DESPOLUIÇÃO


Despoluição

Cabral inaugura última elevatória do Programa de Despoluição da Lagoa

Taís Mendes e O Globo


RIO - O governador Sérgio Cabral inaugurou, na manhã desta terça-feira, a última das oito elevatórias que compõem o cinturão de esgotamento sanitário da Lagoa Rodrigo de Freitas. A nova elevatória da Hípica faz parte do Programa de Despoluição da Lagoa.

A estação tem por finalidade transportar para o Emissário Submarino de Ipanema 26 milhões de litros de esgotos por dia. Inaugurada na década de 50, a elevatória passou todos esses anos sem qualquer intervenção de obras

A inauguração contou com as presenças da secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente da Nova Cedae, Wagner Victer. Vascaíno, o governador ganhou, de dois atletas, camisas do Clube de Regatas do Vasco da Gama. Cabral destacou que o projeto atende a mais um compromisso do país junto ao Comitê Olímpico Brasileiro para escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A reforma consistiu ainda na construção de novos acessos ao poço de bombas, que propiciarão maior conforto e segurança aos profissionais de operação e manutenção. Para aumentar a confiabilidade operacional foram colocados inversores de frequência em cada grupo motor-bomba, proporcionando maior eficiência no consumo de energia elétrica, além de adequar o sistema eletromecânico às grandes variações de vazões características do transporte de esgoto sanitário.

- Este projeto marca o compromisso da Cedae e do governo do estado com a recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas e com a balneabilidade das praias da Zona Sul, importantes cartões de visita da Cidade do Rio de Janeiro e potenciais "arenas esportivas" do Projeto Olimpíadas Rio 2016. Os resultados já são visíveis: a quantidade de coliformes fecais na Lagoa Rodrigo de Freitas caiu de 16.000 em 2006 para valores da ordem de 400 atualmente, dentro do padrão estabelecido pelo Conama - destacou Victer.

Outras sete elevatórias já estão operando e beneficiam diretamente 180 mil moradores dos bairros do Leblon, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Humaitá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário