Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.
ATA DA QUADRAGÉSIMA REUNIÃO.
LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 26/05/2009
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20
REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO AUSENTES:
TÓPICOS ABORDADOS :
1- TITULARIDADE DO CANTAGALO:
Os títulos serão fornecidos aos moradores tendo em vista urbanização, fiscalização, saneamento; como a todo o cidadão
carioca. Será cobrada tarifa de luz para que regularizem a situação diante da Light. A inadimplência chega a alcançar
95%. A Associação dos Moradores do Cantagalo juntamente com o Instituto Atlântico deverão acionar a CEHAB e outros órgãos públicos no sentido de fornecerem a determinados terrenos,o usucapião para melhor regularização fundiária.
Deverá ser criado um POUSO para fiscalização e transformação do Cantagalo em bairro.
Ressalta-se que tal titularidade é importante pelo fato de que os moradores daquela localidade, passarão a usufruir de todos os direitos e inclusive reivindicá-los como todos os outros cidadãos. Saneamento, urbanização,coleta de lixo, postos de saúde, escolas, etc. Assim, é importante que a cobrança de impostos seja realizada com base nas suas realidades.
3- COMÉRCIO NA AREIA;
Deverá haver nova reunião com representantes de PRAIASA E COMITÊ GESTOR DA ORLA para regulamentação definitiva. O número de “barraqueiros” oficial é de 80, do Leblon a Ipanema. Todavia, já existem 158!
O Banco do Brasil e SEBRAE assumirão projetos de capacitação profissional.
4-- ORÇAMENTO PÚBLICO.
A Sra. Andréa Vieira fará palestra dia 27/5/2009 .
5-- PESQUISA SOBRE O RÉVEILLON.
Têm sido realizadas inúmeras tentativas com o Sr. Secretário de Turismo ( SR. FIGUEIRA DE MELLO) para proibição definitiva deste evento em Ipanema, porém este Senhor, até então, não se pronuncia.
6-- APA
Têm sido realizadas periódicas reuniões para prolongar suas extensões pois além de proteger o ambiente também serve como área de segurança.
7-- CURSO DE PORTEIROS.
O PSI ESTÁ NECESSITANDO DE VOLUNTÁRIO que assuma a Coordenação. Já foram realizadas 4 turmas e os Condomínios só admitirão novos empregados àqueles que possuírem o Diploma fornecido pelo 23º BPM.
9- FAIXAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DAR ESMOLAS E COMPRAS EM CAMELÔS.
A Prefeitura já autorizou colocação em pontos estratégicos do bairro porém, há necessidade de doação de R$10.00 a execução do trabalho. Os moradores que se propuserem a tal, deverão efetuar depósito na conta corrente ( Banco do Brasil nº: 43 087-0, agência, 0525-8). Na reunião do dia 26/5, vários participantes efetuaram suas contribuições.
Após determinado tempo deverá ser feita avaliação junto à população sobre o efeito de conscientização.
OUTROS ASSUNTOS;
Ø Representantes da Associação de Moradores da AV. Epitácio Pessoa relataram a total insegurança que existe no trecho compreendido entre R. Gastão Bahiana e R. Vinicius de Moraes. Já exerceram todos os esforços privados possíveis pois o Setor Público não vem assumindo tal região.
Ø Os canteiros da AV. Vieira Souto que foram assumidos por ADIDAS ficaram a desejar. Assim, alguns condomínios farão plano piloto para verificar viabilização.
PRÓXIMA REUNIÃO: 8/6/2009.
Elaboração da ata: JGuia – Rio de Janeiro, 27/5/2009.
Isso mesmo! Não há nada melhor para incentivar a proliferação das favelas do que se proporcionar títulos de propriedade aos seus moradores.
ResponderExcluirEu mesmo vou construir um barraco na praia, bem em frente à Vinícius e esperar que o PSI me dê também essa possibilidade.