Entidade quer só cinco os blocos de Ipanema em 2010
No que depender do Projeto de Segurança de Ipanema, o bairro terá apenas cinco blocos desfilando no bairro durante o Carnaval do ano que vem, em vez dos pelos menos dez que saíram neste ano.
O tema estará na pauta da próxima reunião da ONG, daqui há seis dias, para a qual foram convidados órgãos como a Subprefeitura da Zona Sul e a Secretaria da Ordem Pública, segundo o capitão-de-mar-e-guerra reformado da Marinha Rogério Esteves, 70 anos de vida e quase 40 de Ipanema, que se define como "uma espécie de ouvidor" do PSI.
– Já estamos coordenando esse esquema com órgãos envolvidos.
Neste ano, fecharam a Farme de Amoedo em frente a um hospital (Cardiotrauma), não queremos que isso se repita, porque a festa de uns não pode atrapalhar a necessidade dos outros – argumenta Esteves, que defende o critério de raízes no bairro como para a escolha de quem poderá desfilar em 2010.
– É a Banda de Ipanema, um outro tradicional (confirma o Simpatia é Quase Amor, após ser a reportagem "soprar") e mais uns três que eu não me lembro.
Entretanto, todos os dez blocos que saíram no Carnaval deste ano em Ipanema consultados pelo JB têm origem no bairro, o que pode dificultar a aplicação do critério. Além disso, o bloqueio da Farme de Amoedo é um reflexo da própria Banda de Ipanema, que passou a atrair muitos gays – mesmo público da rua citada, onde acabam esticando após o desfile.
"Frescura"
– É frescura – .
Assim o pedinte Nilo de Oliveira, 49, definiu a faixa que desmotiva as esmolas. Acomodado sobre um skate, com as pernas sem movimentos – atrofiadas por paralisia –, ele afirmava ser mais vantajoso pedir dinheiro em Ipanema do que "tomar só um café" em órgãos de assistência estatais.
Parabéns pelas fais espalhadas pelo bairo. Muito bom.
ResponderExcluirA população carioca precisa se conscientizar que dar esmola não ajuda nada, só faz umentar o número de mendigos nas ruas.
Exelente iniciativa.
Acho muito bom limitar o número de blocos em Ipanema. E tem que acabar com a banerda na Farme de Amoedo.
ResponderExcluirConcordo plenamente com a regulamentação das bandas e, principalmente, com a proibição de fechar aFarme de Amoedo, pois fica impossível passar ali durante o carnaval.
ResponderExcluir