O Globo
RIO - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou nesta segunda-feira, durante viagem à China, que a Linha 1A do Metrô (Central - Botafogo) será entregue em dezembro deste ano, três meses antes do último prazo divulgado (março). Com a nova linha, o usuário não precisará mais fazer baldeação na estação do Estácio. Além disso, será reduzido o intervalo entre trens de 4 minutos para apenas 2 minutos neste trecho. A inauguração da estação General Osório também está prevista para dezembro.
Cabral assinou, na cidade de Changchum, junto com o presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, um contrato com a empresa Changchum Railway Vehicles (CNR) para a compra de 19 trens (114 carros). Eles aumentarão a frota em 63%. O primeiro trem começará a operar no Rio em novembro de 2010. Ao longo de 2011, chegarão os outros. Os novos carros serão usados na Linha 2 (Pavuna-Estácio), ampliando a capacidade de atendimento para mais 250 mil passageiros por dia.
- Quem mora na Pavuna e quer chegar ao centro da cidade demora hoje 50 minutos, porque tem que fazer transbordo em Estácio, o que é extremamente complicado. Com esses investimentos, serão economizados 13 minutos na mesma viagem, que poderá ser feita em 37 minutos - afirmou o presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa.
Os 19 trens comprados são resultado da renovação da concessão ao Metrô Rio, ocorrida no fim de 2007. Na ocasião, a concessionária assumiu parte dos investimentos que anteriormente eram de obrigação do estado. Segundo a gerente de Relações Institucionais e Governamentais da empresa, Rosa Cassar, a aquisição dos trens e a obra da Linha 1A permitirão dobrar o número de passageiros, passando de 550 mil por dia para mais de 1,1 milhão.
Segundo a concessionária, 85% dos passageiros da linha 2 fazem a transferência no Estácio e seguem em direção à Zona Sul - sendo que 78% têm como destino as estações até Botafogo. A empresa informou ainda que as composições vão parar em Botafogo, onde há área adequada para manobras.
O governo do estado encomendou na China mais de R$ 500 milhões em novos trens para o Metrô Rio e para a Supervia.
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