VARIEDADES


OS DEGRAUS DE IPANEMA


Carlos-Leonam, um dos mais atuantes jornalistas e colunistas cariocas das últimas décadas, resolveu reunir em livro, além de suas recordações, seus melhores e mais importantes textos, escritos e publicados no calor dos acontecimentos, num período que abrange quase quatro décadas - dos anos 60 aos anos 90.
Ao resgatar a memória de toda uma geração, Os Degraus de Ipanema (um lançamento da Editora Record) rememora eventos importantes da vida política, cultural e social do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Como escreveu Carlos Heitor Cony, "da eleição de um Papa em Roma às fofocas da Banda de Ipanema, o desfile é saboroso."
Leonam conta ainda detalhes de sua convivência com políticos como Carlos Lacerda; a agressão sofrida por Mick Jagger no restaurante Antonio's; rememora uma vida carioca que não mais existe; relembra, sem muita nostalgia, bastidores do golpe de 1964 e a visão da época.
Ao lado do texto agradável e bem-humorado de Carlos-Leonam, Os Degraus de Ipanema mostra um lado menos conhecido do autor. O Carlos-Leonam fotógrafo, que registrou com sua câmera as imagens dos fatos importantes que presenciou. Um material de importância histórica incomparável. Um total de 61 fotos que foram selecionadas para 32 páginas de encarte deste livro.
Os Degraus de Ipanema é um testemunho de anos bem curtidos, nos quais era mais divertido e menos arriscado morar no Rio de Janeiro - cidade de Jaguar e Albino, Duda e Leila, Tom e Vinícius, Chico e Nara, de Lacerda e Jango, do Black Horse e do Antonio's, de golpes de Estado e grandes carnavais, do Canal 100 e do Jovem Flu, de festivais de cinema e música popular... De grandes amigos, mitos e heróis, de momentos que deixaram saudades.
Carlos-Leonam é carioca, jornalista e sofredor apaixonado do Fluminense. É repórter, fotógrafo e colunista, além de diretor de arte, cineasta e publicitário. Trabalhou na Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil, O Globo, Canal 100, O Cruzeiro, Veja, O Pasquim e escreveu para todos os grandes jornais e revistas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário