilização da Estação N. Sra. Da Paz. Com relação aos ônibus de integração com o metrô na Praça Gen. Osório, será utilizado o estacionamento na R. Visconde de Pirajá, tendo em vista maior espaço. Foi mencionado a este Secretário que há várias propostas encaminhadas quanto aos outros pontos de ônibus, para racionalização destes transportes.
O Sr. Rodrigo Betlem declarou o estado precário em que foram encontradas as finanças do Município em que houve necessidade de corte de 20% do orçamento. Todavia, apesar de tal corte, foram implementadas ações junto à Guarda Municipal como aumento de recursos e efetivo. Declarou mais uma vez que a revitalização do Rio de Janeiro levará algum tempo pois a degradação é vivenciada há trinta anos com a omissão dos poderes públicos anteriores. Serão instaladas câmaras de vigilância em maior número nas ruas do Rio de Janeiro em que os movimentos serão controlados por GPS e outros sistemas.
Mencionou ainda que está havendo reestruturação das Operações Bacana e que deverão ser instaladas Inspetorias no Jardim de Alah e Praça do Lido. Ressaltou que tais atividades de Ordem Pública são extensivas a todos os bairros o que pode parecer decréscimo nas ações que anteriormente eram realizadas apenas em Copacabana e Ipanema.
Acrescentou que haverá mudança no sistema trabalhista da GM de CLT para Estatutários que facilitará as atividades com este policiamento. Há várias cassações de alvarás de estabelecimentos comerciais que prejudicam a ordem porém, há expedição de liminares pela justiça impedindo maior eficácia.
Voltou a ressaltar que a população do Rio de Janeiro precisa colaborar efetivamente no sentido de não contribuir com a desordem como por exemplo; dando esmolas, roupas de cama, alimentação, compras em camelôs, estacionamento em calçadas e a sugestão de regulamentação de carga e descarga com plaqueamento e horários definidos.
Com relação ao comércio de rua antecipou que está em projeto que as licitações ganhas deverão adotar o entorno para sua preservação e manutenção.
Perguntas que não puderam ser respondidas haja vista exigüidade de horário, deverão ser encaminhadas à SEOP para pronta resposta.
Elaboração da ata: JGuia
Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário